Olá pessoal
Sou um consumidor compulsivo de literatura canina, mas, a literatura que por aí circula é, de um modo geral, de má qualidade.
Uma pessoa “pena” para aprender algo; e quando vai a ler, lá vem outra vez a historia de lavar os dentes aos caezinhos, cortar as unhas, leva-los a fazer “pipi”. Enfim, literatura cor de rosa de quatro patas!
É por esse motivo que vou fazer publicidade ao recente livro sobre o Cão de Fila de São Miguel de António José Amaral e Vítor Veiga. Este livro é simplesmente excelente. Já agora também quero elogiar o livro sobre o Podengo Português, também do Vítor Veiga.
Felizmente o mundo dos cães não é só feito de leis estúpidas e tias com os lulus vestidos... A canicultura é também cultura!
Afinal ainda há oásis no deserto!
Cumprimentos
Francisco Bica
Literatura canina
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Mensagens: 2355
- Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
- Localização: Vários
- Contacto:
O problema da maior parte da literatura canina é que é de origem anglo-saxónica e com um sistema de identificação e classificação das raças diferente dos nossos e não há nenhum cuidado por parte das editoras no que respeita a adaptação...
<p>Gonçalo</p>
<p>
</p>
<p>

-
- Membro Veterano
- Mensagens: 825
- Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
- Localização: Dois Cockers e Uma Rottweiler
- Contacto:
MAs também é raro haver literatura canina em portugal...... ou então eu ando a procurar em sitios errados....
já agora, deixo um site de literatura canina. é em ingles, mas é bastante eficaz e mais baratinho que a amazon (o que é sempre interessante...)
http://www.bookworldint.com/
já agora, deixo um site de literatura canina. é em ingles, mas é bastante eficaz e mais baratinho que a amazon (o que é sempre interessante...)
http://www.bookworldint.com/
Bem, eu sou mais consumidor de Revistas do que livros sobre canicultura, mas ainda assim, é realmente fácil de perceber que o mercado nacional, carece de melhores traduções e mesmo manuais criados de raiz, felizmente de vez em quando lá nos surpreendem pela positiva com um trabalho ou outro. 


"Perdigueiro Português : o cão de parar",
Jorge RODRIGUES, Lisbonne, Inapa, 1993

"O Perdigueiro Português", Manuel CORREIA, Lisbonne, Editorial Presença, 1981.

" O Perdigueiro Português", Padre Domingos BARROSO, Porto, Gazeta das Aldeias, 1990.

" O ensino do cão perdigueiro", M. Nascimento Costa, Porto, Porto Editora, 1984.
Tiago
A forma é a imagem plástica da função