Olá boneca!
O problema que a sua cadela tem é possivelmente falta de sociabilização desde cedo...E já que falamos nisto, existem por vezes contradições por parte dos veterinários,isto é, um cachorro deve começar a tomar contacto com pessoas, ruídos, outros animais desde os 2 meses de idade, para que estes mais tarde não se transformem em medos e fobias, mas por outro lado, os cachorros não têm a vacinação completa que lhes permitam andar na rua e tomar contacto com estas realidades. Torna-se um pouco difícil para um dono, optar em arriscar a saúde do seu cachorro para que este comece a socializar-se na rua desde cedo.
Posso dizer, que foi isto que também me aconteceu, e perante esta dúvida o meu "Bono" com 2 meses vinha à rua comigo, mas sempre ao meu colo. E é aqui que se põe uma questão para a qual ainda não consegui ter resposta e em que se comprova de que cada cão é um cão e cada caso é um caso; As pessoas que se aproximavam de mim, para lhe fazerem uma festa eram rapidamente surpreendidas com um cachorro que virava o focinho e se escondia no meu braço como que ignorando as festas; ora não é muito comum um cão de tão tenra idade ter tal comportamento. O tempo foi passando e já com 3 meses, comecei a habituar o "Bono" aos passeios na rua, mas agora de trela e peitoral. As crianças que o viam aproximavam-se e queriam fazer festas e ele ao princípio abanava o rabo e queria conhecê-las, mas ao mesmo tempo recuava e corria de um lado para o outro, nunca se deixando tocar ( e se lhe tocassem ele mordiscava um pouco de repente para o meu gosto).
Como reparei que isto ía ser complicado, resolvi repetir estes passeios todos os dias, e depois de ler alguns livros, comecei a levar uns pequenos biscoitos de cão para essas crianças lhe darem e ele associá-las a algo positivo. Devo dizer que as melhoras não foram muitas, embora ele se deixasse tocar apenas por baixo do focinho; em cima da cabeça, festas só da família, pois de estranhos ele não tem confiança. Hoje, o "Bono" já tem 3 anos e continua assim.... vê um estranho aproximar-se, abana o rabo, quer cheirar, mas se a pessoa se baixa para lhe fazer uma festa desvia-se logo. Ele tanto é curioso e demonstra interesse nos estranhos como a seguir foge com medo e receio da sua atitude... Outra coisa importante é que ele veio para minha casa com 1 mês e meio e pelo menos na minha casa nunca teve experiências negativas. Enfim... Por vezes não é tão fácil como parece!....
Cumprimentos.