Infelizmente a grande maioria das pessoas pertence à categora 3, compra e depois é que vai saber o que fazer. Pela experiência pessoal, muitas vezes pessoas que compram cães a outros canis recorrem ao nosso para "assistência técnica", porque têm vergonha de perguntar ao criador a quem compraram, ou ( pasme-se) porque este não lhes sabe responder.
Agora abro um parêntesis.
Sim, é verdade, a grande maioria dos "criadores" de Portugal não sabe grande coisa sobre a raça, não conhecem história da raça ( essencial), não conhecem o estalão ( preciso de dzer que é essencal ?), os mecanismos do CPC, os meandros das expos, nutrição e noções básicas de saúde e higiene animal.
Muitos "criadores", ainda, alguns deles ditos de renome, estão ligados ou tentam ligar-se a grupos cujo unico objectivo é crar um monopólio de determinada raça.
Fim de parêntesis
Mas os donos ? Fiz um upgrade do meu computador há um mês. Custou 1164 euos. ndependente dos meus conhecimentos fiz um survey das diferentes alternativas, falei com 2 eng nformáticos amigos e comprei o s componentes para instalar.
O ano passado os meus pais adquiram um cachorro por 6800 euros. nformaram-se com os amigos, visitarm as instalações por 2 vezes por avião e por aí além...
Agora os OUTROS exemplos...
Uma senhora que conheço ( vizinha) comprou um buldogue inglês por 1300 euros. Não conhecia a raça, foi ao criador e levou-o. Estava a dar-lhe de alimentação bifes da vazia temperados com sal, restos de comida e bolos: não sabia dos problemas especificos da raça.... o marido concordara com a aquisção porque queria usá-lo na caça...
Outra foi a um veterinário com um boxer que comprou por 400 euros. O boxer não era boxer, era uma cruza de perdigueiro, ao que parece. Não sabia que lhe dar de comer, conhecia bem a raça, os boxers eram usados pobreznhos para sacos de pancada dos lutadores ( Ai o Marquês de Queensberry).
Pastor alemão comprado a vendedor "conceituado", já tnha levado a "vacina" dos parasitas, devia comer a ração XPTO, a dona queria queixar-se das orelhas caídas.
Dogue Alemão, comprado sabe-se lá onde que me quiseram mostrar, O comprador "conhecia muito bem a raça" quando o vi, disse " que lindo cãozinho, é um dálmata ?"
Ou seja, pode existir falta de honestidade destes "criadores" mas... os donos nada sabem nem se informam.
É como um puto da Vobis que me quis vender memória que não dava para a minha motherboard.
CAVEAT EMPTOR
Como dizia o Barnum , a cada minuto nasce um papalvo