Dabus, elas brigam apenas na presença do dono? Se for esse o caso, por experiência própria, aconselho a *não* separá-las por enquanto.
Se elas brigarem apenas na sua presença, tente perceber o porquê. Na esmagadora maioria das vezes, é o próprio dono que inconscientemente provoca a briga (quer porque interfere na organização hierárquica entre eles ou porque transmite tensão aos cães, por exemplo). Também tenho duas cadelas (ambas dominantes) que começaram com brigas pequenas muito esporádicas que depois passaram a brigas maiores mensais, sendo que a mais nova teve de receber assistência veterinária nas duas últimas vezes. No entanto, sempre optei por não as separar, porque sabia que era eu quem no fundo dava origem às brigas e que isso seria uma estrada sem volta: se elas fossem separadas, teriam de ficar separadas *para sempre*, pois depois bastaria verem-se para partirem para a briga.
Hoje em dia tenho muita atenção ao meu comportamento perante as duas e a verdade é que as brigas pararam já faz meio ano. Tem ocasiões em que rosnam uma para a outra, mas basta eu não interferir em nada, que tudo acaba numa questão de segundos.
No entanto, como é muito difícil dar conselhos a este respeito porque cada caso é um caso, entre em contacto com alguém com experiência na área do comportamente animal:
- contacte o Dr. Mauro Lantzman pelo e-mail
[email protected] (sites:
http://www.pet.vet.br/ e
http://www.pet.vet.br/clinica.htm);
- ou contacte o Bruno Tausz através do formulário do site dele:
http://www.brunotausz.com.br/Index1.htm (clique em Consultas Online, do lado esquerdo);
- ou contacte ainda o Dr. Sidney Piesco de Oliveira pelo e-mail
[email protected].
Dê os maiores detalhes possíveis e com certeza eles poderão ajudá-lo mais. De qualquer das formas, aqui ficam dois artigos sobre brigas entre cães:
http://www.lordcao.com.br/lordnews_9.shtml
http://www.brunotausz.com.br/brigas_dis ... erança.htm
Boa sorte!