Que Raça é?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta mai 19, 2004 11:46 pm

Guida__F Escreveu: Um rafeiro vai acomular em si várias caracteristicas provenientes de raças diferentes, isto é, de especializações diferentes.
Assim o rafeiro vai ser mais multifacetado.
Vai estar mais perto do animal completo que é lobo.
Mas então o que dizer da mistura de raças para surgir uma nova raça?
Sinceramente não percebo o que quer dizer... Dou-lhe o exemplo do dobermann.. quer cão mais apurado,hoje, mas que há 100 anos atrás era um cocktail de raças tão diversificado que metia inveja a muitos rafeiros. Aliás a formula usada foi pro tumulo com o seu criador... hoje apenas se especula.

A diferença entre o dobermann e o seu cão.. é apenas que o dobermann foi agarrado por um entusiasta que decidiu apurá-lo e "multiplicar mais rafeiros como aquele".

Eu volto a insistir... se calhar não percebeu a analogia do baralho de cartas.. então e se eu lhe disser que as variedades de cães (SRD ou raças) são como contruir casas, carros, aviões... sempre com as MESMAS peças de Lego. Ninguém perde peças pelo caminho, apenas as coloca de forma diferente. Por isso os SRD não tem mais que os outros apenas tem uma configuração diferente e ÚNICA ( porque ele é o único exemplar).
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

quinta mai 20, 2004 12:23 am

topdown Escreveu:
casadiscaes Escreveu:
topdown Escreveu:
casadiscaes Escreveu: Não sou "racista", aliás, e para mim, a grande vantagem do cão de raça sobre o srd é o facto de podermos escolher o cão que mais se adequa à nossa personalidade/condições de vida, de resto têm ambos 4 patas e reacções semelhantes ;)
Não???? :? :? :roll: :roll:

Também escolho os meus amigos, que serão por certo, diferentes dos seus... acha que «mande exterminar os seus», por poderem não se adequar ao que procuro num amigo? ;)

:D Era só uma hipótese...
Acabei de dar exemplos concretos do porquê da manutenção do cão de raça e da sua utilidade... deu-se ao trabalho de ler ou é apenas idiota?
Os exemplos são válidos para si, não para mim.

E fique lá com a sua falta de educação que eu nunca lhe chamei nomes e não lhe reconheço o direito de me chamar nenhum. Não é preciso saber só ler, convém saber também escrever sem ofender!!!! :x

Fique bem
Obrigado pela confirmação de que é idiota (olhe bem para o que escreveu e para o que eu escrevi e veja quem é que fala da "eliminação de amigos"), ou se calhar precisa de voltar à escola para re-aprender a ler... :o
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

quinta mai 20, 2004 12:34 am

casadiscaes Escreveu: O srd pode ser giro, até pode cumprir com o que pedimos aos cães modernos que trabalham, mas a selecção em função da "profissão" é onerosa (uma vez que não há tipo definido nem forma de, através de cruzamentos consanguínios, fixar características, são cães que se extinguem e não deixam mais que um benefício transitório durante o seu tempo de vida).

O cão de raça está tipificado, pelo que é possível seleccionar a raça ou raças com aptidões para os trabalhos pretendidos, e por trabalho pode-se entender a sua função social como animal de companhia, sejam características comportamentais e morfológicas ou comportamentais ou morfológicas (o caniche é hipoalergénico, por exemplo).

Numa sociedade moderna, num amanhã que ainda se avizinha lento por estas bandas, o srd não existe por dois factores:

a) mais cuidado na criação e no maneio dos cães bem como uma melhor concencialização dos problemas da reprodução excessiva e do abandono;
b) o entendimento do cão como um animal que mais do que apenas a sua função é um repositório genético de qualidades que vamos precisando ao longo do tempo e com benefícios quer para os animais quer para nós.
Para que se clarifique repito aqui aquilo que disse dos srd's; penso que é óbvio que falo de uma extinsão natural e não de um extermínio!!!
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
topdown
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2003 8:23 pm

quinta mai 20, 2004 12:53 am

casadiscaes Escreveu:
Numa sociedade moderna, num amanhã que ainda se avizinha lento por estas bandas, o srd não existe por dois factores:

a) mais cuidado na criação e no maneio dos cães bem como uma melhor concencialização dos problemas da reprodução excessiva e do abandono;
b) o entendimento do cão como um animal que mais do que apenas a sua função é um repositório genético de qualidades que vamos precisando ao longo do tempo e com benefícios quer para os animais quer para nós.
Para que se clarifique repito aqui aquilo que disse dos srd's; penso que é óbvio que falo de uma extinsão natural e não de um extermínio!!!
E quem falou em extermínio? Se selecciona algo, exclui o resto por não servir segundo os critérios que estabeleceu... mas fica com alguma coisa, não?
Os cuidados com a criação e os problemas decorrentes da reprodução excessiva e do abandono passam pela qualidade dos donos e não pela dos cães.
Os benefícios decorrentes de um repositório genético de determinadas qualidades dependem dos objectivos dos que adquirem os animais, e, pelos vistos, não procuramos todos o mesmo.
Obrigado pela confirmação de que é idiota (olhe bem para o que escreveu e para o que eu escrevi e veja quem é que fala da "eliminação de amigos"), ou se calhar precisa de voltar à escola para re-aprender a ler...
Se selecciona, também elimina. Quanto a «voltar à escola»... nunca de lá saí, ler é fácil... interpretar as conotações é mais difícil. Enfim, é mais fácil ofender que contra-argumentar de uma forma inteligente e elegante.
Mas faça o que lhe aprover, não me sinto atingida embora lamente o tipo de contra-ofensiva pouco agradável.

Fique bem
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

quinta mai 20, 2004 1:01 am

Guida__F Escreveu:
Pois roam-se de inveja donos de cães de raça.

EXISTEM RAFEIRINHOS LINDO E INTELIGENTES....

... E SÃO MODELOS ORIGINAIS, NÃO SÃO FOTOCÓPIAS BARATAS DE SELECÇÕES FORÇADAS.

Cada Rafeiro é único, portanto muito mais valioso.
Começo mesmo a acreditar que a Guida tem um certo complexo.
Roam-se os donos dos cães de raça :arrow: Já estou toda roida que amanha nem unhas tenho para tocar guitarra.
O seu cão é o Maior para si, tal como muitos outros o serão para os seus donos, com raça ou sem ela.
Não venha é falar em fotocopias baratas de seleções forçadas, quando não entende peva do assunto. Sabe lá a Guida o que é beneficiar uma raça? Não menospreze os outros, muito mesmo em seu favor.
Todos já sabemos que o Snoopy que a principio era um serra d'aires, agora não sei o que é, é um lindo cão, mimado e com muita sorte. Assim fossem todos, com ou sem raça.
Só uma coisinha, não gostam (e eu também não gosto) de descriminar cães sem raça definida, agora não é necessário puxar dos galões, ou é? Os caes de raça existem e merecem a mesma consideração. Quem não os considera, por serem de raça, então gosta tanto de cães como eu gosto de cobras.
Isabel
loba_lua
Membro Veterano
Registado: sábado dez 27, 2003 2:57 am
Localização: 7Gatos:Moghi,Zorki,Lua,Samid,Shaiina... 4 Cães:Diana,Wolfy,Homara,Dusky (cães e gatos pa adopção)

quinta mai 20, 2004 1:21 am

E tudo começou por alguém querer saber se o caozito era de alguma raça ou arraçado...tantas discusões, tantos insultos :o

Acho que vou criar uma raça a partir do meu SRD, ou rafeiro, ou lá o que queiram chamar. Ele é lindo, inteligente, uiva como o seu ancestral. Porque não, hein?? Já se criaram tantas. Ora bem, este iria ser cão de quê?? Ele é um exímio caçador de ratos, acho que iria servir para caçar ratos :)

Acham que daria uma boa nova raça o meu cão :?: :) Parece que tem genes de três raças, juntava-lhe mais umas a estudar e talvez lhe juntasse o lobo também. Iria apurar uma raça cada vez mais parecida com o lobo...assim estaria ao contrário dos outros. Aqui iria de encontro ao lobo outra vez 8)

Imagem

Imagem
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta mai 20, 2004 4:34 am

Todo o cão faz sentido desde que tenha dono.

Verdadeiramente notável é a relação do dono com o seu cão (e vice-versa) que, a meu ver, justifica tudo.

O problema está na inconsciência das pessoas que deixam os seus cães reproduzirem-se à balda, por preguiça, por superstição, por pura estupidez.

Um cão só é feliz se tiver dono.
E isto é verdade para rafeiros e puríssimos.
Um cão de raça abandonado é tão ou mais miserável que um vadio.

Isto já sem falar dos cães que tem donos mas que é como se não tivessem ou pior ainda.
Tudo se reduz a isto.

Estas grandes teorias do extermínio dos rafeiros:evil:
Apenas as quis contestar mostrando que a irmos por aí haveria muito mais a exterminar ou pelo menos a deminuir a pontos de ficarem próximo da extinção.

Talvez pudessemos era "extinguir" certos tipos de dono...
Guida__F
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm

quinta mai 20, 2004 7:24 am

topdown Escreveu: Afinal... Quem gosta, gosta. Enaltece as qualidades do seu animal como se ele fosse único sem precisar de compará-lo aos demais! ;)
Bolas, tanta discusão para nada.

Eu não estava a dizer que um rafeiro é melhor que um cão de raça.

Estava só, na brincadeira, a fazer o que a Topdown tinha escrito.

Bolas :o :roll: mas que complicadinhos :roll: :roll:
Última edição por Guida__F em quinta mai 20, 2004 7:43 am, editado 1 vez no total.
Guida__F
Membro Veterano

quinta mai 20, 2004 7:41 am

Sobre aquela teoria maluca Sobre os Lobos e os Cães de Raça :o :o :o :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: .

Mas vocês são todos maluco ou quê? :o :o :o :o :o Eu disse que era um exercício Filosófico a que tinha achado graça :roll: :roll: :roll: :roll:

Bolas :roll: :roll: eu sei que não tem bases ciêntificas :o :o :o

Eu até disse qual era o livro em que me tinha inspirado: "Dorsai"

Sabem que livro é este?
- É um livro de Ficção Cientifica :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

quinta mai 20, 2004 8:52 am

Olá

Bom, até que está a ter piada.

Pelo que li, a rafeirada tem mesmo os dias contados!

Quanto à data, não sei. Depende do grau de evolução do nosso povo, se evoluir rápido mais rápido será o desaparecimento dos CSSE!, deve ser por isso que existem tantos...
E depois, os tios e tias, lá terão que arranjar outra via para descarregarem as suas frustações!

Já agora! esqueceram-se de me chamar santo!

E queridos forenses amiguinhos dos CSSE, leiam o que escreveram... que raio de argumentos...
Um abra&ccedil;o
Guida__F
Membro Veterano

quinta mai 20, 2004 9:02 am

Caro Gary tenho uma proposta para o seu novo Avatar.

Aposto que vai adorar :evil:

Imagem
salsichada
Membro
Registado: sábado mai 10, 2003 5:27 pm

quinta mai 20, 2004 9:05 am

:o
Guida__F
Membro Veterano

quinta mai 20, 2004 9:15 am

Quanto a chamar "esfregona" ao meu cão :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil:

Vamos lá ver: o meu cão é "esfregona" por ser rafeiro? :evil: :evil:
casadofarol
Membro Veterano
Registado: segunda fev 09, 2004 11:16 am

quinta mai 20, 2004 9:43 am

Guida, gostar de um cão não significa achar que ele é melhor que os outros, nem pode generalizar sobre a inteligência ou a beleza. A minha srd é feia, horrorosa, a cadela mais burrinha que eu já conhecei. depois de vários meses cá em casa, ainda nem o nome aprendeu. No entanto, eu gosto imenso dela, é simpática (enfim, rosna um bocado, mesmo ao meu filho mais novo), não se lhe pode ralhar que a desgraçada faz xixi onde estiver, mas eu acho-a o máximo. Se a vida dela tem sentido? Sei lá, a bichicha nasceu por incúria de alguém, está viva porque eu a recolhi da estrada onde a mãe dela morreu atropelada, suponho que deve haver razões para ter sobrevivido, quanto mais não seja para nos atormentar a todos :lol: :lol: :lol:
É evidente que ela não tem noção destas questões, não se sente inferior aos de raça, antes pelo contrário, como pode ver. Os de raça têm, pelo menos, uma função: servirem-lhe de colchão ;

Imagem

Imagem
linda76
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Contacto:

quinta mai 20, 2004 9:52 am

quida, acho queé por ser peludinho ;)
Responder

Voltar para “Cães”