Vou reproduzir aqui o artigo 8º do Decreto Lei 312/2003 e gostava que, quem achar por bem ( olá AISD

Como será o entendimento desta parte da frase "...os cães potencialmente perigosos usados como guarda, defesa e maneio do gado em explorações agro-pecuárias"?Artigo 8.o
Medidas de segurança especiais na circulação1 — Os animais a que se refere este diploma não podem circular sozinhos na via pública ou em lugares
públicos, devendo sempre ser conduzidos por detentor maior de 16 anos.
2 — Sempre que o detentor necessite de circular na via pública ou em lugares públicos com os animais a que se refere este diploma, deve fazê-lo com meios de contenção adequados à espécie e à raça ou cruzamento de raças, nomeadamente caixas, jaulas ou gaiolas, ou açaimo funcional que não permita comer nem morder e, neste caso, devidamente seguro com trela curta até 1 m de comprimento, que deve estar fixa a coleira ou a peitoral.
3 — São excepcionados do disposto no número anterior os cães potencialmente perigosos usados como guarda, defesa e maneio do gado em explorações agro-pecuárias, bem como os usados durante provas de trabalho e desportivas e os detidos por organismos públicos
ou privados que os usem com finalidade de profilaxia ou terapia social.
4 — As câmaras municipais, no âmbito das suas competências, podem regular as condições de autorização de circulação e permanência de animais potencialmente perigosos e animais perigosos nas ruas, parques, jardins e outros locais públicos, podendo determinar, por razões
de segurança e ordem pública, as zonas onde seja proibida a sua permanência e circulação e, no que se refere a cães, também as zonas e horas em que a circulação é permitida, estabelecendo as condições em que esta se pode fazer sem o uso de trela ou açaimo funcional.
1. ....cães de guarda ou cães de defesa ou cães de maneio de gado em explorações agro-pecuárias?
ou
2. ....cães de guarda e defesa e maneio de gado.
Ou seja,
Trata-se de cães com 3 funções distintas, ou de cães que exerçam uma das 3 funções em explorações agro-pecuárias ? Faço-me entender?
Isto vai tudo de como se lê!!!! Se fizermos uma pausa na virgula e no "e", parece-me que é a primeira hipotese! Se lermos tudo corrido parece-me a segunda!
Aparentemente a segunda parte da frase já não me levantam as mesmas dúvidas...mas se for a ver a construção da frase é semelhante:
"...os usados durante provas de trabalho e desportivas e os detidos por organismos públicos ou privados que os usem com finalidade de profilaxia ou terapia social."
Trata-se de cães usados durante provas de trabalho ou provas desportivas ou cães detidos por orgainsmos públicos/privados
usados para profilaxia/terapia social?
ou
Trata-se de cães usados durante provas de trabalho e provas desportivas e cães detidos por orgainsmos públicos/privados
usados para profilaxia/terapia social?
Ou seja
Trata-se de cães com funções distintas, ou de cães que exerçam uma das funções mas que têm de exercer profilaxia ou terapia social? Embora isto pareça absurdo, faço-me entender?
Estou baralhado! A mim parece-me que para ser assim, teria de ter uma virgula antes de "que os usem com finalidade de....", e por isso o entendimento parece fácil logo de inicio. Mas na primeira parte da frase, para o entendimento ser o "2" não teria então de ter uma virgula também antes de ".., em explorações agro-pecuárias,..." ?
Alguem me ajuda a esclarecer isto?
Obrigado
Paulo C.