Já alguém foi à Junta tentar registar o cão este ano?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta jun 24, 2004 5:00 am

Desculpem lá, mas acho que há mais paranóia dos donos que outra coisa...
Além da incompetência dos funcionários.

Esta lei foi feita para enquadrar determinadas situações, não para perseguir os donos de cães.
É uma estupidez açaimar o cão quando é passeado.
Já alguém o exigiu ? Concretamente ?

Por aqui está tudo como dantes e não vejo nenhuma modificação nos comportamentoes.
Aquele rott velhinho continua a passear sem trela, nem açaimo, os pit continuam a ir à praia ao fim do dia sem problemas.

A vacina da raiva...esta é para rir.
Exija ao funcionário um documento dizendo que recusou a passagem da licença por não ter a vacina da raiva, vai ver que ele muda de atitude - outra coisa, a vacina é gratuita no canil municipal e não é necessário esperar que passem 12 meses certinhos para a fazer.
lil_bull
Membro Veterano
Registado: quinta jul 10, 2003 12:13 am

quinta jun 24, 2004 5:53 am

obrigado

aqui na frança mesmo com essas novas medidas o n° de mordidas nao baixou (ops.. quais caes é que mordem afinal?)
continuam a haver ataques devido à irresponsabilidade etc....
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta jun 24, 2004 7:52 am

lil_bull Escreveu: obrigado

aqui na frança mesmo com essas novas medidas o n° de mordidas nao baixou (ops.. quais caes é que mordem afinal?)
continuam a haver ataques devido à irresponsabilidade etc....
Mas porque é que haveriam de baixar?! Por acaso a escolha das raças da lista francesa teve alguma base estatística? É que por cá por Portugal não teve concerteza!! Pois até colocaram na lista uma raça que em Portugal só tem UM exemplar registado!! Ora com tal 'sabedoria' e base de escolha, é natural que as medidas não tenham eficácia prática ;)
Agem contra o ser que está numa extremidade da trela, quando deveriam agir sobre o ser que está na outra ;)

Abraços
Paulo C.
_Freitas_
Membro Júnior
Registado: quarta jun 02, 2004 4:54 pm

quinta jun 24, 2004 4:35 pm

Fui hoje registar os rottweilers à junta e foram eles os primeiros a dizer k iriam ser registados como cães de guarda! Provavelmente algumas estão bem informadas, outras ñ...
lil_bull
Membro Veterano
Registado: quinta jul 10, 2003 12:13 am

quinta jun 24, 2004 7:46 pm

eles nao usaram estatisticam mas falam em proteger o publico e a vida de outros animais...

sobre o tosa eu sei, mandei carta ao jorge sampaio a faler disso mas duvido que tenham perdido tempo a ler

claro é sempre o cao que paga

uma vez levava a minha amstaff sem açaime mas com disco voador na boca, toda gente ria e olhava cocntente ate esqueciam a raça,
dei d cara com a policia,
META O AçAIME SFF
so depois pude falar com eles.........e falaram em proteger as crianças..
aqui na frança morrem 1000 crianças por ano vitimas d maus tratos parentais ou seja prai 2 por semana pelos proprios pais
e falam em caes??? :o
em caes que nunca iram cruzar na vida??
Madonna
Membro Veterano
Registado: quinta abr 18, 2002 11:14 am
Localização: 1 Cão d'Água Português, 2 Rottweilers, 1 Doberman, 1 SRD e 2 gatos

sexta jun 25, 2004 5:01 pm

A pergunta é: já alguém foi à Junta registar o canito feroz???

A resposta é: irei quando alguma seguradora me fizer o favorsinho de me fazer o dito seguro obrigatório por lei :o
Até lá, o que me protege deste direito absurdo das seguradoras fazerem os seguros se lhes apetece, ou não??
Eu sou obrigada a fazê-lo, mas não mo fazem; até a Bonança, onde sou cliente, me recusou a proposta.
As autoridades podem decidir, entre muitas outras coisas, o abate dos meus animais, pela ausência da documentação obrigatória e os meus direitos, onde ficam??

Haja pachorra!!! :evil:
nelsonk
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2003 7:08 pm

sábado jun 26, 2004 9:03 am

isto está cada vez mais bonito !

a minha cadela mais pequena que neste momento tem sete meses está plenamente convencida que é macho e se fora de casa é exremamente sociável em casa quando está com a minha sobrinha de quatro anos ñ deixa que ninguem tirando os pais se cheguem perto da criança ou seja se um dia morder em alguem que se aproxime da sua amiga na tentativa de a proteger vai ser considerada perigosa ( e já esteve para acontecer pk um amigo pegou na miuda para lhe dar um beijo mas depressa percebeu que ñ era boa ideia ) ! e lá vou eu ter que meter uma placa no portão , espero que isto com a idade mude .

em relação ao registo na junta de freguesia esta é engraçada é que eu tive que registar os meus bouviers como beagles porque a sra. funcinária achou que a raça mais parecida com um bouvier bernois é exactamente um beagle ! para o ano faço um desenho , este ano fica assim ( a estupidez tá consagrada na constituição logo a sra. tem todo o direito )!

mas nem tudo é mau aqui á tempos fui passear com a "pequena" a uma feira de antiguidades e no final quando me preparava para me vir embora vejo para espanto meu um grupo de três policias chamarem-me . porreiro penso eu enquanto tiro a legislação do bolso ! chegam os ditos senhores e para espanto meu a unica coisa que queriam saber era se era um bouvier bernois , onde o tinha comprado e se era preciso ir á suiça para comprar um ?!

ora bem para quem acha que os srs policias são todos uns grunhos com arma á cintura aqui está um caso singular alem de que ñ é a primeira vez que sou parado por esses srs . e nunca me pediram papeis nem vacinas a unica coisa que querem mesmo é fazer umas festas e saber mais sobre a raça ( mesmo quando eu vaidoso entrego o calhamaço de papelada que anda sempre junto dos canitos )!

Nelson
TKa
Registado: sexta jul 23, 2004 12:40 am

sexta jul 23, 2004 1:03 am

Boas.

Hoje ao me dirigir á junta de freguesia para efectuar o registo da minha cadela foi-me dito que caso esta pertence-se ao famoso grupo das raças potencialmente perigosas fariam uma vistoria a minha habitação tendo como objectivo saber se existem condições para o animal, n sendo neste caso suficiente a descrisão que todos fazemos da mesma.:?

Gostaria que algum forista me esclarece-se sobre isto pq ao ler o decreto n vi nada a referir esta situção.

Isto leva-me a pensar que quem tenha um Dogue Alemão n tem de ter tantas condicões como quem tenha um pit ou um rott e assim sucesivamente..... Dei este exemplos de racas tendo em conta a sua estatura e necessidades e para mostrar o quanto me soa ridiculo tudo isto.

Um abraço
Tiago
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sexta jul 23, 2004 5:06 am

A grande vantagem de ter cães que legalmente não têm "função especifica" é não serem registados. :o
Parece mentira mas é verdade!!
Já há 2 anos que os meus cães não são registados na Junta. Numa freguesia rural com pouco mais de 500 habitantes onde toda a gente se conhece e tem grau de parentesco, apenos o que tem mesmo de ser é feito.
Este ano vai pelo mesmo caminho. Apenas estão a registar cães de caça ou de guarda, tudo o resto é "mariquice" que nem merece licença.
Ora os meus cães deveriam ser registados como cães de companhia ou cães com fins económicos. Como a 2ª hipotese não me interessa, resta-me a 1ª.
E como TODOS os restantes cães são registados como de caça ou guarda, a junta acha que não preciso de licença (não dito directamtente como é lógico...).
Agora fica o dilema: tiro ou não licença?
É que os meus cães não estão sempre confinados nos limites da junta de freguesia. Quando vou com cães para o exterior ( exposições pe. ) como é se me pedem a respectiva licença???
Acho que ainda vou-me chatear com o "predidiente da xunta". ;) ;)
Tenho andado a poupar uns trocos, mas poderei ter dissabores futuros!!
E alem disso, não acho justo ter "cobertura" da junta de freguesia, por melhor intenção que esta possa ter. Lei é lei!!
Mas tambem vos digo: Se continuarem na mesma tecla, é mais um ano sem licença!!!!
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

sexta jul 23, 2004 7:38 am

TKa Escreveu: Boas.

Hoje ao me dirigir á junta de freguesia para efectuar o registo da minha cadela foi-me dito que caso esta pertence-se ao famoso grupo das raças potencialmente perigosas fariam uma vistoria a minha habitação tendo como objectivo saber se existem condições para o animal, n sendo neste caso suficiente a descrisão que todos fazemos da mesma.?

Gostaria que algum forista me esclarece-se sobre isto pq ao ler o decreto n vi nada a referir esta situção.

Isto leva-me a pensar que quem tenha um Dogue Alemão n tem de ter tantas condicões como quem tenha um pit ou um rott e assim sucesivamente..... Dei este exemplos de racas tendo em conta a sua estatura e necessidades e para mostrar o quanto me soa ridiculo tudo isto.

Um abraço
Tiago
Se não for indiscrição a que Junta de Freguesia pertence?
Isto é a confusão levada ao extremo! Umas Juntas nem sequer passam licenças ou dizem para registar como guarda, ou dizem para registar como companhia, ou simplesmente nem sabem o que fazer! Outras ( que devem ter muitos funcionários desocupados) querem fazer 'vistorias' e mais nem sei o quê!! Onde raio está o principio da igualdade de tratamento dos cidadãos perante a Lei?!?!?!
Lilo2004
Membro
Registado: segunda jul 05, 2004 3:45 pm
Localização: 1 cadela shar-pei (Lilo) e 1 canário Norwich (Sebastião)

sexta jul 23, 2004 8:24 am

Eu só queria pedir uma esclarecimento. Como dona recente não fazia ideia que era preciso uma licensa da Junta de Freguesia. É para todos ou só para os "potencialmente perigosos"? É que eu tenho um shar-pei, e se nem o vet conhece muito bem...
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

sexta jul 23, 2004 10:40 am

Está tudo devidamente explicado na Portaria 421/2004 que pode visualizar aqui:
http://membros.aveiro-digital.net/rottw ... 1_2004.htm

TODOS os detentores de cães entre 3 e 6 meses de idade são obrigados a proceder ao seu registo e licenciamento na junta de freguesia da área do seu domicílio ou sede. Isto independentemente da raça ou de serem rafeiros. Acontece é que para obter a licença para cães das raças constantes da lista de 'potencialmente perigosos' da Portaria 422/2004, se necessita de documentação suplementar que os outros cães não precisam ( registo criminal, termo de responsabilidade, comprovativo do seguro, etc.).

Cumprimentos
Paulo C.
Lilo2004
Membro
Registado: segunda jul 05, 2004 3:45 pm
Localização: 1 cadela shar-pei (Lilo) e 1 canário Norwich (Sebastião)

sexta jul 23, 2004 11:03 am

Obrigada Paulo.
Moca32
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

sexta jul 23, 2004 11:14 am

Pois é Paulo C, em Portugal os principios de igualdade de direitos para cidadãos são mais utópicos do que a própria utopia em si. Aqui o que vale na maioria das vezes são os contactos ou cunhas, o resto não passa de um conceito do que é correcto mas que na práctica nunca chega a acontecer. ;) :D :)
MilkaLuna
Membro
Registado: quarta out 22, 2003 10:18 am

sexta jul 23, 2004 12:46 pm

isto tudo e de rir.. pois qd eu penso q 2 dias antes da entrada da lei em vigor eu fui registar a milk.. e a unica coisa q me pediram foi o boletim de vacinas e mais nada.. eu inda quis mostrar o chip mas disseram q n queriam saber disso.. e registaram a milk como cao de luxo!!! :o eu n entendi nada.. finalmente consegui arranjar um mediador de seguros q me faz o seguro para a milk.. mas tenho de fazer a familia toda.. e mesmo assim fica me mais barato q uma amiga q fez so po cao..
Parece q as juntas n sabem do q andam a fazer.. e os seguros sabem bem demais... da q pensar..
Responder

Voltar para “Cães”