Que Raça é?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quinta mai 20, 2004 8:42 pm

...E se não fosse a intervenão do homens só tinhamos cães e gatos rafeiros...
casadiscaes Escreveu: E mesmo que a intervenção do homem não fosse direccionada pela função, situações de isolamento iriam conduzir obrigatóriamente a raças.
É de facto um erro pensar-se que todas as raças foram criadas artificialmente, em laboratório ou com a directa intervenção do homem.
Hoje vivemos num mundo em que as comunicações se fazem com toda a facilidade, mas há uns séculos atrás havia regiões em que as raças criaram-se e desenvolveram-se sem a intervenção do homem, muito simplesmente pelo facto de nessas zonas só existirem cães dessas raças e sem a hipótese de se cruzarem com outras raças.
Isto é, foi NATURALMENTE que muitas raças nasceram e o homem o que fez, e na minha opinião muito bem, foi aperfeiçoar e preservar essas raças.
Bom, mas isto é assim e não tem qualquer discussão.

O que poderá ser discutível, mas isto já é uma questão de pormenor, é se se justifica manter determinadas raças em relação às quais as funções, trabalhos, tarefas, para que foram criadas já não existam. Ou, como foi discutido no início do tópico, se faz sentido que determinadas raças cumpram apenas ou exclusivamente a função de companhia.
Estes aspectos foram aqui discutidos seriamente e com alguma cordialidade e acho que valeu a pena. E não compreendo como algumas pessoas continuam a dizer que isto é discutir o sexo dos anjos ou que só se dizem disparates.
Afinal o que é que querem discutir aqui no fórum? Trivialidades? Coisas comezinhas sobre os cães? Enfim... sem mais comentários.

Algumas pessoas exaltam-se um pouco mais, outras interpretam mal o que se diz, seja por não entenderem a mensagem ou porque a mensagem é ambígua, mas no conjunto, continuo a achar que a discussão é (ou foi) interessante.

O que acho espantoso é ainda haver aqui no fórum a oposição cão de raça / cão SRD, usando-se todos aqueles lugares comuns como “cão é cão seja de raça ou não” ou “o cão de raça não é superior ao rafeiro” e mais uma série de verdades que, realmente, ninguém contraria. Chega-se a pensar que alguns defendem o “extermínio” dos SRDs ... como se fosse possível aqui alguém defender isso.
E também é espantoso que se associe o nazismo à preservação do cão de raça. Já não é a primeira vez que se faz essa ligação.

Muito sinceramente e sem querer manter este tipo de polémicas, e também sem qualquer hipocrisia, acho que a diferença entre um cão de raça e um rafeiro é muito pequena, especialmente quando se trata da relação que se estabelece entre o dono e um cão de companhia. De facto, o factor fundamental é o afecto que se estabelece entre o cão e o dono. Toda a restante funcionalidade do cão é perfeitamente secundária. E neste aspecto, tanto faz que o cão seja de raça ou não. Isto sempre se me afigurou absolutamente óbvio e sem qualquer motivo de discussão.
A diferença entre o cão de raça e o SRD reside noutros aspectos. Para desempenhar uma determinada função, é sabido que determinadas raças são mais aptas ou vocacionadas e, no caso que conheço melhor, tenho a garantia de que se comprar um whippet cachorro ele em adulto terá as características que mais me agradam num cão.
Mas, se por acaso me tivessem oferecido um rafeiro em vez de um whippet, de certeza absoluta que iria ter por ele o mesmo afecto. Digamos que as características do whippet, no meu caso particular, é uma mais valia, mas num grau praticamente insignificante no que respeita à empatia que se cria pelo cão.

Será tão difícil de perceber isto? Pelos vistos é...
Será tão difícil entender que ninguém está aqui a defender o extermínio dos SRDs que neste momento existem?
Mas será tão difícil de entender que se não houver tantos SRDs, não haverá tantos cães abandonados, devendo portanto evitar-se a sua reprodução? (Também há cães de raça abandonados, ok, mas em muito menor número).

Deixem-me aqui fazer um cenário. Vamos supor que não havia o problema dos cães abandonados, como aliás acontecia no passado. Estas questões efectivamente não se levantavam. Não faziam sentido.

O que sempre condenei em relação à adopção do cão de raça em vez do SRD, foi a sua aquisição ter sido motivada por moda, por elitismo parvo, por vaidade, por impulso da criancinha porque sim ou porque o colega também tem, por ser mais bonito ou mais vistoso, por ser um sinal de classe e outras *** próprias de uma classe social imbecil, etc., etc., etc., etc.

De resto, ninguém está a menosprezar ou a demarcar-se dos SRDs e muito menos dos donos. Eu pensava que esta oposição já tinha acabado, mas afinal...
O que me preocupa no meio disto tudo, é que estes problemas são levantados não por quem defende, preserva ou prefere uma determinada raça, mas pelos donos que, por qualquer motivo que não vem para o caso, têm um rafeiro em vez de um cão de raça. Arriscaria dizer que se trata de um complexo de inferioridade ou de qualquer outro complexo que não sei classificar, mas que é perfeitamente ridículo.
Que diabo, deixem de ter a mania da perseguição!!!

Para concluir, aqui sim, acho que esta oposição não faz qualquer sentido. Não será discutir o sexo dos anjos, mas lá que se tem discutido a pureza dos SRDs, ah, lá isso tem !!!
Donos dos RSDs, não menosprezem os vossos cães. Já repararam que ao tentar elegê-los, sem querer e inconscientemente, os estão a denegrir? Eles merecem tanto como os de raça. Não compliquem... please....
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
nel
Membro Veterano
Contacto:

quinta mai 20, 2004 8:46 pm

(repetida)
Última edição por nel em sexta mai 21, 2004 8:49 am, editado 1 vez no total.
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quinta mai 20, 2004 9:20 pm

a esta arca não falta nada. vejo o nome do nel, mas mensagem, nickles. já não é a 1ª vez :o próximo capítulo? ubiquidade :p
BETAFERI
Membro Veterano
Registado: segunda set 08, 2003 1:17 pm

quinta mai 20, 2004 10:18 pm

nel Escreveu: Para concluir, aqui sim, acho que esta oposição não faz qualquer sentido. Não será discutir o sexo dos anjos, mas lá que se tem discutido a pureza dos SRDs, ah, lá isso tem !!!
Donos dos RSDs, não menosprezem os vossos cães. Já repararam que ao tentar elegê-los, sem querer e inconscientemente, os estão a denegrir? Eles merecem tanto como os de raça. Não compliquem... please....
Tens toda a razão Nel

Depois de ler tudo isto só posso dizer e olhando para a minha cadela, PR, (pura rafeira) sem raça definida, cadela de rua, cadela de lixo, até aceito mas não gosto, cadela de guarda, cadela de companhia chamem como quiserem, mas nunca C.S.S.D.E. (cães sem sentido de existirem) :evil: :evil:
Última edição por BETAFERI em sexta mai 21, 2004 12:19 am, editado 1 vez no total.
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

quinta mai 20, 2004 10:27 pm

loba_lua Escreveu:
...Nunca me senti tão losonjeda :) ...
Pois, já tinha percebido!
coitada não tem culpa, faz parte do grupo dos inimputáveis.
Um abra&ccedil;o
Nrc
Membro Veterano
Registado: quarta jul 24, 2002 12:13 am
Contacto:

quinta mai 20, 2004 11:04 pm

Não me consigo rir mais pronto desisto eheh; até já uma suástica vi aqui :o Como eu digo, se não fosse tão triste...até tinha piada.

PS. Já agora para desanuviar e como momento cultural, a suástica não foi "inventada" pelo 3º Reich 8) Lá que eles a adoptassem isso é outra história.

Divirtam-se, e divirtam-nos...
Nrc
Membro Veterano
Registado: quarta jul 24, 2002 12:13 am
Contacto:

quinta mai 20, 2004 11:06 pm

Esqueci-me de acrescentar:
Mais uma vez o membro Nel teve uma intervenção acertada e ponderada, pode ser que depois de a leram se acalmem e se apercebam das muitas parvoíces aqui ditas.
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

quinta mai 20, 2004 11:06 pm

20 paginas, e a conclusão é...????....
20 páginas e o vencedor é........
Vai continuar por muito tempo as obras de Sta Engrácia?
Depois convidem para a inauguração, ok?
Isabel
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta mai 20, 2004 11:15 pm

Olá,
Coitados dos cães de rua abandonados que morrem de doença, à fome ou atropelados. São fruto da irresponsabilidade, de donos desleixados, de donos que ignoram, desprezam e muitas vezes maltratam. São muitos, e por isso os vemos tantas vezes condenados à morte em canis municipais, em condições degradantes e ignóbeis. Vêmo-los também em canis de associações, cuja tarefa é infindável, ingrata e impotente.
Não seria maravilhoso se não fosse assim? Se estes animais não existissem? Que sentido faz tudo isto?
Para mim não faz nenhum sentido e seria optimo que estes animais não tivesse sido condenados a existir.

Para finalizar, gostaria de agradecer aos "malvados nazis" que ao longo dos séculos apuraram as várias raças e nos permitiram saber HOJE o que é um Pastor Alemão, um cão de água português, um rottweiler, um chihuahua, etc... MUITO OBRIGADO!

Cumprimentos
Paulo C.
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sexta mai 21, 2004 7:26 am

BETAFERI Escreveu:
nel Escreveu: Para concluir, aqui sim, acho que esta oposição não faz qualquer sentido. Não será discutir o sexo dos anjos, mas lá que se tem discutido a pureza dos SRDs, ah, lá isso tem !!!
Tens toda a razão Nel

Depois de ler tudo isto só posso dizer e olhando para a minha cadela, PR, (pura rafeira) sem raça definida, cadela de rua, cadela de lixo, até aceito mas não gosto, cadela de guarda, cadela de companhia chamem como quiserem, mas nunca C.S.S.D.E. (cães sem sentido de existirem) :evil: :evil:
Tendo em conta que a maioria dos SRD existe devido a IRRESPONSABILIDADES várias, não me choca muito o comentário do Gary.

Quantos de vocês têm SRDs fruto de cruzamentos responsáveis e intencionais?
O que me parece é que, como eu, têm maioritariamente cães recolhidos da rua ou fruto do "descuido" de alguém.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Siioux
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

sexta mai 21, 2004 8:22 am

Bom dia

Depois de ler algumas intervenções com conta peso e medida chego á conclusão que este tópico é um perfeito disparate.

Não faz sentido defenderem.se raças vs rafas aliás a diferença é uma unica letra e entre eles não há a rivalidade que tem havido neste topico , para mim só faz sentido se todos tiverem no mm prato da balança são cães , Fazem.nos companhia, distraiem.nos, são fieis, são dedicados e amigos, gostamos da sua companhia, temos vaidade e orgulho neles independemente do que sejam. ERa isto que deveria interessar.

Eu tenho cães e gatos é isto que me interessa, não concordo em absoluto com o acasalamento seja ele de rafas ou de raças mas isto é uma outra história que não tou com pachorra para desenvolver pq tb julgo seria inutil tentar .

Fiquem bem
<p><strong>Sandra de Albuquerque</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
AndLemos
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm

sexta mai 21, 2004 9:05 am

CasadeAnaval Escreveu: Eu só digo que é cansativo ver fotos do cão da Guida em quase todos os topicos que cria. Ele nem é sequer bonito, do meu ponto de vista.

E que mania que ela tem de pensar que tem sentido de humor...
Nem mais, temos de ver o cão dela à força
BETAFERI
Membro Veterano
Registado: segunda set 08, 2003 1:17 pm

sexta mai 21, 2004 11:55 am

fang Escreveu:
Tendo em conta que a maioria dos SRD existe devido a IRRESPONSABILIDADES várias, não me choca muito o comentário do Gary.

Quantos de vocês têm SRDs fruto de cruzamentos responsáveis e intencionais?
O que me parece é que, como eu, têm maioritariamente cães recolhidos da rua ou fruto do "descuido" de alguém.
Olá Fang

Quem conhece bem o Gary por certo não gostou de o ver aqui associado a tão fatídica e macabra imagem do terceiro Reich, nada mais absurdo e sem mínimo de comparação. Deixemo-nos de extremismo, que não levam a lado nenhum.

Já aqui foi comentado este tema num outro tópico e sobre os cães chamados rafeiros e nessa altura tivemos hipótese de ler de uma outra forma, mais desenvolvida, as ideias que o Gary tem sobre este assunto e quase todos na altura e principalmente eu, estive de acordo com ele, porque são de levar em conta as suas ideias, são plausíveis, um pouco utópicas talvez, as suas palavras foram bem acolhidas na altura e a base da sua justificação tinha toda a lógica do mundo. Podemos por vezes não concordar com as palavras escolhidas por ele, mas deixa-nos a pensar, o que já é muito bom.
Temos de lutar contra o abandono e principalmente, lá voltamos nós ao mesmo assunto, e intensificar a castração e esterilização destes animais.
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

sexta mai 21, 2004 12:01 pm

BETAFERI Escreveu: Temos de lutar contra o abandono e principalmente, lá voltamos nós ao mesmo assunto, e intensificar a castração e esterilização destes animais.
Nem mais. Assim como os de raça que não "sirvam" para criação.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
nel
Membro Veterano
Contacto:

sexta mai 21, 2004 12:57 pm

casadotrevo Escreveu: Nem mais. Assim como os de raça que não "sirvam" para criação.
Bem, já agora, também os de raça cujos donos querem ficar com um filhote do lulu que têm lá em casa e que depois se vêem aflitos para despachar o resto da ninhada.

Isto é como as cerejas. Vêm umas atrás das outras. Pronto, não ponho mais nada neste tópico :lol: :lol: :lol:

É verdade, e afinal qual é a raça do cão da raquel21?
Olhem que estou a brincar... não desenvolvam.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”