Tenho 2 cães, 1 caniche de 9 anos e 1 cadela de 2, rafeira, apanhada na rua com 2/3 meses. Ela desde sempre se mostrou sociável, tanto com pessoas como com outros animais. Gosta de brincadeiras, correr e apanhar bolas, puxar brinquedos feitos de corda, correr atrás de outros cães, brincar comnosco, etc, etc, etc. Enfim, tem uma energia inesgotável. O problema é que o meu cachorro não sabe brincar. Admito que a culpa foi nossa porque não o soubemos ensinar. Foi o nosso 1º cachorro bebe e fizemos muitos erros que só agora soubemos como evitá-los. O cachorro só gosta de passear, não é sociável com os outros animais (não morde nem rosna nem foge, simplesmente ignora-os), gosta de carícias e quando está em casa está sempre ao pé de nós deitado. Quando tentamos brincar com ele com bolas, a única coisa que gosta é agarrar as coisas com as patas e rosnar se tentamos tirar-lhas (gosta tanto que chega a chamar-nos para lhe irmos tirar as coisas).
Recentemente, disseram-me que qualquer cão, de qualquer idade, consegue aprender. Já tentámos vários tipos de brincadeiras para o estimular mas sem resultado (correr atrás dele, a fugir dele, amandarmos-lhe coisas fingindo que são animais pequenos, etc.) Podem aconselharme sobre que outros tipos de brincadeiras podemos tentar que possam resultar? O grande problema é que durante 7 anos sempre viveu sózinho comnosco, habituado a ser o "rei" e agora, existe outro cão que também tem a nossa atenção e ele sente-se com muitos ciumes. Gosto dos dois de maneira igual e gostava de saber também brincar com ele. Uma vez que a culpa foi nossa e não do pobre animal, gostava de ainda poder fazer alguma coisa, mas não sei como!
E.
[email protected]