Olá Danilo.
Embora eu esteja no Brasil, visitei vários sites sobre o agility. Sobre as raças mais indicadas, a melhor delas são os Border Collies, sem dúvida alguma. Sobre os treinamentos, poderia te falar o seguinte, voce mesmo pode começar a treinar seu amigo para começar, embora já andei pesquisando muito sobre o assunto, até mesmo pelo fato de eu ter adquirido uma Border Collie para esta finalidade, e ela tem só 4 meses, mas já comecei a trinar a correr, pular, entre outros requisitos necessários. Tem um site no brasil, que voce pode obter informações tanto de treinamento do agility, como adestramento, e que olha... funciona, como sentar, deitar, dar a pata, entre outros que são excelentes desde que o nosso amigo ou amiga seja filhote, para facilitar o aprendizado (
www.kennelclube.com.br). Agora, ai em pt, não posso te ajudar muito, te indico ainda outro site no brasil que tem muita coisa de agility,
www.agiliteiros.com que só fala deste assunto, embora aqui no Brasil, e tem outro que só para informações é bastante interessante,
www.caespastores.com.br, aqui voce poderá ver minha filhote, Pollyana.
Não sei se pude te ajudar muito, mas se precisar de mais umas dicas, estou à disposição. Edgard Simões. São Paulo, Brasil.
[email protected] ou
[email protected]