Passear à trela é ou não obrigatorio?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
anavaz
Membro Veterano
Registado: quarta mar 13, 2002 1:56 pm

segunda set 09, 2002 7:51 pm

Penso não estar enganada mas é ou não verdade que na via publica os "canitos" independentemente de serem grandes ou pequenos, doceis ou agressivos tem OBRIGATORIAMENTE de passear de trela!

Comigo é sempre a mesma chatisse, passeio o meu sempre de trela até para segurança dele e não raras vezes tenho de lhe pegar ao colo porque senhores donos de cães sempre "mansinhos" acham-se no direito de passear o cão solto o que não dá bom resultado porque o meu apesar de ser tamanho S tem um feitio levado da breca e começa logo a rosnar e atira-se mesmo aos outros não medindo claro as consequencias. Já chegou a andar engalfinhado com uma cadela labrador que eu perante a passividade da dona tive mesmo de lhe dar um pontapé para ela largar o cachaço do meu que estava preso.

Como sugerem que se actue em situações semelhantes (não adianta falar a bem pois já tentei com alguns donos que passeiam nas imediações da minha zona e sensivelmente às mesmas horas)
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

segunda set 09, 2002 8:16 pm

já me aconteceu andar a passear com a carlota e esta ser incomodada por um samoyedo. quando chamei a atenção para o dono, este ficou ofendido e estava com pouca vontade de ir buscar o cão.
ao que sei, é obrigatório trazer o cão pela trela em espaços públicos. mesmo que não seja, só um inconsciente é que anda com um cão à solta em locais cheios de automóveis e pessoas.
anjaazul
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

segunda set 09, 2002 9:32 pm

Olá!

Pelo que sei, é de facto verdade que os cães são obrigados a andar de trela na rua, mas o que acontece é que vivemos num país que é internacionalmente conhecido pelo bom cumprimento de regras e leis, onde o civismo e o respeito das pessoas é do melhor e onde quem tenta fugir a estas mesmas regras é imediatamente punido e responsabilizado.
Eu tenho um cão, que também tem a mania de refilar com os outros e por isso mesmo tenho noção do quão inconveniente pode ser para as outras pessoas que vão a passear com os seus cães, ou até mesmo as pessoas que nem sequer gostam de cães e estão no seu pleno direito de não gostarem e não quererem ser incomodadas...É por estas e por outras é que eu acho que não devo ser de cá :D !!! Em Portugal é o salve-se quem puder em tudo, logo este tipo de situações não seriam excepção!!!

Cumprimentos.
Inetec
Membro
Registado: domingo jul 28, 2002 5:45 pm

segunda set 09, 2002 11:38 pm

É verdade que é obrigatório o uso da trela, este assunto até já foi aqui discutido a propósito de agressões de cães soltos que atacaram cães de trela, etc.
A questão de os donos dizerem que são sempre muito dóceis e "que não fazem mal a outros cães" também me irrita um bocado porque várias vezes, quando tinha um cão pequeno, haviam as "surpresas" (ou não :? ) desses cães "muito meigos" se atirarem a exibir a dentuça.
Acho que deve haver o meio termo, em espaços públicos com muito movimento penso que é fundamental o uso de trela, mas os cães também precisam de exercício (principalmente quando são de raça grande e é difícil proporcionar-lhes o espaço necessário para exercitarem em casa). Eu costumo ir com os meus à praia (fora da época balnear) para que possam correr mas também só os solto quando não anda nada nem ninguém por perto, mas também há donos que não fazem o mesmo e depois em vez de passear 2 ou 3, ando a passear 5 e eu sem soltar os meus por uma questão de civismo mas há donos que nem assim vão lá... e acham piada chamarem pelos cães deles e estes fugirem para não serem apanhados e continuarem a chatear os meus... enfim... existem todo o tipo de situações. Ainda se perguntassem se me importava ou se o cão dela podia brincar com o meu, mas nem isso...
Penso que o importante é saber distinguir minimamente o que é ou não coerente em determinada situação para que a nossa liberdade e a dos nossos cães não passe por cima da liberdade dos outros ;)
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Susana Martins</p>
Bulkathos
Membro
Registado: quarta jul 03, 2002 1:27 am
Contacto:

segunda set 09, 2002 11:54 pm

eu custa me dizer isto mas o Pit Bull do meu primo já matou um cão por causa disso, o meu primo e eu andavamso a passear os nosso cães (com trela claro) aqui abeira de minha casa quando aparece um caniche sem trela aramado em heroi o meu primo começa logo a puxar o cão dele mas o caniche chega a beira dele e dá-lhe uma mordida na perna... Ora o Pit (Keizer) não gostou e bastou uma dentada no pescoço do caniche sacodiu-o e atirou contra um muro (uma cena triste mesmo de terror puro durou tudo uns segundos claro que é dificil controlar um tipo de situação destas) o caniche não se mexeu masi foi ao vet onde acabou por falecer a dona muito escandalizada em histerismo puro (claro como qualquer um) chamou-nos de quanto avia e ainda processou o meu primo e queria por o Keizer para domir, claro sem sucesso e ainda acabou por ter de pagar multa por andar com o cão sem trela... Uma cena triste e de lamentar e de evitar se o canichezinho anda-se de trela :cry: :cry: :cry: :cry: :cry:
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça set 10, 2002 5:57 am

Na minha opinião tudo depende da educação que os donos dão ou não aos cães.
Tenho verificado que os cães pequenos de raça são quem provoca os problemas.
Aqui no meu sítio muitos dos cães anda sem trela.
Os pequininos SRD são impecáveis.Os cãezinhos de raça, com ou sem trela são uns provocadores.
Os grandes (com ou sem raça) quase nem se dá por eles.
Já fui abordada no café por um rafeiro alentejano que só queria cheirar.
(foi a primeira vez que vi um - puro - e, caramba, que grande que ele era).
O Calvin (Labrador) era educadíssimo (não fui eu que o eduquei) e só foi mordido uma vez por um minorca de raça que, de resto, segundo outros vizinhos, morde em todos.
O que me parece é que os donos dos cães pequenos se estão borrifando se os seus chateiam ou não, se mordem ou não, se provocam ou não.
Escudam-se na pequenez dos cães (coitadinho, é tão pequenino !) para os deixarem fazer tudo e depois zangam-se se eles levam a devida resposta.
É como as criancinhas.Quem não aturou já crianças mal educadas na praia que espalham areia para cima das pessoas, que gritam desalmadamente, que se comportam como se fosse a única vez que estão livres ?
Existem leis, mas as leis não resolvem nada na ausência de boa educação e na alienação das responsabilidades que competem aos educadores.Das crianças e dos donos.
JAntunes
Membro Veterano
Registado: quarta jul 03, 2002 7:16 am

terça set 10, 2002 9:48 am

Bem, podem não acreditar mas os meus gatos vão à rua de trela. É a melhor situação depois de ter perdido dois gatos para os dentes de cães.

Curiosamente tenho que andar também com um ferro bem comprido para afastar os cãezinhos e seus donos.

Descobri que não vale a pena pedir para prender o cão. Não obedecem, ficam zangadinhos e acham quando os informo da lei' que ela não se aplica aos cães "»mansos» ( claro que os mansinhos deles andam a mostrar a dentuça)

Assim o meu ferro de estimação é muito prático. Bato com ele no chão quando um cão se aproxima e já quase bati na cabeça de um dono com ele que achou que eu estava a assustar o cãozinho que só queria ir cheirar o meu gato. Que amoroso

Bahhh !!

Camelos
CMNogueira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:30 pm
Contacto:

terça set 10, 2002 9:57 am

Viva,

Em relação ao uso de trela a lei é clara. É obrigatório, independentemente do porte do cão.

A minha opinião é identica ao que atrás foi referido. Reforço que a falta de civismo das pessoas, coloca tudo a perder.

Ter um cão implica sacrificios. Pessoalmente, passeio (soltos) os meus cães no campo (pq tenho essa facilidade), mas mesmo assim faco-o em horas "mortas". De manha cedo, hora de almoço e final do dia.
Paralelamente, frequento uma escola de adestramento, onde descarregam as energias.

Na via publica, "propriamente dita", passeio sempre mas sempre à trela.
margarido
Membro
Registado: quarta dez 12, 2001 10:27 am

terça set 10, 2002 10:44 am

Cão que ande na via pública - se tiver dono, claro - é para andar de trela, não só por causa dos outros animais e das outras pessoas, como para a sua própria salvaguarda.
Não são só os cães pequenos que são refilões, os grandes também causam disturbios, e ninguém tem o direito de incomodar os outros.
Os meus cães, quando andam na rua, andam sempre de trela. Nunca morderam em ninguém, fazem parte dos cães "mansinhos", mas isso não quer dizer que não possam vir a morder, afinal de contas, são animais e devem ser respeitados como tal, ninguém me garante que por qualquer razão, embirrem com alguém ou com outro animal qualquer. E depois... , se mordem o que é que acontece? A responsabilidade é minha!
Já por mais do que uma vez, tive de fugir com os meus cães de outros que "não faziam mal". O que esses donos precisam, e aí prendem mesmo os cães, é que apareça outro cão "dócil e meigo", que só queira brincar com os deles, e que seja bastante maior. Então sim, prendem logo os cães.
O problema das pessoas é a grande falta de educação que têm, não sabem viver em comunidade, acham que só têm direitos sem ter deveres.
_sugo_
Membro Veterano
Registado: domingo abr 07, 2002 8:40 pm

terça set 10, 2002 11:12 am

Sim, a verdade é que a lei diz que qualquer cão tem de andar de trela em plena via pública!
O meu cão não é muito daqueles de causar disturbios a outras pessoas ou mesmo a outros cães, m se algum se mete com ele, ele arma-s em valente e eu é que sou arrastada! lol Mas tb se o puxaR LOGO ele esqueçe-se da briga! Felizmente nunca aleijou nenhum!
Pra mim tb era um coto mau deixar o meu cão sem trela, na praia ou num jardim, fosse onde fosse nunca mais o via! é o que eu axo porque também nunca arrisquei!

Cumprimentos
hrc118
Registado: quarta ago 21, 2002 2:18 pm
Contacto:

terça set 10, 2002 11:34 am

Viva,

Claro que todos os cães devem andar de trela na via publica, eu tenho um cocker que para as pessoas é super meigo mas sempre que vê um cão que não seja conhecido só não lhe morde porque eu o levo com trela.
Infelizmente há pessoas para tudo, na minha rua até há pessoas que deixam os cães vir a rua sozinhos, acham muita graça mas depois choram quando eles são atropelados, roubados, etc.
Quem tem animais tem de ser responsavel pelo seu bem estar e segurança e o cão andar de trela é a maneira mais eficaz de o fazer.
Se querem deixar os cães andar sem trela procurem lugares onde o possam fazer com segurança e nunca percam o vosso amigo de vista, porque por muito bem ensinado que esteja não deixa de ter o seu instinto animal :evil:
Tobias
Membro
Registado: quinta abr 11, 2002 11:01 am
Localização: Duas cadelas: Pastora Alemã e Presa Canário e um casal de Piriquitos

terça set 10, 2002 11:37 am

Bom dia,

pelo que sei é obrigatório andar com os cães pela trela. agora é mto triste que, qdo passeio com as minhas cadelas, as tenha que segurar qdo passam cães sem trela. O que vale é que elas têm boa educação e sentam logo e ficam quietas. Mas nem quero imaginar se alguma vez algum as atacar. O que acham que se pode fazer caso isto ocorra?

sei de um caso em que uma pessoa saiu do autocarro e dois ca~es que se encontravam na rua sem trela(passeavam sózinhos, nem dono se via), atacaram e atiraram-no ao chão. qdo a pessoa descobriu de quem eram os cães, chamou a policia que se dirigiu a casa dos donos e lhes pediu a licença...o resto não sei como ficou. Acreditam que se podem resolver as coisas assim, ou que nem sempre a policia se preocupa com isto?

Carla
nokio
Membro Veterano
Registado: segunda mar 04, 2002 3:26 pm
Contacto:

terça set 10, 2002 12:07 pm

Olá,

Como já foi dito a lei é clara no que diz respeito aos passeios dos nossos amigos de 4 patas. É OBRIGATÓRIO o uso da trela.

Irrita-me solenemente quando passeio o Thor e a Luna, e aparecem cães soltos, às vezes nem sei o que fazer, é um chinfrim!!! Mais por causa dos donos dos outros cães, que mal vêm o «cão assassino» vão a correr «atrelar» os seu cães e aínda fazem cara feia, como se eu andasse com uma arma carregada.
Este fds na praia da Figueirinha, 6 cães rodearam o Thor que, apesar de se sentir incomodado não arrepiou pêlo, pois os cães eram de estatura inferior. Quando fui de férias o Thor e a Luna foram literalmente atacados por 2 pastores alemães adultos com duas velhinhas que deviam pesar metade do peso dos cães! Só a muito custo consegui impedir um confronto. Isto é de loucos!!!

Obrigado pela oportunidade para desabafar,
Nokio.
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça set 10, 2002 12:29 pm

Olá a todos,
Ainda estou no Brasil, mas o vicio é grande...hehehe :)
Para quem tem dúvidas sobre o tema de obrigatoriedade de uso de trela, vejam a Portaria 1427/2001, cujo artigo 16o. aqui transcrevo:
PORTARIA 1427/2001
(...)
Artigo 16.o

Obrigatoriedade do uso de coleira ou peitoral e açaimo ou trela

1 - É obrigatório o uso por todos os cães na via pública de coleira ou peitoral, no qual deve estar colocado, por qualquer forma, o nome e morada ou telefone do dono ou detentor.

2 - É proibida a presença na via pública ou em quaisquer outros lugares públicos de cães sem açaimo funcional, excepto quando conduzidos à trela ou, tratando-se de animais utilizados na caça, durante os actos venatórios ou em provas e treinos.
Pelo que daqui se depreende, os cães na via pública têm de andar de trela OU açaimo ( reparem que é "OU" e não "E").

Abraços e até um dia destes ;)
Paulo C.

P.S. - Para mais esclarecimentos sobre legislação, visitem a página www.rottpt.net no tópico "Legislação".
anavaz
Membro Veterano
Registado: quarta mar 13, 2002 1:56 pm

terça set 10, 2002 12:35 pm

Muito obrigada pelas vossas respostas, acho que estamos todos de acordo, gostaria no entanto de explicar à(O) aisd que o refilão, o desordeiro e provocador é o meu cão (um yorkshire de 5 Kg) por isso e por segurança até aos dias de hoje ele não sabe o que é pisar na rua sem ser de trela. Passeios e exercicio à vontade só na praia durante o inverno ou fim de dia ou então nas férias no jardim.
Responder

Voltar para “Cães”