Agressividade redireccionada é agressividade que é por sistema direccionada a terceiros, quando o cão é interrompido ou incapacitado de direccionar o comportamento agonístico para o alvo inicial. O cão, quando excitado ou estimulado, independentemente da causa, descarrega o comportamento agressivo para o alvo mais próximo ou acessível.
Topografia da agressividade :
1 – O terceiro elemento é um componente necessário para além da causa inicial. A causa inicial pode ser um cão, pessoa, outro animal, ou situação ( cães num estado excitado perto de uma porta ou vedação, por exemplo ).
2 – O terceiro elemento, humano ou animal, não estava envolvido no contexto ou circunstância inicial. Esse elemento podia estar por perto, ou aproximar-se depois do cão ter atingido níveis de frustração elevados.
3 – Manifesta-se frequentemente entre cães da mesma casa. Pode, ou não, exacerbar-se por problemas de estatuto social entre os cães.
4 – Uma vez focado no terceiro elemento, o cão pode perseguir e atacá-lo.
Estímulos antecedentes comuns :
1 – É provocada por frustração e estimulação excessiva, e mantida por repetição.
2 – Manifesta-se quando o cão já está em fase de estimulação excessiva.
3 – Manifesta-se frequentemente em sítios onde haja mais probabilidade dos cães estabelecerem contacto físico uns com os outros, por causa de espaço limitado ; por exemplo, cães à porta do hall de entrada, ou cães a correr lado a lado ao longo duma vedação enquanto ladram ao gato do vizinho.
A agressividade redireccionada é comum entre cães da mesma casa, simplesmente porque existem muitas situações propícias a esse comportamento. Por exemplo, quando a campaínha toca, os cães podem ficar frustrados por não conseguirem chegar ao visitante, e acabam por se atirar um ao outro. Podem também redireccionar a agressividade um para o outro, só por terem ficado estimulados demais com a situação em si. Isto pode ser exacerbado se dois dos cães tiverem conflitos relacionados com estatuto social. Dos meus oito cães, Jynx e Breanna escolhiam-se sempre um ao outro para descarregar a frustração quando corriam todos para o portão ; não era uma escolha à toa do terceiro elemento, por isso, conhecendo o seu historial, eu classificaria a agressividade redireccionada como um sintoma de conflito relacionado com estatuto social.
Agressividade redireccionada não é sinónimo de agressividade acidental ; esta última acontece quando uma pessoa se mete entre dois cães em luta e é mordida. Com uma dentada acidental como esta, o cão pode nem se aperceber que mordeu a pessoa. A agressividade redireccionada é mais deliberada. Por exemplo, Steve, o meu marido, tentou interromper uma luta entre os meus cães Sport e Dervish. O Steve teve de usar um sapato de sola grossa e dura e, assim que o conseguiu introduzir na boca do Dervish ( com a intenção de o fazer largar o Sport ), o Dervish virou-se, fixou o Steve, rosnou-lhe e depois atacou-o deliberadamente. Embora o Dervish seja muito meigo connosco, a frustração, excitação e estímulo excessivo, foram a causa do ataque ao Steve.
Os cães são especialmente vulneráveis à agressividade redireccionada quando se encontram em áreas de entrada para o seu território. A agressividade também se manifesta, frequentemente, quando passeamos dois cães à trela ao mesmo tempo. Por exemplo, ambos vêm um gato, começam a ladrar e a fazer força para alcançar o alvo ( o gato ). Frustrados com a incapacidade de o alcançarem, atacam-se um ao outro.
A agressividade redireccionada não é nem mais nem menos do que o próprio nome indica. Contudo, pode ser motivada ou exacerbada por comportamentos predatórios. Por exemplo, Bree estava a observar um cão a fazer um percurso de agility; estava a fixá-lo intensamente e tentou ir atrás dele. Enrolei a trela à volta da minha mão de maneira a torná-la mais curta. Bree fez mais uma tentativa de ir ao encontro do cão e depois mordeu-me no braço. Este é um exemplo de agressividade redireccionada, com um componente predatório.
Aggression in dogs “ por Brenda Aloff
Agressão nos cães
Moderador: mcerqueira