olá a todos ,
mais uma vez cá estou eu a pedir-vos opinião !
o meu Serra d´aires fez 11 mesinhos ontem , só que conforme ele vai ficando mais velhinho vou notando atitudes estranhas no comportamento dele , tipo , se pego na mangueira para regar as plantas ele encolhe-se de tal maneira que quase desaparece , atitude que eu não percebo , porque eu fui buscá-lo ao criador com 2 meses e nunca teve maus tratos da minha parte muito pelo contário é mimado demais ; quando saio com ele á rua ladra a toda a gente que se aproxima , gostava de saber qual a vossa opinião ou se conhecem algum caso parecido !
Cão medricas
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Está mal socializado. Provávelmente o criador não o socializou bem apartir das 3 semanas e você se calhar também não. A educação incorrecta pode fazer mais estragos na cabeça de um cão que maus tratos.
Um cachorro bem socializado não se assusta fácilmente, sente curiosidade. Gosta do contacto com estranhos amigáveis, não lhes ladra para se defender..
Estes são sites que falam sobre a socialização de cachorros dobermann. Aplica-se a todas as raças também. Aliás pode pesquisar na net sobre o assunto e existe toneladas de informação sobre socializar correctamente os cachorros.
http://www.dpca-breedered.com/superpuppy.htm
http://www.dpca-breedered.com/educate_pups.htm
Um cachorro bem socializado não se assusta fácilmente, sente curiosidade. Gosta do contacto com estranhos amigáveis, não lhes ladra para se defender..
Estes são sites que falam sobre a socialização de cachorros dobermann. Aplica-se a todas as raças também. Aliás pode pesquisar na net sobre o assunto e existe toneladas de informação sobre socializar correctamente os cachorros.
http://www.dpca-breedered.com/superpuppy.htm
http://www.dpca-breedered.com/educate_pups.htm
-
- Membro Veterano
- Localização: 1 pastora catalã (whispper) 1 cão da serra de aires (Marlon)
olá Elsa,
eu esqueci-me de dizer que tenho mais 3 cães em casa , que ele vai á rua todos os dias e convive com pessoas diariamente , teve a mesma sociabilização que os meus outros 3 cães e nenhum é assim , portanto não percebo !
eu esqueci-me de dizer que tenho mais 3 cães em casa , que ele vai á rua todos os dias e convive com pessoas diariamente , teve a mesma sociabilização que os meus outros 3 cães e nenhum é assim , portanto não percebo !
-
- Membro
- Registado: terça jun 01, 2004 4:29 pm
- Localização: 2 cachorros - o Serra e a Estrela, 1 gato - o Tico, 2 periquitos e 8 canários
Por acaso o cão não terá sido molhado com a mangueira??? Pode ter ficado ressentido com isso e agora ter medo...
Quanto ao ladrar às pessoas ... pode ter sido alguém que o assustou, pode estar a defender o que "é dele".
Eu tive uma cadela que nunca ladrava ... quando passava o carro do lixo, era uma desgraça (foi atropelada por um) e odiava pessoas vestidas de preto (soubemos que era uma senhora viúva que lhe atirava pedras porque tinha medo de cães).
Gelly
Quanto ao ladrar às pessoas ... pode ter sido alguém que o assustou, pode estar a defender o que "é dele".
Eu tive uma cadela que nunca ladrava ... quando passava o carro do lixo, era uma desgraça (foi atropelada por um) e odiava pessoas vestidas de preto (soubemos que era uma senhora viúva que lhe atirava pedras porque tinha medo de cães).
Gelly
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 25, 2003 1:09 am
Tente mostrar-lhe aos pouquinhos que as pessoas não são más. A minha míuda pequena também tinha algum medo de homens, de míudos de bicicleta, de barulhos, nada de estraordinário mas tinha de lhos tirar.
Aos poucos fui e ainda hoje vou fazendo com que perca o medo com comida, os gajos são uns vendidos
. Em relação á mangueira tente aos poucos quando a mangueira estiver desligada mostar a mangueira,, abaixo da cabeça dela, para ser menos ameaçador. Faça-o ter vontade de ver o que é a mangueira e mostrar-lhe que não faz mal. Como se faz aos míudos pequenos. Agora se ele é medroso é preciso ter cuidado para não estragar o trabalho. Aos pouquinhos tentar socializar o seu cão, nada de coisas á bruta como levá-lo para o meio de um mercado, porque isso no meu entender é um bocado ou vai ou racha, pode dar bom resultado, mas pode dar um péssimo resultado e aí ser muito mais complicado. Esta é a minha opinião, não sou grande expert mas no meu caso tem resultado.
Muita paciência!
Ou então é agarrar nele e falar com um entendido e ir com ele a uma escola de treino.
Aos poucos fui e ainda hoje vou fazendo com que perca o medo com comida, os gajos são uns vendidos

Muita paciência!
Ou então é agarrar nele e falar com um entendido e ir com ele a uma escola de treino.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça mar 02, 2004 5:18 pm
- Localização: Oskar ( Serra de Aires) por enquanto.... vem aí uma mana a caminho....
Sonja, eu tb já tive alguns problemas de socialização com o Oskar ( ate mordeu num sr.. brasileiro, ate coloquei um post aqui na altura).
Agora é vê-lo a correr para os vizinhos, familia, amigos caninos, etc.
é um cão hiper feliz!
O meu tem medo da vassoura e da esfregona, apenas.... Já lhe demonstrei que não tem de ter medo dos 2 utensilios, e já esta um pouquito melhor.... mas continua a desviar-se delas.
Segue o conselho da Elsa, e verifica as informações que os sites te oferecem.
Eu tb li e pesquisei, para tratar da melhor forma o Oskar.
Boa pesquisa e Melhores resultados!
Agora é vê-lo a correr para os vizinhos, familia, amigos caninos, etc.
é um cão hiper feliz!
O meu tem medo da vassoura e da esfregona, apenas.... Já lhe demonstrei que não tem de ter medo dos 2 utensilios, e já esta um pouquito melhor.... mas continua a desviar-se delas.
Segue o conselho da Elsa, e verifica as informações que os sites te oferecem.
Eu tb li e pesquisei, para tratar da melhor forma o Oskar.
Boa pesquisa e Melhores resultados!
-
- Membro Veterano
- Localização: 1 pastora catalã (whispper) 1 cão da serra de aires (Marlon)
obrigado a todos pelas vossas opiníões,
vou continuar a trabalhar com o meu menino para que ele perca aqueles medos todos e também já falei com um amigo que treina cães que diz que esta é a melhor altura para começar a treiná-lo , então vai começar a dar-lhe aulas , para ver se ele deixa de ser tão dependente de mim !
vou continuar a trabalhar com o meu menino para que ele perca aqueles medos todos e também já falei com um amigo que treina cães que diz que esta é a melhor altura para começar a treiná-lo , então vai começar a dar-lhe aulas , para ver se ele deixa de ser tão dependente de mim !
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm
Eu acho que a actitude do dono tambem é importante nestes casos, a Sonia devia mostrar ao seu cachorro, com a sua actitude, que não há motivo para se ter medo.
Pensei nisto mesmo ontem porque começaram a fazer obras num predio ao pé do meu apartamento e o barulho das máquinas fez com que o meu Dylan acordasse da soneca da tarde em pánico, começou logo a ladrar e chegou ao pé de mim (que estava a trabalhar no computador), eu fiz-lhe uma festinha, dei-lhe umas palmadas no lombo (ele gosta disso) e não liguei mais, continuei a escrever.
Ele ficou um bocado a andar daqui para ali, olhava para mim a ver o que era que eu fazia quando se ouvia o barulho novamente, eu não fazia nada, só continuava a escrever, quando ele chegava ao pé de mim e punha o focinho na minha coxa dava-lhe umas palmadinhas como faço sempre, sem olhar para ele.
Ao fim calmou-se e deitou-se baixo da minha cadeira, ainda acordava assustado quando voltava a ouvir-se o barulho, mas já não ladrava e finalmente ficou dormido. Hoje de manhá, quando começaram com o barulho novamente (é uma chatice danada), ele já não fez nada, acho que já sabia que aquilo não era perigoso para nossa matilha
Tenho notado que quando passa qualquer coisa nova ou diferente das coisas do dia a dia ele olha para mim, a ver o que é que eu faço perante aquilo que esta a acontecer. Mas claro que o meu cão não é um cão de guarda, não é suposto ele dar aviso de nada, e posso garantir que quando o gajo esta a dormir não da mesmo aviso de nada
Alicia
Pensei nisto mesmo ontem porque começaram a fazer obras num predio ao pé do meu apartamento e o barulho das máquinas fez com que o meu Dylan acordasse da soneca da tarde em pánico, começou logo a ladrar e chegou ao pé de mim (que estava a trabalhar no computador), eu fiz-lhe uma festinha, dei-lhe umas palmadas no lombo (ele gosta disso) e não liguei mais, continuei a escrever.
Ele ficou um bocado a andar daqui para ali, olhava para mim a ver o que era que eu fazia quando se ouvia o barulho novamente, eu não fazia nada, só continuava a escrever, quando ele chegava ao pé de mim e punha o focinho na minha coxa dava-lhe umas palmadinhas como faço sempre, sem olhar para ele.
Ao fim calmou-se e deitou-se baixo da minha cadeira, ainda acordava assustado quando voltava a ouvir-se o barulho, mas já não ladrava e finalmente ficou dormido. Hoje de manhá, quando começaram com o barulho novamente (é uma chatice danada), ele já não fez nada, acho que já sabia que aquilo não era perigoso para nossa matilha

Tenho notado que quando passa qualquer coisa nova ou diferente das coisas do dia a dia ele olha para mim, a ver o que é que eu faço perante aquilo que esta a acontecer. Mas claro que o meu cão não é um cão de guarda, não é suposto ele dar aviso de nada, e posso garantir que quando o gajo esta a dormir não da mesmo aviso de nada

Alicia
-
- Membro Júnior
- Registado: quinta mar 11, 2004 11:07 am
Olá,
a minha cadela tb nunca foi maltratada por nós, veio da rua com 1 mês e meio e actualmente é uma medricas, tem medo da vassoura, do balde e da esfregona e de qq aspirador.
ladra a quem não conhece...mas depois de conhecer é só lambidelas...
normalmente só ladra aos homens... (refilo sempre com ela, pq as pessoas ficam com medo) mas se os homens tiverem cão atira-se logo para os pés de barriga para cima para levar umas festinhas...nunca me preocupei seriamente com o assunto pq tenho a certeza que ela não morde em ninguém e ladra pq não conhece.
estou de acordo quanto às aulas, se puder vá em frente...
a minha cadela tb nunca foi maltratada por nós, veio da rua com 1 mês e meio e actualmente é uma medricas, tem medo da vassoura, do balde e da esfregona e de qq aspirador.
ladra a quem não conhece...mas depois de conhecer é só lambidelas...
normalmente só ladra aos homens... (refilo sempre com ela, pq as pessoas ficam com medo) mas se os homens tiverem cão atira-se logo para os pés de barriga para cima para levar umas festinhas...nunca me preocupei seriamente com o assunto pq tenho a certeza que ela não morde em ninguém e ladra pq não conhece.
estou de acordo quanto às aulas, se puder vá em frente...
-
- Membro
- Registado: segunda mar 15, 2004 11:30 am
- Contacto:
Eu tenho uma pitbull e esta não tem medo de nada, apesar de eu achar que não lhe dei toda a socialização que devia, é mesmo uma raça excelente. Mas voltando ao tópico em questão, acho que o mais importante é o cão passar muitas horas com o dono e estar com ele em tudo o que este faz, de modo a que vendo o dono fazer alguma coisa muitas vezes, de certeza que há-de perder o medo!