Esclarecimento-Talvez 1º cachorrinho

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

ismota
Membro
Registado: terça ago 13, 2002 1:17 pm

sexta jul 23, 2004 4:23 pm

Olá Carla,

A minha opinião é a seguinte: os cães, independentemente da raça, precisam é de sentir que os donos estão presentes sempre, mesmo não estando as 24h por dia com eles. Já lidei com dezenas de animais que moram em vivendas enormes, quintas, onde a casa está sempre com gente, e nem por isso deixam de ser animais tristes e sozinhos, resumidos à sua casota ou ao seu quintal. Porquê? Porque os donos não lhes dão uma festa, não os levam a passear, e simplesmente ignoram a presença do animal (mesmo que a comida e a água esteja sempre lá!). Isto para mim é grave. Não me preocupa que um cão fique sozinho um dia inteiro, desde que os momentos com os donos sejam de verdadeira cumplicidade e compensem tudo o resto. Quando o seu cão começar a perceber que todos os dias no final do dia a Carla chega a casa, passeia-o, brinca com ele e dedica o seu tempo ao animal, certamente vai aguentar sem qualquer espécie de trauma ou sofrimento esse período de afastamento. Claro que nos primeiros dias custa aos dois: ao cão e ao dono. Mas tudo passa desde que estes momentos que eu lhe falei estejam sempre na vida do cão. E olhe que até há animais que gostam de ficar sozinhos. Tive um cocker que quando eu saía de casa, ele saltava imponentemente para o sofá e olhava para mim como quem diz: «Agora vou ser eu que vou tomar conta desta casa inteira!». No fundo, varia de cão para cão...

Não deixe o seu sonho tornar-se impossível por esse factor. Dedique-se a ele com todo o amor que lhe puder dar, e vai ver que as 8h que ele passa sozinho tornam-se rapidamente num pormenor da longa vida que ele passará em vossa casa, feliz e como mebro da família. Se adoptar outro melhor, cão ou cadela julgo que é indiferente, desde que se entendam bem os dois.

Da minha parte, só lhe deixo um conselho (sim, porque agora vou confessar, a CarlaVB é a potencial nova dona do Setter que encontrei abandonado!): pense muito bem se quer mesmo adoptar um cão que será um novo elemento da família por vários anos, com tudo o que isso implica: custos, tempo e paciência, muita paciência. Se tem a certeza que está preparada para tudo isso, vá é pensando no nome! Ter um cão é a melhor coisa do mundo!!!

Bjs
Inês Mota
Responder

Voltar para “Cães”