Nacionalismos bacocos - off topic

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Luka10
Mensagens: 10
Registado: quinta jun 17, 2004 11:12 am

quinta jun 17, 2004 11:21 am

A questão é que já estamos integrados na Europa e não há nada a fazer. O que realmente se pode fazer é buscar informação sobre o que se passa a nível das instituições comunitárias, da política interna, e não só dos resultados do futebol. Não será o futebol que vai fazer com que o país evolua, mas sim nós próprios, cultivando-nos, lutando pelos nossos direitos e por uma melhoria da qualidade de vida. O que o poder instituído quer é que nos interessemos unicamente pelo futebol, para que fiquemos anestesiados e nos esqueçamos dos verdadeiros problemas que assolam Portugal!!!
casadotrevo
Membro Veterano
Mensagens: 1966
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Localização: Basset Hounds
Contacto:

quinta jun 17, 2004 12:05 pm

Luka10 Escreveu: A questão é que já estamos integrados na Europa e não há nada a fazer.
Em 24 de Abril de 1974, estavamos em ditadura.

Não havia nada a fazer ?
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
Luka10
Mensagens: 10
Registado: quinta jun 17, 2004 11:12 am

quinta jun 17, 2004 12:37 pm

Já não estamos em ditadura... os democraticamente eleitos fizeram com que o país entrasse para a UE. Sinceramente, não vejo nada que se possa fazer. Até porque uns discordam mas outros concordarão com essa entrada... ;)
aligra
Membro Veterano
Mensagens: 724
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm
Localização: Dylan, epagneul breton

quinta jun 17, 2004 12:46 pm

casadiscaes Escreveu: mas, e aquilo de que eu falava era de uma formação de base do português, que pendura a bandeira ao contrário (que nalguns países é crime) ou do avesso, que já não sabe o hino nem o significado dos símbolos nacionais... só nos futebóis é que ele se lembra que há uma bandeira ou que é português...
Sabe que uma das diferenças mais marcantes entre a educação que as minhas filhas recebiam na Argentina e a que recebem cá em Portugal é a falta quase absoluta de qualquer apelo ao sentimento patriótico nas escolas? A mais pequena, que fez cá o 4º ano, teve que decorar o hino, mas a mais velha, que fez cá desde o 7º, nunca (mas mesmo nunca) teve que decorar o hino português na escola! O conhece porque se cantava cada 5 de outubro na Quinta da Saudade, o clube português de Buenos Aires onde elas cresceram.

Lá na Argentina, cada data patriótica (liberação do domínio espanhol, independencia, día da bandeira, do escudo, dos nossos "pais da Pátria") é assinalado nas escolas com uma festinha simples onde se canta o hino, há um discurso do director ou dalgum professor, os miúdos fazem qualquer representação ou coisa do género, o melhor aluno de cada ano "leva a bandeira", que é uma distinção pela qual os melhores puxam, os pais tiram fotografías, as mães geralmente choramos um bocadinho pela emoção de ver o nosso rebento ser "abanderado", enfim, se assinala a data e se USAM os símbolos pátrios.

Olhe que o meu país não é exemplo de nada, temos uma crise inacreditável, uma classe política corrupta como poucas no mundo, uma dependência dos Estados Unidos que só vista, mas a escola ainda cumple a sua função de "argentinizar" ao povo, de certeza por ser a minha pátria um lugar de chegada de imigrantes europeus desde sempre.

Ora bem, eu me pergunto (e só me pergunto, porque cada ano que passa eu tenho menos certezas e mais dúvidas): se os símbolos nacionais não se usam na vida cotidiana, não será melhor pelo menos que apareçam no futebol? Não será o desporto internacional um dos poucos lugares que ainda restam onde a nacionalidade pode usar-se (isto é, apropriar-se dela) e vivir-se? Em que outro sítio é que a gente pode pegar na sua bandeira e envolver-se nela?

Alicia
ladyxzeus
Membro Veterano
Mensagens: 2402
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

quinta jun 17, 2004 12:56 pm

Agora ficou moda as meninas usarem bendeiras como saia ou como lenço... Será que, depois do futebol, continuarão a usá-las?
É uma pena este patriotismo ser efémero. E admito que não sou nem um pouco patriota, por nenhum dos meus dois países. No entanto, lá porque virou moda, não vou pendurar uma bandeira à janela, para depois a tirar. Ainda sou do tempo em que a bandeira portuguesa era (no meio escolar juvenil) a ostentação de um péssimo mau gosto e de uma terrível combinação de cores. As riscas dos states é que eram fixes. Agora, de repente, o vermelho e o verde passaram a ser as cores mais interessantes do planeta e arredores. Este comportamento é inexplicável para a minha pessoa...
Lara_
Membro Veterano
Mensagens: 206
Registado: segunda jun 07, 2004 2:18 pm
Localização: Ivy (Yorkshire Terrier)

quinta jun 17, 2004 1:10 pm

Apesar disto ser um 'off topic' vou meter a colherada.

Claro que há falta de patriotismo em Portugal, claro que a bandeira dos EUA é mais gira com aquelas estrelinhas e risquinhas...
Mas mesmo assim os portugueses conseguem ser patriotas só não o são 24h por dia, são-no em situações que exigem união, como é o caso do futebol. Além disso compararmo-nos com os EUA é um bocado injusto porque eles são um país muito mais recente e além disso estão convencidos que são os reis do Universo, é mais que lógico que sejam super patriotas.

De qualquer forma concordo com a Alicia, o sentimento de patriotismo devia começar desde cedo nas escolas e isso, infelizmente, não acontece. Quantos portugueses há por aí que nem sabem o hino?
SarahKay
Membro Veterano
Mensagens: 991
Registado: terça nov 18, 2003 4:57 pm
Localização: Gatos: Misha, Lilo, Jasmine, Tita e Nala; Cães: Safira
Contacto:

quinta jun 17, 2004 1:31 pm

Eu acho que deviamos estar satisfeitos porque hoje em dia os miudos não precisam de saber todos os reis, rios e caminhos de ferro de portugal! Não terem que cantar o hino antes de cada aula e rezar antes das refeições!

Não vamos agora andar para trás, não é?

As obrigatoriedades eram dantes, agora somos livres. Quem quer aprender a cantar o hino aprende, quem não quer não aprende!

Mas pelo menos sabe-se bem mais sobre o resto do mundo (ás vezes mais do que sobre Portugal...), é o que faz a globalização!!!

Eu comparo um bocado o patriotismo com o cristianismo... aos poucos e poucos cada vez há mais ateus. E porquê? Porque deixou de haver a inquisição e as pessoas estão mais informadas. Já para não falar que para tudo há que haver estimulos. A Igreja Católica está na mesma à um montão de tempo e já todos sabemos que viemos dos macacos e não de Adão e Eva.

O amor à patria... como é que se pode gostar de um sitio com os problemas que Portugal tem? Este pseudo-patriotismo não é à patria, é só mesmo ao futebol. Quando se grita "viva Portugal", não é viva Portugal o país ou a patria é viva a selecção Portuguesa. E se se grita é porque apesar do negativismo ainda há esperança que qualquer coisa funcione neste país e nos dê alegrias e motivos de orgulho, nem que seja o futebol!

(espero desta vez não atacar indirectamente ninguém... talvez os católicos... eles que me desculpem...) ;)
casadotrevo
Membro Veterano
Mensagens: 1966
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Localização: Basset Hounds
Contacto:

quinta jun 17, 2004 2:37 pm

SarahKay Escreveu: (espero desta vez não atacar indirectamente ninguém... talvez os católicos... eles que me desculpem...) ;)
Atacou, sim Senhora, atacou todos aqueles que são Patriotas, mas quando digo Patriotas são aqueles que têm orgulho em ser Portugueses, pelo Passado e presente, por tudo aquilo que Portugal representou e contribuiu para o mundo que temos hoje. Pelos descobrimentos, pelo facto de sermos um pequeno país que já dominou meio mundo, pelo facto de sermos a única nação Ibérica que não pertence ao estado Espanhol, etc. E que lhes custa ver a nação Portuguesa tornar-se parte do sonho Napoleónico/Hitelariano da grande m**** do império Franco/Germanico da Europa.
Só me mete pena, é que a ignorância cultivada pós-25 de Abril, tenha criado pessoas como V. Exa. Se está mal com a Nacionalidade Portuguesa, recuse-a, torne-se apátrida e faça bom proveito. Portugal não necessita de pessoas assim.
Até agora tentei manter uma posição não politica neste Off-Topic, mas mesmo assim tentei deixar a minha opinião, pelos vistos, alguns, como a AISD, não a perceberam. Como não é segredo, vou divulgá-la:
- Sou Nacionalista
- Anti-Fedaralista
- Anti-Globalização
- A Favor de uma grande comunidade de Estados Lusófonos, que são aqueles, que mesmo não sendo Europeus, nos são mais próximos.
Nós, antes de sermos Europeus, somos Portugueses, e por favor, não nos queiram tirar isto.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
aisd
Membro Veterano
Mensagens: 7062
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
Localização: labradora retriever ZORRA
periquito FALCANITO

quinta jun 17, 2004 3:27 pm

O amor à patria... como é que se pode gostar de um sitio com os problemas que Portugal tem?
Parabéns.
O seu amor mede-se em quê ? Dinheiro ?
A sua família sabe que assim que estiverem doentes ou se tornarem um encargo, deixam de ser amados ?

Que faz aqui ?
Emigre e aprenda alguma coisa sobre os "paraísos" que você pensa que os outros países são.

Sabe eu tenho amigos e família na Inglaterra, na Holanda, na Finlândia, no Brasil, na Noruega e nos EUA.
E sabe, não emigre para lá...
É que eles, lá, são nacionalistas ou anti-globalização. ou, ainda, as duas coisas.
Agora, como a Sara, não há.

A Sara é caso único - anti-nacionalista e pró-globalização.
Ou não sabe nada de nada ou é de uma utopia de ficção científica.
SarahKay
Membro Veterano
Mensagens: 991
Registado: terça nov 18, 2003 4:57 pm
Localização: Gatos: Misha, Lilo, Jasmine, Tita e Nala; Cães: Safira
Contacto:

quinta jun 17, 2004 4:25 pm

Eu não sou nada!

Sou daqueles que gostam de ignorar por completo, ou então se puxarem muito por mim, de criticar e por defeitos. Sou dos "pós-25 de Abril". Sei o Hino se estiver a cantar acompanhada por alguém que o saiba realmente. Conheço os Rios (alguns) porque gosto de mapas e eles aparecem lá. Não conheço os Reis nem os caminhos de ferro. E por vezes baralho as datas dos descobrimentos e os nomes dos descobridores.

Mas sei o nome e o código de todos os 500 fornecedores da empresa onde trabalho, sei as datas de aniversário de todos os meus amigos (apesar de não dar os parabéns a ninguém, mas porque nunca sei a quantas ando), sei o nome de todos os personagens da Disney e respectivos filmes (até algumas falas), também sei o nome de um montão de actores, actrizes, cantores, grupos musicais, filmes e musicas. Conheço montes de raças de cães e gatos e sei identificá-las, conheço ainda doenças, sintomas, medicamentos, etc.

São estas as minhas prioridades... É à volta disto que gira o meu dia-a-dia e toda a minha vida.

Se tenho orgulho de ser assim... não tenho nem deixo de ter... não me considero mais nem menos que os outros! E sim, é capaz de ser egoísmo viver assim a minha vidinha pequenina e ignorar todos esse principios, mas foi assim que aprendi e não sei fazer doutra forma... Mas tenho esperança de vir a aprender.

Mas isto sou eu, desta vez não vou generalizar, mesmo sabento que há por aí muitas pessoas como eu!
aisd Escreveu:Parabéns.
O seu amor mede-se em quê ? Dinheiro ?
A sua família sabe que assim que estiverem doentes ou se tornarem um encargo, deixam de ser amados ?
Não entendi...
aisd Escreveu:Que faz aqui ?
Emigre e aprenda alguma coisa sobre os "paraísos" que você pensa que os outros países são.

Sabe eu tenho amigos e família na Inglaterra, na Holanda, na Finlândia, no Brasil, na Noruega e nos EUA.
E sabe, não emigre para lá...
É que eles, lá, são nacionalistas ou anti-globalização. ou, ainda, as duas coisas.
Não sei onde leu isso. Não gabei país nenhum. Tenho muita familia e amigos no estrangeiro e até acho o nosso cantinho bem mais sossegado.

Mas peço novamente desculpa se ofendi alguém e vou ficar por aqui, porque não gosto de falar de coisas que não sei... E devo estar a dizer muito disparate, etc.

Beijocas e vamos mas é falar de cães!

;)
casadotrevo
Membro Veterano
Mensagens: 1966
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Localização: Basset Hounds
Contacto:

quinta jun 17, 2004 5:44 pm

SarahKay Escreveu: Mas sei o nome e o código de todos os 500 fornecedores da empresa onde trabalho, sei as datas de aniversário de todos os meus amigos (apesar de não dar os parabéns a ninguém, mas porque nunca sei a quantas ando),
Quer dizer, entre V. Exa. e o meu notebook, a unica diferença é que a Sra. é de manutenção mais elevada.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
amg
Membro
Mensagens: 187
Registado: segunda set 22, 2003 12:48 pm

quinta jun 17, 2004 6:20 pm

Quando mais não seja, porque o saber não ocupa lugar...

A Portuguesa

Heróis do mar, nobre povo,
Nação valente, imortal,
Levantai hoje de novo
O esplendor de Portugal!
Entre as brumas da memória,
Ó Pátria sente-se a voz
Dos teus egrégios avós,
Que há-de guiar-te à vitória!

Às armas, às armas!
Sobre a terra, sobre o mar,
Às armas, às armas!
Pela Pátria lutar
Contra os canhões marchar, marchar!

Desfralda a invicta Bandeira,
À luz viva do teu céu!
Brade a Europa à terra inteira:
Portugal não pereceu
Beija o solo teu jucundo
O Oceano, a rugir d'amor,
E teu braço vencedor
Deu mundos novos ao Mundo!

Às armas, às armas!
Sobre a terra, sobre o mar,
Às armas, às armas!
Pela Pátria lutar
Contra os canhões marchar, marchar!

Saudai o Sol que desponta
Sobre um ridente porvir;
Seja o eco de uma afronta
O sinal do ressurgir.
Raios dessa aurora forte
São como beijos de mãe,
Que nos guardam, nos sustêm,
Contra as injúrias da sorte.

Às armas, às armas!
Sobre a terra, sobre o mar,
Às armas, às armas!
Pela Pátria lutar
Contra os canhões marchar, marchar!
[/b]

Música: Alfredo Keil
Letra: Henrique Lopes de Mendonça
aisd
Membro Veterano
Mensagens: 7062
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
Localização: labradora retriever ZORRA
periquito FALCANITO

quinta jun 17, 2004 8:11 pm

aisd escreveu:
Parabéns.
O seu amor mede-se em quê ? Dinheiro ?
A sua família sabe que assim que estiverem doentes ou se tornarem um encargo, deixam de ser amados ?



Não entendi...
Eu explico, Sara.
Patriotismo, para mim, é amar o seu país.
E, como em todos os casos de amor, não depende do país estar bem ou mal, não tem nada a haver com o país ser rico ou pobre.
Porque amo Portugal ?
Porque nasci aqui, porque é lindo, porque a paisagem muda constantemente,porque aqui vivem todas as pessoas de quem eu gosto, porque o povo - que me irrita imenso - é básicamente generoso e capaz de actos espectaculares e únicos - lembram-se de Timor ?
Porque existe coração - mesmo que mau.
Apesar de tudo sempre é melhor que as sociedades robóticas - montes de estado, de segurança social, de subsídios para toda a desgraça e de gente a coçar-se para dentro que vive para a bebedeira de 6ªfeira à noite.

E sim, tenho orgulho no nosso passado.
Não fomos sempre dirigidos por gente mediocre.
Tivemos a primeira revolta popular bem sucedida do mundo, que levou D.João I ao poder.
Fizemos os descobrimentos e nunca nenhum povo fez nada de tão grandioso.

Pois, não há filmes com o Tom Cruise e Penelope Cruz sobre o assunto.
Portanto você desconhece.

Temos 500 anos de decadência depois disto.
E chegámos aqui.
ladyxzeus
Membro Veterano
Mensagens: 2402
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

quinta jun 17, 2004 8:12 pm

Bem... do hino só se canta a primeira parte não é? Ao menos não é como no Brasil em que tem que se saber, pelo menos, dois hinos gigantescos e complicados. É espantoso como muitos portugueses nem a primeira parte sabem do hino e os brasileiros (desculpem estar a falr deles, ams vivem na miha outra pátria) sabem os dois (ou trÊs) de uma ponta à outra e, para cúmulo, cantam-nos com orgulho.
Digo-vos: quando eu canto o hino é para ser cantado com orgulho e voz erguida. Não é para imitar quem o sabe cantar. Quando eu hasteio uma bandeira (quer a brasileira, quer a portuguesa) não é por futebol. É porque sim.
Quem não sabe a história da sua pátria é um triste. É como se não a tivesse. E, infelizmente, quem não tem pátria não pertence a sítio nenhum...
Pedra
Membro Veterano
Mensagens: 2492
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

quinta jun 17, 2004 10:55 pm

SarahKay Escreveu: Eu acho que deviamos estar satisfeitos porque hoje em dia os miudos não precisam de saber todos os reis, rios e caminhos de ferro de portugal! Não terem que cantar o hino antes de cada aula e rezar antes das refeições!

Não vamos agora andar para trás, não é?


(espero desta vez não atacar indirectamente ninguém... talvez os católicos... eles que me desculpem...) ;)
Eu precisei de saber todos os Reis, rios e caminhos de ferro. Cantei o hino no inicio das aulas e rezei antes das refeições. No mês de Maio passava os intervalos do almoço a rezar o terço. Na altuta era uma seca para mim, hoje, agradeço muito aos meus pais, terem-me obrigado a esta seca.
O meu filho de 13 anos, sabe o nome de todos os Reis, rios de portugal, sabe mexer no computador muito melhor que eu, sabe o nome de todos os novos países e suas respectivas capitais, sabe o nome de todos os jogadores de futebol e respectivos clubes, e sabe muito mais do que eu sabia com a idade dele. Canta o hino portugues e inglês todos os dias antes das aulas. Claro que para isso tenho que largar os cordões á bolsa, mas não me arrependo nem um dia.

Para finalizar, como portuguesa e com orgulho no meu país apesar de muita coisa estar mal, senti-me insultada com as suas palavras, no entanto dou o desconto pois imagino que seja muito novinha.
(não pensam ;) )

Isabel
Responder

Voltar para “Cães”