Briga de cadelas!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Dabus
Mensagens: 2
Registado: domingo jun 06, 2004 2:23 pm

domingo jun 06, 2004 2:54 pm

Tenho duas cadelas que foram criadas jutas desde pequenas. Nas últimas semanas estão brigando ferozmente e não sei mais o que fazer para pararem. Na útima briga quase se mataram, o que devo fazer :?: :?: :?:
Ladybird
Membro Veterano
Mensagens: 617
Registado: quarta jul 31, 2002 8:41 am
Localização: Igor (P.P.); Sushi, Bia & Juca (Filas Brasileiros); Maria (Papagaia)

domingo jun 06, 2004 3:06 pm

Separá-las!

Não sei de que raça são, no entanto, e pela experiência que tenho, se as lutas persistem entre ambas, em princípio terão tendência a agravarem-se.

Se não quer dissabores, a melhor solução será mesmo tê-las separadas.
Dabus
Mensagens: 2
Registado: domingo jun 06, 2004 2:23 pm

domingo jun 06, 2004 3:14 pm

[quote=Ladybird]
Separá-las!

Não sei de que raça são, no entanto, e pela experiência que tenho, se as lutas persistem entre ambas, em princípio terão tendência a agravarem-se.

Se não quer dissabores, a melhor solução será mesmo tê-las separadas.


Obrigado. :cry:
salcantay
Membro
Mensagens: 125
Registado: segunda jan 12, 2004 2:10 pm
Localização: errr... muitos!

domingo jun 06, 2004 3:54 pm

Provavelmente uma delas estará com o cio, não?
MNA
Membro Veterano
Mensagens: 297
Registado: terça dez 02, 2003 6:39 pm
Localização: Um cão (Teco) e um peixe dourado (Laranjinha)

domingo jun 06, 2004 4:40 pm

Como a LadyBird disse: separe-as. Tenha a certeza que não têm nenhum contacto visual. A única coisa que agora deve fazer é não ligar-lhes durante alguns dias ou mesmo semanas. Ponha-as em quartos separados e vá, num tempo dar de comer e beber a uma e depois a outra. Passeie-as em diferentes horas. Trate só delas. Quanto antes, contacte um treinador e explique o problema. Talvez tenha de ir mesmo a uma escola canina. Se tiver alguém a acmpanhar (amigos, família) melhor, cada um leva uma cadela, mas ao mesmo tempo, mas sem estarem juntas (tipo: cadela-dono-pessoa-cadela). Aí, deixe-as olharem-se, mas só se for a sua vontade. Se começarem a rosnar afaste-as. Mas, em vez desta confusão toda pode ir ao link: http://www.companhiadosanimais.autoexec ... .php?t=929

Aqui pode colocar as suas questões e as treinadoras poderão responder.
Rainbow
Membro Veterano
Mensagens: 1761
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm
Localização: Um cão(Rugas)

domingo jun 06, 2004 6:44 pm

MNA Escreveu:Mas, em vez desta confusão toda pode ir ao link: http://www.companhiadosanimais.autoexec ... .php?t=929

Aqui pode colocar as suas questões e as treinadoras poderão responder.
Publicidade?Aqui na Arca também existe a secção "pergunte ao treinador"... :roll:
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
MNA
Membro Veterano
Mensagens: 297
Registado: terça dez 02, 2003 6:39 pm
Localização: Um cão (Teco) e um peixe dourado (Laranjinha)

domingo jun 06, 2004 6:49 pm

RainBow eu sei que existe essa secção, mas eu, pelo menos, nunca consegui fazer uma pergunta, e acredite que precisei mesmo. Lá na "publicidade" as respostas são mais rápidas e a minha intenção não era fazer publicidade, só queria ajudar. Eu hj, de manhã, fiz lá uma pergunta e ao meio-dia já tinha resposta.

Mas, desculpem... :oops:
mareana
Membro Veterano
Mensagens: 404
Registado: domingo abr 18, 2004 10:59 pm
Localização: 1 Cão d'Água e 1 indefinida

domingo jun 06, 2004 9:50 pm

Olá Dabus:

As minhas duas cadelas (1 rafa - a 1ª a chegar e 1 cão d'água) também se pegavam de vez em quando e duas das vezes foi muito feio. Imagine-se chegar a casa e ter a cozinha transformada em cenário de filme de terror, tipo sangue por todo o lado até nos armários superiores, isto para nem falar no chão.

A última vez, destas duas mais graves, foi simplesmente penso eu por ciúmes, mas pegaram-se de tal maneira que eu a tentar separá-las (esperta) fiquei com as mãos todas esburacadas (é o termo).

Bem o que faço nestas alturas:

1º separá-las imediatamente: quando estamos em casa fica uma na cozinha com uma rede (ou o que houver desde que se possam ver) e a outra na sala, vou alternando para ninguém se sentir privilegiada em relação à outra. Não deixo a que está de fora aproximar-se da rede pelo menos enquanto a coisa está “a quente”, já que a outra se sente prisioneira e está lá “colada”.

Quando saímos fica uma num quarto e a outra na sala (alternadamente também).

Quando chegamos a casa a 1ª coisa é pôr as trelas às duas para que não se aproximem. Depois é ir tentando juntá-las MUITO LENTAMENTE, mas só quando já “se tem a certeza” de que não se vão pegar.

Uso um jornal para lhes meter medo e tenho-o sempre à vista das duas.

Importante é: vigiar os comportamentos constantemente e ralhar quando alguma se mostra mais dominante em relação à outra.

Para as voltar a deixar juntas sozinhas, só depois de muito tempo em conjunto connosco presentes.

O vet disse-me que era comum as cadelas pegarem-se quando uma delas ou as duas (já que os sincronizavam) estavam no cio.

Já não se pegam há + de dois anos, deixa-me bater na madeira.

Boa sorte
Ana
Siioux
Membro Veterano
Mensagens: 2243
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

domingo jun 06, 2004 10:05 pm

Boa Noite

Estamos a falar de cadelas com que idade??? E estão inteiras (sem ser esterilizadas)????
Para já é separá-las

Boa sorte
<p><strong>Sandra de Albuquerque</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
filipa02
Membro Veterano
Mensagens: 714
Registado: segunda mai 27, 2002 12:38 pm
Localização: 1 DA (dakar), 2 rafeiros (tripé e zulu), 2 periquitos, 2 agapornis e 2 gatos (tobias e Riscas)

segunda jun 07, 2004 6:13 pm

Olá Dabus,

Lá em casa tenho uma situação semelhante. Tenho uma cadela com 14 anos e outra cadela adulta (cerca de 4 anos) que foi adoptada há 1 ano. No início deram-se bem e nunca houve qualquer confronto...entretanto, passados 5 meses da cadela adoptada estar lá em casa inexplicalvelmente começaram a pegar-se e com uma frequência cada vez maior. A situação era peocupante, pois cada vez que se pegavam era um sarilho para as separar (são de porte pequeno) e elas brigavam mesmo para se matarem...era sangue por todos os lados e muitos rasgões.
Comecei a deixá-las separadas na minha ausência, uma ficava na cozinha e outra na sala e quando chegava a casa andava com os olhos bem abertos de modo a evitar que se cruzassem para possíveis confrontos.
Entretanto, passados uns meses ficaram com o cio na mesma altura e curiosamente passaram de inimigas a super-amigas, ou seja, era um farrobadó que só visto...insinuavam-se uma para a outra, montavam-se uma na outra, ofereciam-se uma à outra e passavam horas naquela festa. Obviamente que fiquei muito contente pela reconciliação, mas não sabia como iria ser quando o cio terminasse.
Pois é, o cio terminou e a coisa piorou um pouco, chegaram a pegar-se mais duas vezes, no entanto, estão mais calmas e tolerantes uma com a outra. Continuam a ficar separadas na minha ausência (não vá o diabo tecê-las) mas quando estou em casa não tem havido grandes problemas...de vez em quando lá vai uma rosnadela de chega para lá, mas nunca mais brigaram a sério. Assim que uma rosna, leva logo uma bolachada que é para aprender...
Penso que elas já perceberam que eu não quero que elas briguem, até porque já sabem que ficam umas horas com o ançaime de castigo (coisa que elas detestam).
Bom, penso que não há grande coisa a fazer...tudo irá depender delas...o que recomendo é que as mantenha separadas na sua ausência e que quando estiver presente e elas demonstrem agressividade uma com a outra as separe e as castigue...

Boa Sorte,
Filipa
leoa_nova_
Membro Veterano
Mensagens: 2726
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm
Localização: Muitos

segunda jun 07, 2004 8:09 pm

Bem eu tenho duas , uma de 10 e uma de 4, e elas andam juntas normalmente xateiam se por causa da casota, mas nada de grave, mas agora, cada vez k fazemos festas à velhota a nova vem atrás e mete se à frente e a mordiscar a outra, às vezes nem a deixa sair da casota! O meu remédio é ignorar a mais nova, k tem andado mais mansa!!!
tigris
Membro Veterano
Mensagens: 421
Registado: terça mar 02, 2004 7:00 pm

segunda jun 07, 2004 11:40 pm

Dabus, elas brigam apenas na presença do dono? Se for esse o caso, por experiência própria, aconselho a *não* separá-las por enquanto.

Se elas brigarem apenas na sua presença, tente perceber o porquê. Na esmagadora maioria das vezes, é o próprio dono que inconscientemente provoca a briga (quer porque interfere na organização hierárquica entre eles ou porque transmite tensão aos cães, por exemplo). Também tenho duas cadelas (ambas dominantes) que começaram com brigas pequenas muito esporádicas que depois passaram a brigas maiores mensais, sendo que a mais nova teve de receber assistência veterinária nas duas últimas vezes. No entanto, sempre optei por não as separar, porque sabia que era eu quem no fundo dava origem às brigas e que isso seria uma estrada sem volta: se elas fossem separadas, teriam de ficar separadas *para sempre*, pois depois bastaria verem-se para partirem para a briga.

Hoje em dia tenho muita atenção ao meu comportamento perante as duas e a verdade é que as brigas pararam já faz meio ano. Tem ocasiões em que rosnam uma para a outra, mas basta eu não interferir em nada, que tudo acaba numa questão de segundos.

No entanto, como é muito difícil dar conselhos a este respeito porque cada caso é um caso, entre em contacto com alguém com experiência na área do comportamente animal:
- contacte o Dr. Mauro Lantzman pelo e-mail [email protected] (sites: http://www.pet.vet.br/ e http://www.pet.vet.br/clinica.htm);
- ou contacte o Bruno Tausz através do formulário do site dele: http://www.brunotausz.com.br/Index1.htm (clique em Consultas Online, do lado esquerdo);
- ou contacte ainda o Dr. Sidney Piesco de Oliveira pelo e-mail [email protected].

Dê os maiores detalhes possíveis e com certeza eles poderão ajudá-lo mais. De qualquer das formas, aqui ficam dois artigos sobre brigas entre cães:

http://www.lordcao.com.br/lordnews_9.shtml

http://www.brunotausz.com.br/brigas_dis ... erança.htm

Boa sorte!
Responder

Voltar para “Cães”