Posso levar o meu cao no carro?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Jany
Membro
Registado: sexta fev 15, 2002 6:41 pm

terça mar 05, 2002 11:53 pm

So queria que alguem me explicasse se e permitido levar o cao no banco do passageiro preso com a trela (para nao vi para o meu colo). Nao me digam e que tenho de o enfiar naquelas caixinhas... :x Obrigado :D
ritinha
Membro Júnior
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta mar 06, 2002 1:01 am

Olá boa noite
Quanto ao levar o seu cão no carro claro que pode! Preso com trela? claro que pode!
Mas não deve. No lugar do passageiro? ou seja no lugar de pendura não é?
Não quer que lhe digam para o transportar numa caixa de transporte que é o lugar mais seguro para ele, onde ele concerteza não se magoa se houver um acidente ou uma travagem repentina, então pronto eu não digo!!!
Tudo isto tem a ver com o bom senso comum, não acha? Acho que deve ficar ao seu critério qual é a maneira mais segura de transportar o seu cão.
Mas já agora também lhe digo, de todas as vezes que transportei cães em carros a 1ª. coisa que fazia era tirar-lhes a trela, e iam sempre no banco de trás, isto se a viagem fosse curta, senão iam naquelas caixinhas horrorosas de que vc não quer que nós falemos.

Fique bem

Madalena Marques
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quarta mar 06, 2002 9:51 am

Olá,
Só conheço o Decreto-Lei n. 294/98.
Se quiser saber mais, vá a www.rottpt.net e veja em 'Legislação'.
AnaS
Membro Veterano
Registado: quinta fev 07, 2002 4:53 pm
Contacto:

quarta mar 06, 2002 11:01 am

Olá,

Apenas queria referir que "aquelas caixinhas" que menciona podem ser a diferença entre a vida e a morte do seu cão e até da sua.

Os cães que viajam soltos no carro podem por algum motivo querer sair do mesmo (ao avistarem outro cão ou um gato, por exemplo), o que constitui um perigo, por obviamente distrairem o condutor, podendo provocar um acidente.

Já imaginou o seu fiel amigo de 4 patas a ser projectado através do vidro do seu carro no caso de ter que fazer uma travagem brusca ou no caso de sofrer um acidente?? :cry:

O facto de o trazer preso com uma trela (não menciona se utiliza um peitoral ou uma coleira pelo que vou falar dos dois casos) pode revelar-se ainda mais fatal. O cão pode querer soltar-se, distraindo o condutor, pode ficar enrolado na trela; ou no caso de uma travagem brusca ou de um acidente, pode sofrer o impacto do puxão provocado pela trela, que no caso de utilizar uma coleira lhe pode partir o pescoço.

Por tudo isto "aquelas caixinhas" existem para garantir a segurança do seu cão, a sua e de todos aqueles que circulam na estrada.

Não menciona o tamanho do seu cão, mas posso dizer-lhe que o meu Rottweiler e os meus Pastores Alemães viajam sempre "naquelas caixinhas", pois para mim a segurança deles está em primeiro lugar.
Kurika_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 10:11 am

quarta mar 06, 2002 11:52 am

Só umas perguntas sobre "aquelas caixinhas"... :lol:
Quando falamos nas "caixinhas", estamos a falar daquelas tipo reboque, ou daquelas de plástico que vão dentro do carro ??

No primeiro caso, nas tipo reboque, se se fizer uma viagem do Algarve para a Serra da Estrela em pleno Inverno, será que o cão vai mesmo bem instalado, com o frio, a chuva e a neve, durante 500 Km ?? Já nem falo de uma viagem de Portugal para qualquer sítio em Espanha ou mais longe durante o Inverno...

No segundo caso, imaginemos um casal com um filho mais o seu Rottweiler, que têm um Fiat Punto, ou um Peugeot 106/206, ou um Opel Corsa, ou um Ford Fiesta, ou mesmo qualquer tipo de carro que não seja uma carrinha. Onde é que vão enfiar uma caixa tão grande ??

Também acho má ideia circular com a trela posta, ou mesmo sem trela no banco da frente. Mas se o cão fôr no banco de trás, é um mal menor. A Duda sempre viajou comigo no banco de trás, o que de certa forma me preocupava, por causa da segurança dela e nossa, por causa da própria limpeza do interior do carro e por causa disso troquei de carro e comprei uma carrinha. Mas nem toda a gente pode ou está disposta a comprar/trocar de transporte a pensar no cão.
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quarta mar 06, 2002 12:00 pm

HEHEHEHEHE.... parece que não sou só eu que condiciono a minha vida aos cães!
Eu também comprei o meu carro a pensar nas possibilidades de transporte dos cães ;) , e lhe garanto que não é o carro que eu compraria se eles não existissem!
Trago-os sempre atrás, e em viagens grandes estão separados de mim por uma grade separadora removível (normalmente ando com os bancos de trás rebatidos para aumentar ainda mais o espaço deles).
Última edição por PauloC em quarta mar 06, 2002 1:33 pm, editado 1 vez no total.
angel
Membro Veterano

quarta mar 06, 2002 12:45 pm

Eu utilizo o cinto de segurança quando ando com os meus cães de carro.
Existe um cinto de segurança( muito idêntico a um peitoral), próprio para animais.
Viajo com eles sempre no banco de trás, com o respectivo cinto que é preso onde prendemos o nosso.
Podem-se sentar ou deitar, embora limitados.
Como estão habituados desde muito cedo, não reclamam do cinto, aliás, associam, cinto-passeio ;).
Em caso de travagem brusca, por experiência, garanto que dá resultado, e para mim é um descanso!
:lol:
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quarta mar 06, 2002 8:18 pm

Sinceramente não acho essas tais caixinhas tão boas assim. Para o caso de um cão grande, acho que isso já foi respondido, mas mesmo para o meu Spot, vejamos:
Segurança para mim! Prefiro levar com o Spot em cima numa travagem brusca do que levar com a caixa de plastico... Mesmo que fosse aqui o rottie do nosso amigo Paulo, acho preferivel do que um caixote pesado e duro!
Segurança para o Spot! Será mesmo seguro viajar numa caixa de plástico? Se a caixa for solta, em caso de travagem, a caixa "voa". Se o Spot for solto, já sei que ele se aguenta e inclina o corpo de forma a "surfar" nas travagens e curvas (claro que em caso de acidente grave, não à maneira de ele se aguentar). Se a caixa for presa no cinto (não faço a minima ideia de como as caixas funcional) já é seguro sim, mas pelo que conheço, as caixas são só de transporte e não para serem presas em cintos, mas não estou muito a par do assunto, por isso desculpem-me caso esteja a falar de coisas que não sei.
Não tinha ideia que existiam esses coletes para prender esses cintos, e nunca vi nenhum! Se alguém souber onde posso encontrar em Lisboa, avisem que o meu Spot agradecia!

E ainda sobre o facto de o cão saltar do carro... Se o dono deixar um vidro aberto de modo a que o cão possa saltar... não preciso de dizer mais nada.
angel
Membro Veterano

quarta mar 06, 2002 8:46 pm

O cinto de segurança próprio para cães, adequire-se em casas que vendam artigos para animais. Eu comprei os cintos para os meus numa clinica veterinária.
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quarta mar 06, 2002 8:50 pm

Obrigado Maria, pela resposta rápida, mas precisava de algo mais concreto. Pois clinicas e lojas também eu conheço mas nunca vi nada disso...
wreckless
Membro Veterano
Registado: quinta dez 13, 2001 10:19 am

quarta mar 06, 2002 9:23 pm

Ola a todos!
Em primeiro lugar acho que é obvio eu acho que os unicos sitios para levar um cao no carro e no porta bagagens ou nos bancos de trás!
tal como Angel disse e ainda nao sabia que existiam,usar os cintos para caes pode ser muito importante para a sua segurança!
AnaS
Membro Veterano
Contacto:

quinta mar 07, 2002 11:48 am

Olá,

O meu cão já utilizou esses cintos de segurança e pela minha experiência posso dizer que não os acho assim tão bons. Muitas vezes o cão ficou enrolado no cinto (pois nem sempre está quieto...), e uma vez quando tive que fazer uma travagem brusca o cinto não impediu que ele fosse embater no banco da frente, pois a distância que o cinto percorre até ficar bloqueado é demasiado grande para impedir o cão de ser projectado.

Voltando as caixas transportadoras, a diferença é que mesmo no caso de ser projectada o cão não sofre os mesmos impactos do que se for solto. Um cão solto ao embater no banco do pedura, por exemplo, pode aleijar-se, enquanto que numa caixa está mais protegido.

É claro que as caixas não são para andar "soltas", mas sim devidamente acondicionadas de modo a evitar que sejam projectadas no caso de uma travagem brusca ou acidente.

Quanto ao "Kroz" dizer que ainda assim acha que prefere levar com um rottweiler de 60 kg do que com uma caixa pesada... bem... deixe-me contar-lhe uma história:

Uma pessoa minha conhecida viajava na sua carrinha quando sofreu um acidente. O seu cão, um Golden Retriever, viajava na bagageira que tinha uma daquelas "grades" a fazer a separação entre a mala e os bancos de tràs da carrinha. Pois bem, o cão foi projectado através das grades que se partiram com o impacto, embateu no banco do pendura partindo o encosto de cabeça e saíu pelo pára-brisas. Acho que não preciso de dizer que o cão infelizmente morreu. Se viajasse alguém no banco do pendura certamente também teria morrido pois o cão teria partido o pescoço ao "infeliz" que ali fosse tal como partiu o encosto de cabeça.

Ainda continua a preferir levar com um Rott de 60 kg? Pois eu tenho um e sinceramente nunca o quero ver passar por mim...

É verdade que as caixas, no caso dos cães de grande porte, ocupam muito espaço, mas também não deve ser nada agradável viajar num Fiat Uno com um Rott de 60 kg como companheiro no banco de trás. O meu cão está dentro do estalão da raça e posso dizer-lhes que ele ocupa o banco todo...

Tal como fez o Paulo, eu também tive que escolher um carro que me permitisse transportar os cães. Também sei que nem todos o podem fazer, mas como já referi o problema do espaço mantém-se quer com caixa ou sem ela.

Por isso é tudo uma questão de bom senso. O que nunca devemos esquecer é que faz parte nas nossas "obrigações" como donos e acima de tudo como AMIGOS dos nossos cães garantir a sua segurança.
AnaS
Membro Veterano
Contacto:

quinta mar 07, 2002 11:49 am

Olá,

O meu cão já utilizou esses cintos de segurança e pela minha experiência posso dizer que não os acho assim tão bons. Muitas vezes o cão ficou enrolado no cinto (pois nem sempre está quieto...), e uma vez quando tive que fazer uma travagem brusca o cinto não impediu que ele fosse embater no banco da frente, pois a distância que o cinto percorre até ficar bloqueado é demasiado grande para impedir o cão de ser projectado.

Voltando as caixas transportadoras, a diferença é que mesmo no caso de ser projectada o cão não sofre os mesmos impactos do que se for solto. Um cão solto ao embater no banco do pedura, por exemplo, pode aleijar-se, enquanto que numa caixa está mais protegido.

É claro que as caixas não são para andar "soltas", mas sim devidamente acondicionadas de modo a evitar que sejam projectadas no caso de uma travagem brusca ou acidente.

Quanto ao "Kroz" dizer que ainda assim acha que prefere levar com um rottweiler de 60 kg do que com uma caixa pesada... bem... deixe-me contar-lhe uma história:

Uma pessoa minha conhecida viajava na sua carrinha quando sofreu um acidente. O seu cão, um Golden Retriever, viajava na bagageira que tinha uma daquelas "grades" a fazer a separação entre a mala e os bancos de tràs da carrinha. Pois bem, o cão foi projectado através das grades que se partiram com o impacto, embateu no banco do pendura partindo o encosto de cabeça e saíu pelo pára-brisas. Acho que não preciso de dizer que o cão infelizmente morreu. Se viajasse alguém no banco do pendura certamente também teria morrido pois o cão teria partido o pescoço ao "infeliz" que ali fosse tal como partiu o encosto de cabeça.

Ainda continua a preferir levar com um Rott de 60 kg? Pois eu tenho um e sinceramente nunca o quero ver passar por mim...

É verdade que as caixas, no caso dos cães de grande porte, ocupam muito espaço, mas também não deve ser nada agradável viajar num Fiat Uno com um Rott de 60 kg como companheiro no banco de trás. O meu cão está dentro do estalão da raça e posso dizer-lhes que ele ocupa o banco todo...

Tal como fez o Paulo, eu também tive que escolher um carro que me permitisse transportar os cães. Também sei que nem todos o podem fazer, mas como já referi o problema do espaço mantém-se quer com caixa ou sem ela.

Por isso é tudo uma questão de bom senso. O que nunca devemos esquecer é que faz parte nas nossas "obrigações" como donos e acima de tudo como AMIGOS dos nossos cães garantir a sua segurança.
AnaS
Membro Veterano
Contacto:

quinta mar 07, 2002 11:50 am

Olá,

angel
Membro Veterano

quinta mar 07, 2002 1:39 pm

Olá Ana
Como disse na minha mensagem, em relação aos cintos de segurança, não tive até hoje qualquer problema.
Já tivemos a situação de travagens bruscas, e, acontece, que pouco se moveram do lugar.
Não houve qualquer perigo para eles, e quero referir que é a minha( dos cães) experiência com este acessório, passando a publicidade...
Não quer dizer que o que é bom para uns, seja para outros.
Se calhar tambem depende do próprio animal!
Responder

Voltar para “Cães”