Boas noites
Muita gente gosta de ter os seus cães bem treinados para
obedecer às suas ordens e estarem minimamente sociabilizados e para tal dirigem-se a escolas de treino.
Gostaria de saber se quem é treinador de cães teve que tirar algum
curso ou é alguém que tendo lido livros sobre o comportamento canino e tendo alguma experiência a lidar com cães resolve abrir uma escola para treinar cães e depois com a prática ganha-se experiência.
Cumprimentos
Fernando
Treinador
Moderador: mcerqueira
-
- Membro
- Registado: terça jan 07, 2003 5:59 pm
Sou uma leiga mas de certo tem que se tirar um curso. Uma pessoa não se pode denominar treinador sem o poder comprovar.
Apenas tenho conhecimento de uma escola onde é facultado esse curso (também não procurei muito) mas, o que acho deveras interessante
é o facto de o CPC não ter informação desse tipo para facultar.
Apenas tenho conhecimento de uma escola onde é facultado esse curso (também não procurei muito) mas, o que acho deveras interessante

-
- Registado: segunda mai 17, 2004 9:23 pm
A maior parte dos treinadores que conheço começaram como assistentes de outros treinadores, treinadores esses que ou foram assistentes de outros treinadores ou fizeram um dos cursos das forças policiais/armadas... depois há diversos cursos de aperfeiçoamento quer como treiunador ou figurante, bem como credenciais que se vão obtendo junto do CPC participando em competições, ou seja, é preciso mostrar trabalho para se ser credenciado.
Há por ai alguns "cursos" de treinadores, mas não tenho referências da maior parte e dos poucos que tenho estas não são abonatórias...
Há por ai alguns "cursos" de treinadores, mas não tenho referências da maior parte e dos poucos que tenho estas não são abonatórias...
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
- Contacto:
Antes que alguém pense que é algum clone, este nick é meu, embora não o use, estava ligado por engano...casadoscaes Escreveu: A maior parte dos treinadores que conheço começaram como assistentes de outros treinadores, treinadores esses que ou foram assistentes de outros treinadores ou fizeram um dos cursos das forças policiais/armadas... depois há diversos cursos de aperfeiçoamento quer como treiunador ou figurante, bem como credenciais que se vão obtendo junto do CPC participando em competições, ou seja, é preciso mostrar trabalho para se ser credenciado.
<p>Gonçalo</p>
<p>
</p>
<p>

Não se tira nenhum curso especifico, e muito menos há diplomas ou certificados, como tal não se pode comprovar nada a ninguém.MariaFaustino Escreveu: Sou uma leiga mas de certo tem que se tirar um curso. Uma pessoa não se pode denominar treinador sem o poder comprovar.
Apenas tenho conhecimento de uma escola onde é facultado esse curso (também não procurei muito) mas, o que acho deveras interessante roll é o facto de o CPC não ter informação desse tipo para facultar.
Os cursos que algumas pessoas ligadas a escolas conhecidas dão, não valem nada sem a minima experiencia. E embora não tenha recebido formação nesse tipo de cursos, dúvido que seja algo realmente bom. Deve ser mais um passar de experiênca, pois uma boa formação demorar meses se necessário, não é um curso da noite para o dia que resolve seja o que for.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jan 21, 2004 4:55 am
- Localização: 1 boxer; 1 gata; 2 tartarugas; 2 periquitos; 1 esquilo; 2 canários; 1 tarântula; varios ácaros.
- Contacto:
De nada lhe vale um curso se não tiver experiencia alguma.
Os cursos, a meu ver, servem apenas para legitimar e tornar o amador em profissional. Ou seja, ter um diploma passado por uma entendida credenciada oficialmente a dizer como é treinador profissional.
Mas, uma coisa lhe garanto, é o Hábito que faz o Monge... ou seja, os treinadores que conheço têm cães a mais de 20 ou 30 anos. Lidam com os seus proprios cães e com os cães dos "clientes".
È através da experiência e da aprendizagem dada ao lidar com os mais diversos tipos de raças, padrões comportamentais e objectivos que o treinador se constroi a si mesmo.
E lembre-se que, para ser um grande treinador, mesmo depois de 40 anos a lidar com cães... ainda não se sabe tudo. Surge sempre 1 ou outro exemplo com que não sabemos 100% o que fazer.
Não pense que é facil... mas garanto-lhe que é uma odisseia maravilhosa e enriquecedoramente apaixonante!
Os cursos, a meu ver, servem apenas para legitimar e tornar o amador em profissional. Ou seja, ter um diploma passado por uma entendida credenciada oficialmente a dizer como é treinador profissional.
Mas, uma coisa lhe garanto, é o Hábito que faz o Monge... ou seja, os treinadores que conheço têm cães a mais de 20 ou 30 anos. Lidam com os seus proprios cães e com os cães dos "clientes".
È através da experiência e da aprendizagem dada ao lidar com os mais diversos tipos de raças, padrões comportamentais e objectivos que o treinador se constroi a si mesmo.
E lembre-se que, para ser um grande treinador, mesmo depois de 40 anos a lidar com cães... ainda não se sabe tudo. Surge sempre 1 ou outro exemplo com que não sabemos 100% o que fazer.
Não pense que é facil... mas garanto-lhe que é uma odisseia maravilhosa e enriquecedoramente apaixonante!
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am
OláKROZ Escreveu:
...Não se tira nenhum curso especifico, e muito menos há diplomas ou certificados, como tal não se pode comprovar nada a ninguém...
Excepto, como disse o Gonçalo, nas Forças Armadas, nomeadamente Policia Aérea e Força de Fuzileiros e Forças de Segurança (PSP e GNR).
Não sei se as Aero-Transportadas têm, neste momento, companhias cinotécnicas, que como sabemos foram dos 1º nas Forças Armadas a utilizarem cães para as mais variadas missões.
Os cursos duram vários meses e se a memória não me falha existem cursos de Tratador, Condutor e Treinador. E o pessoal sai certificado profissionalmente.
Última edição por gary em segunda jul 26, 2004 12:01 pm, editado 2 vezes no total.
Um abraço
-
- Membro
- Registado: segunda mai 12, 2003 11:56 pm
Boas,
Falta aqui dizer que um bom treinador não foge a um caso dificil....baseado nos seus anos de experiencia, tal como foi dito pelo flipper, procura uma solução para cada caso e tenta resolver o problema....cada caso é diferente de outro e como tal o seu empenhamento e tratamento não deve ser igual.
Tive a sorte de ter o previlegio de conhecer treinadores com letras maiusculas, os meus parabéns a estes grandes srs que me ajudaram e me ensinaram a mim e ao meu cão, que me ajudaram a resolver um grande problema e me fizeram descobrir novamente assim como voltar a apreciar o que é estar novamente com o meu cão em todo lado.
Isto sim...é ser um Bom treinador
Vera
Falta aqui dizer que um bom treinador não foge a um caso dificil....baseado nos seus anos de experiencia, tal como foi dito pelo flipper, procura uma solução para cada caso e tenta resolver o problema....cada caso é diferente de outro e como tal o seu empenhamento e tratamento não deve ser igual.
Tive a sorte de ter o previlegio de conhecer treinadores com letras maiusculas, os meus parabéns a estes grandes srs que me ajudaram e me ensinaram a mim e ao meu cão, que me ajudaram a resolver um grande problema e me fizeram descobrir novamente assim como voltar a apreciar o que é estar novamente com o meu cão em todo lado.
Isto sim...é ser um Bom treinador
Vera
Vera