Este é um site em inglês que dá uma boa explicação sobre o assunto...
Básicamente e com já tinha dito anteriormente, em qualquer raça os exemplares acabam por ser todos "primos" e citando o site
Assim, se cruzo dois cães muito aparentados vou tornar os mesmos (o resultado da cruza) o mais parecidos com os progenitores do que se cruzar dois cães da mesma raça mas não tão próximos... o risco é que se houver uma propensão genética nos pais para uma determinada doença, por exemplo para anemia, há o risco de se potenciar essa doença nos descendentes. Por outro lado, permite apurar a linhagem e o tipo do cão mais depressa, embora se deva fazer o outcross (para uns, isto é impossível porque estamos a falar de primos) ou o cruzamento em linebreeding (forma mais correcta de falar) não tão cerrado (um dos exemplares a ser cruzado não tem nada a ver com o descendente do inbreeding em pelo menos 10 gerações... Eu faço o meu trabalho com uma base mínima de análise de 8 a 9 gerações, mas a grande maioria dos criadores que conheço fica-se pelas 6... (isto não quer dizer que não cruzo cães primos na 6 ou na 7ª geração, mas que ao escolher esses reprodutores sei a que linhas estou a tentar puxar os meus cães).One cannot define inbreeding as simply mating relatives. The true definition is the mating of individuals more closely related than the average of the population from which they come. This means that a true definition of inbreeding could vary from breed to breed and from location (country) to location. However absolute values can be derived and assessed on that count.
Inbreeding is measured using Wright’s Coefficient of Inbreeding which was first put forward in the 1920s. It can be expressed as a percentage e.g. 12.5% or as a proportion 0.125. It measures the increased homozygosity likely to occur in an individual. If you mate a Boxer to a Boxer you get Boxers which is no surprise because, of course, over the years many genes have become fixed in the breed. This means that all individuals carry the same combination of these genes.