E agora??????

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

novata
Membro
Registado: sexta out 03, 2003 8:42 am
Localização: Golden Retriever (falecido) e cadela Rottweiler (falecida) actualmente: Golden Retriever:Gaspar

segunda jul 05, 2004 1:22 pm

Rastreio cardíaco?...não sabia que se podia pedir esses testes ao criador.....na verdade acredito que muitos nem o possuam.
Com o Simão tivemos várias preocupações, principalmente displasia da anca....nunca me passou pela cabeça os problemas cardíacos, mas a verdade é que foi isso que o matou.

No futuro esse será um aspecto a salvaguardar....mas até parece que quanto mais nos preocupamos com os animais pior é....excesso de zelo??
sei lá......já não sei nada!

Sabem que tive vontade de telefonar ao criador que me vendeu o Simão pra dar conta do sucedido??....mas pensei melhor, afinal o homem não tem culpa não é?....por outro lado seria um alerta pois naquela ninhada ou em próximas este problema poderá voltar a acontecer....

Novata
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

segunda jul 05, 2004 1:26 pm

Sabem que tive vontade de telefonar ao criador que me vendeu o Simão pra dar conta do sucedido??....mas pensei melhor, afinal o homem não tem culpa não é?....por outro lado seria um alerta pois naquela ninhada ou em próximas este problema poderá voltar a acontecer....
pois... acho que o senhor deve ser chamado à atenção. até pode ser um caso pontual, ou não... e não me parece que ninguém mereça passar por um desgosto destes. convem que o criador se inteire do estado de saúde dos seus animais.
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

segunda jul 05, 2004 1:26 pm

pois... acho que o senhor deve ser chamado à atenção. até pode ser um caso pontual, ou não... e não me parece que ninguém mereça passar por um desgosto destes. convem que o criador se inteire do estado de saúde dos seus animais.
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

segunda jul 05, 2004 1:34 pm

Pode ser genético :o E se o Criador continuar a fazer procriação :o É melhor avisá-lo!!!!
casadofarol
Membro Veterano
Registado: segunda fev 09, 2004 11:16 am

segunda jul 05, 2004 3:22 pm

Deve sempre falar com o criador, e falar não significa reclamar. O senhor pode não ter responsabilidade nenhuma, uma vez que pode não ser um problema de tipo hereditário. Aliás, sem autópsia, nem sabe ao certo o que foi, não é?
Quanto ao exame cardíaco, quando um médico passa uma declaração a dizer que os cães (pais) não possuem doenças hereditárias, o exame cardíaco deve estar incluído, uma vez que, nos Golden, os maiores problemas são exactamente displasia/cardiopatias/taras oculares. Se pedir ao criador um exame em particular, penso que não se oporá, uma vez que até para ele é mais seguro (penso eu).
MG_Weimaraner
Membro Júnior
Registado: quinta abr 15, 2004 5:16 pm

segunda jul 05, 2004 3:31 pm

FORÇA, É O Q LHE POSSO DIZER

Eu tb já perdi um grande amigo canino tb por problemas cardiacos...a perda do nosso amigo mais fiel é tremendo, mas a vida tem de continuar.
Arranjar um novo animal, foi a melhor solução para ultrapassar a tristeza q na altura sentia...pelo menos temos novamente quem nos possa distrair e proporcionar momentos unicos de alegria.
Adopte um animal, n compre...vai ver como um animal abandonado lhe terá maior amor...
Um abraço sentido Novata
sfigueira
Membro Veterano
Registado: terça set 10, 2002 10:49 am

segunda jul 05, 2004 4:44 pm

casadofarol Escreveu: Uma história triste, que infelizmente se anda a tornar vulgar. É o segundo caso no espaço de um mês que eu oiço de um Golden jovem que tem um ataque fulminante.
Lamento imenso, acredite. Quanto ao novo cão, sugiro que o adquira mais cuidadosamente ainda, e que peça para ver todos os exames dos pais (incluindo rastreio cardíaco), para evitar desgostos semelhantes, principalmente à sua filha, porque é o tipo de coisas que marca uma criança.
Infelizmente nem todos os criadores são cuidadosos na escolha dos progenitores e eu conheço um outro caso de um cão com problemas cardíacos dessa raça também muito jovem... e de um criador "conceituado" de Golden Retriever cujos cães tinham uma enorme propensão para a epilepsia...
Enfim :roll: quando o dinheiro fala mais alto as consequências saltam à vista...
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

segunda jul 05, 2004 8:14 pm

Pois é Novata, por isso logo de inicio lhe disse que seria bom fazer uma autopsia. SE não fez, não pode dizer ao certo qual a causa da morte.
E acho sim que deve informar o criador do que aconteceu, nem que seja só mesmo para lhe comunicar.
Casadofarol, na raça a cardiomiopatia é juvenil ou não?

Isabel
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

segunda jul 05, 2004 9:42 pm

casadofarol Escreveu: Deve sempre falar com o criador, e falar não significa reclamar.
Nem mais, é a falar que toda a gente se entende. Se acontecesse algo com algum cão meu era o que eu desejaria.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
scar_raf
Membro Veterano
Registado: segunda set 29, 2003 6:13 pm
Contacto:

segunda jul 05, 2004 10:53 pm

olá novata,
os meus sinceros cumprimentos, lamento imenso tal situação.
vou tentar deixar aqui uma espécie de conselho para minimizar o sofrimento da sua filha. a primeira coisa a fazer é explicar-lhe o ciclo da vida (seguramente já o terá feito) e em seguida tentar deixá-la entender que o vosso caso foi apenas uma excepção, graças a deus rara. óbvio que todos nascemos e morremos mas a maioria não o faz nessas circunstâncias tâo chocantes.
acredite que percebo muito bem o que sente... é sempre muito duro uma morte de um companheiro, ainda mais se for sem pre aviso...
depois há que deixá-la fazer o luto... chorar, contar histórias sobre ele, lembrar-se dele, só ajuda nesta fase inicial. tente transmitir-lhe a ideia de serenidade que a morte traz, e pensando sempre que lhes porporcionaram bons momentos... no fim das férias, se quiserem e todos estiverem de acordo, arranje uma nova companhia. que não seja da mesma raça, nem tenha o mesmo nome. um cachorro enche uma casa de alegrias, e esse bicho vai ajudar a preencher o vazio emocional que há nos vossos corações... e nessas vossas caixinhas vermelhas, vai haver sempre um lugar para o simão..
boa sorte, e animo para todos
papoila
Membro Veterano
Registado: segunda nov 11, 2002 12:54 am
Localização: Maria Papoila, Eva e Ginja (cadelas), Smecky (gato)
Contacto:

terça jul 06, 2004 6:44 am

Novata,

Lamento imenso :cry: Reforce à sua filha a ideia de que ela não teve a culpa. E peça uma autópsia para ter bases de informação para comunicar ao criador.
Umas boas férias para si e para a sua família. Espero que a dor se vá minimizando. O Simão terá sempre um espaço no vosso coração. E arranjar outro companheiro não significa subsitui-lo, apenas distribuir o amor que vocês têm para dar.

Beijo,
Carla
novata
Membro
Registado: sexta out 03, 2003 8:42 am
Localização: Golden Retriever (falecido) e cadela Rottweiler (falecida) actualmente: Golden Retriever:Gaspar

terça jul 06, 2004 8:20 am

Olá,
Mais uma vez quero agradecer a todos as palavras de apoio, os conselhos, enfim tudo, acreditem que me tem feito muito bem "ouvir-vos"...não sei porquê mas minimiza o meu sofrimento.

Em relação á miúda penso que as coisas aos poucos irão ao sitio e essa ideia da culpa ser dela penso que já está ultrapassada, mas o tempo é o melhor remédio....aliás acho que neste momento estou mais afectada com tudo isto do que o resto da familia, mas sim tem a ver com a minha personalidade, sou bastante emotiva....jamais esquecerei o Simão!
O nó na garganta ainda não despareceu, e as lágrimas são uma constante.

De afcto não fizemos autópsia, foi uma asneira bem sei mas agora já não há nada a fazer, não sou médica, mas o que apagou o Simão foi mesmo um ataque cardíaco, sem dúvida.

[b]Sfigueira[/b], deixou-me curiosa em relação aos tais criadores "conceituados"... realmente o Simão foi comprado a um criador que para mim era de total confiança...e até aparece mencionado aqui na arca algures....mas garanto que a ele nunca mais lhe compraria um cachorro, a culpa pode não ser dele é claro, mas fica sempre a dúvida....até poderei ter o azar de comprar a outro e acontecer o mesmo, mas, fica sempre este mas....

Ainda não contactei o criador, talvez o faça mas receio ser mal interpretada e ainda levar uma resposta torta.... vou esperar até as coisas acalmarem.

Novata
casadofarol
Membro Veterano

terça jul 06, 2004 8:48 am

Pedra, eu não sou médica, pelo que não vou tentar explicar em termos médicos (ia meter água de certeza). É vulgar os Golden cachorros terem um sopro cardíaco que desaparece antes dos dois meses. Nalguns casos isto não acontece e vem a provocar problemas rapidamente. É sempre indispensável o vet fazer uma observação cuidada aos cachorros para verificar esta situação. Assim como deve haver o cuidado de fazer exames cardíacos aos progenitores desta raça, claro. Se algum médico veterinário nos estiver a ler, talvez possa dar uma ajuda aqui e explicar melhor.
casadofarol
Membro Veterano

terça jul 06, 2004 8:54 am

Novata, devia mesmo falar com o criador e não pensar mal dele antes de saber o que se passou. Pode ser qualquer coisa congénita, mas pode não ser. Há parasitas que atacam o coração e causam a morte dos cães, por exemplo. Calma com isso, até ver. Há situações de que ninguém tem culpa, embora nós gostemos sempre de arranjar um culpado porque explica as coisas e minimiza a dor.
SarahKay
Membro Veterano
Registado: terça nov 18, 2003 4:57 pm
Localização: Gatos: Misha, Lilo, Jasmine, Tita e Nala; Cães: Safira
Contacto:

terça jul 06, 2004 9:30 am

Sinto muito o que aconteceu.... :cry:

Que exames se devem fazer e quando é que se podem fazer para evitar uma situação destas?

Admito que não tinha conhecimento de problemas cardiacos associados à raça, mas vou tentar ver se o Real poderá ter algum problema...

:(
Responder

Voltar para “Cães”