Desparatização - frequência mensal?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Bryda
Membro
Registado: segunda jan 27, 2003 10:36 am

segunda mai 31, 2004 9:35 am

Olá a todos

Este fim de semana fui ao veterinário com o Frodo (já tem 2 anos) e a veterinária sugeriu que começasse a fazer a desparatização todos os meses, referindo que em Carnaxide (onde resido) existem muito cães :o será mesmo necessário? normalmente faço de 6 em 6 meses, talvez reduzisse o periodo para 3 meses, mas mensalmente?

Quais são os periodos que utilizam com os vossos cachorros?

Obrigado
Bryda
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

segunda mai 31, 2004 9:42 am

Bryda Escreveu: Este fim de semana fui ao veterinário com o Frodo (já tem 2 anos) e a veterinária sugeriu que começasse a fazer a desparatização todos os meses, referindo que em Carnaxide (onde resido) existem muito cães :o será mesmo necessário? normalmente faço de 6 em 6 meses, talvez reduzisse o periodo para 3 meses, mas mensalmente?
Num cão adulto, para lombrigas e Ténias, acredito que de 3 em 3 meses chegue, agora se quiser prevenir a Dirofilariose terá que ser mensalmente, passando assim a desparasitar lombrigas também mensalmente (a subst. que previne a Dirofilária tem efeito sobre a lombigas). Não seria disto que a Vet lhe estaria a falar ?
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

segunda mai 31, 2004 9:45 am

O meu é desparasitado de três em três meses...
Sá até aos seis meses é que foi desparasitado mensalmente :roll:
Nunca ouvi falar de cães adultos desparasitados mensalmente,mas a sua Veterinária lá saberá a razão... :roll:
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
Bryda
Membro

segunda mai 31, 2004 9:49 am

A questão é mesmo essa... a única explicação foi o facto de existir um grande nº de cães a passearem nos mesmos locais...

Já agora o que é Dirofilária?

Obrigado
Bryda
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

segunda mai 31, 2004 9:56 am

Bryda Escreveu: Já agora o que é Dirofilária?
Visite o site "enciclopédico" do nel. ;)

http://whippetp.no.sapo.pt/dirofilariose.htm
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

segunda mai 31, 2004 9:58 am

Olá

Eu sigo o conselho do veterinário e não me preocupo muito com este aspecto. Os meus cães são desparasitados (desparasitação interna) de seis em seis meses.

Julgo que este período (seis meses) corresponderá sensivelmente ao ciclo de vida dos parasitas, pelo que não será necessário encurtar esse tempo para três meses...

Não compreendo o que poderá justificar uma desparasitação mensal, mas como disse o Rainbow, isso é da competência do veterinário. É provável que a frequência tenha a ver com o tipo de medicamento...
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Bryda
Membro

segunda mai 31, 2004 10:10 am

CasadoTrevo obrigado pela dica :)

Pelo que li, esta doença é transmitida pela picada de musquito e não pela passagem de locais com muito animais, logo pela explicação da veterinária, não me parece que ela tivesse esta doença em mente.

De qualquer forma, estou a pensar em pedir 2ª opinião a outro veterinário. Eu não apologista de tomar ou dar medicamentos à toa.

Obrigado pela ajuda :)
Bryda
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

segunda mai 31, 2004 10:17 am

Bryda Escreveu: CasadoTrevo obrigado pela dica :)

Pelo que li, esta doença é transmitida pela picada de musquito e não pela passagem de locais com muito animais, logo pela explicação da veterinária, não me parece que ela tivesse esta doença em mente.
Pois, eu não sei. Só perguntei porque é o unico caso que conheço em que se deve usar uma prevenção mensal em cães adultos. ;)
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

segunda mai 31, 2004 10:25 am

Olá
Em relação à dirofilariose, de facto onde exixtem muitos cães há mais probabilidade de a doença se propagar. Mas o mosquito é sempre o agente trasmissor. O mosquito picando um cão infectado ficará em condições de transmitir a doença a um cão são e assim sucessivamente. Claro que se existirem muitos cães numa zona onde não há mosquitos, o perigo não existe, mas todo o cuidado é pouco e mais vale prevenir.
E uma das prevenções consiste em evitar expor o cão a certas zonas infestadas de mosquitos, junto de águas paradas, de manhã cedo e ao fim da tarde. Em zonas onde há muita mosquitada convém usar uma coleira antiparasitária, que previne (não a 100%) tanto a dirofilariose como a leishemaniose, que infelizmente se está a espalhar de forma preocupante no nosso país.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Bryda
Membro

segunda mai 31, 2004 10:35 am

Nel muito obrigado pela sua explicação.

Mas acho que em carnaxide não existem muitos musquitos.
Já agora aproveito para felicitá-lo pelo seu site, muito bem construido e completo.

Cumprimentos
Bryda
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

segunda mai 31, 2004 10:42 am

Bryda Escreveu: Mas acho que em carnaxide não existem muitos musquitos.
Já agora aproveito para felicitá-lo pelo seu site, muito bem construido e completo.
Olhe que existem, deixe lá vir o Verão a sério e vai ver. Mas em Carnaxide o pior é a Leishmaniose, cães infectados é ao pontapé.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda mai 31, 2004 10:43 am

Eu acho um exagero. Uma frequência dessas só para cachorros. Em adultos é razoável de 6 em 6 meses ou 4 em 4 meses.

Tenha cuidado também com as pulgas, elas transmitem uma ténia, o Dipylidium caninum e portanto se o cão tiver pulgas a desparasitação interna deve ser mais frequente.

Este site é bastante informativo:

http://www.hospvetporto.pt/v2.0/html?a= ... talhe&c=26
amarg
Membro Veterano
Registado: domingo mar 30, 2003 11:21 pm
Contacto:

segunda mai 31, 2004 11:09 pm

Elsa Escreveu: Eu acho um exagero. Uma frequência dessas só para cachorros. Em adultos é razoável de 6 em 6 meses ou 4 em 4 meses.
Não é preferível nos cães adultos fazer primeiro a análise e só desparazitar se fôr necessário?
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda mai 31, 2004 11:27 pm

Pode fazer isso, mas os falsos negativos são muito frequentes. São as chamadas infecções ocultas. A análise pode não coincidir com um ciclo de postura, com a colónia de parasitas ser de um só sexo, os ovos serem numa quantidade indectectável, etc...

Eu acho mais seguro desparasitar de vez enquando, por via das dúvidas, mas quem acha que o método da análise é suficiente, não tenho nada contra.
amarg
Membro Veterano
Registado: domingo mar 30, 2003 11:21 pm
Contacto:

segunda mai 31, 2004 11:48 pm

Não sabia que as análises não eram seguras. De qualquer forma à minha cadela só foi feita a análise depois de uma desparatização e para confirmar que estava tudo bem, as fezes tinham qualquer coisa branca que continuou a aparecer mesmo depois da desparatização. E para saber se existia necessidade de uma desparatização aos restantes habitantes cá em casa.
Anda muito ao colo e todo cuidado é pouco...
Responder

Voltar para “Cães”