Em www.tsf.pt:
LISBOA
Animais abandonados aumentam em 2002
O ano de 2002 está a ser um «ano negro» no abandono de animais. A União Zoófila, em Lisboa, adianta que, em média, quatro a cinco pessoas por dia estão a deixar o seu animal doméstico na organização.
11:00
10 de Setembro 02
O ano de 2002 está a ser «negro» para o abandono de animais. A União Zoófila, em Lisboa, adianta que está a receber, em média, quatro a cinco pessoas por dia que vão abandonar os seus animais domésticos nas instalações da organização.
«Nunca houve um ano tão terrível como este. Vêm cá quatro a cinco pessoas por dia entregar o seu animal de companhia. Temos o dobro dos animais que devíamos ter e não sabemos o que vamos fazer com eles», disse Margarida Namora, presidente da União Zoófila.
Esta responsável referiu ainda que além destes abandonos, há que acrescentar ainda os habituais abandonos na via pública e os animais deixados em clínicas veterinárias e em hóteis para cães, e gatos, mesmo com cauções e pagamentos extras.
O presidente da Associação dos Amigos dos Animais da Amadora, José Manuel Graça, refere que o agravamento da situação tem aumentado de ano para ano, porque aumenta o número de pessoas com animais de companhia, «mas isso não é proporcional à tomada de consciência do que é ter um animal em casa», disse.
José Manuel Graça explica que para se ter ideia da «aberração» do que se passou no Verão de 2002, bastava ver o número de animais acidentados ao longo do IC 19.
Legislação é inadequada
Uma fonte contactada pela Lusa, ligada a uma associação de protecção dos direitos dos animais explica que a maioria dos problemas está relacionado com a falta de acções concertadas de sensibilização, ou a legislação inadequada para os animais de companhia, já que o sector é tutelado pelo Ministério da Agricultura e Pescas, quando deveria ser tutelado pelo Ministério do Ambiente.
QUEREM UM CÃO? DÊM LÁ UM SALTO...
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Olá
Concordo inteiramente com a sua ideia. Quem quer um cão pelo amor que este nos transmite, pela dedicação, pela fidelidade com que ele dedica a sua vida à nossa, deve adoptar um, em vez de encher o cú a gulosos que são pseudo criadores.
Concordo inteiramente com a sua ideia. Quem quer um cão pelo amor que este nos transmite, pela dedicação, pela fidelidade com que ele dedica a sua vida à nossa, deve adoptar um, em vez de encher o cú a gulosos que são pseudo criadores.
Olá a todos
Pois é...pois é...mas, ao contrário do que parece, continuamos a comprar cães e, depois abandonamo-os, quando estes começam a dar problemas!
Eu sou sócia da UZ e sei o que a casa gasta! Felizmente que há gente c/ coração e de vez em quando adopta algum.
O meu gato foi um caso destes. Nasceu na provincia, mas ouve uma "alma caridosa", no fim-de-semana que lá foi, que fez o favor de deixar a criancinha trazer o gato da mãe antes de 1 mês de idade. Quando chegaram a Lisboa, puseram o gato na rua. Se não fosse uma amiga minha que viu e que o levou p/ casa, já estão a imaginar...Como ela não podia ficar c/ ele, fiquei eu.
É lutar contra a maré. As pessoas ANTES de adquirirem um cão (ou gato), DEVEM pensar MUITO BEM, informarem-se c/ aqueles que os têm.
Quando não se tem condições nem disponibilidade de tempo, quer p/ o educar ou dar atenção, NÃO OS TEMOS!
Evitava este descalabre que é, o dos animais abandonados.
Pois é...pois é...mas, ao contrário do que parece, continuamos a comprar cães e, depois abandonamo-os, quando estes começam a dar problemas!
Eu sou sócia da UZ e sei o que a casa gasta! Felizmente que há gente c/ coração e de vez em quando adopta algum.
O meu gato foi um caso destes. Nasceu na provincia, mas ouve uma "alma caridosa", no fim-de-semana que lá foi, que fez o favor de deixar a criancinha trazer o gato da mãe antes de 1 mês de idade. Quando chegaram a Lisboa, puseram o gato na rua. Se não fosse uma amiga minha que viu e que o levou p/ casa, já estão a imaginar...Como ela não podia ficar c/ ele, fiquei eu.
É lutar contra a maré. As pessoas ANTES de adquirirem um cão (ou gato), DEVEM pensar MUITO BEM, informarem-se c/ aqueles que os têm.
Quando não se tem condições nem disponibilidade de tempo, quer p/ o educar ou dar atenção, NÃO OS TEMOS!
Evitava este descalabre que é, o dos animais abandonados.
Olá,
Infelizmente em portugal é uma tristeza a maneira como muitas pessoas tratam os seus animais de estimação, , mas se abandonam os proprios filhos......
Contudo acho que o grande mal começa pelo estado que tem leis do seculo 19, em que não há control sobre os animais nascidos, etc, etc.
E tambem há aqueles que acham muita graça aos animais quando são bebes, mas depois de eles fazerem alguns disparates e começarem a crescer abandonam-nos porque já não são pequeninos e fofos, a essas pessoas relembro que se vendem uns cães a pilhas que para alem de serem baratos não fazem estragos nem crescem e tambem são fofos e pequenos
Penso que se fosse obrigatorio colocar um chip em todos os animais e criar multas bem pesadas para quem os abandona resolvia grande parte da questão.
Infelizmente em portugal é uma tristeza a maneira como muitas pessoas tratam os seus animais de estimação, , mas se abandonam os proprios filhos......
Contudo acho que o grande mal começa pelo estado que tem leis do seculo 19, em que não há control sobre os animais nascidos, etc, etc.
E tambem há aqueles que acham muita graça aos animais quando são bebes, mas depois de eles fazerem alguns disparates e começarem a crescer abandonam-nos porque já não são pequeninos e fofos, a essas pessoas relembro que se vendem uns cães a pilhas que para alem de serem baratos não fazem estragos nem crescem e tambem são fofos e pequenos

Penso que se fosse obrigatorio colocar um chip em todos os animais e criar multas bem pesadas para quem os abandona resolvia grande parte da questão.
-
- Membro
- Registado: domingo jul 28, 2002 5:45 pm
É realmente um tristeza, mas esta história de abandonar animais só vai mudar quando o "povinho" tiver que abonar $ pelo que faz. De certeza que se houvessem leis que sancionassem este tipo de "crime" o zé da esquina já pensava 2 vezes antes de deixar o cãozito ou gatito no pinhal mais próximo... ou então pensava 2 vezes antes de ficar com o cão o que se calhar até era o melhor porque pessoas dessas nem deviam sequer ter alguma vez um animal.
Este ano também me pareceu de facto pior que os outros, eu própria adoptei um cachorro (4 meses) que foi abandonado aqui no pinhal perto de casa e estava magro, cheio de peladas, verdadeiramente uma lástima e quem o viu só lhe faltava darem-lhe pontapés, agora quando o vêm dizem "ah o cão é mesmo giro" - são este tipo de pessoas que têm cães porque é giro e depois deixam de lhes achar graça e lá vai o desgraçado para a rua. E o que mais custa a entender nisto tudo é que estes cães são normalmente muito dóceis, amigos do dono... não sei como são capazes de os abandonarem... No caso deste cãozito ele ao princípio rosnava quando ia dar-lhe comida para intimidar e defender-se (sabe-se lá pelo que passou pelo estado que estava) mas passados uns dias era um amigo inseparável
Já aumentou 6 kg num mês e já parece outro... até o pêlo cresceu
Só pelo facto de ajudar um animal e ver com os próprios olhos a evolução e felicidade nos olhos dele, vale mesmo a pena adoptar um cão abandonado!
Este ano também me pareceu de facto pior que os outros, eu própria adoptei um cachorro (4 meses) que foi abandonado aqui no pinhal perto de casa e estava magro, cheio de peladas, verdadeiramente uma lástima e quem o viu só lhe faltava darem-lhe pontapés, agora quando o vêm dizem "ah o cão é mesmo giro" - são este tipo de pessoas que têm cães porque é giro e depois deixam de lhes achar graça e lá vai o desgraçado para a rua. E o que mais custa a entender nisto tudo é que estes cães são normalmente muito dóceis, amigos do dono... não sei como são capazes de os abandonarem... No caso deste cãozito ele ao princípio rosnava quando ia dar-lhe comida para intimidar e defender-se (sabe-se lá pelo que passou pelo estado que estava) mas passados uns dias era um amigo inseparável

Só pelo facto de ajudar um animal e ver com os próprios olhos a evolução e felicidade nos olhos dele, vale mesmo a pena adoptar um cão abandonado!

<p>Cumprimentos,</p>
<p>Susana Martins</p>
<p>Susana Martins</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
- Contacto:
O problema, é que a nossa sociedade está cada vez mais a perder os valores sejam eles da educação, do respeito pelos outros, da partilha e até o espírito de solidariedade. Em Portugal ( e eu só estou a falar de Portugal porque é este o país onde nasci e onde vivo), uma grande parte das pessoas continuam a adquirir animais ( cães, gatos, aves, roedores, répteis,etc), pelo status; principalmente ao adquirirem cães que podem ser exibidos na rua, "dá" sempre jeito meter conversa com alguém que vem fazer uma festa ao cachorro da raça tal ou tal....Enfim....É caso para dizer que quanto mais invulgar e cara uma raça fôr, mais sucesso e protagonismo se consegue. É este o grande mal, desta sociedade que se orgulha e se exibe, tentando mostrar a "evolução", o "requinte", quando afinal SÓ pertence a um dos países mais atrasados da Europa...
Enquanto a maioria das pessoas não se convencer de que um animal não é mais um "porcaria" que se compra para ter e mostrar aos outros, e quando estamos fartos "LIXO COM ELE!!!!!!!!!", os animais vão continuar a ser os únicos a sofrer. Por mim acabavam-se as compras de cães e gatos como mais uma prenda de Natal, porque na realidade não o são!!!!! Há que acordar as pessoas e fazê-las tomar consciência da responsabilidade que estão a "querer" assumir por 12, 13 ou mais anos seguintes das suas vidas.
Cumprimentos.
Enquanto a maioria das pessoas não se convencer de que um animal não é mais um "porcaria" que se compra para ter e mostrar aos outros, e quando estamos fartos "LIXO COM ELE!!!!!!!!!", os animais vão continuar a ser os únicos a sofrer. Por mim acabavam-se as compras de cães e gatos como mais uma prenda de Natal, porque na realidade não o são!!!!! Há que acordar as pessoas e fazê-las tomar consciência da responsabilidade que estão a "querer" assumir por 12, 13 ou mais anos seguintes das suas vidas.
Cumprimentos.