Que Raça é?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
ines_faria
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 9:57 pm

sábado mai 08, 2004 11:02 am

Eu sei quem são os pais do meu SRD: uma Bichon Maltês "pura-e-importada" e um SRD preto que pertence a um pastor das Palhagueiras. É o máximo, o meu Bernardeco!
Rafeiros há muitos (cães e pessoas). Mas como estamos num país livre, cada um chama o que quiser e não vai preso por isso. Não vale a pena os ânimos serem exaltados por questões que não têm na realidade nenhum valor.

O cachorro em questão é muito bonito, e só tenho de tirar o chapéu a quem prefere salvar um cãos sem raça definida vindo de um acolhimento, em vez de um cão de raça "pura" comprado a uma qualquer Casa, Casinha ou Casota - no fundo, todos são iguais. Com a vantagem de os SRD não terem as doenças típcas de uma dada raça, com a displasia da anca, etec.

(Espera, ainda alguém me vem dizer que uns são mais iguais que os outros 8) )
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sábado mai 08, 2004 11:11 am

ines_faria Escreveu: . Com a vantagem de os SRD não terem as doenças típcas de uma dada raça, com a displasia da anca, etec.
Eu não apostava nisso... :roll:
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

sábado mai 08, 2004 11:29 am

CasadeAnaval Escreveu:
ines_faria Escreveu: . Com a vantagem de os SRD não terem as doenças típcas de uma dada raça, com a displasia da anca, etec.
Eu não apostava nisso... :roll:
Pois...quanto a isto, as coisas mão são assim tão certas.
Tenho uma amiga que tem um canito rafeiro (nascido e criado em apartamento desde cachorro bebé ) e que infelizmente tem sido um grande amigo dos Veterinários! Excessivamente amigo, entenda-se!
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sábado mai 08, 2004 12:14 pm

É sempre a velha história, a oposição entre cães de raça e SRD's. Aliás, a oposição não existe entre os cães, mas entre os donos, como é óbvio.
Da muita tinta que já correu (melhor dizendo, da muita tecla batida) sobre este assunto, eu chego sempre, inevitavelmente, à mesma conclusão. Quem levanta estas questões são normalmente (alguns)donos dos SRD's. Será eventualmente por complexo de inferioridade, por mania da perseguição, por motivos que realmente eu não consigo classificar, mas que persistem e volta e meia vêm à baila.
Eu por acaso, repito, por mero acaso não tenho nenhum SRD. Calhou ter cães de raça porque mos ofereceram e na altura de cães não percebia patavina. Mas tenho a certeza absoluta que se me tivessem oferecido um rafeiro, hoje dedicar-lhe-ia o mesmo afecto que a estes.
Será tão difícil de compreender isto? Reparem que muitos dos participantes deste fórum, para além de terem cães de raça (alguns até são criadores) também possuem rafeiros. Ora é impensável que discriminem estes em relação aos de raça.

Mas vamos ver as coisas por outro prisma. É certo que haverá muita gentinha que fará questão de ter um cão da raça X ou da raça Y por uma questão meramente social, por exibicionismo, por estupidez, enfim, pelos motivos mais fúteis. Mas esta posição tem mais a ver com a aberração social do que com a "oposição" raça/SRD.
Agora, para levar a análise um pouco mais longe, se eu vier a ter mais cães, o que é pouco provável porque já tenho uma matilha :lol: , certamente que serão da raça whippet e nunca de outra raça ou rafeiros.
Isto por um motivo tão simples como isto: porque gosto muito de cães e, muito especialmente, da raça whippet.

Chamar aos SRD's cães do lixo (não conhecia esta designação), SRD's ou rafeiros, sinceramente julgo isso perfeitamente secundário. Faz-me lembrar quando as pessoas quando se referem a um preto e para suavizar dizem NEGRO em vez de PRETO. Aqui, também, acho que existe um certo complexo de inferioridade.
Eu não tenho rafeiros, mas se tivesse dizia sem complexos de qualquer ordem que tinha rafeiros, pois claro. Se andasse a escolher as palavras, o que andava era a passar um atestado de menoridade aos meus rafeiros.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

sábado mai 08, 2004 12:20 pm

nel Escreveu: Faz-me lembrar quando as pessoas quando se referem a um preto e para suavizar dizem NEGRO em vez de PRETO. Aqui, também, acho que existe um certo complexo de inferioridade.
Nem mais, Nel!!!!
Este exemplo foi perfeito!
Realmente o dizer negro ou "pessoa de cor" ( que podia ser vermelha, laranja, azul, etc", é realmente uma forma de descriminação na mesma!
Se a palavra preto soa mal por ser demasiado directa, então teremos de encontrar uma alternativa para Branco!
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

sábado mai 08, 2004 12:25 pm

Podengo - cão de caça de coelhos ou de raça mal definida ;)

Tiago
A forma &eacute; a imagem pl&aacute;stica da fun&ccedil;&atilde;o
tigris
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 7:00 pm

sábado mai 08, 2004 12:44 pm

nel, o que tem estado aqui em causa, pelo menos da minha parte, não é a oposição cão de raça vs. SRD, mas sim SRD vs. rafeiro. E, ao contrário do que foi aqui dito, não me parece que os ânimos estejam exaltados. Lá para trás, talvez, mas neste momento, não.

O debate que se levantou foi sobre os termos "rafeiro" e "cão do lixo". O significado original do primeiro termo é "cão de guarda" e foi evoluindo também para "cão sem raça definida". No entanto, o termo "rafeiro" foi também ganhando uma conotação pejorativa (aliás, se vir a mensagem que o membro chiaroscuro colocou, confirmará isso mesmo). Quanto ao termo "cão do lixo", esta designação é, no mínimo, uma designação infeliz.

Tudo isto para dizer que não concordo que se utilize o termo "rafeiro" para designar um cão sem raça definida. Não concordo porque é um termo pejorativo e que não contribui para que a mentalidade dos portugueses evolua no sentido de se respeitar e tratar os cães sem raça definida da forma que merecem. Não há como negar que estes são maioritariamente preteridos em relação aos cães com raça definida.

Quanto a preto vs. branco, concordo plenamente. O oposto de branco é preto, nada mais a dizer. Ora, seguindo a lógica dos opostos, o oposto de cão de raça definida é precisamente... cão sem raça definida. ;-)
FAbarm
Membro Veterano

sábado mai 08, 2004 1:05 pm

Querem saber uma coisa...

Comprem todos cães de raça definida, filhos, netos e bisnetos e por aí a fora de Campeões a ver se o complexo se extingue.

Bom fim de semana

Tiago
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sábado mai 08, 2004 1:10 pm

tigris Escreveu: De resto, o significado original de rafeiro não é "cão de grande porte". O significado original de rafeiro é "cão de guarda".
Não não meu caro ... rafeiro, como diz o casadotrevo que dizer "cão de grande porte". Nem mais nem menos ...
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
tigris
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 7:00 pm

sábado mai 08, 2004 1:43 pm

Engana-se, CindelP. *Em bom português*, o significado original de "rafeiro" é "cão de guarda". Repito, lá por um cão de guarda ser normalmente um cão de grande porte, isso não significa que "rafeiro" não seja "cão de guarda".

Para finalizar a minha intervenção neste tópico, volto a salientar que basta estar a par do que se passa nas campanhas de adopção de animais abandonados para constatar os factos: é muito mais fácil encontrar um dono para um cão de raça do que para um cão sem raça. Não se trata de complexos, como algumas pessoas possam pensar ou sugerir. Aliás, sabe-se lá se eu não tenho cães de raça definida? Sabe-se lá se eu não tenho cães de raça definida e de raça não definida e colaboro em campanhas de adopção?
FAbarm
Membro Veterano

sábado mai 08, 2004 1:56 pm

tigris Escreveu: Engana-se, CindelP. *Em bom português*, o significado original de "rafeiro" é "cão de guarda". Repito, lá por um cão de guarda ser normalmente um cão de grande porte, isso não significa que "rafeiro" não seja "cão de guarda".

Para finalizar a minha intervenção neste tópico, volto a salientar que basta estar a par do que se passa nas campanhas de adopção de animais abandonados para constatar os factos: é muito mais fácil encontrar um dono para um cão de raça do que para um cão sem raça. Não se trata de complexos, como algumas pessoas possam pensar ou sugerir. Aliás, sabe-se lá se eu não tenho cães de raça definida? Sabe-se lá se eu não tenho cães de raça definida e de raça não definida e colaboro em campanhas de adopção?
Com ou sem complexos é uma discussão esteril... cada um faz as opções que julga mais indicadas, não precisa é de se vir justificar...

Raça Definida VS Raça Ind = coisa de putos

é o que penso

Tiago
nel
Membro Veterano
Contacto:

sábado mai 08, 2004 2:52 pm

Não deixo de considerar que estas polémicas têm algum sentido ou alguma justificação. O que normalmente acontece é extremarem-se posições, o que até dá oportunidade de se levantarem questões interessantes.

Já em tempos tive a oportunidade de referir aqui que os cães sem raça definida têm a tendência de ir desaparecendo à medida que a sociedade evolui.
Eu sei que estou a correr o risco de ser mal interpretado e de ser conotado com um snob ou com um daqueles elitistas de meia tijela. Mas como tenho a consciência tranquila e as costas muito mas muito largas vou continuar.
Se a culto dos cães de raça poderá passar ou ser entendido como um sub-produto da sociedade de consumo em que vivemos, também é verdade que em sociedades bastante mais desenvolvidas do que a nossa os rafeiros praticamente já não existem. Não existem NATURALMENTE, porque as pessoas realmente evoluiram, foram aprendendo que a canicultura é uma coisa séria e não um "seja o que deus quiser". A maior parte dos cães sem raça definida que existem em Portugal derivam da total irresponsabilidade das pessoas.

Mas não se confunda isto com elitismo e com o menosprezo do cão sem raça definida. Claro que são todos cães. Não entremos aqui com juizos de valor, se não não nos entendemos.
É tentando compreender esta situação em todas as vertentes e com alguma abrangência, com alguma profundidade e principalmente com grande seriedade, que eu continuo a considerar que a designação que se dá ao cão que não é de raça perfeitamente secundária.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
raquel21
Registado: domingo mai 02, 2004 3:46 pm

sábado mai 08, 2004 6:08 pm

De uma vez por todas eu so queria uma informação tinha uma duvida só isso ...
como foi encontrado na rua não sabia nada dele ...
teria a mesma duvida se fosse comprar o cao a uma loja de animais pois dizem sempre que são de raça e por vezes têm outras raças a mistura ... e tão simples como ... eu já fui a um criador de boxers meus amigo e ele diz que ele é um cão sem raça definida embora so tenha duas raças misturadas é por isso que não tem aspecto de "Cao sem raça" uma das raças está mais marcada ... (o pai ou a mae eram cães de raça)

as pessoas procuram sempre algo para discutir ...
é certo que há mt boa gente que quer a força toda ter caes de raça ou pelo menos que lhe digam isso, mas não é o meu caso pois não vou gostar mais dele so porque é de raça ou sem raça definida gosto delo por tudo pela lealdade pela companhia e isso seja de raça ou não todos os cães nos proporcionam...

Mt Obrigada ...
nel
Membro Veterano
Contacto:

sábado mai 08, 2004 7:34 pm

Olá Raquel

Quando lançamos aqui um tópico com um tema a debater ou uma dúvida para esclarecer, muitas vezes no decorrer das respostas o tema ou questão do tópico perde-se de vista e, como se costuma dizer, começa-se a falar de alhos e acaba-se a falar de bugalhos. Quantas e quantas vezes participei em tópicos em resposta a mensagens que já não tinham muito a ver com o tema inicial.
Ora aqui aconteceu um pouco isso. Para lhe ser franco, quando coloquei as minhas mensagens já não me lembrava em que termos o tópico foi colocado. Aliás, até acho legítimo que tivesse ficado com curiosidade de saber se o cachorro era ou não de raça.
Mas o fórum é assim que funciona. Os temas não são estanques e às vezes acontece como as cerejas, os assuntos vêm atrás uns dos outros e ainda bem.
Só é chato quando os temas degeneram em ironias gratuitas, em ofensas ou em temas que nada têm a ver com cães. Mas não foi o que aconteceu aqui.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
raquel21
Registado: domingo mai 02, 2004 3:46 pm

sábado mai 08, 2004 9:09 pm

concordo csg..
Responder

Voltar para “Cães”