Mas vou contar a história desde o seu início.
Na altura do Verão, aparecem dois cães em minha casa, um é de uma vizinha que o foi logo recolher a outra ficou perdida ali pela zona.
Como a maioria dos vizinhos espanta os animais, a cadela começo a encostar-se à minha casa. Era pequena passava no gradeamento e dormia no tapete.
Como nos doía o coração de a ver assim, íamos-lhe dando de comer, até que nos começámos a afeiçoar a ela e aí iniciou-se a preocupação lá em casa.
A cadela tinha o péssimo vício de ir para a estrada, dentro de casa destruía tudo.
Já tinha tomado banho, tinha coleira e uma daquelas coisas que se prendem à coleira que tem o nome e morada.
Num dos dias não estava ninguém em minha casa eu ía sair para o trabalho fechei-a dentro do canil, pensei “Aqui ficas segura”.
À tarde pedi ao meu namorado para passar por lá para ver se a cadelinha estava bem, tinha desaparecido.
Corri tudo por ela nesse dia. NADA
No dia seguinte depois do trabalho quando ía procurá-la novamente aparece uma rapariga com ela pela trela. Parei o carro “A minha cadelinha” ao que ela responde “Sua não, minha.”
Depois de uma conversa acertaram-se os pormenores, é minha vizinha, adoptou a cadela e foi de férias deixando um familiar a ir lá casa pôr-lhe de comer, fugindo numa dessas vezes. Nem me perguntou se me devia alguma coisa, eu não queria nada, mas era de bom tom, não era?
Agora passa-se o seguinte deixa a cadela andar solta, anda sempre no meio da estrada, sempre dentro da minha casa e aqui a desgraçada sempre a levá-la a casa dela. E pior agora não tem só uma tem três e já deixou a cadela engravidar.
Num destes dias que a levei a casa, notei que o marido dela chamava as cadelas e elas não íam ao seu encontro...ELE BATE-LHES. Disse-lhe que não batesse aos animais ele vira-se para mim “Quando fogem já sabem que levam”. Já vinha a uns 200 metros da casa dele ainda ouvia os animais ganir, um ganir que ecoava na alma....
No domingo a minha mãe foi novamente lá levar a cadelinha, chamou-os a atenção da estrada, das pulgas, das carraças, do perigo que representavam para os meus cães e para nós e alertou-os para os seus deveres.
Hoje à hora de almoço lá estava novamente a cadela e ainda uma outra que eles têm.
A minha mães estava preocupada porque ía trabalhar e a cadela iria atrás do carro.
Quando estava a sair de casa apareceu-me lá o dono, disse-lhe que tinha de resolver a situação, que não podia ser assim.
Os animais vêm-no e fogem, ele não os consegue apanhar e volta para casa eu vejo a cadela, vou lá entregá-la.
Fiquei com um aperto no coração, a cadelinha confiou em mim e eu foi entregá-la à besta.
Não sei que fazer, há bestas que realmente não merecem ter animais, agora compreendo a siioux, pelo que sei foram buscar estas duas cadelas a uma associação, quem ouvir falar a mulher dele parece que os trata de uma maneira melhor que toda a gente e depois é isto.
Andei a habituá-la a uma boa ração, carinho, tive passar coisas que não tenho de passar com os meus cães, para isto.
M...., estou que nem posso!