Ranking de inteligência das raças de cães
Moderador: mcerqueira
-
- Membro
- Registado: sexta mar 22, 2002 4:06 pm
- Contacto:
Atenção que o que esta em primeiro eo que eta em ultimo tem muito pouco de diferença. ou seja, nenhum é burro, apenas o primeiro chega aos 99% e o ultimo aos 95%.
Digo eu, e acho que prefiro pensar assim.
Digo eu, e acho que prefiro pensar assim.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Realmente não sei.
O Labrador é sempre considerado dos cães mais inteligentes mas realmente ao que se referem é obediência e capacidade de compreender o que se espera dele.
Não acho que seja uma boa definição para inteligência.
Não será mais inteligente o cão que leva a dele ávante (chama-se a isto, normalmente, teimosia) do que o que faz o que se espera dele ?
E os manhosos ?
Conheço uma história de um - proibidíssimo de ir à cama dos donos - que ao sentir a chave na porta (ou talvez o som do carro) dos donos corria para a sala e era daí que saía quando os donos entravam.Mas a cama dos mesmos estava quente com o corpinho dele (era um Basset Hound).
Penso que para avaliar a inteligência de um cão só criando uma sucessão de ordens cada vez mais complexas e tentando avaliar se ele as compreende ou não.(compreende, não se obedece).
De resto as diferenças não são significativas (nem mesmo nesta escala - mas há outras escalas) e muito depende da motivação que o dono dá ao animal.
O border collie é, em todas as escalas que conheço, considerado o mais inteligente mas é dos poucos que ainda hoje é considerado um cão de trabalho (pastoreio de ovelhas) - ié, um cão que tem mais membros a trabalhar efectivamente do que a servirem de cães de companhia.
Possivelmente isto faz a diferença !
De resto, a avaliar pela capacidade de sobrevivência num meio adverso,
os SRD batem-nos a todos.
O Labrador é sempre considerado dos cães mais inteligentes mas realmente ao que se referem é obediência e capacidade de compreender o que se espera dele.
Não acho que seja uma boa definição para inteligência.
Não será mais inteligente o cão que leva a dele ávante (chama-se a isto, normalmente, teimosia) do que o que faz o que se espera dele ?
E os manhosos ?
Conheço uma história de um - proibidíssimo de ir à cama dos donos - que ao sentir a chave na porta (ou talvez o som do carro) dos donos corria para a sala e era daí que saía quando os donos entravam.Mas a cama dos mesmos estava quente com o corpinho dele (era um Basset Hound).
Penso que para avaliar a inteligência de um cão só criando uma sucessão de ordens cada vez mais complexas e tentando avaliar se ele as compreende ou não.(compreende, não se obedece).
De resto as diferenças não são significativas (nem mesmo nesta escala - mas há outras escalas) e muito depende da motivação que o dono dá ao animal.
O border collie é, em todas as escalas que conheço, considerado o mais inteligente mas é dos poucos que ainda hoje é considerado um cão de trabalho (pastoreio de ovelhas) - ié, um cão que tem mais membros a trabalhar efectivamente do que a servirem de cães de companhia.
De resto, a avaliar pela capacidade de sobrevivência num meio adverso,
os SRD batem-nos a todos.
Oi!
Tenho um Huskey e acho que aquilo que vem na tabela é absurdo, pois estive numa escola de treino e o meu companheiro aprendeu bastante depressa tudo aquilo que foi ensinado. O problema é que precisou do insentivo correcto (montes e montes de goluseimas).
Acredito que nao ha caes burros ou inteligentes, cada um tem a sua personalidade, o seu ponto forte e o seu ponto fraco.
Comprimentos
Li-Hu
Tenho um Huskey e acho que aquilo que vem na tabela é absurdo, pois estive numa escola de treino e o meu companheiro aprendeu bastante depressa tudo aquilo que foi ensinado. O problema é que precisou do insentivo correcto (montes e montes de goluseimas).
Acredito que nao ha caes burros ou inteligentes, cada um tem a sua personalidade, o seu ponto forte e o seu ponto fraco.
Comprimentos
Li-Hu
Olá a todos
Afinal, mais uma vez, as raças Portuguesas não estão mencionadas. Será que serão desconhecidas p/ estes "craques" ou então, não terão inteligência!!!
O meu labrador está em 7º lugar. Só, e eu que o achava mais esperto de todos!
E o Fila de São Miguel, nem sequer falaram dele. Acho que vai protestar! Ele que nem veja isto, senão vai se recusar a guardar as vacas! E com razão, claro.
Bhaaaa.... não gostei de todo! Elitista demasiado.
Afinal, mais uma vez, as raças Portuguesas não estão mencionadas. Será que serão desconhecidas p/ estes "craques" ou então, não terão inteligência!!!
O meu labrador está em 7º lugar. Só, e eu que o achava mais esperto de todos!
E o Fila de São Miguel, nem sequer falaram dele. Acho que vai protestar! Ele que nem veja isto, senão vai se recusar a guardar as vacas! E com razão, claro.
Bhaaaa.... não gostei de todo! Elitista demasiado.

-
- Membro
- Registado: quarta jul 03, 2002 1:27 am
- Contacto:
há uma teoria que defense que os cães mais inteligentes são masi dificies de treinar porque se tornam teimosos, pois sabem o que querem, devido à inteligencia... não sei se é verdade ou não foi o que li... mas tendo em conta esta lista muito suspeito...
O emu Pi com 3 meses sabe o que significa senta, deita, dá a pata, junto, e fica, e por incrivel que pareça em agility já sabe o que significa fura já faz mangueira e tunel... nesse caso depreendo que o meu cão é muito inteligente...

O emu Pi com 3 meses sabe o que significa senta, deita, dá a pata, junto, e fica, e por incrivel que pareça em agility já sabe o que significa fura já faz mangueira e tunel... nesse caso depreendo que o meu cão é muito inteligente...

-
- Membro
- Registado: segunda mar 18, 2002 1:25 pm
Ainda bem que a minha samoieda não estava por perto...
Ia ter que lidar com uma cadela complexada!
Esta classificação faz-me lembrar outras que não são
nada dignificantes para os humanos... estilo raça
ariana...
Não concordo e não é pela minha cadela, mas porque em
cada raça existem indíviduos e quer-me parecer que o
desenvolvimento da massa cinzenta é pessoal e intransmissível.
Além do mais conheço exemplares brilhantes de raças
qualificadas como "burras"!
Nã...............
Ia ter que lidar com uma cadela complexada!
Esta classificação faz-me lembrar outras que não são
nada dignificantes para os humanos... estilo raça
ariana...
Não concordo e não é pela minha cadela, mas porque em
cada raça existem indíviduos e quer-me parecer que o
desenvolvimento da massa cinzenta é pessoal e intransmissível.
Além do mais conheço exemplares brilhantes de raças
qualificadas como "burras"!
Nã...............
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
- Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
- Contacto:
9º lugar.... enfim lá me terei de contentar com o facto da a foto escolhida no site não ser de um Collie mas de um Rottweiler!
Mas acho que este “ranking” não tem muito a ver com inteligência mas mais com trainabilidade convencional. Pois mesmo o terno trainabiliadade é muito vago, pois cada cão têm um método que se lhe adapta melhor (minha opinião).
Por exemplo os Bulldogs Ingleses, são normalmente considerados como intreinaveis! Dai a sua posição no final da tabela. No entanto estive a ler um livro da Betty Fisher e os seus Bulldogs ganharam um sem numero de prémios de obediência, alguns deles chegaram o titulo máximo de obediência. (Se não estou em erro foi esta senhora a primeira ganhar um titulo em obediência nos EUA com um Bulldog). Isto porque o método que ela aplica aos cães é diferente do normal, mais focado em raças muito independentes ou com pouco instinto de agradar.

Mas acho que este “ranking” não tem muito a ver com inteligência mas mais com trainabilidade convencional. Pois mesmo o terno trainabiliadade é muito vago, pois cada cão têm um método que se lhe adapta melhor (minha opinião).
Por exemplo os Bulldogs Ingleses, são normalmente considerados como intreinaveis! Dai a sua posição no final da tabela. No entanto estive a ler um livro da Betty Fisher e os seus Bulldogs ganharam um sem numero de prémios de obediência, alguns deles chegaram o titulo máximo de obediência. (Se não estou em erro foi esta senhora a primeira ganhar um titulo em obediência nos EUA com um Bulldog). Isto porque o método que ela aplica aos cães é diferente do normal, mais focado em raças muito independentes ou com pouco instinto de agradar.
Olás,
Já aqui tudo foi dito, mas deixem-me so contrariar dois pormenores
Não tem necessariamente com a populaçao de cães que ainda trabalham nos campos, mas com as proprias caracteristicas da raça
Pensem um pouco e haverá logica alguma para estarem incluidas raças portuguesas neste "ranking" ?
Este ranking foi elaborado por brasileiros - America do Sul. As raças portuguesas são extremamente raras em todo o continente Africano, excepto do cão de agua devido aos americanos (justificamdo-se assim a sua inclusao nesse ranking), de tal modo que a amostra de caes de raças portugueses com que iriam trabalhar iria ser reduzida e nao daria para generalizar. Prefiro ver as raças portuguesas ausentes, do que falar delas a torto e a direito sem jeito algum, só as prejudicando !
Já aqui tudo foi dito, mas deixem-me so contrariar dois pormenores
O border é um cão extremamente obediente para quem tem mão nele. É considerado o "Formula 1" dos cães. Nem todos os donos têm pedalada para ele, mas os que têm conseguem-o levar ao topo.O border collie é, em todas as escalas que conheço, considerado o mais inteligente mas é dos poucos que ainda hoje é considerado um cão de trabalho (pastoreio de ovelhas) - ié, um cão que tem mais membros a trabalhar efectivamente do que a servirem de cães de companhia.
Não tem necessariamente com a populaçao de cães que ainda trabalham nos campos, mas com as proprias caracteristicas da raça
Desde há um tempo para quem, a toda a oportunidade caida do céu critica-se a forma como se fala das raças portuguesas. Algumas com razao, outras sem razao nenhuma !Afinal, mais uma vez, as raças Portuguesas não estão mencionadas. Será que serão desconhecidas p/ estes "craques" ou então, não terão inteligência!!!
Pensem um pouco e haverá logica alguma para estarem incluidas raças portuguesas neste "ranking" ?
Este ranking foi elaborado por brasileiros - America do Sul. As raças portuguesas são extremamente raras em todo o continente Africano, excepto do cão de agua devido aos americanos (justificamdo-se assim a sua inclusao nesse ranking), de tal modo que a amostra de caes de raças portugueses com que iriam trabalhar iria ser reduzida e nao daria para generalizar. Prefiro ver as raças portuguesas ausentes, do que falar delas a torto e a direito sem jeito algum, só as prejudicando !
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
-
- Membro Veterano
- Registado: terça abr 30, 2002 1:24 pm
(Eu vou-me babar toda, abram os chapéus pessoal)
2º Lugar para Caniche - Yara
- Discurso, discurso, discurso... (o público aplaude)
- Queria agradecer a todos os que contribuiram para que a minha Yara tivesse este honroso 2º lugar, e que tornarei a deixá-la ter a inteligência que lhe apetecer, e a ter os bonecos espalhados por tudo quanto é sitio, incluindo as bolas dentro dos meus sapatos.
Obrigado a todo o público, e a Yara tb agradece (béu béu), obrigado, obrigado meu povo.
Desculpem mas achei que deveria agradecer
Eu acho que todos os animais (de raça ou srd) são inteligentes.
Bjs
2º Lugar para Caniche - Yara
- Discurso, discurso, discurso... (o público aplaude)
- Queria agradecer a todos os que contribuiram para que a minha Yara tivesse este honroso 2º lugar, e que tornarei a deixá-la ter a inteligência que lhe apetecer, e a ter os bonecos espalhados por tudo quanto é sitio, incluindo as bolas dentro dos meus sapatos.

Desculpem mas achei que deveria agradecer

Eu acho que todos os animais (de raça ou srd) são inteligentes.
Bjs
<strong>Os meus cães são o centro do meu mundo. 
Carla</strong>

Carla</strong>