Sobre treinar animais surdos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
cadworx
Membro
Registado: terça abr 30, 2002 3:40 pm

quarta set 18, 2002 1:39 pm

Caros amigos,

Mais uma vez peço desculpa pelo meu browser não me deixar responder aos posts. (Estranhamente isso só se passa no meu computador no trabalho). Mas adiante...

Em resposta ao post deixado pela "mata", é difícil treinar um cão surdo mas não impossível.
Como alguns sabem eu treino os meus cães usando um clicker. O clicker não é mais do que uma substituição do tradicional louvor "muito bem cão, etc", por um som característico. Isto permite um maior timing no louvor e um maior compasso de espera entre o louvor e a recompensa (comida, brinquedo, etc...). Ao ouvir o click o cão sabe que fez bem e vem aí recompensa, mais tarde vamos alternando as vezes que damos a recompensa até a substituirmos pelo click. Depois do cão aprender a executar a ordem associamos-lhe uma palavra de comando (senta, deita, etc...) e após a associação cada vez que ele ouve o comando executa-o e já não necessitamos do clicker. De vez em quando é necessário fazer umas revisões à matéria dada, isto é voltar por pouco tempo às recompensas.

Isto foi apenas uma explicação muito básica do uso do clicker.
Quando o cão é surdo geralmente substitui-se o clicker por uma lanterna e as vozes de comando por gestos distintos e simples.

Mais informações em:

http://www.myaussies.com/clicker.html
Responder

Voltar para “Cães”