Cão e Bébé

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
AndLemos
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm

terça jun 22, 2004 9:00 am

Não tenho experiência com cães e bébés, tenho uma priminha de cinco anos que costuma ir a minha casa e brinca com os meus cães mas sempre na minha presença.
Agora uma colega minha tem uma bébé de 15 dias +/- e tem uma cadela São Bernardo como deve agir?
Não há problemas do contacto da cadela com a bébé ou deve esperar mais algum tempo até as apresentações?
scunha
Membro Júnior
Registado: terça jun 08, 2004 9:50 am

terça jun 22, 2004 10:19 am

Andreia,
só te posso falar da minha expriência, quando levei o meu dick para casa, com dois meses, ainda não sabia que estava grávida, foi sempre a minha companhia, o meu primeiro cão.
No inicio foi complicado, porque toda a gente dizia que tinha que o por a dormir no quintal, que quando o bebé nascesse ele não poderia ficar em casa, bla bla bla bla....
Quando o Francisco nasceu, só perguntei ao pediatra se poderia ter o cão a dormir no nosso quarto, a resposta foi aliviadora, tirando-me um peso de cima, não havia problema, só tinha que ter o cuidado de não deixar os dois sozinhos.
No início o Dick não sentiu a diferença, porque continuei a dar-lhe sempre muita atenção, no entanto passados mais ou menos quatro meses, sempre que ia alguém vizitar-nos para ver o bebé, sentia que o dick fazia de tudo para chamar a atenção.
Assim foi, o Francisco tem 7 meses, está um malandreco, pois já quer puxar as orelhas ao Dick, e este em resposta quer sempre dar-lhe uns beijinhos, tentando lamber as mãos.
O importante é nunca deixarmos de lado os nossos animais, continuo a dar muito carinho e atenção ao meu cão, que é meu companheiro, no entanto ás vezes é complicado, pois quem tem bébés sabe que eles também querem muita atenção.
Mas como já temos mais uma cadelita lá em casa, o Dick agora anda entretido com a Big que por vezes já nem nos liga.
Espero ter ajudado
beijos
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

terça jun 22, 2004 10:20 am

A minha irmã na Argentina tem um rafeirote enorme, cruzado de pastor alemão com sabe se lá o que (eu acho que com lobisomem ;) ), quando nascera o primeiro neto ela levou uma prendinha do bebé e andou com a camisolinha prendida da cintura o dia todo, para o cão a cheirar, fez isso várias vezes.

Acho que já contei isto cá alguma outra vez :oops: , mas pronto, lá vai.

Quando o bebé chegou a casa, minha irmã pegou nele ao colo e o mostrou ao cão enquanto lhe fazia festas, e pronto, isso foi tudo.

Só teve o cuidado de que a vida do cão não mudasse em nada pela chegada do bebé: ele continuou a entrar na casa como sempre, as suas coisas (comedouro, cama, brinquedos, ossos) ficaram no mesmo sítio, foi escovado e levado à rua como sempre. Como a minha sobrinha tampouco tem desconfiança do cão, quando ele se acercava ao bebé para o cheirar ela lhe fazia festas e o deixava cheirar, sem problemas.

Confesso que eu ficava aflita de o ver cheirar ao bebé até porque a cabeça do cão era mais grande do que a criancinha, mas isso sou eu, eles sempre confiaram no seu cão e por enquanto nunca tiveram problema nenhum, e já vão 3 netos nessa casa.

Obviamente que nunca deixaram o cão sozinho com uma criança, nem por um minuto. Mesmo agora que o miúdo mais velho tem 5 anos não fica sozinho com o cão (que o adora e o sigue por tudo o que é lado), mas é para ele não magoar ao coitado do animal na brincadeira, porque o menino é mesmo uma peste. Agora é que eles têm desconfiança, mas é do miúdo!

Acho que ninguem melhor do que a dona para saber como é o seu cão, mas de qualquer forma acho que 2 conselhos básicos são: tentar que a vida do cão não mude por causa da criança (que ele não se sinta posto de lado) e nunca deixar o miúdo sozinho com o cão.

Alicia
Gelly
Membro
Registado: terça jun 01, 2004 4:29 pm
Localização: 2 cachorros - o Serra e a Estrela, 1 gato - o Tico, 2 periquitos e 8 canários

terça jun 22, 2004 10:26 am

Eu penso que deverá dar a conhecer o bébé o mais rápidamente possível. Falar com a cadela, dizendo que o bébé é amigo, esperando uma altura em que o bébé esteja sossegado - acho que o choro dos bébés incomoda muito os cães, pelo menos os cães que existiam em casa dos meus pais eram assim - e nunca deixando de fazer festas e mimos à cadela para que ela não pense que deixa de ter o seu quinhão de mimos.

Como se trata de uma cadela, tem mais o instinto maternal, e deverá ver o bébé como uma cria mas acho que deve ser tudo feito por etapas e com muita calma. Nunca ralhar com a cadela pela curiosidade e deixar que ela veja e cheire mas tendo sempre o máximo de cuidado.

Apesar de tudo o que aqui se possa dizer acho que a tua amiga é que, com bom senso, deverá melhor que ninguém conhecer "o que a casa gasta" e saber qual a atitude mais correcta a tomar. De qualquer forma acho que quanto mais cedo matar a curiosidade da cadela melhor!

Eu fiz isso com os cães de casa dos meus pais e nunca tive problemas!

Beijokas,

Gelly
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

terça jun 22, 2004 10:32 am

Concordo inteiramente com os dois conselhos que lhe foram dados ;)
Acho que o importante é mesmo isso,continuar a tratar o cão da mesma forma,para que ele não se sinta posto de lado e nunca deixar bebé e cão sozinho.Se todas as pessoas tivessem isto em mente,haveria muitos menos casos de cães abandonados...
A propósito deste assunto,ontem quando estava a dar uma vista de olhos pelos classificados,vi lá um anúncio que dizia mais ou menos isto:
Dá-se cão com casota em cimento,trela e brinquedos.Motivo:tenho um bebé que anda a passear pelo chão da casa :o :o :o
Sinceramente,quando vejo anúncios deste género passo-me :x
Como é que pode haver pessoas tão estúpidas,que quando tem filhos acabam por dar ou abandonar os pobres dos animais?Enfim,há gente tão tacanha que não tem capacidade para atingir mais :evil:
Boa sorte para a sua colega com o bebé e o canito ;)
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
MilkaLuna
Membro
Registado: quarta out 22, 2003 10:18 am

terça jun 22, 2004 12:42 pm

Olá

Axo q ja disseram tudo.. eu tb concordo q os 2 tem de ser apresentados e depois e so cuidado de ter atencao a tudo.. por exemplo qd o meu bebe nasceu os meus gatos queriam tudo o q era dele.. mas n axo q fosse por ciumes.. mas sim por gostarem dele..
por exemplo queriam dormir no carrinho, na cadeira ovo, na cama, na alcofa.. se lhe tira-se uma roupa suja e pousa se em qq sitio la vinham as gatinhas deitar se em cima.. so tinha o cuidado de cubir tudo enqto ele era bebezinho.. assim ai ate aos 3 meses
depois deixei os todos a vontade.. qd compramos a milk ele ja tinha 9/10 meses tinha comecado a andar nakela altura.. e ficaram logo mto amigos.. sao inseparaveis.. ele morde a milk e a milk lambe-o... hihih

criancas q sao criadas com animais sao mto mais felizes :)

ahh so uma coisa.. em relacao ao cao e ao bebe.. os donos tem de n descurar a atencao ao cao.. mas ao mmo tempo demonstrar q apesar da familia o bebe esta a cima na hierarquia da matilha.. pq se n correm o risco de o bebe tirar qq coisa ao cao e ele poder tronar se violento pq axa se no direito..
espero n ter dito nenhuma asneira :oops:

Milkaluna
casadofarol
Membro Veterano
Registado: segunda fev 09, 2004 11:16 am

terça jun 22, 2004 12:48 pm

Aqui em casa há um ritual: criança que chega da maternidade toma banho de cão. Vai um de cada vez cheirar e lamber. Nunca tive problemas, mas também, felizmente, os meus 3 filhos são saudáveis e não têm problemas nenhuns de alergias. O melhor será perguntar ao pediatra o que acha, não vá o bébé ter qualquer problema respiratório ou de pele.
AndLemos
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm

terça jun 22, 2004 2:27 pm

casadofarol Escreveu: Aqui em casa há um ritual: criança que chega da maternidade toma banho de cão. Vai um de cada vez cheirar e lamber. Nunca tive problemas, mas também, felizmente, os meus 3 filhos são saudáveis e não têm problemas nenhuns de alergias. O melhor será perguntar ao pediatra o que acha, não vá o bébé ter qualquer problema respiratório ou de pele.
:D :D :D :D :D :D :D

Era mesmo isto que eu queria saber, se havia qualquer risco para uma bébé de 15 dias ter contacto com a cadela. Que não devem ser deixados sozinhos, que de deve continuar a dar atenção ao cão, etc, etc, etc, já sei.
Responder

Voltar para “Cães”