Ninhada

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

iviana
Membro Júnior
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta jul 22, 2004 8:09 am

Bom Dia Pessoal :D
Tenho uma Labrador que acabou de ter uma ninhada de 11 cachorrinohs (infelizmente 2 acabaram por morrer :oops: ).

Queria saber, caso alguém já tenha passado por esta situação, qual a melhor forma de lidar com esta situação porque a minha cadela há 3 dias, dd k teve a ninhada, não se levanta para nada.... nem para xixi nem para comer... parece-me tão triste. Também não sei se a poderei lavar uma vez que ela estábastante suja. Por favor ajudem-me porque não sei mt bem o k fazer.

:roll:
Nina_K9
Membro
Registado: sexta jun 11, 2004 11:27 am

quinta jul 22, 2004 8:46 am

Que esperas? Leva-a ao veterinário. Vá, corre... Antes que seja tarde demais...
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta jul 22, 2004 8:46 am

Pelos vistos teve a ninhada sem acompanhamento de um vet.
Não acha melhor chamar um vet para ver a situação ?
linca
Membro
Registado: terça nov 25, 2003 12:45 pm
Localização: Bulky(boxer); Spock(dobermann) e Pipinha(chinchila)

quinta jul 22, 2004 8:47 am

Vá ao vet com ela o mais depressa possivel ;)

Filipa
Moca32
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

quinta jul 22, 2004 8:49 am

Bem, o melhor será um dos menbros aqui do fórum que seja criador lhe dar umas dicas sobre este assunto, dado que têm muito mais conhecimento, contudo, se a cadela estiver suja no pelo e assim, não me parece que exista problema em a limpar cuidadosamente, ainda assim remeto a ultima palavra para quem mais experiência tem.

Boa sorte para os canitos e para a mãe dos mesmos. :)
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

quinta jul 22, 2004 8:49 am

Nina_K9 Escreveu: Que esperas? Leva-a ao veterinário. Vá, corre... Antes que seja tarde demais...
Com 3 dias, não convém que os cachorros fiquem muito tempo sem a mãe. Por isso deve, das duas uma, ou chamar o vet a sua casa, ou certificar-se que a sua ausência não vai ser superior a duas horas. Atenção que tem que manter os cachorros quentes durante a ausência da mãe.
Este tipo de comportamento é normal no dia a seguir, agora 3 dias parecem-me de mais.
Quanto ao lavar, eu custumo fazê-lo no dia a seguir.
Última edição por casadotrevo em quinta jul 22, 2004 8:57 am, editado 1 vez no total.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
Nina_K9
Membro
Registado: sexta jun 11, 2004 11:27 am

quinta jul 22, 2004 8:56 am

Casa do Trevo:

Estou aflita. Tanto tempo sem se levantar? Será que ainda pode ter algum cãozinho? Eu não percebo muito destes assuntos, por isso deixo as opiniões para os experts, mas eu leváva-a a um veterinário quanto antes, mesmo que tivesse de levar os cãezinhos todos no carro. Não é possível fazer isso? Não é o indicado? Isto se o veterinário não puder vir a casa, como o Sr/Sra indicou.
Que tal telefonar antes ao veterinário e aconselhar-se sobre o que deve fazer?

Obrigado,
Sívlia.
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

quinta jul 22, 2004 10:20 am

Nina_K9 Escreveu: Casa do Trevo:

Estou aflita. Tanto tempo sem se levantar? Será que ainda pode ter algum cãozinho? Eu não percebo muito destes assuntos, por isso deixo as opiniões para os experts, mas eu leváva-a a um veterinário quanto antes, mesmo que tivesse de levar os cãezinhos todos no carro. Não é possível fazer isso? Não é o indicado? Isto se o veterinário não puder vir a casa, como o Sr/Sra indicou.
Que tal telefonar antes ao veterinário e aconselhar-se sobre o que deve fazer?

Obrigado,
Sívlia.
Se o vet não puder ir a casa, deve combinar tudo muito bem com ele para que não demore mais que as duas horas. Ou então levar o malharal todo (em ultimo caso).
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
iviana
Membro Júnior

quinta jul 22, 2004 10:20 am

Claro k tenho tido contacto permanente com a Vet! mas ela ainda disse k eram capazes de morrer mais 1 ou outro cachorrinhos pois foi uma ninhada muito grande e tb me disse para deixá-la descansar e não a "maçar" muito para não causar "stress" pq é uma situação nova, etc.....
vou ver como é k hoje corre... é k o problema é k ela nã larga os filhotes nem por um segundo! e qd tentamos para ela andar um bocado fica completamente aflita.
de kk forma obga peloas comments
:p
espe
Membro Veterano
Registado: sexta fev 28, 2003 10:33 am
Localização: 3 Serra da Estrela, 3 srd, 2 chinchilas, 2 piriquitos, 1 égua

quinta jul 22, 2004 11:32 am

[quote=iviana]
... o problema é k ela nã larga os filhotes nem por um segundo! e qd tentamos para ela andar um bocado fica completamente aflita.
de kk forma obga peloas comments
p
[/quote]

Isso é perfeitamente normal! A cadela não querer perder de vista os seus filhotes. A minha cadela mantem esse comportamento durante bastante tempo e, deixa mexer mas só quando ela está presente.

Se a cadela não bebe, não come, não se levanta mesmo, eu chamaria o vet sem hesitar.

Também costumo lavar a cadela ao outro dia (só nas zonas sujas): ficam sujas e pior ainda se são de pêlo comprido.
espe
Membro Veterano

quinta jul 22, 2004 11:38 am

Quando digo que a cadela deixa mexer nos cachorros, mas só quando ela está presente.
É porque durante uns tempos, quando sai de junto dos filhotes, mantem-
-se sempre atenta, não perdendo de vista o "ninho" e se alguém se aproxima, lá vem ela disparada!

Esperança
espe
Membro Veterano

quinta jul 22, 2004 11:38 am

repetida :oops:
UDM
Membro Júnior
Registado: quinta jun 26, 2003 11:49 am
Contacto:

sexta jul 23, 2004 1:10 pm

Olhe não vá ao Vet....isso é ridiculo.....ir ao vet com a cadela/mãe sabendo que é um dos locais mais infectados com todo o tipo de doenças do pais.......chame um vet.......após o parto há cadelas que não comem durante 2 ou 3 dias mas bebem mas pior que tudo isso é o facto de não urinarem ou evacuarem....normalmente se lhe puser uma trela e a for passear ela faz nem que seja pouco por isso experimente.....mas como lhe digo o ideal seria char um vet.....
Daniel
UDM
Membro Júnior
Registado: quinta jun 26, 2003 11:49 am
Contacto:

sexta jul 23, 2004 1:14 pm

Olhe não vá ao Vet....isso é ridiculo.....ir ao vet com a cadela/mãe sabendo que é um dos locais mais infectados com todo o tipo de doenças do pais.......chame um vet.......após o parto há cadelas que não comem durante 2 ou 3 dias mas bebem mas pior que tudo isso é o facto de não urinarem ou evacuarem....normalmente se lhe puser uma trela e a for passear ela faz nem que seja pouco por isso experimente.....mas como lhe digo o ideal seria char um vet.....
Daniel
iviana
Membro Júnior

sexta jul 23, 2004 1:16 pm

obrigada pela sua resposta.
de facto ela hoje já está melhor... mudamos a comida para "paté" em vez de ração e conseguimos que ela fosse ao jardim com a ajuda de uma bola, o brinquedo preferido...
vamos ver como é k ela continua a reagir
Responder

Voltar para “Cães”