Guida,
Não acredite em tudo o que lê na arca. Muitas coisas 'engraçadas' são ditas a propósito de certas raças e até há por lá fotos a ilustrar raças que não são da raça em questão
Além do mais, neste caso até basta ler com atenção:
"Especula-se bastante sobre a origem do Pastor Alemão. Terá sido o resultado do cruzamento das várias raças de pastores existentes na Alemanha, ou o resultado do cruzamento de cadelas de pastor com lobos? Como para virtualmente todas as raças do mundo, as origens perdem-se no tempo, embora se possa dizer com certeza que os primeiros espécimes foram apresentados em Hannover em 1882"
"Terá sido", "será", etc. com um ponto de interrogação à frente são interrogações, ou tal como aqui mesmo é referido ESPECULAÇÔES! Não são afirmações sobre o que foi realmente a origem da raça!
Na ancestralidade do tempo todas as raças terão eventualmente uma ligação com os lobos ou um parente comum! Mas isso é diferente de afirmar que um Pastor Alemão é um 'mestiço ' de lobo!!
De igual modo, lendo com atenção também, vai reparar que 1882 é a data em que os primeiros especimes foram apresentados em Hannover, mas isso não quer dizer que a raça tenha nascido aí! Digamos que essa é a "data oficial"

.
De qualquer das formas essa poderá até ser a data a considerar, mas não é por isso que o Pastor Alemão é mais ou menos "mestiço" que tantas outras raças

Muitas delas, pelo menos as que tiveram uma "mão" mais presente do homem, foram resultado de cruzamento de raças ou de apuramento dentro de determinados cruzamentos de cães de uma região. Serão todos os cães 'mestiços'? Se calhar até são! Mas os de raça são mestiços com caratecrísticas comuns e fixadas há várias gerações, são, ao fim e ao cabo, as raças tal como as conhecemos.
abraços
Paulo C