aisd Escreveu:
Desculpe lá , Madonna
Essa mama vai acabar, porque a partir de 1 julho é proibida a comercialização. Só criadores responsáveis e mediante regras rígidas, é que vão poder continuar no "negócio".
Denunciar ?
Eu cá acho que a estúpida lei dos cães perigosos deve ser ignorada como se não existisse.
Ao usá-la para fazer uma denúncia está a reconhecê-la e a aceitá-la.
Ainda que com as melhores intenções.
A exploração de cães de raça feita por BYBs não vai acabar.
E, desculpe, cheira-me muito a PETA (com cujos estou zangada desde que definiram o pit bull com um cão "vicioso" (vicious).
Aisd, em primeiro lugar, não vamos chamar novamente a Peta, aqui à discussão, porque pouco sei da Peta e pouco quero saber. Os meus princípios são mediante o sentimento que nutro pelos animais e não por filosofias impostas.
A lei dos cães perigosos, não é estúpida, não senhora e não deve ser ignorada, para bem dos desgraçados dos animais. Uma pessoa que não apresente a documentação obrigatória, a autoridade recolhe o animal e pode inclusivamente decidir o seu abate, esterilização, ou simplesmente aplicar a coima. Vai depender do senso de cada agente de autoridade. Peca por paga o justo pelo pecador, mas de alguma maneira se tem que controlar esta situação. Poderão existir algumas lacunas, mas como se estava anteriormente, é que não se estava bem, ora bolas. Assiste-se aqui, é a um role muito grande de ignorância, mas isso já é comum neste país. Por outro lado, quem não deve, não teme.
Mas a maior parte dos proprietários destes cães, são uns irresponsáveis, para não falar do intuito maioritário: as lutas de cães.
Criadores que aplicam a estratégia do
bom preço, só abrem portas à proliferação cada vez maior destes animais, conduzindo-os a um destino triste, por inúmeras razões. A partir de agora, o criador tem que ficar com todos os dados do comprador.
Se muitas pessoas soubessem, ou pelos menos fossem obrigadas a todos os trâmites necessários à aquisição de um cão desta raça, que implica um acumular de despesas bem grande, provavelmente, pensariam duas vezes. Sobrariam apenas as pessoas responsáveis, que optariam por esta raça, com a plena consciência do que esse gesto acarretaria.
Em casa tenho três cadelas com displasia. Duas delas, foram adoptadas mas a outra e por ignorância total da minha parte, comprei-a a um criador que praticava bom preço... não sabia, o que sei hoje.
Agora, vou pagar aquilo que ele poupou na criação e exploração desta raça.
Se fosse outra pessoa, nem me preocupava com exame nenhum e quando o animal ficasse na pior, ou abandonava ou mandava abater.
Esse criador, por ironia do destino, é neste momento meu vizinho e vai ser dos primeiros a ser denunciado, sem qualquer remorso da minha parte. De 3 em 3 meses lá estão os anúncios no jornal, com a alusão ao “bom preço”.