SERA QUE ME PODEM AJUDAR.....

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Frei
Membro Júnior
Registado: domingo abr 04, 2004 8:21 pm

quarta jun 16, 2004 10:40 pm

Boas noites:
O meu problema e o seguinte:. Em Março deste ano encontrei uma cocker pura na rua, antes que fosse atrepelada pegei nela e levei-a para casa. Logo fui avisando pelo caminho todos os donos de animais que via, caso alguem procura-se a mesma onde ela se encontrava.
No dia seguinte fui perguntar nas vivenda perto de casa se o cao lhes pertencia e nada. Ate que encontrei a dona: pedi-lhe para descer pois tinha algo que lhe pertencia, ela so me soube dizer "eu sei onde ela esta, vou busca-la".
Nao tive mais nada dei meia volta e trouxe de novo para casa, ate hoje ela esta comigo e adoravel.
Depois de conheçer aqui o arca de noe fui vendo os anuncios de ofertas de caes e fiquei parvo, como era possivel dar animal de raça...ate que vi um anuncio de um cocker, liguei e fui busca-lo, a senhora que no deu e criadora de animais, mas alegou que lhe tinham dado o cao e nao tinha qualquer documento dele, mas mesmo assim eu fiquei com ele ja ta vacinado e super meigo ve-se que sofreu muito ate altura.
Ela disse-me para quando chega-se a casa mete-lo na jaula, porque era onde ele estava. os meus dois cocker's vivem em casa, dormem no meus quarto nao ficam fechados.
Aqui esta o meu problema e que eu mandei um mail ao clube de canicultura portugues, para saber se podia registar futuras ninhadas como origem portuguesa, a resposta foi simples "nao pode registar os caes, nem as ninhadas" e fiquei sem saber se os podia registar como raça estrangueira. Tambem enviem um mail aos club de spaniel em portugal so que ja la vao 15 dias.
De momento so penso uma coisa, que os dois caes que tenho sem ou com LOP nao deixam de ser cocker's e puros e de ter o seu valor. E que estas associaçoes criadas para divulgar o respeito e a beleza dos animais nao passam de explorador dos mesmo pois quando precisamos deles, eles fecham-nos as portas, so querem e saber da quota no final do mes o resto nao interessa.
Sera que alguem conheçe alguma associaçao que registe animais, para que eu possa dar aos dois que tenho e aos futuros os seus devidos valores uma vez que os anteriores donos nao lhes deram.....
OBRIGADO :(
JUMP
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2003 1:09 pm

quarta jun 16, 2004 11:06 pm

vai desculpar, mas não percebi onde é q pretende chegar.

também diga-se de passagem não percebi patavina da fase da cadela achada....enfim também não interessa.
afinal pretende o q ?
fazer criação?
registar os seus cães?
oferecer-lhes um LOP pelo natal?
ou ter cahorrinhos com LOP para o q der e vier?
Frei
Membro Júnior

quarta jun 16, 2004 11:16 pm

nao tenho que desculpar, mas axo que a tua leitura foi demasiado rapida pois nao entendeste nada... pelo que entendi.

eu simplesmente pergunto no final se alguem sabe onde os posso registar....
ter tudo no legal...
reconheçimento da raça..
etc .......
ziggy
Membro Veterano
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

quarta jun 16, 2004 11:16 pm

Responderam-lhe do clube português de canicultura, que não pode registar os cães, nem futuras ninhadas. O que é que não percebeu da reposta? Acho que mais claros não podiam ter sido.
JUMP
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2003 1:09 pm

quarta jun 16, 2004 11:36 pm

Frei Escreveu: nao tenho que desculpar, mas axo que a tua leitura foi demasiado rapida pois nao entendeste nada... pelo que entendi.

eu simplesmente pergunto no final se alguem sabe onde os posso registar....
ter tudo no legal...
reconheçimento da raça..
etc .......
para ter tudo legal tem de ter o bicho vacinado, identificado e registado na junta, como opçao um seguro e só.

o seu etc, confirma as minhas dúvidas, que já lhe apresentei.
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta jun 17, 2004 7:13 am

A resposta do Ziggy não poderia ser mais clara: Os cães não podem ser registados no Clube POrtuguês de Canicultura e ponto final.
Além do mais quem é que lhe diz que os cães são puros? Você? Conhecia os pais, os avós e os bisavós deles e tem a certeza que eram mesmo Cockers? É isso que o registo atesta e é para ter esse conhecimento que serve um pedegree! Os clubes normalmente não são "exploradores", apenas se limitam a defender a raça e a respectiva pureza não deixando, nomeadamente, que se registem elementos que não se conhece a ascendência!

Olhe que para 'Criar' não basta ter um cão e uma cadela, mesmo que os ache muito bonitinhos! Tem muito mais que se lhe diga. Não perdia nada se lesse o tópico que por aí anda acerca do que é preciso para se ser criador!
http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=16186

Cumprimentos
Paulo C.
linda76
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Contacto:

quinta jun 17, 2004 8:36 am

Pois Frei,

Acho que o PauloC não podia ter sido mais claro. Não pode registar cães de raça estrangeira sem pedigree no CPC.

De qualquer modo, embora o frei diga que os seus cães são puros, nada o atesta, percebe? E é por isso que não os pode registar.

Se está a pensar em fazer criação com eles, pense bem. Qual a vantagem? Tem donos para todos os cães? são bons exemplares a nível de caracter e morfológico, mesmo sem terem pedigree????

O frei encontrou esses dois cães que tinham sido abandonados e disponibilizou-se a ficar com eles. Mas Nem todos têm essa sorte. Vai querer que os seus cachorros tb tenham esses destino???

Beijinhos,

Sandra
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quinta jun 17, 2004 11:14 am

O frei encontrou esses dois cães que tinham sido abandonados e disponibilizou-se a ficar com eles. Mas Nem todos têm essa sorte. Vai querer que os seus cachorros tb tenham esses destino???
Pois é...o nosso amigo Frei deve achar que ainda há poucos cães abandonados e que os canis municipais e de associações não estão a abarrotar de cães de todos os feitios e tamanhos (incluindo "Cockers"). :roll:
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

quinta jun 17, 2004 11:29 am

Desculpem-me a maldade...

Mas querem cockers? Olhem neste link:

http://www.adopta-me.org/searchquery.ph ... r_color=-1

Frei,

O que fez por esses dois caes foi uma accao fantastica. Nao e facil para um cao, mesmo um cocker, arranjar um bom lar depois do abandono.
Tem dois animais que adora e que lhe enchem as medidas. Considere-se muito feliz e tenho a certeza que os seus animais tambem o sao.
Nao e boa ideia procriar com os seus caes, dodo que nao sabe a proveniencia deles. Sao os dois uns amores, e certo... mas que lhe garante que os cachorros nao venham com algum defeito genetico ou muito pouco parecidos com os pais? Quem lhe garante que os donos que encontrar para os seus cachorrinhos vao ser tao bons como o Frei?

Eu propria tenho um cocker que encontrei na rua. Tive propostas para o cruzar, mas nunca o fiz. Para que o faria? Para ter um cao igual ao Oscar? - nao ia ter. Para ganhar dinheiro a vender cachorros? - Nunca iria compensar. Para presenciar o "milagre da vida"? - Confronto-me todos os dias com ninhadas e cadelas prenhas entregues as associacoes em varios estadios do "milagre da vida"...

Visite o canil duma associacao para se consciencializar e pense bem nos seus animais ;).
isabelpo
Membro Veterano
Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah

quinta jun 17, 2004 12:10 pm

Nanico Escreveu: O que fez por esses dois caes foi uma accao fantastica.
Sabes nanico, fico a pensar se terá sido bem assim. Eu não gosto de desdenhar de ninguém, principalmente porque as coisas não estão muito claras quanto ao que aconteceu. De qualquer forma não me parece que a aquisição do segundo cão, o macho, tenha sido assim tão acidental ou caridosa. Não terá o nosso amigo pensado que, uma vez que tinha a cadela, se arranjasse um cão poderia iniciar uma "criação" de cães? Porque estará ele tão triste por não o deixarem registar cães que nem ele mesmo sabe bem de onde vieram? A pessoa que lhe deu o macho era criadora, segundo palavras do forista, mas como também lhe tinham dado o bichinho, ela despachou-o e não usou para as suas cruzas!!! :o Não acham tudo isto um pouco estranho? A mim não me parece muito normal!!

Pense bem no que vai fazer!
Frei
Membro Júnior

sexta jun 18, 2004 9:08 pm

Boa noite,

Nao penso fazer criaçao dos meus dois caes, mas sim tirar uma ninhada, para ficar sempre com um exemplar destes magnificos caes .
Uma vez que nunca tive caes na vida. Quando ao pedigree, eles sao cocker's puros pois tenhem todos os requesitos pedidos pelo spanielclub em portugal e se o cpc serve para atestar a raça dos caes por isso que os ateste fazendo analises ao sangue, sei la tanta coisa que se pode fazer.
Mas eu tb so queria saber se havia alguma associaçao onde os pode-se registar, mas ja vi que nao. E eu ja contava com isso e xego a conclusao "que quanto mais conheço as pessoas mais gosto dos meus caes". Vamos indo e vamos vendo uma vez que eles nao estam enjaulados como muito caes de criadores.
Vou deixar na mao natureza da vida, o fututo deles os dois se der deu, senao der paciencia. Nao sera por isso que vou deixar de gostar deles.

Ja agora linda76 a minha cocker e parecida com a tua, so que mais bonita. Obrigado a todas pela ajuda............ :idea:
vald
Membro Veterano
Registado: quinta out 23, 2003 7:15 pm

sexta jun 18, 2004 11:10 pm

Caro Frei:

Não duvido que os seus cães sejam espectaculares e que os ache os mais bonitos de todos, o que com Q.B até é saudável.

Pelo que percebi das suas mensagens pretende registar os seus animais, só não sei com que intuito?
Para poder participar em exposições?
Para mostrar aos amigos e conhecidos que tem um cão de raça? (com Q.B também é saudável)
Será que é para quando fizer a tal ninhada ter facilidade em vender ou até dar os restantes cachorros, visto só querer ficar com um?

Quanto à questão do C.P.C não fazer registos a torto e a direito, devo dizer que até concordo, pois eles têm por obrigação controlar a qualidade dos cães das raças por eles reconhecidas, e como neste caso não se conhecem os ascendentes, acho muito difícil que se possa avaliar o real valor dos seus animais como raça.
Este tipo de burocracia também traz inúmeras vantagens não só à raça mas também aos futuros donos, visto que com isto obterem mais garantias da qualidade dos animais que estão a ser criados e o "consumidor" poder saber o que esta a levar para casa, porque ao contrário daquilo que alguns pensam um cão de raça não é só o "papel de embrulho".

Pelas suas mensagens também podemos deduzir que se tornou um grande fã da raça em questão.
Então porque é que em vez de se precipitar e fazer uma ninhada só com intuito de obter um cão, não tenta aprender um pouco mais acerca dos cockers e mais tarde adquirir a um bom criador um exemplar?

Esta é a mera opinião de um atento e interessado observador e peço que os entendidos me corrijam se estiver enganado.
Última edição por vald em sexta jun 18, 2004 11:18 pm, editado 1 vez no total.
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sexta jun 18, 2004 11:17 pm

Frei Escreveu: Vamos indo e vamos vendo uma vez que eles nao estam enjaulados como muito caes de criadores.
Eu nam conheço muitos cães de criadores que estejam enjaulados.

Tem que ver o que considera criador, é que você está a cair potencialmente nessa categoria sui generis que é a do criador de vão de escada....
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Elsa
Membro Veterano

sábado jun 19, 2004 12:47 am

Porque não tenta ir ao site do CPC e ler as regras? www.cpc.pt

Tá lá tudo explicadinho ;)

Quando se tem um cão de raça sem registo, antigamente podia-se ir ao CPC, marcar uma avaliação com um juiz e se ele confirmasse que era de raça, a pessoa podia registar o animal no RI, registo inicial. Ao fim de umas quantas gerações, os descendentes podiam ter o LOP..

Hoje acontece a mesma coisa com uma única diferença... O CPC só faz isso para as raças portuguesas. Sendo um Cocker Spaniel, para obter o RI teria que ser avaliado na Inglaterra, que é o país de origem da raça.

Assim evitam-se autênticas aberrações como aquela do rafeiro que passou por serra da estrela, já não sei em que país e que chegou a ganhar exposições para grande espanto dos portugueses que sabem bem que aquilo era tudo menos um serra. E tinha papeis e tudo!
Portanto agora, são os países de origem que "certificam" as suas raças.

Os criadores da arca que me corrijam se estou a dizer alguma asneira... :oops:
loba_lua
Membro Veterano
Registado: sábado dez 27, 2003 2:57 am
Localização: 7Gatos:Moghi,Zorki,Lua,Samid,Shaiina... 4 Cães:Diana,Wolfy,Homara,Dusky (cães e gatos pa adopção)

sábado jun 19, 2004 1:49 am

E eu que estava a pensar que podia registar a Homara, a Dobermann que adoptei :roll: Assim era mais uma para a estatistica dos Dobermans em POrtugal... Paciência

E Frei, por favor esterilize a cadela para não andar a ter ninhadas, atrás de ninhadas. Depois vão ser mais não sei quantos para adopção e e abandonados- Já há alguns cockers abandonados, em canis municipais. Depois começa a acontecer o mesmo que os Caniches, já quase ninguém os quer. Está na moda os caniches abandonados :|
Responder

Voltar para “Cães”