Necessito de Sugestões

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
vivaldi03
Registado: segunda fev 24, 2003 5:00 pm

quinta abr 29, 2004 8:31 am

[color=darkblue][/color] Olá, bom dia :)

Tenho 2 cães, 1 caniche de 9 anos e 1 cadela de 2, rafeira, apanhada na rua com 2/3 meses. Ela desde sempre se mostrou sociável, tanto com pessoas como com outros animais. Gosta de brincadeiras, correr e apanhar bolas, puxar brinquedos feitos de corda, correr atrás de outros cães, brincar comnosco, etc, etc, etc. Enfim, tem uma energia inesgotável. O problema é que o meu cachorro não sabe brincar. Admito que a culpa foi nossa porque não o soubemos ensinar. Foi o nosso 1º cachorro bebe e fizemos muitos erros que só agora soubemos como evitá-los. O cachorro só gosta de passear, não é sociável com os outros animais (não morde nem rosna nem foge, simplesmente ignora-os), gosta de carícias e quando está em casa está sempre ao pé de nós deitado. Quando tentamos brincar com ele com bolas, a única coisa que gosta é agarrar as coisas com as patas e rosnar se tentamos tirar-lhas (gosta tanto que chega a chamar-nos para lhe irmos tirar as coisas).

Recentemente, disseram-me que qualquer cão, de qualquer idade, consegue aprender. Já tentámos vários tipos de brincadeiras para o estimular mas sem resultado (correr atrás dele, a fugir dele, amandarmos-lhe coisas fingindo que são animais pequenos, etc.) Podem aconselharme sobre que outros tipos de brincadeiras podemos tentar que possam resultar? O grande problema é que durante 7 anos sempre viveu sózinho comnosco, habituado a ser o "rei" e agora, existe outro cão que também tem a nossa atenção e ele sente-se com muitos ciumes. Gosto dos dois de maneira igual e gostava de saber também brincar com ele. Uma vez que a culpa foi nossa e não do pobre animal, gostava de ainda poder fazer alguma coisa, mas não sei como!

E.
[email protected]
lecas
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta abr 29, 2004 8:44 am

Tem que ter em conta que um cão c/ nove anos já não é propriamente jovem por isso é natural que goste mais de sossego de que o outro.
vivaldi03

quinta abr 29, 2004 8:59 am

Mas ele sempre gostou mais de sossego. O problema agora é que quando nos vê a brincar com a cadelinha, fica com ciumes e quer que brinquemos com ele, mas só aceita aquela brincadeira.
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

quinta abr 29, 2004 9:58 am

vivaldi03 Escreveu: Mas ele sempre gostou mais de sossego. O problema agora é que quando nos vê a brincar com a cadelinha, fica com ciumes e quer que brinquemos com ele, mas só aceita aquela brincadeira.
Independentemente de alguns erros que possam ter cometido na educação do cão, a personalidade dele é muito importante e de certa forma crucial.
Um cão com 9 anos já não terá propriamente aquela disposição constante para a brincadeira (excepto alguns), mas alguns treinos através de jogos são a melhor forma de lhe ensinar ainda algumas coisas. Observe-o mais atentamente e vá experimentando coisas novas mas com ritmo controlado. Não tenha pressas! Cada animal é único e é preciso saber tirar o melhor partido das características de cada um!
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

quinta abr 29, 2004 10:25 am

vivaldi03 Escreveu: O grande problema é que durante 7 anos sempre viveu sózinho comnosco, habituado a ser o "rei" e agora, existe outro cão que também tem a nossa atenção e ele sente-se com muitos ciumes.

Acho que está aí um dos problemas :roll: O seu 1º cão como líder sente ciúmes por você fazer festas à outra...Experimente fazer sempre festas em 1º lugar ao mais velho e só depois à outra...
Em relação à brincadeira,como já foi referido ,o seu cão já não é muito novo...Possivelmente já não tem tanta "pachorra" ,mas incentive-o a brincar com a cadela,brincando você com os dois ao mesmo tempo .Porém, não se esqueça que o mais velho precisa do espaço dele e de mais sossego,e não deixe a mais novita importuná-lo constantemente :p

Boa sorte para os canitos ;)
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quinta abr 29, 2004 11:54 am

É certo que qualquer cão em qualquer idade pode aprender, mas a partir dos 5 anos a capacidade do cão começa a diminuir e aos 9... para mim é tarde demais. Com 9 anos não me daria ao trabalho de ensinar ordens a um cão.
MariaFaustino
Membro
Registado: terça jan 07, 2003 5:59 pm

quinta abr 29, 2004 4:21 pm

Aconselho vivamente a leitura do livro "A encantadora de cães" de Jan Fennell.
poupasecarolina
Membro Júnior
Registado: domingo jan 18, 2004 3:29 am

sexta abr 30, 2004 1:32 pm

Eu também tenho um caniche (com 7 anos) e a brincadeira dele é a mesma: até vai buscar os bonecos, mas depois fica com eles a rosnar para que eu lhos tente tirar. Aliás, apesar do mau feitio que tem, é a única situação em que tenho a certeza que não morde.
Na rua não o posso deixa chegar a nenhum outro animal, mesmo a cadelas, que atira-se logo para morder.
O único animal a quem ele não morde é a cadela da minha mãe, a Carolina, da mesma raça.
O meu conselho é o seguinte: se o seu apenas ignora a cadela e não morde, sinta-se muito feliz e com muita sorte e brinque com ele como ele mais gosta.
vivaldi03

sexta abr 30, 2004 1:58 pm

Obrigado a todos, e a quem mais apareça, pelas mensagens! É a primeira vez que participo nisto mas acho que fiquei fan! Gosto muito deste site.

Quanto aos meus canitos, adoro-os aos dois de forma igual, embora tenha um há muito mais tempo. Mas não há escolha entre os dois. Nem precisa de haver, certo? Vou fazer tudo para que se sintam os dois bem. Até porque, ao contrário do que pensava, é muito fácil de saber se está tudo bem ou não porque são os dois muito expressivos, têm tanta personalidade como nós. Vou mesmo tentar passar ainda mais tempo com eles, porque vale a pena!
Mais uma vez obrigado!
Agora vou ver os outros assuntos que ja foram discutidos. Tchau. ;)
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sábado mai 01, 2004 2:02 am

KROZ Escreveu: É certo que qualquer cão em qualquer idade pode aprender, mas a partir dos 5 anos a capacidade do cão começa a diminuir e aos 9... para mim é tarde demais. Com 9 anos não me daria ao trabalho de ensinar ordens a um cão.
Bem então o meu rafeirote que morreu aos 17 anos, era um génio! Ensinei-lhe pela primeira vez a sentar, a deitar, a dar a pata e a ficar quieto aos 11 anos de idade. Até então fez só o que lhe dava na gana. Pró final já só dava a pata, pois já tinha tanto reumático que me custava pedir-lhe para se mexer.

Eu acho que nunca é tarde de mais. Para coisas simples, é como nós.. aprender até morrer :)
Responder

Voltar para “Cães”