Chimook – o dador de sangue

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

quinta set 12, 2002 12:38 am

Viva,

No domingo passado, após ter regressado da exposição da Batalha, recebi um telefonema dum colega meu – o dono do Big. O Big é um cão criado por mim, filho do Fang e que tem estado com alguns problemas de saude de há uns tempos para cá. Tem feito varias análises e não tem sido detectado nada.
Bom... o que se passou foi que teve uma grande hemorragia nasal e foi internado no hospital veterinário da estefania. Pelos hemogramas, se voltasse a repetir, seria aconselhável uma transfusão de sangue.
Dito e feito, cerca da meia noite, recebi novo telefonema: o Big tinha tido outra hemorragia!
Peguei no Chimook e ala para Lisboa.
O Chimook não é um cão de ring porque eu acho que não tem potencialidades hoje em dia contra a qualidade importada. O seu defeito: pouca amplitude de peito.
Mas este cão é um “mel” em temperamento e acabei por ficar com ele. Apenas cruzou 1 vez, e para fora, mas não repetiu a experiência pois não gostei muito dos resultados.

Tirou 450 ml de sangue calma e serenamente para espanto do veterinário. Parecia saber o motivo daquela “operação”.

Talvez esta atitude, entre outras, responda ás pessoas que me perguntaram em tempos: “ se o cão não te vai servir para nada, porque é que ficas com ele?”.

PS: O Big já está a correr e a saltar como sempre, mas está a fazer tratamento com Vibramicina, pois parece que contraiu ERLICHIA, doença mais comum do que eu imaginava, pelo menos na zona de Lisboa. Trata-se de um parasita transmitido por algumas espécies de carraças. Um dos sintomas mais frequentes são precisamente as hemorragias nasais. É de fácil tratamento quando diagnosticada a tempo.
Sobre isto a Elsa pode desenvolver muito mais. ;)
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Sandrara
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta set 12, 2002 7:47 am

OLá

Esta mensagem fez-me recordar a minha primeira adopção do canil da aroeira. Retirei de lá um cão de água e esteve comigo e com outro amigo durante 1 mês (sensivelmente) para ganhar outro aspecto. Não preciso de garantir que depois de o ter nas minhas mãos o Tobias nunca mais teve carraças. Mas como provavelmente o mal já estava nele, depois de adoptado (2 dias depois) foi levado para o vet porque começou com hemorregias nasais. A quantidade de sangue que ele perdia era imensa e foi necessária uma transfusão de sangue. Levei uma das minhas cadelas para o efeito e também ela se portou lindamente. Só fiquei aborrecida porque lhe raparam uma grande área no pescoço e andou duas semanas com o pescoço todo negro e isso deu-me muita pena. As hemorregias nasais podem dever-se não só à Erlichia como também pode ser leishmaniose. Esse era o meu medo, mas no caso do Tobias a causa era a doença transmitida pela carraça, hoje em dia o Tobias é feliz e saudável.
O que mais me impressionou no Tobias , foi que nós tinhamos que segurar em gelo e colocar-lhe junto do nariz e por incrivel que pareça, ele deixou fazer tudo, e penso que nem todos os cães aguentavam tanto tempo o gelo.
sumy
Membro
Registado: quarta mai 22, 2002 7:59 am

quinta set 12, 2002 9:15 am

Fang, relativamente a todos esses problemas não vou falar, porque acho que já trocamos todos as ideias possiveis e imagináveis!!!

Só quero acrescentar um comentário relativamente ao Chimook!!!!

Apenas uma palavra para o definir!!!! ESPECTACULO!!!!!

Pode não ser o malamute perfeito para muitos, mas para mim, como sabes é o meu preferido!!!! Vai se lá saber porque!!!! Para mim tem tudo no sitio!!! Meigo, Inteligente e muitas outras coisas!!! agora se tem o peito assim ou assado, se é quadrado ou redondo nao interessa!!! Mas claro isto é apenas a minha opinião!! e como sabes eu não dou assim tanta importancia ás exposições!!! olho mais para outras caracteristicas!!!

AINDA BEM QUE FICASTE COM ELE, VALE POR MUITOS!!!!

Um abraço,

Sumy
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta set 12, 2002 11:20 am

Olá Fang,

Parabéns ao heroi do dia, o chimook! :)

As melhoras para o big.

Então aqui vai um cheirinho do que é a erliquiose canina:

É uma doença provocada por uma riquétsia, a Ehrlichia canis, que forma agrupamentos intracelulares (mórulas) dentro dos glóbulos brancos mononucleares. É transmitida por uma carraça da espécie Rhipicephalus sanguineus. A Carraça tem que se infectar num cão com erliquiose na fase aguda e ir morder noutro cão saudável para poder transmitir a doença.

A doença tem 3 fases: Aguda, subclinica e crónica.

A fase aguda inicia-se 1 a 3 semanas após a infecção e dura cerca de 2 a 4 semanas. Caracteriza-se por vasculite ( inflamação dos vasos sanguíneos) e Trombocitopenia ( nº de plaquetas reduzido). Ora isso é o que provoca as hemorragias espontâneas, embora não seja muito frequente neste fase. Os sintomas são Febre, corrimento nasal e ocular, anorexia com perda de peso, dificuldades em respirar (pois pode ocorrer sangramento nos pulmões), gânglios linfáticos aumentados de tamanho.

A fase subclinica não tem sintomas visiveis e pode durar até 5 anos.

A fase crónica caracteriza-se por uma reacção do organismo ao parasita, causando sintomas mais graves: Mucosas pálidas, depressão, dor abdominal, hemorragias evidentes ( epistaxis, retinal....), dificuldade em respirar, alterações nos olhos ( retinite, hifema, descolamento da retina, uveite, edema...), alterações do sistema nervoso central ( convulsões, nistagmus, dificuldade em andar, incordenação, dor...), Arritmias, problemas renais e hepáticos, inflamação das articulações, baço e gânglios linfáticos aumentados...

O prognóstico é bom para os cães em fase aguda, mas reservado para os em fase crónica.

O tratamento não fale a pena mencionar aqueles nomes todos, mas a prevenção só há uma: Desparasitar os cães frequentemente contra as carraças!
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

quinta set 12, 2002 1:51 pm

Olá Sandra,
Felizmente o Big não parece ter leishmaniose, pois o resultado da análise (ontem) foi negativa. Já tinha feito outra o mes passado tb negativa.
Ainda não chegou o resultado da ehrlichia, mas tudo indica que seja.

Olá Elsa,
Obrigado pelo desenvolvimento do tema.
De facto os sintomas coincidem, no que diz respeito á magreza, dificuldade respiratória e hemorragia nasal.`É sempre bom termos por aqui alguem que tenha sempre disponibilidade para temas sanitários. ;)
Sandrara Escreveu: OLá

Esta mensagem fez-me recordar a minha primeira adopção do canil da aroeira. Retirei de lá um cão de água e esteve comigo e com outro amigo durante 1 mês (sensivelmente) para ganhar outro aspecto. Não preciso de garantir que depois de o ter nas minhas mãos o Tobias nunca mais teve carraças. Mas como provavelmente o mal já estava nele, depois de adoptado (2 dias depois) foi levado para o vet porque começou com hemorregias nasais. A quantidade de sangue que ele perdia era imensa e foi necessária uma transfusão de sangue. Levei uma das minhas cadelas para o efeito e também ela se portou lindamente. Só fiquei aborrecida porque lhe raparam uma grande área no pescoço e andou duas semanas com o pescoço todo negro e isso deu-me muita pena. As hemorregias nasais podem dever-se não só à Erlichia como também pode ser leishmaniose. Esse era o meu medo, mas no caso do Tobias a causa era a doença transmitida pela carraça, hoje em dia o Tobias é feliz e saudável.
O que mais me impressionou no Tobias , foi que nós tinhamos que segurar em gelo e colocar-lhe junto do nariz e por incrivel que pareça, ele deixou fazer tudo, e penso que nem todos os cães aguentavam tanto tempo o gelo.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

quinta set 12, 2002 11:59 pm

Parabens Fang.

Já agora, alguém aqui já pensou em os seus cães se tornarem dadores regulares de sangue?
Bibocas
Membro Veterano
Registado: terça ago 27, 2002 9:35 pm

sexta set 13, 2002 11:22 pm

Olá a todos

Vasco, é a 1ª vez que estou a ouvir falar nisso. E porque não?

Mas, não terá que ser como c/ os humanos. Sangues compatíveis!?

Isto é, um labrador só poderá receber sangue de outro labrador se for da família deste?

PUXAR
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sábado set 14, 2002 9:15 am

Olá

Estou a ver que não lê secção de noticias da cães e companhia porque há alguns meses saiu lá um apelo para um banco de sangue. ;)

Há esse risco sim mas efectuam-se os testes para compatibilidade.

Situações como a do Fang são raras, normalmente as pessoas donas de cães e gatos com o perfil adequado que recebem transfusões NUNCA se lembram de voluntariar o seu cão mesmo quando a sua vida foi salva. Sei de um caso em que não foi possivel encontrar doador e teve de se pedir a uma clinica que tem cães expressamente para esse fim e pagaram cerca de 30 contos pelo sangue . Os donos ficaram furiosos com essa clinica mas o facto é que ter os cães tem custos muito elevados e não se pode estar a tirar sangue a toda a hora.

Sem querer ser advogado em causa própria aí vai uma página para saber mais.

http://bancodesangue.no.sapo.pt

P:S

A java já se disponibilizou uma vez para auxiliar este banco mas os problemas logisticos em termos do transporte, teste,recolha e a distância fisica impediram isso. No entanto foi uma disponibilidade excepcional...
Bibocas Escreveu: Olá a todos

Vasco, é a 1ª vez que estou a ouvir falar nisso. E porque não?

Mas, não terá que ser como c/ os humanos. Sangues compatíveis!?

Isto é, um labrador só poderá receber sangue de outro labrador se for da família deste?

PUXAR
TomasGil
Membro Veterano
Registado: sexta jun 14, 2002 12:36 am

sábado set 14, 2002 2:28 pm

Ola a todos!
Fico muito feliz pelo Big e pelo chimook :)
Tambem acho impressionante essas perguntas que fazem desse genero realmente é dizer: "no coments" , como de uma vez um senhor abateu 10 rafeiros por serem rafeiros mais nada...
Responder

Voltar para “Cães”