Ranking de inteligência das raças de cães

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

ruines
Membro
Registado: sexta mar 22, 2002 4:06 pm
Contacto:

sexta set 13, 2002 4:48 pm

Atenção que o que esta em primeiro eo que eta em ultimo tem muito pouco de diferença. ou seja, nenhum é burro, apenas o primeiro chega aos 99% e o ultimo aos 95%.
Digo eu, e acho que prefiro pensar assim.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta set 13, 2002 5:26 pm

Realmente não sei.
O Labrador é sempre considerado dos cães mais inteligentes mas realmente ao que se referem é obediência e capacidade de compreender o que se espera dele.
Não acho que seja uma boa definição para inteligência.
Não será mais inteligente o cão que leva a dele ávante (chama-se a isto, normalmente, teimosia) do que o que faz o que se espera dele ?
E os manhosos ?
Conheço uma história de um - proibidíssimo de ir à cama dos donos - que ao sentir a chave na porta (ou talvez o som do carro) dos donos corria para a sala e era daí que saía quando os donos entravam.Mas a cama dos mesmos estava quente com o corpinho dele (era um Basset Hound).

Penso que para avaliar a inteligência de um cão só criando uma sucessão de ordens cada vez mais complexas e tentando avaliar se ele as compreende ou não.(compreende, não se obedece).
De resto as diferenças não são significativas (nem mesmo nesta escala - mas há outras escalas) e muito depende da motivação que o dono dá ao animal.

O border collie é, em todas as escalas que conheço, considerado o mais inteligente mas é dos poucos que ainda hoje é considerado um cão de trabalho (pastoreio de ovelhas) - ié, um cão que tem mais membros a trabalhar efectivamente do que a servirem de cães de companhia.
Possivelmente isto faz a diferença !

De resto, a avaliar pela capacidade de sobrevivência num meio adverso,
os SRD batem-nos a todos.
li-hu
Registado: quinta set 12, 2002 7:21 pm

sexta set 13, 2002 8:04 pm

Oi!

Tenho um Huskey e acho que aquilo que vem na tabela é absurdo, pois estive numa escola de treino e o meu companheiro aprendeu bastante depressa tudo aquilo que foi ensinado. O problema é que precisou do insentivo correcto (montes e montes de goluseimas).

Acredito que nao ha caes burros ou inteligentes, cada um tem a sua personalidade, o seu ponto forte e o seu ponto fraco.

Comprimentos
Li-Hu
Bibocas
Membro Veterano
Registado: terça ago 27, 2002 9:35 pm

sexta set 13, 2002 10:57 pm

Olá a todos

Afinal, mais uma vez, as raças Portuguesas não estão mencionadas. Será que serão desconhecidas p/ estes "craques" ou então, não terão inteligência!!!

O meu labrador está em 7º lugar. Só, e eu que o achava mais esperto de todos!

E o Fila de São Miguel, nem sequer falaram dele. Acho que vai protestar! Ele que nem veja isto, senão vai se recusar a guardar as vacas! E com razão, claro.

Bhaaaa.... não gostei de todo! Elitista demasiado. :evil:
TomasGil
Membro Veterano
Registado: sexta jun 14, 2002 12:36 am

sábado set 14, 2002 2:29 pm

welsh corgi a rular no 11º lugar :lol:
Bulkathos
Membro
Registado: quarta jul 03, 2002 1:27 am
Contacto:

sábado set 14, 2002 4:38 pm

há uma teoria que defense que os cães mais inteligentes são masi dificies de treinar porque se tornam teimosos, pois sabem o que querem, devido à inteligencia... não sei se é verdade ou não foi o que li... mas tendo em conta esta lista muito suspeito...
O emu Pi com 3 meses sabe o que significa senta, deita, dá a pata, junto, e fica, e por incrivel que pareça em agility já sabe o que significa fura já faz mangueira e tunel... nesse caso depreendo que o meu cão é muito inteligente... :lol: :lol: :lol: :lol:
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

sábado set 14, 2002 7:25 pm

Admira-me que o pinscher não esteja no fim... o sacana para aprender uma ordem.... é preciso paciência...
_sugo_
Membro Veterano
Registado: domingo abr 07, 2002 8:40 pm

sábado set 14, 2002 7:47 pm

Sim concordo plenamente que este teste é muito duvidoso!! :| :| :|

Tão a chamar burrito ao meu canito! 35º lugar para o meu setter irlandês? :o :o

Que desilusão! :(

Cumprimentos
MariaIsabel
Membro
Registado: segunda mar 18, 2002 1:25 pm

segunda set 16, 2002 11:04 am

Ainda bem que a minha samoieda não estava por perto...
Ia ter que lidar com uma cadela complexada!

Esta classificação faz-me lembrar outras que não são
nada dignificantes para os humanos... estilo raça
ariana...

Não concordo e não é pela minha cadela, mas porque em
cada raça existem indíviduos e quer-me parecer que o
desenvolvimento da massa cinzenta é pessoal e intransmissível.

Além do mais conheço exemplares brilhantes de raças
qualificadas como "burras"!

Nã...............
AndLemos
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm

segunda set 16, 2002 11:15 am

:D Pois é Nuno os nossos Dogues de Bordéus rebentaram a escala...ehehehe :D :D :D
AndLemos
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm

segunda set 16, 2002 11:16 am

:D Pois é Nuno os nossos Dogues de Bordéus rebentaram a escala...ehehehe :D :D :D
Aragao
Membro Veterano
Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
Contacto:

terça set 17, 2002 11:27 am

9º lugar.... enfim lá me terei de contentar com o facto da a foto escolhida no site não ser de um Collie mas de um Rottweiler! :lol: :lol: :lol:

Mas acho que este “ranking” não tem muito a ver com inteligência mas mais com trainabilidade convencional. Pois mesmo o terno trainabiliadade é muito vago, pois cada cão têm um método que se lhe adapta melhor (minha opinião).

Por exemplo os Bulldogs Ingleses, são normalmente considerados como intreinaveis! Dai a sua posição no final da tabela. No entanto estive a ler um livro da Betty Fisher e os seus Bulldogs ganharam um sem numero de prémios de obediência, alguns deles chegaram o titulo máximo de obediência. (Se não estou em erro foi esta senhora a primeira ganhar um titulo em obediência nos EUA com um Bulldog). Isto porque o método que ela aplica aos cães é diferente do normal, mais focado em raças muito independentes ou com pouco instinto de agradar.
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça set 17, 2002 11:54 am

Olás,

Já aqui tudo foi dito, mas deixem-me so contrariar dois pormenores
O border collie é, em todas as escalas que conheço, considerado o mais inteligente mas é dos poucos que ainda hoje é considerado um cão de trabalho (pastoreio de ovelhas) - ié, um cão que tem mais membros a trabalhar efectivamente do que a servirem de cães de companhia.
Possivelmente isto faz a diferença !
O border é um cão extremamente obediente para quem tem mão nele. É considerado o "Formula 1" dos cães. Nem todos os donos têm pedalada para ele, mas os que têm conseguem-o levar ao topo.
Não tem necessariamente com a populaçao de cães que ainda trabalham nos campos, mas com as proprias caracteristicas da raça
Afinal, mais uma vez, as raças Portuguesas não estão mencionadas. Será que serão desconhecidas p/ estes "craques" ou então, não terão inteligência!!!
E o Fila de São Miguel, nem sequer falaram dele. Acho que vai protestar! Ele que nem veja isto, senão vai se recusar a guardar as vacas! E com razão, claro.
Desde há um tempo para quem, a toda a oportunidade caida do céu critica-se a forma como se fala das raças portuguesas. Algumas com razao, outras sem razao nenhuma !

Pensem um pouco e haverá logica alguma para estarem incluidas raças portuguesas neste "ranking" ?
Este ranking foi elaborado por brasileiros - America do Sul. As raças portuguesas são extremamente raras em todo o continente Africano, excepto do cão de agua devido aos americanos (justificamdo-se assim a sua inclusao nesse ranking), de tal modo que a amostra de caes de raças portugueses com que iriam trabalhar iria ser reduzida e nao daria para generalizar. Prefiro ver as raças portuguesas ausentes, do que falar delas a torto e a direito sem jeito algum, só as prejudicando !
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
besourinha
Membro Veterano
Registado: terça abr 30, 2002 1:24 pm

terça set 17, 2002 12:33 pm

(Eu vou-me babar toda, abram os chapéus pessoal)

2º Lugar para Caniche - Yara

- Discurso, discurso, discurso... (o público aplaude)

- Queria agradecer a todos os que contribuiram para que a minha Yara tivesse este honroso 2º lugar, e que tornarei a deixá-la ter a inteligência que lhe apetecer, e a ter os bonecos espalhados por tudo quanto é sitio, incluindo as bolas dentro dos meus sapatos. :lol: :lol: :lol: Obrigado a todo o público, e a Yara tb agradece (béu béu), obrigado, obrigado meu povo. :lol: ;)

Desculpem mas achei que deveria agradecer ;)
Eu acho que todos os animais (de raça ou srd) são inteligentes.

Bjs
<strong>Os meus c&atilde;es s&atilde;o o centro do meu mundo. :)

Carla</strong>
Responder

Voltar para “Cães”