caspa

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

luisisn
Membro
Registado: quarta jul 02, 2003 2:22 pm
Contacto:

quinta jun 24, 2004 1:34 pm

boas tardes caros foristas.
a minha pergunta é o seguinte começou o verao começa a caspa no meu cão por vezes irrita-lhe um pouco visto que esta sempre a coçar-se todo ou a roer fazendo perder pelo nessas zonas.

saberão a razão desse problema.
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

quinta jun 24, 2004 1:50 pm

luisisn Escreveu: saberão a razão desse problema.
Muito provávelmente, alimentação+falta de humidade no ar.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
linda76
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Contacto:

quinta jun 24, 2004 2:16 pm

Nem mais....

Experimente uma ração ligeiramente mais "gorda"
angie_bcl
Membro Veterano
Registado: quinta jan 30, 2003 9:51 am

quinta jun 24, 2004 3:15 pm

Olá,

o seu cão atrai-me mais pela beleza do pêlo, por isso deve ser uma tristeza ver o pêlo baço e sem brilho.

A caspa tem a ver com a pouca gordura da ração que deve ter uma percentação de 16/17% de gordura.

Houve uma altura, por ruptura de stock que tive de mudar de ração e comprei uma comercial. O que notei logo, foi a perda do brilho do pêlo e a caspa.
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

sexta jun 25, 2004 10:24 am

O Rugas recentemente também ganhou um pouco de caspa no pêlo :?
A Veterinária disse que deve ter sido devido à medicação que ele estava a tomar.Agora já tem o pêlo brilhante e limpinho ;)
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
desert
Membro
Registado: sexta jul 26, 2002 11:45 pm
Contacto:

sexta jun 25, 2004 11:59 pm

A Storm e a Dharma estão com o mesmo problema, elas comem Eukanuba para cães grandes, será que há alguma ração melhor? Se há, qual? Elas geralmente não têm problemas com esta, mas de vez em quando isto acontece. Já me disseram que o problema é da Eukanuba, que às vezes perde qualidade.
mareana
Membro Veterano
Registado: domingo abr 18, 2004 10:59 pm

sábado jun 26, 2004 2:25 pm

desert Escreveu: A Storm e a Dharma estão com o mesmo problema, elas comem Eukanuba para cães grandes, será que há alguma ração melhor? Se há, qual? Elas geralmente não têm problemas com esta, mas de vez em quando isto acontece. Já me disseram que o problema é da Eukanuba, que às vezes perde qualidade.
Obrigada por ter colocado esta questão, que já há algum tempo me tem preocupado, dadas as "novas" de que só tomei conhecimento aqui na arca. (tirando a Nutro, que já conhecia).

As minhas cadelas passaram da Eukanuba Restricted Calorie (veterinária) para a Light, mas é única marca que o vet comercializa.

Haverá alguma melhor com as mesmas características ?

Obrigada desde já.

Ana
mareana
Membro Veterano
Registado: domingo abr 18, 2004 10:59 pm

sábado jun 26, 2004 2:29 pm

Olá de novo.

Já agora, já alguém ouviu falar em "caspa" provocada por stress ?

Quando a Kika esteve em tratamento por causa da esgana tinha "caspa" que o vet atribuía a stress.

De facto sem qualquer tratamento especial ela acabou por passar, mas também na altura o importante era tratar a esgana, a caspa era totalmente secundária.

Ana
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sábado jun 26, 2004 2:51 pm

mareana Escreveu: Já agora, já alguém ouviu falar em "caspa" provocada por stress ?
Aquilo a que se chama caspa pode ser motivado por diversos factores, uns isolados outros conjugados. Pode ser a alimentação com um certo défice de gordura, falta de hidratação, ansiedade, bactérias ou fungos e, muito naturalmente, a própria renovação da pele.

Ainda há um enorme preconceito sobre a frequência dos banhos. Alguns veterinários ainda defendem que não se deve dar banho ao cão mais do que duas ou três vezes por ano. Quando os banhos são lá muito de vez em quando, muito NATURALMENTE, a pele ao renovar-se transforma-se em escamas, vulgo caspa.

Quando a caspa é excessiva, é conveniente consultar o veterinário.
Um dia destes achei que o Fozzy produzia uma quantidade de caspa que já era um pouco excessiva para o meu gosto (atenção que eu sou muito picuínhas). Consultei o veterinário e ele ao observar o cão desvalorizou logo a minha preocupação. Disse que aquilo era normal. Não disse, mas deve ter pensado: "este gajo não deve ter nada que fazer". Mas, pronto, como não havia problema de maior no que respeita a efeitos secundários e na eventualidade de se tratar de uma bactéria, receitou um champô que entretanto usei e que deu resultado (caro para burro).

Mas isto não significa que esse champô seja o único remédio para todos os casos de caspa...
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sábado jun 26, 2004 3:03 pm

Eu sou partidária de dar poucos banhos ao cão.
Dou-lhe mangueiradas de água quando vem muito suja para casa.
De resto o lab, quando seca, a porcaria cai com uma escovagem (ou mesmo sem ela).
Banho, banho só 2 vezes por ano - depois do cio - e naquelas vezes em que ela se "perfuma" com peixe podre ou esterco.
Sugiro que adicione à ração um pouco de óleo de milho ou azeite.
Aumenta a gordura, não é ?
Talvez dê resultado.
nel
Membro Veterano
Contacto:

sábado jun 26, 2004 3:19 pm

aisd Escreveu: ...Banho, banho só 2 vezes por ano - depois do cio - e naquelas vezes em que ela se "perfuma" com peixe podre ou esterco.
Pois, até há quem defenda que a porcaria conserva... :lol:
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
aisd
Membro Veterano
periquito FALCANITO

sábado jun 26, 2004 5:24 pm

Ainda ninguém me provou que haja vantagens em dar banho ao cão (na minha família não se faz, escovar sim, dar banho não) e, depois do banho, ela fica a cheirar muito a cão - essa é que é essa.
Por outro lado ninguém que eu conheça faz isso de dar banho ao cão sistemáticamente.
A maioria desaconselha.
Portanto tratem de provar que é melhor para o cão.
Ou então não digam nada.
nel
Membro Veterano
Contacto:

sábado jun 26, 2004 6:10 pm

Oh aisd, francamente, eu nem a conheço assim com todas essas reservas e com um tom tão mal disposto. Enfim...

Já por diversas vezes tenho aqui referido o que me levou a deixar de ter problemas de dar banhos aos meus cães com uma frequência maior a partir de uma dada altura.
Pela consideração que me merece, vou explicar novamente.
Há fundamentalmente dois motivos. Um tem a ver essencialmente com a minha experiência; outra com a opinião do meu veterinário.

Explicando melhor.
Em certas alturas do ano levo os meus cães diariamente para a praia, que fica mesmo aqui à frente de casa. Na brincadeira, muito mais vezes do que seria desejável, deixam-se apanhar pelas ondas e, ficando molhados, tornam-se mais eufóricos, acabando por se molharem e ficarem cheios de areia. O remédio é lavá-los ao chegar a casa.
Quando eu julgava que os banhos frequentes eram extremamente prejudiciais, isto baseado naquilo que hoje sei que não passa de um mito, confesso que ficava cheio de problemas de consciência.
Mas, curiosamente, sempre notei que nada de grave acontecia à pelagem dos bichos. Muito pelo contrário. Quanto mais banhos lhes dava mais bonito e macio ficava o pêlo. E houve alturas em que os banhos eram quase diários, embora na maior parte dos casos não passassem de umas chuveiradas sem champô.
Um dia em conversa informal com o veterinário e a propósito não sei de quê, falou-se na frequência dos banhos e ele garantiu-me que o dar banho ao cão não mais do que duas ou três vezes por ano é um mito muito arreigado, que é inclusivamente defendido por colegas mais antigos.

Eu tenho uma grande confiança neste técnico, mas isso não é tudo. Não chega e quem sou eu para passar atestados de sabedoria a um técnico cuja área não é da minha competência. Digamos que há já um juizo que fui formando ao longo de cinco anos, que me dão francas garantias da sua competência profissional.

E há realmente a minha experiência. Há cinco anos que os cães se metem na água, não direi diariamente mas com muita frequência e a sua pelagem apresenta-se impecável.
Sem querer exagerar, diria que quanto mais banhos lhes dou, melhor pêlo apresentam.

Acabo por lhes dar banho com alguma frequência mas não muita e de forma irregular. Por dois motivos. Porque estou sempre à espera que eles me troquem as voltas e se metam na água e, por isso, a frequência depende dessa imprevisibilidade e... não dou muitas vezes porque dar banho aos três é cá uma trabalheira...

O vet deu-me algumas explicações que justificam o facto de os banhos frequentes não serem prejudiciaias, mas a mensagem já vai longa. Fica para a próxima.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
aisd
Membro Veterano
periquito FALCANITO

sábado jun 26, 2004 6:29 pm

Ó Nel,

peço desculpa da minha brutalidade.Ando muito cansada.

A Zorra leva mangueiradas (a que não chamo banho) por causa da areia.

Quanto á água salgada, não ligo.
Uma das funções do lab era ajudar na pesca, levando mensagens entre barcos, puxando redes, indo buscar peixes fugitivos, etc.
Nomeadamente é atribuída a esta função o facto do pêlo do lab ser impermeável, pois muitas vezes fazia isto em águas geladas.

Talvez esteja errada mas olho o lab como um cão rústico e resistente.
Quanto menos cuidados com ele, melhor.

Ainda hoje a Zorra caiu entre um muro e uma pedra, ficando com a pata da frente (direita) entalada.
Ganiu, eu arrepiei-me.Pensei - feriu-se.
Tirei-a em força, puxando pela coleira.
30 segundos depois estava a correr em cima do tal muro.

Não sei se é intrépida, se é burra.
Quanto ao ganir - se calhar é o que diz a Siouxx - "tem o c* cheio de mimo".
tigris
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 7:00 pm

sábado jun 26, 2004 7:57 pm

aisd Escreveu: Ainda ninguém me provou que haja vantagens em dar banho ao cão (na minha família não se faz, escovar sim, dar banho não) e, depois do banho, ela fica a cheirar muito a cão - essa é que é essa.
Por outro lado ninguém que eu conheça faz isso de dar banho ao cão sistemáticamente.
A maioria desaconselha.
Portanto tratem de provar que é melhor para o cão.
Ou então não digam nada.
Até há algum tempo também era de opinião que quanto menos banhos, melhor. Mas actualmente penso de outra forma.

A poluição nas nossas ruas é cada vez maior. Cada vez mais partículas tóxicas e poluentes ficam agarrados ao pêlo e, consequentemente, à pele dos nossos cães. Por outro lado, os cães lambem-se com certa frequência, ingerindo essas mesmas substâncias.

Tendo isto em conta, e tendo em conta que os poluentes podem ser responsáveis por dermatites, alergias e outros problemas da pele (ou até talvez cancro), passei a defender banhos no mínimo de 2 em 2 meses. Em minha opinião, as escovagens regulares por si só não são suficientes para uma boa limpeza do pêlo e da pele dos cães.
Responder

Voltar para “Cães”