Requisitos para ser criador

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
amarg
Membro Veterano
Registado: domingo mar 30, 2003 11:21 pm
Contacto:

quinta jun 17, 2004 9:57 am

casadofarol Escreveu:
Eu gostava que também os adquerentes assinassem uma declaração reconhecida pelo notário de que irão tratar bem o cão, dar assistência veterinária, boa alimentação e uma vida sã...

Afinal as nossas exigências também devem ser tomadas em causa.
Pois, eu também gostava disso, mas essa é outra história que dava para outro tópico.
E o que é que impede os criadores de o fazer?!? O reconhecimento notarial talvez seja exagero mas uma declaração escrita onde figurem as responsabilidades do criador e do comprador acho perfeitamente aceitável.
AndLemos
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm

quinta jun 17, 2004 10:00 am

amarg Escreveu:
casadofarol Escreveu:
Eu gostava que também os adquerentes assinassem uma declaração reconhecida pelo notário de que irão tratar bem o cão, dar assistência veterinária, boa alimentação e uma vida sã...

Afinal as nossas exigências também devem ser tomadas em causa.
Pois, eu também gostava disso, mas essa é outra história que dava para outro tópico.
E o que é que impede os criadores de o fazer?!? O reconhecimento notarial talvez seja exagero mas uma declaração escrita onde figurem as responsabilidades do criador e do comprador acho perfeitamente aceitável.
E alguns criadores fazem-no.
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

quinta jun 17, 2004 10:29 am

aisd Escreveu: São todos de criadores.
Como sabem há n criadores de labs e, às vezes,chegamos à conclusão que certos desvios do estalão (que se podem dever a um qualquer antepassado) foram deliberadamente escondidos do comprador que só se apercebe deles muito mais tarde.
Mas desde que o comprador seja informado e não enganado, qual é o mal ?
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

quinta jun 17, 2004 10:33 am

amarg Escreveu: E o que é que impede os criadores de o fazer?!? O reconhecimento notarial talvez seja exagero mas uma declaração escrita onde figurem as responsabilidades do criador e do comprador acho perfeitamente aceitável.
E qual é a validade juridica, de um contrato sem reconhecimento notarial ?
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

quinta jun 17, 2004 10:42 am

Elsa Escreveu: ... tanto morfológicas como de trabalho ( nas raças em que existe). ;)
Esse de facto, é um problema, é que existem "n" raças, com trabalho obrigatório na FCI, que não têm provas em Portugal. Nas raças de caça, P. Ex. além dos cães de parar, mais ninguém tem direito a nada, o que faz com que o pessoal, se quiser, tenha que ir ao estrangeiro.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta jun 17, 2004 11:10 am

A minha área não é o direito (aviso desde já) mas sei que há um sem número de contratos que não requerem reconhecimento notarial.

Pe, os contratos de prestação de serviços e de compra e venda de bens.
Se levo o meu carro à revisão não há contrato a dizer que foi establecido que o meu carro será devolvido com as rodas e o volante e etc...
Se vou ao supermercado não levo um notário a confirmar que comprei uma toalha e que exijo que seja de algodão, etc.
Existem normas na lei para proteger este tipo de contratos.

Até mesmo assuntos mais sérios - como venda de terrenos, animais, produtos agrícolas, etc. ou partilhas - podem ser feitos sem escritura.
Penso que a lei exige testemunhas e o conhecimento comum do facto também tem o seu valor (pe, na minha família não houve partilhas em várias gerações mas bastou o facto conhecido por todos de que a casa A foi deixada a B e o terreno C a D).
Senão fosse assim era a anarquia total, pois durante séculos muitos negócios se fizeram mediante um aperto de mão e muitas heranças eram só de boca.

Sim, penso que um papel escrito e assinado por ambas as partes tem o seu valor legal, não da mesma maneira que se tivesse reconhecimento notarial, mas a assinatura lá está...
amarg
Membro Veterano
Registado: domingo mar 30, 2003 11:21 pm
Contacto:

quinta jun 17, 2004 2:32 pm

casadotrevo Escreveu:
amarg Escreveu: E o que é que impede os criadores de o fazer?!? O reconhecimento notarial talvez seja exagero mas uma declaração escrita onde figurem as responsabilidades do criador e do comprador acho perfeitamente aceitável.
E qual é a validade juridica, de um contrato sem reconhecimento notarial ?
A mesma do contrato com reconhecimento.
Os únicos motivos pelos quais acho que faz sentido fazer o reconhecimento são: ter a certeza da identidade da outra parte ou se se quer fazer valer o contrato não só entre as partes mas contra terceiros. Se começar a aparecer casos do mesmo cão vendido a várias pessoas....
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

quinta jun 17, 2004 2:42 pm

amarg Escreveu: A mesma do contrato com reconhecimento.
Os únicos motivos pelos quais acho que faz sentido fazer o reconhecimento são: ter a certeza da identidade da outra parte ou se se quer fazer valer o contrato não só entre as partes mas contra terceiros. Se começar a aparecer casos do mesmo cão vendido a várias pessoas....
Sem reconhecimento notarial, como é que faz, se o outro alegar que não foi ele que assinou ?
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

quinta jun 17, 2004 3:04 pm

casadotrevo Escreveu: Sem reconhecimento notarial, como é que faz, se o outro alegar que não foi ele que assinou ?
O criador além da cópia assinada pelo comprador ficará também com cópia do BI e CC. É o que eu faço na venda dos meus gatinhos. sempre quero ver, em caso de problemas, o comprador justificar como é que o criador tem cópia dos documentos dele.
Maria Jo&atilde;o
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta jun 17, 2004 7:55 pm

Última edição por SeaLords em domingo nov 23, 2008 7:03 pm, editado 1 vez no total.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta jun 17, 2004 8:17 pm

Se é esse o caso, então também não deve haver problema nenhum em avisar o comprador desses defeitos.

O que acontece é que o comprador - que, pe, começou a frequentar este fórum - fica com dúvidas se o cão é puro.
E desconfia que foi enganado.
E, em muitos casos, foi mesmo.

E as pessoas falam.
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quinta jun 17, 2004 8:17 pm

--------------------------------------------------------------------------------

Eu também acho que uma só raça não é condição exclusiva, estou há muito tentado a começar com o perdigueiro português e só por falta de tempo o não fiz.

No que se efere a quantidade, depende, também das condições que se tem, vejo aliás mais gente com dois ou 4 cães maltratados que aqueles que têm trinta.

As garantas, dependem, cada evz se dão mais arantias sobre tudo e mais alguma coisa, algumas são lóicas e essenciais, outras, parecem mais uma garantia para a vida como a do que quando o cocker aos 8 anos começou com problemas cardíacos queria uma indemnização do criador...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta jun 17, 2004 9:40 pm

Última edição por SeaLords em domingo nov 23, 2008 7:02 pm, editado 1 vez no total.
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

quinta jun 17, 2004 9:44 pm

Na verdade acho que só há um requesito básico para se ser Criador de cães... não ser dono da verdade absoluta, e a partir dai ter capacidade de aprender com os erros, e, logo ter ainda mais vontade de aprender. É natural que sejamos parciais para o que é nosso... mas quantos de nós nunca puseram aquele defeito no cão do vizinho "Não presta para nada, tem um grave defeito genético, é uma rosca..." e o defeito consiste em não estar no nosso canil?

Aquilo que se tem falado neste tópico não são requesitos para se ser criador, mas sim de cartas de intenções... e de boas intenções está o inferno cheio... O criador deve ser sério, deve ter abertura de espírito para aceitar críticas e espírito crítico para analizar o seu trabalho... as exposições de beleza são boas para mostrar o trabalho que se desenvolve, ter uma avaliação crítica do trabalho desenvolvido, mas não são fundamentais para o trabalho que se faz (só para o marketing de cachorros). No meu caso sou viciado em exposições, mas é muito mais importante o conhecimento da raça e conhecimentos técnicos que vão desde como ler e aplicar um estalão, genética e genealogia da raça (até pelo menos 8 gerações), e, acima de tudo, o criador tem que ter honestidade suficiente para reconhecer que quando vende um cachorro, não está a vender um campeão, mas sim potencial de vir ou não a ser um campeão... a genética conta 50%... o dono conta os outros 50%... e já vi muitos bons cães arruinados pelas bestas que lhes calharam em rifa...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
lavall
Membro Júnior
Registado: quarta jun 02, 2004 4:20 pm

quinta jun 17, 2004 10:36 pm

CasadeAnaval Escreveu:
Eu também acho que uma só raça não é condição exclusiva, estou há muito tentado a começar com o perdigueiro português e só por falta de tempo o não fiz.
E é para sair com eles para exposições e mostrar o trabalho desenvolvido em prol da raça ou para criar às portas fechadas e à custa da fama passada?
Responder

Voltar para “Cães”