Apresento-vos a Cammy

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
RReis
Membro Júnior
Registado: quarta jun 30, 2004 2:14 pm

sexta jul 02, 2004 3:00 pm

Ola

Ja vos pedi ajuda 2 vezes... agora é altura de vos mostrar a Cammy (Camila).

É uma Retrivier de Labrador que faz 2 meses dia 5/jul.

Peço desculpa pelo tamnho enorme das fotos mas nao percebo nada disto

E, já agora mais duas perguntas:
* Ela tem falta de pigmentação, será que qd for grande se poderá reproduzir sem problemas?
* Haverá algum problema de saude devido à falta de pigmentação?

:) :) :) :)

Obrigado,

Ricardo Reis :) :) :) :)

Imagem
Última edição por RReis em sexta jul 02, 2004 10:04 pm, editado 1 vez no total.
galaxi
Membro Veterano
Registado: domingo mai 02, 2004 10:45 pm

sexta jul 02, 2004 3:09 pm

que fofura espero que tenham mta sorte com ele :lol:
izabella
Membro Veterano
Registado: sábado fev 02, 2002 12:33 pm

sexta jul 02, 2004 3:41 pm

É mesmo uma ternura.
Muita sorte para as duas.
Imagem
<strong>Lu....</strong>
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta jul 02, 2004 4:05 pm

Olá,
Uma cadela com problemas de pgmentação não dever ser usada para reprodução, uma vez que existem grandes probabilidade de transmitir esta deficiência à descendência. Recordo que estes problemas não são apenas uma questão estética, estando associados frequentemente a problemas graves de pele, cegueira ou mesmo surdez.

Recordo também que criar responsávelmente não é juntar um cão e uma cadela e confoar na sorte. A criação deve ser bem planeada e com um objectivo definido que é o benefeciamento da raça. Assim, exemplares com problemas genéticos, defeitos ou de baixa qualidade não deverão ser usados em para reprodução.

Aconselho a esterelização da cadela logo que isso for possível.

Cumprimentos
Paulo C.

Nota: A cadela é bonitinha e decerto será uma boa amiga e companheira. Aproveite bem isso.
Esteja atento à pele e aos olhos dela ( não a exponha muito ao sol).
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

sexta jul 02, 2004 4:14 pm

não sei se é só do meu pc mas as fotos estão gigantescas e nem consigo ver a cadela!!! :lol:
janela
Membro Júnior
Registado: quarta mai 12, 2004 2:59 pm

sexta jul 02, 2004 4:43 pm

Boas.
A causa mais provável dessa cadelinha ter nascido com o nariz rosa, portanto despigmentada nessa zona devever-se-á a uma combinação genética que assim o determinou. É uma característica da raça. Se não me engano, um em cada quatro labradores de cor amarela nasce assim, e, que eu saiba, isso não acarreta problemas de saúde(pelo menos os que conheço aparentemente não têm!) e, pelo que me foi dito, não são aceites em exposição. Por isso, penso que não há problema de ela ter filhos, desde que seja com um macho que não comporte esses genes, dando assim origem a cães sem essa mesma característica.
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

sexta jul 02, 2004 8:20 pm

sim senhor, bom conselho!!!! Quer dizer....cruza-se a cadela com um macho que se "espera") que não seja portador dos genes? E se ele, apesar de não os revelar externamente, for portador dos genes?
Mesmo que não seja portador, os cachorrinhos têm grande probabilidade de não mostrar o defeito mas ser portadores do gene! Se quande crescerem forem cruzados com outros cachorros portadores, o que temos? Mais cães com esta carectarística indesejável ( ou acha que o facto de não serem aceites em exposição é 'mania'?). É precisamente por haver gente que pensa assim que o gene se mantém activo e de vez em quando aparece um cachorro assim. Se cada vez que aparece um cão deste numa ninhada ele e os respectivos irmãos ( mesmo que não revelassem o gene exteriormente) fossem esterelizados e os respectivos pais nunca mais fossem cruzados entre si, pode crer que rapidamente esta característica desapareceria.
Mas o que está a dar é ter cachorrinhos da 'laica' porque é muito giro, porque dá lucro ou só "porque sim" , e não se pensa no interesse das raças e na protecção dos padrões de qualidade.
Enfim.......

Desculpe se pareço duro, mas cada vez mais acho que criação não é uma brincadeira de amadores ou uma 'experiência' engraçada. É para ser levada a sério, de forma planeada e no interesse das raças.
Se o autor do tópico pretendia ser criador, o minimo que devreia ter feito para começar era adquirir uma cadela dentro do estalão ( já para não falar noutras coisas igualmente importantes)!!

Cumprimentos
Paulo C.
SeaLords
Membro Veterano

sexta jul 02, 2004 9:24 pm

Última edição por SeaLords em domingo nov 23, 2008 7:22 pm, editado 1 vez no total.
RReis
Membro Júnior

sexta jul 02, 2004 10:08 pm

PauloC Escreveu: Se o autor do tópico pretendia ser criador, o minimo que devreia ter feito para começar era adquirir uma cadela dentro do estalão ( já para não falar noutras coisas igualmente importantes)!!

Boas....

Só para esclarecimento...
Nao tenciono ser criador, nao tenho tempo, nem condiçoes para tal... a unica criaçao que faço é de Discus... :)

Ricardo Reis
RReis
Membro Júnior

sexta jul 02, 2004 10:15 pm

SeaLords Escreveu: A mim não me parece ser o gene normal de diluição que conduz aos chocolates e que, nos amarelos, dá o nariz acastanhado, a que se refere a janela. Parece-me algo muito mais grave. Por curiosidade, de que cor são os olhos da cadela?

Os olhos eram azuis, agora estao castanho esverdeados, com tendencia a escurecer ( penso eu) e o nariz tambem esta cada vez mais escuro...

O vet diz q ela esta de perfeita saude e q é saudavel... :)

Ricardo Reis
Goya
Membro
Registado: segunda mar 31, 2003 10:03 am

sexta jul 02, 2004 10:41 pm

provávelmente saiu de um cruzamento de um amarelo com um chocolate
janela
Membro Júnior
Registado: quarta mai 12, 2004 2:59 pm

sábado jul 03, 2004 12:50 pm

Olá de novo!
Em resposta à Goya, compreendo a teoria dela, mas a verdade é que um cruzamento entre dois labradores pretos pode originar este tipo de labrador, de focinho cor-de-rosa. E a verdade é que quando há cruzamentos entre labradores deve sempre pelo menos um deles preto.
Paulo C, não acho que tenha sido bruto(e não é que tivesse motivo para o ser!), e acho muito bem que expresse a sua convicção da defesa da raça. Mas pergunto-lhe: o que é que sabe, de facto, a cerca da genética do labrador? Pergunto isto porque vejo claramente que tem bastante falta de informação no que toca a este assunto! Eu tive opurtunidade de ler a cerca dos genes que originam a cor do labrador e vou tentar explicar o que percebi. O labrador tem 4 genes que determinam a sua cor, dois do mesmo tipo que podem ser ambos recessivos ou ambos dominantes ou um de cada. Basicamente é assim, e vou atribuir as letras correspondentes aos genes : Se um labrador tive o genótipo DDNN ou DdNn ou DDNn ou DdNN, então é um labrador PRETO, porque em cada um dos genes determinantes da cor do cão, tem pelo menos um gene dominante (letra maiuscúla) Se o cão tiver o genótipo nnDD, nnDd, então é CASTANHO. Por fim, se o cão tiver o genótipo Nndd, NNdd ou nndd, é um cão AMARELO. Se esse cão for nndd, então é duplamente recessivo, igual à Camila e diz-se que não tem deposição de melanina no focinho, sendo, por isso cor-de-rosa. Como o dono da Camila confirma, é um cão saudável, mas, por ter o focinho diferente do padrão da raça, não é considerado em exposições. Tendo isto em conta, não há qualquer problema de cruzar estes cães(nndd)sempre com um labrador preto dando origem , ou não a cães com essa característica. Seria no entanto, de facto preferível que ela cruzasse com um NNDD, originando só cães pretos, sendo estes capazes de no futuro de ter cães de todas as cores, por serem todos NnDd.
Quando li sobre isto, achei muito interessante e por isso espero que tenha explicado mais ou menos bem!

Fiquem bem! :D
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sábado jul 03, 2004 1:06 pm

E comhece o histórico genético dos ascendentes desse animal ?
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

domingo jul 04, 2004 9:38 pm

PauloC Escreveu: sim senhor, bom conselho!!!! Quer dizer....cruza-se a cadela com um macho que se "espera") que não seja portador dos genes? E se ele, apesar de não os revelar externamente, for portador dos genes?
Mesmo que não seja portador, os cachorrinhos têm grande probabilidade de não mostrar o defeito mas ser portadores do gene! Se quande crescerem forem cruzados com outros cachorros portadores, o que temos? Mais cães com esta carectarística indesejável ( ou acha que o facto de não serem aceites em exposição é 'mania'?). É precisamente por haver gente que pensa assim que o gene se mantém activo e de vez em quando aparece um cachorro assim. Se cada vez que aparece um cão deste numa ninhada ele e os respectivos irmãos ( mesmo que não revelassem o gene exteriormente) fossem esterelizados e os respectivos pais nunca mais fossem cruzados entre si, pode crer que rapidamente esta característica desapareceria.
Mas o que está a dar é ter cachorrinhos da 'laica' porque é muito giro, porque dá lucro ou só "porque sim" , e não se pensa no interesse das raças e na protecção dos padrões de qualidade.
Enfim.......

Verdade!! Se o gene for recessivo, e se como o forista diz, for comum, basta um cão, que seria cruzado com esta cadelinha que tenha um gene que contenha a informação para a despigmentação, para que metade da ninhada seja também despigmentada!!
Responder

Voltar para “Cães”