ORELHAS CORTADAS???

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Clowdia
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 10:07 pm

segunda set 09, 2002 1:18 pm

Esclareçam-me uma dúvida que tenho.... quando se fala em cães com orelhas cortadas, são mesmo cortadas por vets, ou já nascem assim cortadas? Tipo os pit bulls e alguns boxer??

Sempre pensei que fossem 'naturais' até ter lido numa das mensagens aqui do forum alguém que tinha ido buscar um cachorro pitbull cujas orelhas tinham sido cortadas à tesoura, sem pontos e estavam em carne viva.... e fiquei a pensar... epá..cortam mesmo as orelhas aos bichos??

Porquê?

Perdoem a ignorância, mas de facto nunca tive cães e não sei.
Ladybird
Membro Veterano
Registado: quarta jul 31, 2002 8:41 am
Localização: Igor (P.P.); Sushi, Bia & Juca (Filas Brasileiros); Maria (Papagaia)

segunda set 09, 2002 1:35 pm

É mesmo isso Clowdia.

Tal como a cauda em algumas raças (ex.: boxer), também as orelhas são cortadas em algumas raças de cães. Conheces a raça Grand Danois / Dogue Alemão (ex.: Scooby Doo)? As orelhas têm aquele aspecto “em pé” porque são cortadas.
Também os Fila de S. Miguel têm as orelhas parceidas com os ursos porque são as mesmas são cortadas.
Agora surge aqui uma grande polémica (a qual julgo já ter sido debatida aqui no fórum), se se deve ou não continuar com esta prática. Aliás, alguns países já a aboliram, o que faz com que a mesma se verifique cada vez menos.

Espero ter ajudado. ;)
nokio
Membro Veterano
Registado: segunda mar 04, 2002 3:26 pm
Contacto:

segunda set 09, 2002 1:52 pm

Olá Clowdia,

Apresento-te o Thor:

Imagem

O Thor é um cão da raça Dobermann. Estes cães não nascem com as orelhas como vez na foto, elas são cortadas por profissionais antes dos 3 meses de idade e sempre com anestesia geral, são depois suturadas e levam um tratamento especial para ficarem erguidas. O método publicitado pelos media de indivíduos a efectuarem o corte de orelha em um cão da raça Pitt Bull a «sangue frio» é bárbaro, doloroso e violento para o animal, não correspondendo de forma nenhuma à realidade que é o corte de orelhas efectuado por um profissional.

Foto do Dobermann com orelhas sem serem cortadas:

Imagem

Nokio.
Lady_girl
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda set 09, 2002 3:21 pm

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: o doberman sem as orelhas cortadas parece um Beagle (axo que é assim que se chama) em ponto grande :D :D
Mas axo que a característica da raça, se são as orelhas ou a cauda cortada, ficam com muito mais carácter...um doberman não metia tanto respeito se não tivesse as orelhas cortadas...
Eu por exemplo, não gostava muito de ver a minha Lady ( caniche toy) com a cauda comprida...axo que não ficava tão querida com uma cauda comprida... :? ;) ;) ;)
Victor
Membro Veterano
Registado: sábado dez 15, 2001 3:29 pm

segunda set 09, 2002 3:35 pm

Recentemente estava passeando com minha cadelinha (terrier brasileiro X SRD) quando um cachorrão ficou importunando-a me fazendo carrega-la no colo.
Esse cachorro ficava tentando subir em cima de mim e ela estava ficando mesmo assustada...
Não tive escolha alem de enxotar o bicho...
Após o qual caiu a ficha... era um dobermann com orelhas e cauda.. já tinha visto poodels mais imponentes... fica muito "lambão".
Clowdia
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 10:07 pm

segunda set 09, 2002 8:40 pm

Então quer dizer que os animais são 'mutilados' por questões estéticas?? Que horror!!! Não sabia disso e era incapaz de fazer isso a um animal... porque não gostar dos animais como eles são à nascença???

Que horror...até fiquei mal-disposta....

Perdoem se já foi aqui discutido, mas nunca me passou pela cabeça que as orelhas fossem realmente cortadas apenas para que eles fiquem mais bonitos e confesso que fiquei chocada... :(

Desculpem o desabafo que demonstra talvez ignorância....mas parece-me uma barbaridade e isto é sincero.
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

segunda set 09, 2002 8:48 pm

as orelhas fossem realmente cortadas apenas para que eles fiquem mais bonitos
Para que servem as amputações das orelhas e das caudas ? Cortava-se as orelhas a cães de luta (como o pit-bull), pois sendo a orelha uma zona desprotegida eram facilmente agarradas e rasgadas sendo a cicatrizarão longa e dolorosa. Corta-se as orelhas a cães de protecção de gado (ex. o pastor do Caucaso, o kangal ...), pois como estes ao protegerem o gado entravam em lutas (com predadores), e como dito acima as orelhas eram um ponto fraco e eram frequentemente agarradas e rasgadas. Corta-se as orelhas (e por vezes a cauda) a certos cães de guarda de modo a conferir ao cão um aspecto mais feroz, fazendo com que o possível ladrão pense duas vezes antes de entrar, evitando confronto com o cão (o que poderia ser fatal para o cão !)Corta-se as orelhas a cães de caça grossa, pois as presas destes (ex. javali) são ferozes, e ao se defenderem atacam o cão, e frequentemente as orelhas, causando grande dor ao cão.Corta-se a cauda a certos cães de caça, pois estes ao inspeccionarem o mato á procura de caça frequentemente rasgam a cauda. Mas são estas operações dolorosas ? Não, desde que respeitem alguns princípios, como :
· O corte das orelhas feito até aos 3meses de idade, e o corte da cauda feito até aos 6dias de vida
· Feito apenas nas raças onde o estalão autoriza
· Feito por pessoal especializado

Mas, podem perguntar, grande parte dos cães não trabalham, por quê é que se corta ? Dizer esta frase é como afirmar que para um cão de estimação já não é necessário ter temperamento !!! Afinal cada raça é amada não só pelo seu aspecto fisico mas tb pelo temperamento.

Enfim, mas é e será sempre um assunto polemico
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
angel
Membro Veterano

segunda set 09, 2002 10:58 pm

Concordo contigo.
O corte de caudas e orelhas será sempre um assunto polémico ;) ,
quer gostemos ou não :?: :?: :?:
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

terça set 10, 2002 12:15 am

Oi Clowdia. Este tema foi debatido há muito pouco tempo aqui. Procure pelo tópico que "está por perto", se estiver interessada em ler o que se escreveu sobre o assunto.
Responder

Voltar para “Cães”