caspa

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

mareana
Membro Veterano
Registado: domingo abr 18, 2004 10:59 pm

sábado jun 26, 2004 9:09 pm

nel Escreveu: O vet deu-me algumas explicações que justificam o facto de os banhos frequentes não serem prejudiciaias, mas a mensagem já vai longa. Fica para a próxima.
Eu sinceramente, gostava de poder dar banho às minhas com mais frequência, mas também tenho a mesma ideia de que lhes faz mal, não propriamente ao pêlo, mas à pele, etc, etc.

Já agora Nel, se não se importar, quando puder explica-me a parte dessa teoria de que banhos frequentes ou mais frequentes não são prejudiciais ?

Obrigada,

Ana
isabelnobre
Membro Veterano
Registado: sábado jan 25, 2003 1:09 am

sábado jun 26, 2004 9:54 pm

mareana Escreveu: Já agora Nel, se não se importar, quando puder explica-me a parte dessa teoria de que banhos frequentes ou mais frequentes não são prejudiciais ?

Obrigada,

Ana
Ana, no caso da sua cadela de àgua pode dar-lhe banho as vezes que entender. No caso destes cães a ausência de sub-pelo permite maior frequência de banhos.
No caso da minha Lua um banho mensal é suficiente, é uma cadela pouco activa e não se suja muito. No caso da maluca da minha Angie já cheguei a dar-lhe banhos semanais, principalmente quando ela teima em atirar-se para um pequeno lago com peixes que a minha mãe lá tem :? , fica com um cheirinho a peixe que nem imaginam. 8) Ela também tem mais pelo que a Lua que agora está tosquiada.

PS-Também estou interessada em saber a opinião do nel.
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sábado jun 26, 2004 10:35 pm

Um dos aspectos tem a ver com a temperatura do cão, que é, como se sabe, superior à dos humanos, ficando a pele mais sujeita a criar e formar colónias de bactérias e, consequentemente, com mais susceptibilidade de desenvolver doenças cutâneas.
Se nós tomamos no mínimo um banho por dia, por que motivo o cão há-de tomar um banho por ano ou mesmo por mês?
Claro, cão é cão e homem é homem, mas não há motivos para não se fazer esta comparação.

Mas o mais importante nem é isto. Os cuidados com a pele devem ser tidos de dentro para fora e não de fora para dentro. Tanto nos humanos como nos cães, quando se faz uma manutenção exterior da pele, está a tratar-se uma ínfima parte da pele, que é a sua superfície. As senhoras (algumas) gastam autênticas fortunas em produtos que, ao fim e ao cabo, não aquecem nem arrefecem e só servem para alimentar as indústrias de cosméticos.
O tratamento da pele "em profundidade" é feito através de uma alimentação equilibrada, de muito exercício, da ingestão de líquidos (água pura de preferência) em quantidade e de uma vida regrada sem excessos e sem a ingestão de toxinas como o tabaco e bebidas alcoólicas. Isto no que respeita às pessoas. No que respeita ao cão, é fundamental alimentá-lo com uma boa ração, ter sempre água pura à disposição, proporcionar-lhe exercícios diários regulares, e não o sujeitar a situações de stress.

Os banhos, tal como em nós, o que vão fazer é remover a sujidade e alguma gordura própria da pele e do pêlo. Mas a água do banho não passa da superfícieda pele porque esta é impermeável.
Eu, conforme a sujidade visível dos meus cães, dou-lhes banho com ou sem champô e quando uso este "detergente" é em pequeníssimas quantidades, embora use sempre um champô próprio para cães.

É provável que tenha havido mais "teorias" na conversa que tive com o veterinário, mas sinceramente de momento não me lembro.
Mas julgo que esta explicação dá uma ideia de que de facto os banhos frequentes, para além de não serem prejudiciais, contribuem para a saúde deles. Eu tenho essa experiência de cerca de cinco anos.

Devo acrescentar que a explicação que ele me deu não se dirigia exclusivamente ao whippet, que é de pêlo curto e sem sub-pêlo.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Frei
Membro Júnior
Registado: domingo abr 04, 2004 8:21 pm

sábado jun 26, 2004 11:27 pm

A nel tem razao, se der banho todos os meses ao seu cao nao lhe fara mal nenhum. mas nesse caso eu aconselho a nao utilizar shampoo, simplesmente agua e quarto vezes no ano com shampoo os restos dos meses agua como eu faço com os meus cocker's uma vez com o vasto pelo que tenhem rapidamente se sujam e sem esqueçer os pelos das orelhas que ficam sempre imundadas quando comem.Eu uso esse sistema e eles tenhem um pelo brilhante e saudavel..

Boa sorte nos futuros banhos.............. :D
mareana
Membro Veterano

sábado jun 26, 2004 11:53 pm

isabelnobre Escreveu:
Ana, no caso da sua cadela de àgua pode dar-lhe banho as vezes que entender. No caso destes cães a ausência de sub-pelo permite maior frequência de banhos.
No caso da minha Lua um banho mensal é suficiente, é uma cadela pouco activa e não se suja muito. No caso da maluca da minha Angie já cheguei a dar-lhe banhos semanais, principalmente quando ela teima em atirar-se para um pequeno lago com peixes que a minha mãe lá tem :? , fica com um cheirinho a peixe que nem imaginam. 8) Ela também tem mais pelo que a Lua que agora está tosquiada.

PS-Também estou interessada em saber a opinião do nel.

Muito obrigada Isabel, já fico muito satisfeita se lhe puder dar um banhito por mês, para além da escova.

Quanto à outra cadela a SRD, como o pêlo dela é curto e liso e também não tem sub-pêlo penso que posso aplicar a mesma regra.

Obrigada ao Nel pelo esclarecimento.

Frei, agradeço também a dica.

Um abraço,

Ana
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

domingo jun 27, 2004 12:40 am

Atenção aos banhos.
Champô de boa qualidade, retirar muito bem todos os residuos e secar o cão com secador (em especial os de pêlo comprido, ou médio e denso).
Se um banho de ano a ano ou de 6 em 6 meses, o facto de não seguir estes requesitos todos á letra não faça tanto estrago, nos banhos frequentes, convém que se tenha mais cuidado.

Isabel
mareana
Membro Veterano

domingo jun 27, 2004 1:21 am

Pedra Escreveu: Atenção aos banhos.
Champô de boa qualidade, retirar muito bem todos os residuos e secar o cão com secador (em especial os de pêlo comprido, ou médio e denso).
Se um banho de ano a ano ou de 6 em 6 meses, o facto de não seguir estes requesitos todos á letra não faça tanto estrago, nos banhos frequentes, convém que se tenha mais cuidado.

Isabel
Boa noite Isabel.

Já agora ajude-me, indique-me um Champô bom. O secador já uso mas em relação ao champô confesso que sou uma nabiça e não acredito muito em perguntar nos petshops, que acho que só querem é vender.

Se não quiser indicar aqui, pf manda-me por pm ? Ah e já agora usa mais algum produto para ajudar a desembaraçar aquele pelinho maravilhoso ?

Obrigada

Ana
desert
Membro
Registado: sexta jul 26, 2002 11:45 pm
Contacto:

domingo jun 27, 2004 1:48 am

A Storm é alérgica a pulgas, além de outras alegias que lhe aparecem na primavera e no verão, logo tenho que ter uma atenção redobrada. O único champô que encontrei que não deixa os cães a cheirar a cão é o "vetriderm" da Bayer, hipo-alergénico, é um bocadito caro (cerca de 12 euros), mas vale a pena.
Uma amiga minha de zootecnia aconselhou-me a dar banho com o sabão azul, que se vende nas drogarias, usado para dar banho aos cavalos, uma vez que é muito bem tolerado por cães com vários tipos de alergias. Confesso que nunca tive coragem de o utilizar, mas acredito que ela saiba mais do que eu.
Em relação aos banhos frequentes, o que eu percebi do que o veterinário me disse foi que elimina a gordura que os cães têm na pele, que é muito importante para a protecção da mesma. Normalmente dou-les banho de três em três meses, quando chega a primavera dou de 15 em 15 dias. Há uns anos o veterinário deu-me uns complementos de gordura para a pele, pareciam as cápsulas de óleo fígado de bacalhau, não imaginam o stress que era fazer com que a Storm as tomasse, nunca mais lhas dei. Essa minha amiga já me tinha aconselhado a dar uma colher de óleo (de girassol) ou de azeite. Acho que vou voltar a fazer isso, é que se a mim me chateia elas se estarem sempre a coçar, imagino o que as incomoda a elas.
No que diz respeito ao pêlo, elas têm um pêlo lindíssimo, os banhos frequentes não o estragaram.
Pedra
Membro Veterano

domingo jun 27, 2004 9:43 am

Mareana, não lhe posso indicar marcas, em especial porque há muitas marcas boas, e também porque até mesmo dentro da mesma raça, umas têm melhores resultados que outros. O importante é que o animal vá para o banho sem nós, ou com o minimo possivel, visto que o facto de a água os apertar ainda mais. DEverá portanto dar uma bela escovadela antes do banho, de preferencia com algum produto que ajude a pentear e a desembaraçar. Em ultimo caso, borrife o pêlo com um pouco de água, pois ao escovar o pêlo a seco, a tendencia é para o partir. Ao dar banho, não deve esfregar o animal como se estivesse a lavar meias, mas com o ciidado possivel para não embaraçar. Ao secar com a toalha, o mesmo nada de grandes esfreganços, "esprema" apenas, tentanto retirar o maximo possivel de agua.
Pode usar um amaciador depois do champô, ou um condicionar de pêlo enqunto está a secar ao mesmo tempo que escova.
Isabel
nel
Membro Veterano
Contacto:

domingo jun 27, 2004 10:28 am

nel Escreveu: ... No que respeita ao cão, é fundamental alimentá-lo com uma boa ração, ter sempre água pura à disposição, proporcionar-lhe exercícios diários regulares, e não o sujeitar a situações de stress.
Esqueci-me de mencionar aqui um aspecto que é fundamental, que são as escovagens. Sou apologista dos banhos com alguma frequência, mas muito mais das escovagens, porque o efeito de massagem é um óptimo tonificante da pele, aqui sim, em profundidade. Isto para além de remover os pêlos velhos que irão facilitar o nascimento dos novos.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo jun 27, 2004 12:28 pm

Como já disse, dou poucos banhos.
O shampô que uso é Dermocanis que diz (em letras miúdas) que é adequado para labs.
Também não dou grandes esfregas e não seco o pêlo com secador - uso uma das toalhas dela que são castanhas ou pretas - para se distinguirem das nossas.

O meu drama é quando vou à praia ao fim do dia.
A Zorra óbviamente fica toda molhada e quando a vou deitar, ainda não secou.
Tenho esfregado com toalhas e deixo andar.
nel
Membro Veterano
Contacto:

domingo jun 27, 2004 12:37 pm

aisd Escreveu: O meu drama é quando vou à praia ao fim do dia.
A Zorra óbviamente fica toda molhada e quando a vou deitar, ainda não secou.
Tenho esfregado com toalhas e deixo andar.
Pois, o meu discurso também seria diferente se os meus cães não tivessem pêlo curto. A secagem, mesmo no inverno, é facílima...
Se tivesse um lab já hesitaria duas vezes em lhe dar a banhoca assim com tanta frequência..
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
mareana
Membro Veterano

domingo jun 27, 2004 9:01 pm

Pedra Escreveu: Mareana, não lhe posso indicar marcas, em especial porque há muitas marcas boas, e também porque até mesmo dentro da mesma raça, umas têm melhores resultados que outros. O importante é que o animal vá para o banho sem nós, ou com o minimo possivel, visto que o facto de a água os apertar ainda mais. DEverá portanto dar uma bela escovadela antes do banho, de preferencia com algum produto que ajude a pentear e a desembaraçar. Em ultimo caso, borrife o pêlo com um pouco de água, pois ao escovar o pêlo a seco, a tendencia é para o partir. Ao dar banho, não deve esfregar o animal como se estivesse a lavar meias, mas com o ciidado possivel para não embaraçar. Ao secar com a toalha, o mesmo nada de grandes esfreganços, "esprema" apenas, tentanto retirar o maximo possivel de agua.
Pode usar um amaciador depois do champô, ou um condicionar de pêlo enqunto está a secar ao mesmo tempo que escova.
Isabel
Olá a todos,

Isabel:

Obrigada pelos conselhos. ;)

Um abraço
Ana
gicavet
Membro Júnior
Registado: domingo jun 27, 2004 3:59 pm

segunda jun 28, 2004 1:18 pm

Nao consegui ver as fotos do seu animal, mas esta caspa, normalmente deve tratar-se de uma dermatite seborreica, que pode ser desencadeada por alimentaçao incorreta(pao) ou ate uma alergia de contato, banhos com antisseptico resolvem bem(ex.clorexidine), porem se tem prurido(coceira) também pode ser DAPP(dermatite alergica a picada de pulga) que desencadia uma reação de hipersensibilidade, onde uma unica picada coça por 30 dias e a regiao mais afetada é o dorso(na regiao do bumbum) e neste caso é indicado produtos anti-pulsa passado mensalmente(ex.frontline), ja que na época de verao temos surtos de pulgas.
Pedra
Membro Veterano

segunda jun 28, 2004 1:30 pm

gicavet Escreveu: Nao consegui ver as fotos do seu animal, mas esta caspa, normalmente deve tratar-se de uma dermatite seborreica, que pode ser desencadeada por alimentaçao incorreta(pao) ou ate uma alergia de contato, banhos com antisseptico resolvem bem(ex.clorexidine), porem se tem prurido(coceira) também pode ser DAPP(dermatite alergica a picada de pulga) que desencadia uma reação de hipersensibilidade, onde uma unica picada coça por 30 dias e a regiao mais afetada é o dorso(na regiao do bumbum) e neste caso é indicado produtos anti-pulsa passado mensalmente(ex.frontline), ja que na época de verao temos surtos de pulgas.
Resumindo e concluindo, como pode ser muita coisa, o melhor é ir ao vet e não se por com experiencias, né?

Isabel
Responder

Voltar para “Cães”