Uso de açaime

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Pajo
Membro
Registado: terça jan 15, 2002 2:10 pm

quarta jul 28, 2004 7:26 am

Como sabem eu possuo uma rott, e infelizmente a raça está abrangida pela estupidez de uma lei.

O uso de açaime funcional...este açaime não pode deixar comer nem morder .(Se não me engano a lei diz que tem de ser funcional)

Se a minha cadela sem açaime tem dificuladdes com o calor em respirar, se colocar o açaime morre.

Quem se reponsabiliza se acontecer alguma coisa à cadela???

Uma coisa é certa posso ir a tribunal, mas não lhe hei-de colocar açaime...
Moca32
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

quarta jul 28, 2004 9:06 am

Bem, se o seu cão, não é dos que se torna gressivo por tudo e por nada, se nunca atacou ninguem e desde que o traga pela trela não vejo razão para a Policia implicar consigo, mas... :?

Em Portugal, os legisladores por norma tendem a ser perfeitos ignorantes nás áreas para as quais criam nova legislação, enfim, o tipico espirito terceiro Mundista do costume. :evil:

:)
PHSP
Membro Júnior
Registado: quinta set 05, 2002 4:17 pm
Localização: Rottweiler,Pug,Papagaio,Tartaruga,Petauros,coelho anão

quarta jul 28, 2004 10:52 am

Eu tenho uma cadela Rottweiler com 4 anos e fez o teste de sociabilidade num clube reconhecido pelo CPC,com 94 pontos num maximo de 100,no qual recebi um certificado em que diz que a minha cadela é considerada como cão de companhia estando a mesma isenta de agressividade e posso lhe garantir que nunca irei colocar o acaime e pode vir um batalhão de polícias atrás de mim que mesmo assim não coloco,acaime deviam usar as pessoas que criaram esta estupida lei
POGP
Membro
Registado: terça mai 25, 2004 11:17 am

quarta jul 28, 2004 11:43 am

Pode sempre alegar que existia um verdadeira colisão de direitos:

"ARTIGO 335º
(Colisão de direitos)

1. Havendo colisão de direitos iguais ou da mesma espécie, devem os titulares ceder na medida do necessário para que todos produzam igualmente o seu efeito, sem maior detrimento para qualquer das partes.

2. Se os direitos forem desiguais ou de espécie diferente, prevalece o que deva considerar-se superior".

De um lado a "segurança" e bem estar da população em geral e do outro o direito ao bem estar do animal e até o seu eventual direito à vida...

É claro que neste dominio nada é liquido ou linear, mas é (mais) uma deixa...

Cumprimentos,

POG
Moca32
Membro Veterano

quarta jul 28, 2004 12:19 pm

Boa POG, tudo o que sirva para evitar o pior é valido, mas com a falta de formação dada á policia nesta área, não sei não. :? :)
PHSP
Membro Júnior

quarta jul 28, 2004 12:54 pm

Claro que os donos têm de ter cuidado ao andar na rua com os ditos POTENCIALMENTE PERIGOSOS,mas se já vão com trela para que o acaime!!!!!!!!,qualquer dia vamos ter de passear os cães em transportadoras com rodinhas.
tigris
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 7:00 pm

quarta jul 28, 2004 1:12 pm

E será que algum tribunal irá considerar o bem-estar de um animal superior ao bem-estar e segurança da população?

Deixo mais uma vez a sugestão: averiguar se será possível contornar esta obrigatoriedade do uso de açaime com um atestado veterinário que comprove que o animal não o pode usar por motivos de saúde.
PHSP
Membro Júnior

quarta jul 28, 2004 1:29 pm

Claro que nenhum tribunal vai decidir pelos animais " recordam-se do caso de Coimbra em que aquelas BESTAS atiraram pela janela um Pastor Alemão e o animal morreu", claro que não aconteceu nada, AFINAL SOMOS A RAÇA SUPERIOR E ISSO PERMITE FAZERMOS TODAS AS ATROÇIDADES QUE EXISTE.
Moca32
Membro Veterano

quarta jul 28, 2004 2:39 pm

Bem, PHSP eu não me recordo de nada disso, mas esses animais que fizeram isso, bem mereciam uns bons 10 anos de pildra.

Mas é verdade, os anormais nestes casos safam-se sempre. :)
PHSP
Membro Júnior

quarta jul 28, 2004 2:44 pm

Este caso aconteceu á cerca de 6 anos e foi bastante noticiado pela atrocidade do acto só que segundo os jornais o unico castigo que eles tiveram foi serem despejados pelo senhorio.
POGP
Membro
Registado: terça mai 25, 2004 11:17 am

quarta jul 28, 2004 2:54 pm

[quote=tigris]
E será que algum tribunal irá considerar o bem-estar de um animal superior ao bem-estar e segurança da população?

Deixo mais uma vez a sugestão: averiguar se será possível contornar esta obrigatoriedade do uso de açaime com um atestado veterinário que comprove que o animal não o pode usar por motivos de saúde.
[/quote]

Talvez o tribunal possa ter essa interpretação se o animal se encontrar atrelado e dono possuir o açaimo (guardado mas na sua posse) e der a justificação que apenas o retirou porque o animal tinha este ou aquele sintoma... DEssa forma o valor da segurança está relativamente acautelada porque o animal vem à trela... Trata-se de uma situação pontual do genéro "tenho aqui o açaimo só o tirei porque ele estava a sufocar"...

Já o que diz da declaração do vet. na minha opinião é muito dificil de ser aceite, pois acho dificil que algum veterinário lhe passe essa declaração e por outro lado é bem possivel que o Tribunal lhe responda que se animal daquela raça não pode andar de açaimo então deverá ficar confinado dentro de uma propriedade privada.

Cumprimentos,

POG
tigris
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 7:00 pm

quarta jul 28, 2004 3:21 pm

Obrigada pelos esclarecimentos, POGP. Felizmente não tenho cães que se insiram nesta "classificação", mas sempre considerei absurda esta obrigatoriedade do uso de açaime e tinha alguma esperança que talvez fosse possível alegar motivos de saúde para a contornar.

PHSP, talvez esteja a falar de outro caso, mas o único caso que conheço envolvendo um pastor alemão atirado pela janela aconteceu em Abril do ano passado:

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=5667
Caso Macabro
PHSP
Membro Júnior

quarta jul 28, 2004 3:36 pm

De facto tem toda a razão eu estava confundido as minhas desculpas
pedro_adr
Membro Veterano
Registado: terça out 14, 2003 7:02 pm
Contacto:

sábado jul 31, 2004 9:07 am

Gostaria de ver o que iria fazer um guarda com um cão como o Fila Brasileiro, que nem tem açaime adaptado ao seu focinho, pelo menos aqui em França nimguem sabe onde se pode encontrar tal açaime. Ainda por cima, acho que o Fila Brasileiro esta na listagem dos cães potencialmente perigosos em Portugal :o

Quem sabe que responda mas duvido muito que haja açaime para o focinho dum cão como o Fila Brasileiro.

Abraços,
Ladybird
Membro Veterano
Registado: quarta jul 31, 2002 8:41 am
Localização: Igor (P.P.); Sushi, Bia & Juca (Filas Brasileiros); Maria (Papagaia)

sábado jul 31, 2004 10:11 am

Olá Pedro.

Em relação ao açaime lamento mas não o posso ajudar, pois eu recuso-me igualmente a andar com os meus cães açaimados. Andam com trela, sempre e curta, mas açaime não.

Aliás, além de estarem devidamente sociabilizados, faz-me alguma impressão o uso de açaime, principalmente em situações para as quais não vejo necessidade.

Mas também, e como aqui em Portugal as únicas raças que as nossas autoridades parecem conhecer são mesmo os Pit-bull e os Rottweilers, posso sempre alegar que são Cães Pastores Tibetanos ;)
Responder

Voltar para “Cães”