Os marotos dos caçadores
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm
Pois é, os caçadoers querem que a lei de identificação dos animais com chip seja aplicada "gradualmente" ao longo dos próximos anos...
Essa lei é suposto entrar em vigor no segundo semestre de 2004.
Se alguém me explicar o porquE dos caçadoers benefeiciarem desse regime de excepção agradecia.
P.S
O facto de existirem caçadoras que são louras não é resposta.
Essa lei é suposto entrar em vigor no segundo semestre de 2004.
Se alguém me explicar o porquE dos caçadoers benefeiciarem desse regime de excepção agradecia.
P.S
O facto de existirem caçadoras que são louras não é resposta.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
diga-se de passagem que vai ser um pouco chato abandonar o cão no fim da época de caça depois de investir no chip ! ainda por cima podem ter o azar de o cão lhes vir a ser devolvido depois de abandonado !
já estou mesmo a ver a partir de agora vamos deixar de ver simplesmente os cães abandonados mas tb com um bom corte no pescoço necessário para retirar o chip !
Mas claro que tudo isto são especulações porque os senhores caçadores é tudo gente séria e com muito carinho pelos cães !
já estou mesmo a ver a partir de agora vamos deixar de ver simplesmente os cães abandonados mas tb com um bom corte no pescoço necessário para retirar o chip !

Mas claro que tudo isto são especulações porque os senhores caçadores é tudo gente séria e com muito carinho pelos cães !

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm
Notem que as associações uma das coisas com que alegadamente( Jornal Publico) "ameaçaram" foi com o abandono dos animais caso a lei não sofra uma dilatação do periodo de entrada em vigor
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 30, 2003 11:21 pm
- Contacto:
Também não podemos generalizar! Tenho um familiar que é caçador e nunca abandonou nenhum cãozinho. Também tenho um outro familiar, que não sendo caçador, há muitos anos foi à caça com uma cadelita que tinha, ao primeiro tiro a mesma desatou a fugir, nunca mais ninguém a viu, e fartaram-se de procurar! Se calhar é o que acontece com os cães dos caçadores, assustam-se com os tiros.....nelsonk Escreveu: Mas claro que tudo isto são especulações porque os senhores caçadores é tudo gente séria e com muito carinho pelos cães !![]()

-
- Membro Veterano
- Registado: quinta out 23, 2003 7:15 pm
Pois, coitadinhos...amarg Escreveu:Também não podemos generalizar! Tenho um familiar que é caçador e nunca abandonou nenhum cãozinho. Também tenho um outro familiar, que não sendo caçador, há muitos anos foi à caça com uma cadelita que tinha, ao primeiro tiro a mesma desatou a fugir, nunca mais ninguém a viu, e fartaram-se de procurar! Se calhar é o que acontece com os cães dos caçadores, assustam-se com os tiros.....nelsonk Escreveu: Mas claro que tudo isto são especulações porque os senhores caçadores é tudo gente séria e com muito carinho pelos cães !![]()
![]()

E o engraçado é que os cães só ganham medo aos tiros no final da temporada de caça.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
- Contacto:
Não são só os caçadores, tive acesso a uma circular do sindicato dos médicos veterinários que exige o mesmo, pela falta de stocks de microchips e inexistência ainda da base de dados nacional (a única que existe é deles, mais conhecida por SIRA)...

<p>Gonçalo</p>
<p>
</p>
<p>

-
- Membro Veterano
- Registado: quinta out 23, 2003 7:15 pm
Mas qual é justificação que eles dão, para querer que a lei não seja aplicada de imediato? (os caçadores claro)
Devo acrescentar que nem todos os caçadores são assim, tambem há muito bom pai de familia que abondona os animais.
Devo acrescentar que nem todos os caçadores são assim, tambem há muito bom pai de familia que abondona os animais.
Olá!
Por acaso também li essa notícia no jornal e ter ouvido no noticiário da rádio que a justificação era (mais uma vez...) o custo.
Devo confessar que esta desculpa me transcende..então se eu andasse na caça, correndo o risco (mesmo que mínimo) de perder o meu cão (ou de ele me perder a mim), não era melhor ele estar chipado, para ser mais fácil de o recuperar?
Ou será que continuamos na idade da pedra e depois da época de caça os cães são para deitar no lixo?
Cumprimentos.
Por acaso também li essa notícia no jornal e ter ouvido no noticiário da rádio que a justificação era (mais uma vez...) o custo.
Devo confessar que esta desculpa me transcende..então se eu andasse na caça, correndo o risco (mesmo que mínimo) de perder o meu cão (ou de ele me perder a mim), não era melhor ele estar chipado, para ser mais fácil de o recuperar?
Ou será que continuamos na idade da pedra e depois da época de caça os cães são para deitar no lixo?

Cumprimentos.
-
- Membro
- Registado: segunda jul 21, 2003 10:49 am
Bom dia,
Para mim existem todas as razoes para que os caes sejam identificados com o chip. Essa desculpa de mau pagador dos cacadores nao tem razao de ser.
O custo de uma cacadeira e muito elevado, nem sei quanto custa mas espero que todas as marcas mesmo as mais rascas estejam acima dos 1.000Euro.
Para ir a caca muitos dos cacadores conduzem muitos quilometros, se for uma media de 100 cada viagem fica no minimo em 20Euro.
Ainda ha outros custos como seguros, licencas, municoes, comida, cervejolas e garrafao de tintol... Assim nao me venham dizer que nao ha dinheiro para chipar o cao...
As leis acompanham (ou deviam acompanhar) o standard moral de uma civilizacao. Em alguns paises do norte da Europa e ja proibido cacar, na verdade a proibicao seria desnecessaria porque ninguem se interessa mesmo, isto so vem mostrar-nos uma de duas coisas. Ou a lei ainda nao acompanhou a mudanca dos nossos standards morais, ou os nossos standards morais ainda sao um bocado barbaricos...
Regards
Nuno
Para mim existem todas as razoes para que os caes sejam identificados com o chip. Essa desculpa de mau pagador dos cacadores nao tem razao de ser.
O custo de uma cacadeira e muito elevado, nem sei quanto custa mas espero que todas as marcas mesmo as mais rascas estejam acima dos 1.000Euro.
Para ir a caca muitos dos cacadores conduzem muitos quilometros, se for uma media de 100 cada viagem fica no minimo em 20Euro.
Ainda ha outros custos como seguros, licencas, municoes, comida, cervejolas e garrafao de tintol... Assim nao me venham dizer que nao ha dinheiro para chipar o cao...
As leis acompanham (ou deviam acompanhar) o standard moral de uma civilizacao. Em alguns paises do norte da Europa e ja proibido cacar, na verdade a proibicao seria desnecessaria porque ninguem se interessa mesmo, isto so vem mostrar-nos uma de duas coisas. Ou a lei ainda nao acompanhou a mudanca dos nossos standards morais, ou os nossos standards morais ainda sao um bocado barbaricos...
Regards
Nuno
Sindel Escreveu: Olá!
Ou será que continuamos na idade da pedra e depois da época de caça os cães são para deitar no lixo?![]()
Cumprimentos.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm
Uma vez falei com um caçador, que me perguntou o que eu queria que ele fizesse com os cães no final da caça, se eu queria que ele ficasse com todos eles lá em casa.
Por isso...
Por isso...
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda fev 09, 2004 11:16 am
Eu e os coelhitos bravos que vivem no meu terreno agradecíamos imenso que fizessem uma grevezita por tempo indeterminado. O hábito de andar por aqui, em terras privadas, a dar tiros, sem respeitar as regras da distãncia das habitações podia ser que acabasse. Nos dias de caça nem os cães posso soltar, estou sempre com medo que lhes acertem, tal é a pontaria. Não sei se chegam a matar algum coelho, mas que fazem barulho, fazem
Quanto aos chips, é evidente que para gastar as centenas de contos que se gastam na caça (viagens, dormidas, almoçaradas, etc), o dinheiro não chega para tudo. Não vamos exigir mais esta despesa, porque, coitadinhos, não podem pagar. A caça é a sobrevivência deles, para alimentar as criancinhas, não é?

-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
- Contacto:
Bons dias,
Eu tenho evitado discutir o tema da caça, por ter uma posição muito própria.
Para mim existem 2 tipos de caçadores, e pelo que tenho observado (na zona onde moro são aos pontapés, e ainda por cima a minha propriedade fica dentro de uma associativa), são +/- nestas proporções:
1º Tipo - Pessoas vulgares que encaram a caça com todo o espirito, têm cães de raça selecionados para o tipo de caça que praticam, no número que necessitam e estimados, conhecem as espécies e por norma respeitam os outros (são cerca de 15 - 20 %).
2º Tipo - Pessoas de baixa formação moral que encaram a caça como uma extensão da sua virilidade (que concerteza lhes falta na vida real), disparam sobre tudo o que mexe (nem que seja outro caçador a aliviar-se atrás de uma moita), caçam junto á residência dos outros, têm uns cães de Raça Indefinida, a quem eles chamam de Podengo, só porque têm as orelhas em pé, sempre mal tratados e em número excessivo. (são cerca de 80 - 85 %).
É por causa deste 2º tipo, que eu me afasto da caça. É este 2º tipo que se preocupa com a obrigatoriadade de identificarem os cães. Passo a explicar:
Este tipo de "Espingardeiro-Matador" (caçador é outra coisa), chega a ter 20-30 "Podengos da Malveira" enfiados num barraco apinhado de mosquitos e com m**** até ao teto. Mas surprendentemente tem 4 ou 5 boletins de vacina e licenças, servindo cada par de documentos para todos os cães da côr X.
O maior problema deles, não é terem que microchipar todos os cães, o maior problema deles é os documentos deixarem de ter discrições básicas (ao passarem a ter o nº de microchip), e um par de documentos deixar de servir para vários cães. É que com o microchip, cada cão terá que ter a sua licença e o seu boletim de vacina. A despesa crescerá considerávelmente todos os anos. E depois aínda há o facto, de grande parte destes broncos, acreditarem que a vacina da Raiva tira o faro, e como é óbvio não quere que os seus maravilhosos cães de caça percam o faro
.
Com isto, espero não ter ofendido ninguém, mas se ofendi que se lixe ...
Eu tenho evitado discutir o tema da caça, por ter uma posição muito própria.
Para mim existem 2 tipos de caçadores, e pelo que tenho observado (na zona onde moro são aos pontapés, e ainda por cima a minha propriedade fica dentro de uma associativa), são +/- nestas proporções:
1º Tipo - Pessoas vulgares que encaram a caça com todo o espirito, têm cães de raça selecionados para o tipo de caça que praticam, no número que necessitam e estimados, conhecem as espécies e por norma respeitam os outros (são cerca de 15 - 20 %).
2º Tipo - Pessoas de baixa formação moral que encaram a caça como uma extensão da sua virilidade (que concerteza lhes falta na vida real), disparam sobre tudo o que mexe (nem que seja outro caçador a aliviar-se atrás de uma moita), caçam junto á residência dos outros, têm uns cães de Raça Indefinida, a quem eles chamam de Podengo, só porque têm as orelhas em pé, sempre mal tratados e em número excessivo. (são cerca de 80 - 85 %).
É por causa deste 2º tipo, que eu me afasto da caça. É este 2º tipo que se preocupa com a obrigatoriadade de identificarem os cães. Passo a explicar:
Este tipo de "Espingardeiro-Matador" (caçador é outra coisa), chega a ter 20-30 "Podengos da Malveira" enfiados num barraco apinhado de mosquitos e com m**** até ao teto. Mas surprendentemente tem 4 ou 5 boletins de vacina e licenças, servindo cada par de documentos para todos os cães da côr X.
O maior problema deles, não é terem que microchipar todos os cães, o maior problema deles é os documentos deixarem de ter discrições básicas (ao passarem a ter o nº de microchip), e um par de documentos deixar de servir para vários cães. É que com o microchip, cada cão terá que ter a sua licença e o seu boletim de vacina. A despesa crescerá considerávelmente todos os anos. E depois aínda há o facto, de grande parte destes broncos, acreditarem que a vacina da Raiva tira o faro, e como é óbvio não quere que os seus maravilhosos cães de caça percam o faro

Com isto, espero não ter ofendido ninguém, mas se ofendi que se lixe ...
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
<p>Diamantino</p>