Cães e calor...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

terça jun 08, 2004 10:12 am

Os vossos cães aguentam bem o calor? :roll:
Ora bem,O Rugas ultimamente tem passado os dias deitado no chão,no sofá ,no tapete...Só se levanta um pouco e depois volta à molenguice... :p Só lá mais para a noite é que ele começa a dar o ar da sua graça,com as tropelias habituais.Também,é o primeiro Verão que ele está a passar...Acho que ainda está um pouco admirado com tudo isto ;)
Gostaria de saber as vossas experiências,como reagem os vossos cães?
Abraços a todos:
Maria José
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
alterego
Membro Veterano
Registado: quarta mai 19, 2004 4:09 pm

terça jun 08, 2004 10:38 am

Bom dia a todos
Pois a minha cadela tb não parece estar a dar-se muito bem com o calor.Passou a comer menos de metade da quantidade de ração que comia e já experimentei mais 2 marcas diferentes sem haver melhoras.
Tb anda menos brincalhona que o costume, principalmente nas horas mais quentes do dia.Depois à noite compensa e não fica quieta. ;)
izabella
Membro Veterano
Registado: sábado fev 02, 2002 12:33 pm

terça jun 08, 2004 10:45 am

O kiko come pela manhã e depois passa o dia todo a dormir.
À noite é vê-lo comer e pegar nos brinquedos e fazer tropelias. :lol:
Imagem
<strong>Lu....</strong>
INU
Membro Júnior
Registado: quinta mai 13, 2004 5:07 pm

terça jun 08, 2004 10:51 am

Olá a todos,

Eu tenho um cão que também é o primeiro verão dele e está a começar a passar um mau bocado, só procura os sitios mais frescos.
É de raça Akita, embora nesta altura do ano esteja a perder a maior parte do pêlo é muito difícil para ele por ser aparentado dos cães nórdicos.
A única coisa que podemos fazer pelos nossos amiguinhos é que tenham sempre àgua fresca a toda a hora e um local fresco para se refugiarem nas horas mais quentes do dia!!

Jokinhas e lambidelas do meu amigo, :D

ML
Guida__F
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm

terça jun 08, 2004 11:22 am

Também é o primeiro Verão para o Snoopy e o coitado já anda aflito com o calor.

A sua pobre língua raramente está dentro da boca e procura os sítios mais frescos para estar.

Imaginem que eu queixei-me aqui que ele não queria tomar banho de mar e que se o queriamos levar para a água até rosnava.... bem... agora ainda não vai pelas suas próprias patas, mas não tem problemas em ser transportado e até gosta ;)
Só não entendo porque é que não se rebola na areia :roll: todos os outros cães o fazem :roll:

E o pior é que o seu pêlo não para de crescer, está cade vez mais bonito, mas também está cada vez mais quente. E como é rafeiro não sabemos de que tamanho o pêlo vai ficar, actualmente deve rondar os 7/8 centimetros em algumas partes do corpo.
As pessoas começam a dizer-nos para o mandar tosquiar, mas não temos intenção de o fazer.

Também está a comer menos, bebe, no entanto, quantidades industriais de água.

Também dorme mais, mas sempre em alerta, basta que alguém toque com um dedo na porta da rua, ou que mexa em chaves para que ele se apresente ao serviço ;) . Para ele faça chuva ou faça sol, os passeios são a melhor coisa do mundo.
bbaixo
Membro Veterano
Registado: quinta jul 03, 2003 10:59 am

terça jun 08, 2004 11:35 am

INU Escreveu: ...É de raça Akita, embora nesta altura do ano esteja a perder a maior parte do pêlo é muito difícil para ele por ser aparentado dos cães nórdicos....
A minha experiência diz-me que um cão de pelo comprido suporta muito melhor o verão e temperaturas elevadas do que um cão de pelo curto e cor clara.

O pelo comprido forma uma bolsa de ar que isola a pele do contacto directo do sol, um processo semelhante ás caixas de ar existentes nas nossas casas.

Veja-se o cão da Serra da Estrela, a serra é muito quente no verão e bastante fria no inverno.
scunha
Membro Júnior
Registado: terça jun 08, 2004 9:50 am

terça jun 08, 2004 12:31 pm

O meu dick, também tem passado um mau bocado com o calor, come menos, está muitas vezes deitado no chão, preferindo o chão ao sofá ou á nossa cama.
Gelly
Membro
Registado: terça jun 01, 2004 4:29 pm
Localização: 2 cachorros - o Serra e a Estrela, 1 gato - o Tico, 2 periquitos e 8 canários

terça jun 08, 2004 1:34 pm

No que diz respeito aos meus meninos (Serras da Estrela) e após experiência, cheguei à conclusão que comem bem se for de manhã cedo (07H00) e se o jantar for por volta das 20H30 porque a temperatura está razoavelmente baixa. Tive que optar por lhes por a àgua num alguidar (eles estão no quintal) porque as tinas que se adquirem não chegavam para nada e mesmo assim aquilo é atestado 3 vezes ao dia! :?

Em relação à actividade há uma paragem entre as 11H30/16H30 durante a qual eles procuram a sombra e ali ficam a "jiboiar".

Gelly
Bugita
Membro Veterano
Registado: quinta ago 21, 2003 2:25 pm

terça jun 08, 2004 3:06 pm

Não posso evitar de me lembrar daqueles que estão abandonados e debaixo de calor tórrido e não têm uma gota de água para beberem, é angustiante só de pensar.

Sue
Oskarina
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 5:18 pm
Localização: Oskar ( Serra de Aires) por enquanto.... vem aí uma mana a caminho....

terça jun 08, 2004 3:08 pm

bbaixo Escreveu:
INU Escreveu: ...É de raça Akita, embora nesta altura do ano esteja a perder a maior parte do pêlo é muito difícil para ele por ser aparentado dos cães nórdicos....
A minha experiência diz-me que um cão de pelo comprido suporta muito melhor o verão e temperaturas elevadas do que um cão de pelo curto e cor clara.

O pelo comprido forma uma bolsa de ar que isola a pele do contacto directo do sol, um processo semelhante ás caixas de ar existentes nas nossas casas.

Veja-se o cão da Serra da Estrela, a serra é muito quente no verão e bastante fria no inverno.
Bbaixo, diga-me uma coisa...... Isto pode parecer parvoíce, mas o meu cão (Serra de Aires) foi tosquiado em Março e já tem cerca de 4 dedos de pelo ( escuro).

Quando ele fica cerca de 10 minutos se tanto na rua, noto que o pelo dele fica demasiado quente....... Por esta razão e por outras mais, estou a pensar tosquiá-lo em Julho ( altura em que iremos de férias para o Alentejo)..... mas com o que escreveu... não sei.
Gelly
Membro
Registado: terça jun 01, 2004 4:29 pm
Localização: 2 cachorros - o Serra e a Estrela, 1 gato - o Tico, 2 periquitos e 8 canários

terça jun 08, 2004 3:54 pm

Oskarina,

Eu penso que tosquiando haverá sempre a hipótese de o "borrifar" com uma mangueira. Com o pelo grande, penso que o Serra d'Aires é como o Estrela, primeiro que a água entre no pelo acaba o Verão! ;)

E eu noto que o Serra por ter o pelo escuro está sempre mais quente do que a Estrela que tem o pelo creme. Mas claro isso é o que acontece com os meus, acho que apesar das experiências dos outros, devemos sempre ter em atenção os n/ próprios animais porque são todos diferentes uns dos outros! :)

Gelly
Guida__F
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm

terça jun 08, 2004 4:19 pm

Retirei isto de um site brasileiro:

"Cuidado com o Calor!!!

Embora o pêlo do cão evite os efeitos primários do sol, seu sistema térmico não o protege do excesso de calor, que pode matá-lo. Os cães não transpiram, exceto nas almofadas plantares (nas patas), única zona provida de glândulas sudoríparas. Sua manutenção da temperatura corporal faz-se por meio de aumento da frequência respiratória: o cão passa a ofegar, permitindo maior entrada de AR FRESCO, que se põe em contado com a rede vascular pulmonar e esfria o animal. O problema começa quando o cão se encontra em um espaço reduzido e aquecido, como uma caixa de tranporte ou um carro, mesmo com a janela entreaberta. O ar que inspira já está quase à temperatura do sangue, fazendo com que sua temperatura corporal aumente.

Os sintomas e consequências

A temperatura do cão sobe rapidamente até os 42°C (normalmente fica entre 38°C e 39°C) e por vezes mais. O cão começa a salivar, produzindo uma baba muito espumosa que acelera a desidratação; as mucosas passam rapidamente do vermelho-escuro, a um azul "preocupante". A congestão ou edema pulmonar, que são as principais consequências do calor excessivo, exigem que se intervenha rapidamente. O cão pode entrar em estado de choque, chegar ao coma ou ter lesões irreversíveis, quando não à morte.

Quando a temperatura já subiu

Não se deve poupar os meios a fim de conseguir diminuir a temperatura corporal: toalhas e lençois molhados, bolsas de água fria, etc., vale tudo desde que seja frio. Só tenha o cuidado de não colocar gelo ou água gelada para que não ocorra um choque térmico. Se não puder levá-lo imediatamente ao veterinário o ideal seria mantê-lo em uma banheira com água fria, vigiando-o pois seu estado pode impedi-lo de controlar sua motricidade e fazer com que se afogue. E lembre-se que assustar-se ou desesperar-se podem faze-lo perder seu grande amigo. A vida do cão depende do sangue-frio de seu dono.

Medidas que ajudam a prevenir

Os cães precisam, literalmente, de muita sombra e água fresca. Nunca deixe seu cão exposto ao sol por muito tempo, principalmente no verão. Cuidado dobrado com cães brancos ou albinos. O carro abafado continua sendo a principal causa de "insolação". Mesmo estando em movimento, verifique se o animal não está ofegante ou babando. Em trajetos curtos, o ideal é levar com você um borrifador com água e borrifar diretamente na boca do cão. Em longos trajetos, a melhor maneira de evitar problemas é parar e hidratá-lo a cada 2 ou 3 horas. Praia? Só até às 10:00hs ou após às 16:00hs... e debaixo do guarda-sol!!!"
bbaixo
Membro Veterano
Registado: quinta jul 03, 2003 10:59 am

terça jun 08, 2004 4:25 pm

Oskarina Escreveu:
Bbaixo, diga-me uma coisa...... Isto pode parecer parvoíce, mas o meu cão (Serra de Aires) foi tosquiado em Março e já tem cerca de 4 dedos de pelo ( escuro).

Quando ele fica cerca de 10 minutos se tanto na rua, noto que o pelo dele fica demasiado quente....... Por esta razão e por outras mais, estou a pensar tosquiá-lo em Julho ( altura em que iremos de férias para o Alentejo)..... mas com o que escreveu... não sei.
Oskarina,

Esse efeito de bolsa de ar ocorre nos cães com sub-pelo.

No caso de Serra d' Aires eu não sei tem sub-pelo, mas tenho a certeza que qualquer criador da raça poderá aconselha-la em conformidade.
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

terça jun 08, 2004 5:01 pm

Em relação à comida,o Rugas agora tem comido melhor que antes...Acho que foi desde que esteve aqueles dias a soro,que agora sempre que lhe pomos a comida à frente ele come-a imediatamente(deve pensar:deixa-me comer agora antes que me tirem a comida outra vez :oops: :oops: )
Em relação ao tamanho do pêlo,ele tem pelo curto,então deve passar mais calor...Acho que lhe vou comprar um daqueles bonés com ventoinha,pode ser que resulte :lol: :lol: :lol:
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
sonja
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: 1 pastora catalã (whispper) 1 cão da serra de aires (Marlon)

terça jun 08, 2004 5:21 pm

olá a todos ,
os meus bichinhos já se começam a queixar com o calor ,mas os caniches são tosquiados de 3 em 3 meses , agora com a gos d´atura e o serra d´aires é mais complicado , tenho que sair com eles bastante cedo e ao fim do dia para não apanharem calor e como estão dentro de casa estão fresquinhos !
Responder

Voltar para “Cães”