Cadela Husky - prisioneira

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Oskarina
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 5:18 pm
Localização: Oskar ( Serra de Aires) por enquanto.... vem aí uma mana a caminho....

segunda jun 07, 2004 9:38 am

Bom dia.

Este fds, deparei com uma situação, no mínimo, para alguns de vocês, chocante.

Na zona para onde fui morar, conheci este fds um casal novo ( cerca de 30 anos) que tem uma Husky em casa, desde os 3 meses de idade .

Acontece, que esta cadela, já tem 9 meses, e QUASE nunca veio á rua, sequer para passear ou exercitar-se.

O casal explicou-me que a unica vez que a soltaram, ela fugiu, e foi uma carga de trabalhos para a acharem, logo, nunca mais a soltaram.

Eu chamei-lhes a atenção para o exercício da cadela ( até porque na rua onde moramos não há transito nenhum mesmo, é uma zona de vivendas, e a própria rua não tem sáida), e prontifiquei-me desde logo a passea-la na rua, quando fosse passear o meu cão.

Eles realmente gostavam de poder soltar a cadela, porque têm uma criança de 7 anos, que adora brincar com o meu cão, e não brinca com a cadela, porque ela lhe morde.

Ja reparei que a cadela, tem vários problemas de socialização ( com o que tenho aprendido com alguns foristas, já sei interpretar algumas coisitas :oops: ).

Mas ainda tenho muto que ler e aprender sdobre os cães.

Por isso, pedia-vos alguma ajuda para esta situação.

Eu quero mesmo ajudar a cadela e os donos, porque eles não têm muitas posses financeiras ( até estou a tentar arranjar trabalho para a rapariga,que está desempregada).

Desde já grata pela vossa ajuda.
:)
AndLemos
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm

segunda jun 07, 2004 10:09 am

Olha-me esta....

Então lá porque não a podem soltar, não quer dizer que não a possam passear.

É normal os Huskys não obedecerem ao chamamento, o meu de duas ou 3 vezes que, por descuido fugiu tive de ir de carro atrás dele ( o gajo corre pr'a caramba)

Mas eu passeio sempre o meu cão à trela, e não só por ele fugir, a minha cadela não foge e eu ando sempre com ela pela trela, claro que de vez em quando a posso soltar, coisa que não faço com o Uhly, mas para mim eles que dêem outra desculpa que essa não cola, lá que não tem paciencia...
Oskarina
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 5:18 pm
Localização: Oskar ( Serra de Aires) por enquanto.... vem aí uma mana a caminho....

segunda jun 07, 2004 10:16 am

AndLemos Escreveu: Olha-me esta....

Então lá porque não a podem soltar, não quer dizer que não a possam passear.

É normal os Huskys não obedecerem ao chamamento, o meu de duas ou 3 vezes que, por descuido fugiu tive de ir de carro atrás dele ( o gajo corre pr'a caramba)

Mas eu passeio sempre o meu cão à trela, e não só por ele fugir, a minha cadela não foge e eu anda sempre com ela pela trela, claro que de vez em quando a posso soltar, coisa que não faço com o Uhly, mas para mim eles que dem outra desculpa que essa não cola, lá que não tem paciencia...

Andreia, eu até concordo consigo..... Cá para mim eles não estão é para se preocupar com a cadela, mas que tenho muita pena dela tenho.

Mas, é mesmo por isso que eu quero ajudá-los, já me prontifiquei a passea-la 2 vezes por dia, para a exercitar, para brincar etc.

Mas como não percebo muito das caracterisricas dos Huskys, o meu pedido.

Eu compreendo o casal até um certo ponto, mas não se tem um cão para o ter prisioneiro em casa, certo?
AndLemos
Membro Veterano

segunda jun 07, 2004 10:35 am

Havendo excepções à regra, claro, ainda noutro dia o meu namorado me contou que viu uma rapariga a passear com um husky numa rua movimentada e que ele a acompanhava, os Huskys são cães muito independentes, e tem muita tendencia a fugir, são irrequietos, se algo os interessar, bem os podemos chamar que eles cag... completamente.

É muito difícil, quando andam soltos pelo quintal todo a Ruca anda à nossa volta na brincadeira, o Uhly a primeira coisa que faz é inspeccionar os portões todos (são 3) para ver se há algum aberto.

Penso que mesmo que sejam habituados de pequeninos a andar soltos, eu não arriscaria, quando há algo que lhes chame a atenção raspam-se logo.

Um passeiozinho de trela também é bom, principalmente se a casa deles não tiver espaço para correrem.
Dalilah
Membro Veterano
Registado: sexta set 05, 2003 12:01 am
Localização: Cães (Dalilah - São Bernardo, Laika - Alaskan Malamute, Rebeca - Basset Hound) , Peixes, Papagaio
Contacto:

segunda jun 07, 2004 10:51 am

O problema dessa gente é que compraram o cão porque "é tão giro" e "está na moda" sem fazerem a mínima ideia do que é um Husky. Os Husky, como os malamutes, passeiam-se [b]com trela[/b] pois são cães muito independentes e que duma maneira geral fazem o que querem, quando querem é só depois param para pensar no dono. Eu também tenho um quintal e no entanto, levo sempre que posso a minha Laika a passear, com trela. Solto-a no areal, quando não tem muita gente (ela também não é de se meter com o pessoal, passa ao lado) e ela fica ali mais ou menos à minha volta, mas isso é porque foi habituada desde pequenina as estas aventuras.
Comprarem um cão para o ter nessas condições é desumano.
A solução, parece-me que é levá-lo a passear com uma trela extensível (sei que muitos foristas não gostam delas, mas neste caso ajudam), e dar-lhe um pouco mais de trela em cada passeio. Chame-o, e utilize a trela para o trazer para perto de si, oferecendo-lhe uma recompensa quando ele chegar. No dia seguinte, dê mais trela, e volte a repetir o procedimento. Ao fim de uns tempos, ele responderá ao chamamento. De qualquer maneira, solte-o apenas em sítios sem grandes hipóteses de fuga para longe (como jardins vedados ou praias com muros altos).
Pobre bicho, assim trancado dessa maneira!... :evil:
Grunfas
Membro
Registado: terça jun 10, 2003 1:49 pm

segunda jun 07, 2004 10:54 am

Olá!
Não sei que tipo de treino a Husky que tenho para adopção teve, mas uma coisa é certa, anda sempre do meu lado da rua, pára quando eu páro.... até a levámos esta sexta a uma daquelas festas populares que há agora no sítio onde vivemos, cheia de gente, e ela andava lá calminha e toda contente! Muito obediente mesmo... por isso acho que não tem muito a ver com a raça, deve ter mais a ver com a educação que levam.... e lá está, todos os animais têm a sua própria personalidade :)
Ah, com esta é preciso é ter cuidado com os portões abertos eheheh!

Mas se ela foge, mais uma razão para andar com a cadela na trela, tal como é obrigatório por lei! Ainda por cima se ela não é muito afável!! Realmente as pessoas inventam com cada desculpa para não terem trabalho! :( Ainda por cima um husky que precisa de correr ainda mais que outros cães...

Espero que ao menos te deixem passear com a cadela, ver se ela tem uma vida mais feliz e saudável :?
AndLemos
Membro Veterano

segunda jun 07, 2004 11:07 am

Grunfas Escreveu: Olá!
Não sei que tipo de treino a Husky que tenho para adopção teve, mas uma coisa é certa, anda sempre do meu lado da rua, pára quando eu páro....
Como eu referi há excepções á regra, mas na maioria dos casos o Husky tem tendencia a não responder ao chamamento.

Certa vez em conversa com um colega, acusou-me de mau ensino que não o eduquei a andar perto de mim, hoje tem um Husky e dá-me razão.
O meu cão vem ao chamamento, dentro do quintal, na rua a história é outra.

Atenção, o problema do meu cão não é uma questão de ensino, ele sabe fazer montes de coisas básicas, responde ao chamamento, senta, deita etc, mas em casa
Grunfas
Membro
Registado: terça jun 10, 2003 1:49 pm

segunda jun 07, 2004 12:25 pm

Sim, mas era precisamente isso que eu queria dizer, cada animal é um animal com a sua própria personalidade! Eu também tenho ouvido falar dessas características dos Huskies mas nunca tinha tido contacto com nenhum, esta foi uma agradável surpresa. Mas tal como disse, uma coisa é verdade, portões entreabertos, muito cuidado :)
patcris
Membro
Registado: quarta out 01, 2003 12:51 pm

segunda jun 07, 2004 12:36 pm

Olá
A Loba, tb já nos fugiu por 3 vezes, mas ficou-se sempre pelas redondezas. A 3ª vez foi a última, nunca mais arriscámos a soltá-la, só anda de trela na rua, ou então quando estamos num sítio isolado é que a soltamos.
Pelo que li, este casal deve ter a cadela pq a achou muito querida, mas os Huskys têm personalidades muito próprias e vincadas, são muito independentes, e os seus donos devem ser pessoas muito persistentes, pacientes, e que não desistam á primeira, que foi o aconteceu neste caso.
Os Huskys têm de ser contrariados, senão só fazem o que querem, mas nunca deixam ser companheiros leais e meigos.
A Loba tem sido uma excelente companheira, mas é preciso muito trabalho para a ensinar.
No entanto agradeco-lhe a sua acção, talvez assim ainda se consiga salvar mais um animal.

Jocas patCris
Responder

Voltar para “Cães”