Cães vs. Cadelas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Lara_
Membro Veterano
Registado: segunda jun 07, 2004 2:18 pm

segunda jun 07, 2004 2:40 pm

Ainda agora acabei de entrar e fazer uma pergunta e cá estou outra vez (desculpem lá ser chata). :oops:
Já discuti com imensas pessoas as vantagens de ter um cão ou de ter uma cadela. Há pessoas que preferem cães e outras preferem cadelas. Sinceramente nunca pensei muito nisso até agora porque queria adquirir um. O que é que vocês acham? Eu sempre convivi com cães/cadelas e acho que a única desvantagem das cadelas é mesmo o cio porque acabam por ser mais limpas (não andam sempre a marcar território) e dá para serem operadas. O problema é que após a operaçção normalmente ficam mais gordas.
Será que me podem dar a vossa opinião em relação a este assunto?
kIssA
Membro Júnior
Registado: quarta jan 22, 2003 2:00 pm

segunda jun 07, 2004 2:57 pm

Olá,

Bem, pela minha experiência com cães acho os machos mais calmos do que as cadelas. Elas são muito mais ciumentas e possessivas do dono enquanto que o macho "tá sempre na dele" ;)

Quanto ao cio, sim é chato, porque tem que se atenção quando se vai á rua com a cadela por causa dos cães que aparecem sempre, não se sabe da onde, atraidos pelo cheiro :x :x e também podem sujar um pouco a casa, mas pode comprar umas cuequinhas que se ela for pequenina ficam um "mimo" :p A minha não gostava, até se zangava, mas ficava tão gira :D e era a única maneira de preservar os sofás e camas :roll:

Os cães também têm os seus senãos, aquela mania de guardar sempre um bocadinho de xixi para marcar o vaso ou a perna da vizinha (sim ja me aconteceu). Até já entrou pela porta de uma vizinha a dentro e fez xixi na porta :o :o que vergonha, o que vale é que ele era pequenino e com aquela idade tudo é giro :oops:

O melhor é escolher o que preferir ou mediante a raça ;)
AndLemos
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm

segunda jun 07, 2004 3:18 pm

Certamente alguém que tenha um macho e uma femea da mesma raça lhe poderá dar os prós e os contras de cada um.

Eu tenho um cão e uma cadela mas de raças diferentes, por isso em termos de carácter não posso adiantar muito.

Para mim as cadelas tem a vantagem de não andarem sempre a levantar a pata, não acho possessivas em relação ao dono, quanto a engordarem com a castração, uma vez disseram-me aqui no fórum que não era bem assim, certo é que a minha cadela mantém o mesmo peso.

Na minha opinião os machos são na maioria das vezes exemplares mais bonitos.

Pela beleza machos pelo carácter femea
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda jun 07, 2004 3:42 pm

Eu acho as fêmeas mais calmas, mais dedicadas.
O cio é uma desvantagem, pois sujam a casa e na rua é quase impossivel evitar os "romeus apaixonados" e ás vezes há acidentes... o melhor é estrelizar de preferência antes ou logo a seguir ao primeiro cio, pois assim também evita mais tarde tumores mamários e uterinos. A tendência de engordar é possivel em algumas cadelas mas com uma alimentação mais cuidadosa e exercicio não terá problemas nenhuns.
Só de referir que algumas cadelas mais dominantes, podem ficar mais "machas" depois da operação. Os niveis de testosterona predominam, pois já não existem hormonas femininas e pode levar algumas a ficar mais agressivas com outras cadelas ou machos. Mas de qualquer forma é raro isso acontecer e não é nada de especial.

Nos machos, as diferenças comportamentais após a castração são bem mais evidentes, especialmente se for feita antes dos 12 meses. Ficam mais calmos, não marcam, não fogem, não lutam com outros machos... ou seja mais civilizados. Mantêm todas as outras carateristicas de personalidade, brincam como dantes, guardam como dantes, etc...A operação é bem mais simples que a das cadelas.
De qualquer forma, se é "filho único" lá em casa, não têm que ter grandes preocupações. Já sabe é que na rua, tem que correr todos os canteiros e evitar confrontos com outros machos.
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

segunda jun 07, 2004 4:06 pm

OLá

Com o devido respeito, não concordo totalmente com as opiniões dadas antes ;)

Eu por acaso tenho só cães. Salientei por acaso porque de facto calhou. Escolhi o primeiro entre cão e cadela, não deitei a moeda ao ar porque também não calhou. Mas se soubesse o que sei hoje, às tantas, escolhia cadelas. Vou explicar por quê, pois é esse o intuito do tópico.

Em termos de temperamento não creio que as coisas sejam assim tão diferentes. Dizem que as cadelas são mais dóceis, mais calmas, mais apegadas ao dono...
Bem, se os meus cães fossem mais dóceis, mais calmos e mais apegados a mim, xiiii, aonde é que eu ia parar!!!
Eu vivo mesmo ao lado (porta com porta, patamar comum) dos meus vizinhos que têm três cadelas, que são irmãs dos meus. Conheço-as tão bem como aos meus, porque quase diariamente, ocasionalmente, abrimos as portas de casa ao mesmo tempo e lá se põe a "cãozoada" toda em grandes manifestações de cumprimento. Elas entram-me pela casa dentro e vice-versa. Nunca entenderam para que servem aquelas coisas a que nós chamamos portas e que os impedem de circular de um lado para o outro... em família.

Em termos de temperamento eles são todos diferentes, tal como acontece com as pessoas. Cada um tem o seu feitiozinho.
Poderia perfeitamente imaginar o meu Guga ser uma cadela ou a Xica um cão. Aliás, eu chamo à Xica maria-rapaz e a Pipa, que é da mesma ninhada do Kiko, tem todas as características de líder. Portanto nunca seria por aqui que lá chegaríamos.

Eu acho que a decisão entre cão e cadela tem muito mais a ver com a nossa comodidade. Pelo que me tenho apercebido durante os passeios, estou convencido que o cão é mais chato com outros cães do que a cadela com outras cadelas. É certo que eu tenho o problema de serem três e de se armarem em parvos, quer dizer, em matilha.
Outro inconveniente, realmente, é o alçarem a perna a torto e a direito. Às vezes já só deitam uma pinguita, mas aquela "mania" de marcarem o território às vezes irrita-me. E não sei o que hei-de fazer. Em certos locais já os proibi e eles lá evitam (rodas dos carros, porta da pastelaria Tavi... :oops: ).
O único inconveniente da cadela é o cio. Atrai os cães e sempre suja um bocadito. Embora eu não concorde com a esterilização ou com a castração por única e exclusiva comodidade do dono, se eu tivesse escolhido cadelas tê-las-ia esterilizado. A vantagem da esterilização não vem apenas em benefício do dono mas do próprio animal.
Por curiosidade leia a parte final desta página:
http://whippetp.no.sapo.pt/curiosidades.htm

No que respeita ao aspecto, em muitas espécies (aves, outros mamíferos,etc.) o macho é mais exuberante, mais possante. No whippet o macho só é maior e com aspecto mais robusto. A fêmea é, como não podia deixar de ser, mais feminina, mais elegante e mais delicada.
Neste aspecto, eu gosto mais da cadela whippet, mas reconheço que este aspecto é extremamente subjectivo e tem muito a ver com a função do cão, quando não é usado exclusivamente para companhia.

Mas, de qualquer modo, eu não estou arrependido de ter escolhido cães.
No meu caso específico, mais mijadela menos mijadela, entre cão ou cadela a diferença não é fundamental.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
nel
Membro Veterano
Contacto:

segunda jun 07, 2004 4:09 pm

nel Escreveu:Com o devido respeito, não concordo totalmente com as opiniões dadas antes
Só uma rectificação.
Quando enviei a minha mensagem ainda não tinha lido a da Elsa, com a qual concordo plenamente ;)
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda jun 07, 2004 4:25 pm

Cão ou Cadela....eis a questão!
Bem...na minha opinião a escolha tem a ver com uma serie de factores que vão desde o mero gosto pessoal pela morfologia, ao tipo de vida que a pessoa tem, à experiência que se tem com cães, às condições de alojamento, ao que se aprecia mais no comportamento do animal, enfim....uma serie de factores que só mesmo a pessoa que procura pode saber.
Eu tenho um cão e uma cadela de raça Rottweiler, e pelo que conheço da raça, de uma maneira geral eles são bem representativos do caracter dos dois sexos:
ELE é:
- Mais dominante, reagindo mais facilmente a provocações de outros machos e com um instinto de guarda de propriedade mais acentuado:
- Mais individualista. Não obstante é muito meigo e aprecia bem umas festas...mas nada de exageros!
- Menos 'delicado', movendo-se com movimentos mais bruscos.
- Mais forte e mais bonito
ELA é:
- Menos dominante e mais sociável. Embora defenda bem o seu território, é mais dedicada à defesa da familia que do espaço em si.
- É doida, quase obsessiva, por festas e pelo contacto fisico constante ( tem de estar sempre com qualquer parte do corpo encostada a nós).
- Super delicada e cuidadosa a movimentar-se, o que é optimo, por exemplo, para lidar com crianças mais pequenas.
- Não é tão possante e bonita quanto o macho, embora seja lindaaaaaa! ;)
Bem....e há mais diferenças, mas para já assim rapidamente lembrei-me destas mais obvias.

E agora vou-me, que hoje é dia de ir com eles os dois à vacinação ( e vou aproveitar para marcar a esterelização da cadela).

Abraços
Paulo C.
AndLemos
Membro Veterano

segunda jun 07, 2004 4:35 pm

nel Escreveu:
nel Escreveu:Com o devido respeito, não concordo totalmente com as opiniões dadas antes
Só uma rectificação.
Quando enviei a minha mensagem ainda não tinha lido a da Elsa, com a qual concordo plenamente ;)
Nel concordo com o que foi dito pela Elsa e por si.
Daí eu ter dito que não podia usar um termo comparativo com os meus cães por serem de raças diferentes e muito diferentes. Daí não usar um termo comparativo entre eles.

Mas continuo a dizer o que disse atrás, no meu ponto de vista, a minha cadela é lindissima para femea é lindissima, mas regra geral os machos são mais corpolentos, são mais bonitos. Para mim o xi-xis também não são bem um inconveniente, até porque a minha cadela não alça a pata mas tem de ir cheirar os postes àrvores e tudo que esteja pela frente.

Amanha termino tenho de passar no vet para ir buscar ração
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

segunda jun 07, 2004 4:40 pm

Ora bem,eu sempre preferi cães ;)
Dos cães que tive,inclusive os dos meus pais,foram todos machos.Não é que não goste de cadelas,mas nunca me deu para ter uma :roll:
Claro que os cães têm o inconveniente de estar sempre a marcar território,mas as cadelas também tem o cio...
Quanto ao temperamento,e como já foi referido,cada cão é um cão.As cadelas tem tendência a ser mais calmas,mas também existem as excepções.Há uma aqui na minha rua que parece que tem o "diabo no corpo" :o Mal vê o meu desata a correr como uma louca,já por várias vezes "arrancou" a trela à dona,vem com ela a rastos, e depois é um pandemónio para conseguir segurar neles...Já por várias vezes disse que ela e o meu juntos davam cabo do juízo a qualquer "alminha"e até faziam faísca... :lol:
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
nel
Membro Veterano
Contacto:

segunda jun 07, 2004 5:01 pm

AndLemos Escreveu:
Olá Andreia

Reconsiderando, de facto não devia ter manifestado a minha discordância. Peço desculpa.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
AndLemos
Membro Veterano

terça jun 08, 2004 8:13 am

nel Escreveu:
AndLemos Escreveu:
Olá Andreia

Reconsiderando, de facto não devia ter manifestado a minha discordância. Peço desculpa.
Ó Nel, por favor, tem todo o direito e concordo, aliás, acredito no que foi dito por si.
Só não achei que tivesse dito algo assim tão diferente de si, não dei uma resposta tão completa como habitualmente o Nel faz mas não tão diferente no conteúdo (acho eu).

A propósito quando passa por cá? ;)
sojo
Membro Veterano
Registado: quarta abr 24, 2002 5:10 pm

terça jun 08, 2004 8:29 am

Eu tenho cão e cadelas, embora de raças diferentes e posso dizer que depois de ter tido as cadelas passei a preferir muito mais as cadelas. Continuo a adorar o cão que foi o primeiro, mas as cadelas são fantásticas. É certo que por serem de outra raça também influência mas mesmo assim o proximo animal que tiver será uma cadela também. Quanto ao cio não é nenhum bicho de sete cabeças, tenho a Lady neste momento com o cio e não se passa nada, mas devo dizer que as minhas não saõ fujonas como muitas cadelas são aliás a daysie nem aceita cães perto é muito agressiva durante o cio, e tenho a sorte de não ter um único cão á porta o que nem sempre acontece. Só tenho mesmo que me preocupar com o canito de casa esse sim faz um espectáculo :lol: :lol: :lol: mas nada que não se resolva, são só 20 dias e maus mesmo só 10. Fica a minha opinião, prefiro cadelas
Responder

Voltar para “Cães”