o meu cao apanhou um susto

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

csmribeiro
Membro Júnior
Registado: sábado fev 28, 2004 12:25 pm

terça abr 20, 2004 9:52 am

ola a todos

em primeiro lugar, queria so pedir desculpas pelo facto de escever sem acentos - o computador que estou a utilizar nao tem um teclado portugues.

era o seguinte - eu queria saber se alguem ja passou pela mesma coisa, de certo que sim, para eu saber se a reaccao do meu cao e normal.

ha quase 3 semanas atras, o bruce foi atacado por uma cadela muito grande - um sao bernardo. por muita sorte, ele nao se magoa, mas apanhou um susto valente, porque a cadela atirou-se a ele duas vezes. tivemos o sorte de varias pessoas vir agarrar na cadela, porque senao nem sei o que teria sucedido. mas como a cadela atirou-se ao bruce (e a minha mae que estava com ele) com tanta forca, eles foram parar um para o seu lado. o bruce correu logo para se esconder debaixo dum jeep. quando o encontramos, ele estava a tremer e a urinar de medo.

ele passou 2 dias a agir duma forma meia esquisita, mas depois pareceu voltar ao normal. o que aoonteceu e que a mesma cadela, depois duma semana, quando viu o bruce, fugiu da dona mais uma vez e atirou-se a ele. posso dizer que num espaco de 10 dias, o bruce apanhou 3 ou 4 sustos deste tipo.

isto foi ja ha 3 semanas. as pessoas dizem que o susto passa depois de uma semana ou isso, mas o bruce anda muito muito estranho. ele esta nervosissimo - tem medo se estar na rua (os "ataques" acontecerem longe de casa, nao nos sitios onde ele custuma ir), nao quer ir para os sitios que ia todos os dias. em casa, onde e mimado e onde eu penso ser um lugar seguro para ele, passa a vida escondido debaixo da mesa de jantar, com um olhar muito desconfiado.

ele ja foi ao vet para ver se ficou ferido - nao va ele andar estranho por causa duma ferida. mas ele esta bem. so que anda muito muito sensivel, que ja ele era, mas sempre cheio de medo. esta um cao diferente.

isto e normal? e vai passar? ele vai ficar alegre e confiante outra vez? eu gostava de saber as vossas opinioes.

obrigada e bom dia para todos!

csmr
xabita
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 9:17 pm
Contacto:

terça abr 20, 2004 10:13 am

Se você fosse espancada por um matulão e passado ums dias esse matulão voltava a querer ir-lhe aos fagodes,e sempre que a visse tentava outra vez,tb ficava cheia de medo.

Agora o bicho está traumatizado,e vamos lá ver como é que ele vai reagir daqui para a frente.
Aconselho é que não o leve para os sítios onde a São Bernardo anda.
angie_bcl
Membro Veterano
Registado: quinta jan 30, 2003 9:51 am

terça abr 20, 2004 10:27 am

csmribeiro Escreveu: isto e normal? e vai passar? ele vai ficar alegre e confiante outra vez? eu gostava de saber as vossas opinioes.
Isso é normal. Ele está traumatizado. Aconselho também a não voltar aos lugares onde a S. Bernardo pára.

Tem que ter muita paciência. Ele com o tempo vai superar o trauma. Se achar que não passa, tente encontrar um psicólogo canino.

Proteja sempre o seu cão de encontros com cães maiores do que ele já que os donos desses animais não os seguram. :roll:

Aqui há tempos na praia, um Rafeiro do Alentejo, correu desalmadamente, arrastando a dona, em direcção ao meu cão. Desesperada, peguei no Igor (com 6 meses) ao colo e fui para a água. A verdade é que ele só queria brincadeira mas assustou-nos. Não teve perigo e não provocou nenhum trauma mas foi muito desagradável.

Evite estes encontros imediatos :roll:
xabita
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 9:17 pm
Contacto:

terça abr 20, 2004 10:29 am

tente encontrar um psicólogo canino.
Esses gajos são formados onde ? :roll:
AndLemos
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm

terça abr 20, 2004 10:35 am

Já agora se tiver amigos com cães pequenos e sociaveis vá marcando uns encontros com o Bruce, mas sem o forçar. Para ver se o pobre do bicho não fica com medo de todos os cães, senão vai ser chato andar com ele na rua.
angie_bcl
Membro Veterano

terça abr 20, 2004 10:40 am

xabita Escreveu: Esses gajos são formados onde ? :roll:
Não faço a minima. Sei que está na moda resolver problemas comportamentais dos cães e gatos (pets) através de tratamento psicológico.

Vi uma noticia na Tvi ou Sic em que a psicóloga, portuguesa, tratava desde problemas de ansiedade por separação até traumas. E ajudava os donos a entender o seu animal. Achei giro. As pessoas que recorreram à tal psicóloga estavam satisfeitas.

Se existe em Portugal também deve existir na França, onde, suponho, o/a csmribeiro está a residir 8)
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

terça abr 20, 2004 10:46 am

Eu tambem escrevo sem acentos porque nao tenho teclado portugues! :D

Vai ter de investir agora no seu Bruce. O meu vizinho teve um acidente semelhante com uma cadela com 4 meses. Depois de mordida, a cadela foi isolada e mimadissima. Neste momento e muito perigosa, dado que se se assusta tenta morder. Ja mordeu tudo quanto e cao na vizinhanca e meia duzia de canelas. Os donos so saem com ela as cinco da manha, meia noite e ao meio dia, quanto todos sabemos que ela vai sair. (E que para nao variar ela e mais forte do que o dono e atira-o ao chao).
O meu conselho e que procure um bom treinador e que va para a escola com o seu cao. Na escola, ele convira com outros caes e a si ensinam-lhe a ter uma postura que da mais confianca ao cao.
Outra coisa, por muito que lhe custe nao mime ou console o Bruce quando ele tiver medo. Mantenha a calma e tente manter a sua rotina. Elogie-o muito quando ele sair debaixo da mesa. ;)
MMPA
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 11:00 pm

terça abr 20, 2004 12:50 pm

angie_bcl Escreveu: ...Vi uma noticia na Tvi ou Sic em que a psicóloga, portuguesa, tratava desde problemas de ansiedade por separação até traumas. E ajudava os donos a entender o seu animal. Achei giro. As pessoas que recorreram à tal psicóloga estavam satisfeitas.

Se existe em Portugal também deve existir na França, onde, suponho, o/a csmribeiro está a residir 8)
Essa entrevista foi filmada no Hospital Veterinário Central da Charneca da Caparica.
Está na moda, está... Mas quem tem consulta é o dono, não o cão.
csmribeiro
Membro Júnior

terça abr 20, 2004 1:38 pm

AndLemos Escreveu: Já agora se tiver amigos com cães pequenos e sociaveis vá marcando uns encontros com o Bruce, mas sem o forçar. Para ver se o pobre do bicho não fica com medo de todos os cães, senão vai ser chato andar com ele na rua.
obrigada a todos pelas vossas respostas. sim, tenho evitado isolar o bruce, e ele continua a ter os seus "play dates" com os amigos, e continuo a leva-lo para o jardim aqui em frente a casa, com as bolas dele, para ver se ele aprende a gostar do parque. ele ali parece ja estar melhor, vai cumprimentar os amigos. devagarinho, mas vai. hoje ele nao quis ir, escondia debaixo da mesa, portanto fomos passear de carro, que ele gosta.

isto tudo aconteceu precisamente na escola - um sitio que ele, ate agora, gostava. ele ia la alegremente, tinha la amigos com quem brincava, e fazia muito bem as aulas. estava a aprender muito e gosta dos professores. alias, nao tenho nada de mal a dizer da escola - mas certos donos, ja nao consigo ter muito de bem a dizer. a sao bernardo e duma senhora que andava com ela, e mais uma pastor alemao. ela nao consegue controla nenhumas das cadelas, e o que acontece e que, mal ve o bruce, a sao bernarda salta a vedacao para o parque de estacionamento, a rosnar, a correr direitinho para ele. ja fiz queixa e a senhora, pelo o que sei, nem tem la ido. mas o bruce, claro, ficou cheio de medo da escola, nao queria sair do carro. nao quis forcar por isso fizemos umas ferias. esta semana ele comecou a ir, e nao queria muito sair do carro, mas la foi, fez a aula bem e depois brincou muito com uma amiguinha que la tem. mas depois para sair....ter que passar pelos caes grandes no parque de estacionamento...ele nao gostou nada disso.

acham que ele devia continuar a ir a escola - levo brinquedos que ele gosta, ele brinca numa area a parte so com caes que ele ja conhece? ou devia fazer mais ferias? tenho pena de desistir da escola porque na aula, ele adora, faz tudo tao bem. e esta um cao mais calmo...estava a ser mais confiante.

olho para ele e fico triste porque ele realmente esta diferente. acabou de vir ca a casa um amigo, e o bruce, que e todo amigavel, ladrou e depois fugiu para debaixo da mesa outra vez.

e nao, nao estou em franca. em portugal.

beijinhos,

csmr
angie_bcl
Membro Veterano

terça abr 20, 2004 2:08 pm

Bonito!! 1 Tópico 2 Gaffes :oops:

Eu explico!

Achei que estava em frança devido ao facto de o csmribeiro, escrever de uma forma engraçada ;)

Pensei que os doentes nas consultas de psicologia canina eram os cães já que iam á consulta 8)

De qualquer maneira, acho melhor não escrever mais nada hoje :oops:
csmribeiro
Membro Júnior

terça abr 20, 2004 2:19 pm

angie_bcl Escreveu: Bonito!! 1 Tópico 2 Gaffes :oops:

Eu explico!

Achei que estava em frança devido ao facto de o csmribeiro, escrever de uma forma engraçada ;)

Pensei que os doentes nas consultas de psicologia canina eram os cães já que iam á consulta 8)

De qualquer maneira, acho melhor não escrever mais nada hoje :oops:
escrevo duma forma engracada ;) porque apesar de ser portuguesa, nunca estudei portugues formalmente. os meus pais viviam no estrangeiro, e mesmo quando viemos para portugal, estudei ingles. por isso, o meu portugues nao e la muito bom. mas vou praticando...

csmr
FallenAngel
Membro
Registado: quinta mar 25, 2004 1:04 pm

terça abr 20, 2004 2:31 pm

Como aqui já foi dito o melhor que tem a fazer é porporcionar ao seu cão convívio com outros cães, mesmo com cães maiores que ele que resultem em brincadeira e estímulos positivos, para o seu cachorro não ficar medroso em relação a outros cães evitando que fique agressivo. Mas pelo que escreveu parece-me que é isso que já anda a fazer por isso o seu cachorro deverá superar estes acontecimentos,poderá mostrar sempre uma certa reserva no primeiro contacto com cães novos.
Agora é uma verdade é que há pessoas verdadeiramente espantosas,por terem um cão grande acham que podem tudo, e esquecem-se daquela velha frase a nossa liberdade acaba onde começa a do próximo.Uma pessoa amiga que tem um cãosinho adorável também teve que ir para o vet noutro dia a correr para dar pontos no seu pequenito porque um idiota que tem um pastor alemão achou bem que o seu cão desse uma dentada ao pequenito porque por palavras dele "Se rosna é porque tem corpo para apanhar". Acho que se ouvisse uma resposta destas quem começava à dentada era eu ao dono do cão.
csmribeiro
Membro Júnior

terça abr 20, 2004 2:42 pm

tens toda a razao fallen angel - ha donos para tudo, e ja aqui no forum li muitas vezes de caes serem atacados por outros porque os donos acham bem passear los sem trela, ou de deixar andar pelos parques e ruas a vontade. espantou-me uma coisa dessas acontecer na escola, que devia ser um local seguro. mas a dona dessas cadela foi pura e simplesmente estupida. se nao consegue controlar as cadelas, entao tem que passear os animais uma de cada vez. as duas ao mesmo tempo, ainda por cima sem trela, e perigoso para os outros. tive sorte que outras pessoas vieram ajudar, porque a senhora dona das cadela nada fez. a pastora alema andava tb louca a correr para frente e para tras, e ele teve que agarrar e prender uma antes de puder vir buscar a sao bernarda. entretanto estavam 3 pessaos a segurar-la para ela nao ir atras do meu cao outra vez.

ja houve outra senhora, cuja cadela tb ia correndo para o bruce, que me disse assim, "juro que ela nao morde, ela so quer assustar" como isso fosse a coisa mais natural do mundo. inaceitavel, simplesmente inaceitavel. eu fico doida com gente assim. quando o bruce brinca assim mais bruto, vou logo acalma-lo para ele nao assustar os outros caes, e ha donos que acham graca os seus animais assustar outros.

bem...e quem sofre somos nos e os nossos animais.

csmr
FallenAngel
Membro
Registado: quinta mar 25, 2004 1:04 pm

terça abr 20, 2004 2:52 pm

O mais estranho é acontecer numa escola, os responsáveis não tomaram nenhuma atitude? não fizeram nada?
csmribeiro
Membro Júnior

terça abr 20, 2004 4:02 pm

sim, claro que tomaram. a senhora ja tinha sido avisada varias vezes, presumo porque ja outras pessaos fizeram queixa. o prof. por acaso chegou atrasado nesse dia porque a cadela dele ficou muito doente de repente e ele estava no hospital. mas la na escola as pessoas sao avisadas para nao andarem la com 2 caes ao mesmo tempo. se vierem com 2, e deixar um no carro enquanto o outro brinca. mas ha pessaos que, pelos vistos, nao fazem isso. o prof. falou depois com a senhora a minha frente e disse-lhe mais uma vez que esta proibida de levar as 2 cadelas ao mesmo tempo. ela nao pareceu la muito satisfeita e eu nunca mais a vi la na escola. nao sei se deixou de ir, ou se mudou de horario.

mas por acaso la na escola os profs. tem de cuidado de gerir bem os caes e as brincadeiras. certos caes tem que estar sempre de trela, e alguns sao proibidos de brincar com certos outros. o bruce agora esta semana foi brincar para uma area longe dos outros e com caes que ele ja conhece. e pareceu nais contente...mas continua a passar muito tempo debaixo da mesa de jantar, escondidinho atras das cadeiras. ele so ia para esse sitio quando era para limpar os ouvidos, ou para por a ampola do pulvex...

nao sei...olha para mim assim meio desconfiado. e ele que gostava tanto de mim! ;)
Responder

Voltar para “Cães”