Da estupidez galopante de alguns futuros ( nfelizmente)donos de cães.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sábado mai 29, 2004 10:16 am

Verificamos neste distinto fórum a existência de todos os quadrantes, desde a pessoa informada previamente, aqueles que vão aprendendo algo, contactando com criadores, aos que compram e depois aprendem e finalmente aos que no dia em que morrerem terão como grande contributo seu para a sociedade, o servir de adubo para um canteiro de sardinheiras.

Infelizmente a grande maioria das pessoas pertence à categora 3, compra e depois é que vai saber o que fazer. Pela experiência pessoal, muitas vezes pessoas que compram cães a outros canis recorrem ao nosso para "assistência técnica", porque têm vergonha de perguntar ao criador a quem compraram, ou ( pasme-se) porque este não lhes sabe responder.

Agora abro um parêntesis.

Sim, é verdade, a grande maioria dos "criadores" de Portugal não sabe grande coisa sobre a raça, não conhecem história da raça ( essencial), não conhecem o estalão ( preciso de dzer que é essencal ?), os mecanismos do CPC, os meandros das expos, nutrição e noções básicas de saúde e higiene animal.

Muitos "criadores", ainda, alguns deles ditos de renome, estão ligados ou tentam ligar-se a grupos cujo unico objectivo é crar um monopólio de determinada raça.

Fim de parêntesis

Mas os donos ? Fiz um upgrade do meu computador há um mês. Custou 1164 euos. ndependente dos meus conhecimentos fiz um survey das diferentes alternativas, falei com 2 eng nformáticos amigos e comprei o s componentes para instalar.

O ano passado os meus pais adquiram um cachorro por 6800 euros. nformaram-se com os amigos, visitarm as instalações por 2 vezes por avião e por aí além...

Agora os OUTROS exemplos...

Uma senhora que conheço ( vizinha) comprou um buldogue inglês por 1300 euros. Não conhecia a raça, foi ao criador e levou-o. Estava a dar-lhe de alimentação bifes da vazia temperados com sal, restos de comida e bolos: não sabia dos problemas especificos da raça.... o marido concordara com a aquisção porque queria usá-lo na caça...

Outra foi a um veterinário com um boxer que comprou por 400 euros. O boxer não era boxer, era uma cruza de perdigueiro, ao que parece. Não sabia que lhe dar de comer, conhecia bem a raça, os boxers eram usados pobreznhos para sacos de pancada dos lutadores ( Ai o Marquês de Queensberry).

Pastor alemão comprado a vendedor "conceituado", já tnha levado a "vacina" dos parasitas, devia comer a ração XPTO, a dona queria queixar-se das orelhas caídas.

Dogue Alemão, comprado sabe-se lá onde que me quiseram mostrar, O comprador "conhecia muito bem a raça" quando o vi, disse " que lindo cãozinho, é um dálmata ?"

Ou seja, pode existir falta de honestidade destes "criadores" mas... os donos nada sabem nem se informam.

É como um puto da Vobis que me quis vender memória que não dava para a minha motherboard.

CAVEAT EMPTOR

Como dizia o Barnum , a cada minuto nasce um papalvo :)
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

sábado mai 29, 2004 3:20 pm

CasadeAnaval Escreveu: Agora os OUTROS exemplos...

Uma senhora que conheço ( vizinha) comprou um buldogue inglês por 1300 euros. Não conhecia a raça, foi ao criador e levou-o. Estava a dar-lhe de alimentação bifes da vazia temperados com sal, restos de comida e bolos: não sabia dos problemas especificos da raça.... o marido concordara com a aquisção porque queria usá-lo na caça...

Outra foi a um veterinário com um boxer que comprou por 400 euros. O boxer não era boxer, era uma cruza de perdigueiro, ao que parece. Não sabia que lhe dar de comer, conhecia bem a raça, os boxers eram usados pobreznhos para sacos de pancada dos lutadores ( Ai o Marquês de Queensberry).

Pastor alemão comprado a vendedor "conceituado", já tnha levado a "vacina" dos parasitas, devia comer a ração XPTO, a dona queria queixar-se das orelhas caídas.

Dogue Alemão, comprado sabe-se lá onde que me quiseram mostrar, O comprador "conhecia muito bem a raça" quando o vi, disse " que lindo cãozinho, é um dálmata ?"
:lol: :lol: :lol:

Mas infelizmente é a mais pura das verdades Vasco...

Claro que concordo com tudo o que disses-te...
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
noInfo
Membro Veterano
Registado: segunda mai 24, 2004 11:36 pm

sábado mai 29, 2004 4:22 pm

......para ñ falar dos Abandonos onde uma das mts e mais frequentes causas são os problemas de saude q os cães contraem devido á ingenuidade dos donos que os adquirem sem ter qualquer noção do que é a manutenção de um canideo e da total ausencia de conhecimentos das caracteristicas e das necessidades quando se trata de uma raça especifica....

resultado: doença=preocupações / abandono=fim de preocupações
infelizmente mt gente tem essa mentalidade...

Imagem
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

sábado mai 29, 2004 7:27 pm

Eu já comprei 2anos de revista cães e companhia, e graças àquela revista já consegui saber os hábitos de muitos cães, e quais combinam ou ñ comigo!!!
Muita gente k devia verificar kual a raça k mais lhe corresponde e saber dela, para depois ser um dono feliz de um cão contente!!!
CasadeAnaval
Membro Veterano

sábado mai 29, 2004 7:51 pm

leoa_nova_ Escreveu: Eu já comprei 2anos de revista cães e companhia, e graças àquela revista já consegui saber os hábitos de muitos cães, e quais combinam ou ñ comigo!!!
Muita gente k devia verificar kual a raça k mais lhe corresponde e saber dela, para depois ser um dono feliz de um cão contente!!!
Bsstava comprar um ano, porque aquilo repete-se todos os anos ;)
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
isabelnobre
Membro Veterano
Registado: sábado jan 25, 2003 1:09 am

sábado mai 29, 2004 8:20 pm

Eu acho que é culpa dos dois, comprador e criador.
Se por um lado o comprador compra porque acha que são muito giros e combinam com o carro, por outro lado o criador deveria de falar sobre a raça, até porque não se entrega um filho a ninguém sem fazer uma serie de recomendações. Acho que para um criador cada cão que sai é como se fosse uma espécie de filho.
Por outro lado parace.me que as pessoas gostam de ser enganadas.

Tenho um conhecido que comprou um casal de boxers, a criadores diferentes porque segundo ele uma vez que quer fazer criação para pagar os cães, o clube não aceita se forem irmãos e por isso não comprou no mesmo lado.
Despiste de displasia da anca nem sabia o que era, só viu o pai que morava em um sitio e a "maternidade" onde estava a mãe era em outra casa. Perguntei se vinha com chip, disse-me que não porque o criador lhe disse que fazia mal aos cachorros levarem chip antes de um ano de idade :o mais ou menos.
Tudo isto me pareceu muito estranho e resolvi alerta-lo para tomar cuidado e pedir uma segunda opinião, porque isto foi antes de trazer os cachorros para casa.
Resposta dele:Tenho uma amiga minha que é VETERINÁRIA e que me disse exactamente o mesmo que o CRIADOR.

Ora bem toma lá que é para aprenderes a não tentar ajudar ninguém, como não sou veterinária não tenho voto na matéria.
amarg
Membro Veterano
Registado: domingo mar 30, 2003 11:21 pm
Contacto:

sábado mai 29, 2004 11:35 pm

CasadeAnaval Escreveu: Sim, é verdade, a grande maioria dos "criadores" de Portugal não sabe grande coisa sobre a raça, não conhecem história da raça ( essencial), não conhecem o estalão ( preciso de dzer que é essencal ?),
Nem o básico sabem!

O estalão é um grande problema, é preferível a ignorância, depois ainda descobriam que os seus cães não têm nada a ver com a raça em questão....

Os compradores têm culpa, muitos são enganados porque querem. Mas se quem faz criação fosse controlado como deve ser nada disto acontecia.
luisisn
Membro
Registado: quarta jul 02, 2003 2:22 pm
Contacto:

sábado mai 29, 2004 11:39 pm

concordo tb com a falta de informaçao das pessoas que vao comprar caes. e discordo em pagar por eles existe muitos por ai degraça.
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

domingo mai 30, 2004 1:15 am

isabelnobre Escreveu: Perguntei se vinha com chip, disse-me que não porque o criador lhe disse que fazia mal aos cachorros levarem chip antes de um ano de idade :o mais ou menos.
Tudo isto me pareceu muito estranho e resolvi alerta-lo para tomar cuidado e pedir uma segunda opinião, porque isto foi antes de trazer os cachorros para casa.
Resposta dele:Tenho uma amiga minha que é VETERINÁRIA e que me disse exactamente o mesmo que o CRIADOR.

E o que a gente aprende neste fórum!
E não é que descobri agora qual a razão dos meus cães não baterem bem da bolha? ehehehh
Isabel
MNA
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 6:39 pm

domingo mai 30, 2004 6:48 am

Vejam o tópico do Biruti PUG, é para rir ou para chorar?
CasadeAnaval
Membro Veterano

domingo mai 30, 2004 6:07 pm

MNA Escreveu: Vejam o tópico do Biruti PUG, é para rir ou para chorar?
Comparado com os seus ? Acho que a menina devia ficar calada ;)
AndLemos
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm

segunda mai 31, 2004 9:47 am

Antes de comprar a Ruca (Dogue de Bordéus), lia muito sobre a raça, achava um cão imensamente lindo mas nunca tinha visto um, por isso ía-me informando como podia sobre as suas características e tudo mais, até comprar mesmo um demorei, sei lá, para aí uns 3/4 anos.
Vi os criadores existentes e fui visitar o canil, conversei com o criador, acho que lá devo ter passado a tarde quase inteira (e não me apetecia nada ir embora).

Devo ser daquelas chatas que faz imensas perguntas, brinca uma data de tempo com os cães, e nunca mais vai embora.
Agora a sério, fiquei muito tempo a conversar com o criador, e ele não se importou nada. Foi uma boa experiencia para mim.

Depois fui lá novamente e à terceira vez lá trouxe a minha Ruquita.

Com relação ao conhecimento da raça, sabia o que lia, o que conversei com o criador, se calhar há defeitos que possam haver que só pessoas experientese batidas no assunto podem detectar e aí não duvido que poderia ser enganada a não ser que fosse algo obvio.

Fui sincera naquilo que queria e pedi sinceridade, todas as dúvidas que tive falei com o criador, algumas vezes com o Nuno, mas tudo correu bem e estou muito satisfeita.

Quando se tem um novo cão, até para que já tem outro ou outros cães, há sempre uma fase de adaptação nossa e do cão há nova vida é sempre um pouquinho complicado no início.

Aprendi com a experiência e pelo menos é uma opinião pessoal, num cão nem só a beleza é importante, para mim a beleza é até secundária gosto dos cães pelo carácter.

Adoro a raça Dogue de Bordéus e ainda, neste momento pela beleza, umas quantas. Para os próximos tempos não penso adquirir outro cão, gosto muito do Mastin Napolitano e Dogue Alemão (qualquer dia vou chatear o Vasco)

Em relação às categorias de donos que o Vasco dividiu, tenho a dizer que tento sempre aprender, há pessoas aqui no fórum que sabem mesmo muito, de longe mais que eu e que embora alguns foristas os acusem de sabichões, com a mania que sabem tudo e que os restantes participantes não ousam contrariá-los (normalmente são participantes que andam cá à dois dias) nalguns tenho muita consideração, nem sempre estou de acordo, mas nalguns casos também sei dar o braço a torcer.
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

segunda mai 31, 2004 10:37 am

luisisn Escreveu: concordo tb com a falta de informaçao das pessoas que vao comprar caes. e discordo em pagar por eles existe muitos por ai degraça.
Queria dizer "de graça" ou "desgraça". Concordo com a "desgraça".
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
AndLemos
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm

segunda mai 31, 2004 10:39 am

casadotrevo Escreveu:
luisisn Escreveu: concordo tb com a falta de informaçao das pessoas que vao comprar caes. e discordo em pagar por eles existe muitos por ai degraça.
Queria dizer "de graça" ou "desgraça". Concordo com a "desgraça".
Essa foi bem apanhada
:D :D :D
casadofarol
Membro Veterano
Registado: segunda fev 09, 2004 11:16 am

segunda mai 31, 2004 12:57 pm

Eu passo-me com as pessoas que confundem Golden com Labradores, acham que é a mesma coisa, tanto faz, o que for mais barato :evil: :evil: :evil:
Responder

Voltar para “Cães”