Eu acho que depende muito da própria personalidade do cão. Há cães que nem precisam de incentivo, em cachorros já correm ao longo da praia molham as patas, entram nas ondas.. todos excitados e felizes e há outros que mesmo conosco lá dentro, com os outros cães também lá dentro... molhar as patas já é um sacrificio. As crianças também são assim não é? Há umas mais afoitas que outras.
E isto das raças tem mais que se lhe diga...
O meu cão dágua sempre fugiu da água, só mesmo se não tiver outro remédio, mas já o cão dágua do meu vizinho é um doido e passa a vida a lançar-se prá piscina.
O maior truque de todos é sermos nós a dar o exemplo. Os cães são animais de matilha e fazem muita coisa por imitação. Se nós nos estamos a divertir na água, se a água é calminha e baixinha, e nos pusermos a chamá-lo... ele hesita as primeiras vezes mas depois pode ser que lhe apanhe o gosto..

O importante é deixá-lo ter a iniciativa.. nada de forçar.
Para os mais renitentes em molhar as patas, pode-se passeá-los á trela á beira mar, para que se habitue pelo menos a molhar as patas... depois entra-se mais um bocadinho... sempre vendo a reacção do animal.
Também existem os casos perdidos, os chamados "cães-gato"... para esses... olha paciência.. nem todos gostamos de água
Também há "gatos-cão" mas esses são outra história