sábado jun 26, 2004 10:35 pm
Um dos aspectos tem a ver com a temperatura do cão, que é, como se sabe, superior à dos humanos, ficando a pele mais sujeita a criar e formar colónias de bactérias e, consequentemente, com mais susceptibilidade de desenvolver doenças cutâneas.
Se nós tomamos no mínimo um banho por dia, por que motivo o cão há-de tomar um banho por ano ou mesmo por mês?
Claro, cão é cão e homem é homem, mas não há motivos para não se fazer esta comparação.
Mas o mais importante nem é isto. Os cuidados com a pele devem ser tidos de dentro para fora e não de fora para dentro. Tanto nos humanos como nos cães, quando se faz uma manutenção exterior da pele, está a tratar-se uma ínfima parte da pele, que é a sua superfície. As senhoras (algumas) gastam autênticas fortunas em produtos que, ao fim e ao cabo, não aquecem nem arrefecem e só servem para alimentar as indústrias de cosméticos.
O tratamento da pele "em profundidade" é feito através de uma alimentação equilibrada, de muito exercício, da ingestão de líquidos (água pura de preferência) em quantidade e de uma vida regrada sem excessos e sem a ingestão de toxinas como o tabaco e bebidas alcoólicas. Isto no que respeita às pessoas. No que respeita ao cão, é fundamental alimentá-lo com uma boa ração, ter sempre água pura à disposição, proporcionar-lhe exercícios diários regulares, e não o sujeitar a situações de stress.
Os banhos, tal como em nós, o que vão fazer é remover a sujidade e alguma gordura própria da pele e do pêlo. Mas a água do banho não passa da superfícieda pele porque esta é impermeável.
Eu, conforme a sujidade visível dos meus cães, dou-lhes banho com ou sem champô e quando uso este "detergente" é em pequeníssimas quantidades, embora use sempre um champô próprio para cães.
É provável que tenha havido mais "teorias" na conversa que tive com o veterinário, mas sinceramente de momento não me lembro.
Mas julgo que esta explicação dá uma ideia de que de facto os banhos frequentes, para além de não serem prejudiciais, contribuem para a saúde deles. Eu tenho essa experiência de cerca de cinco anos.
Devo acrescentar que a explicação que ele me deu não se dirigia exclusivamente ao whippet, que é de pêlo curto e sem sub-pêlo.
<p> </p>
<p> </p>