Uso de açaime
Moderador: mcerqueira
Como sabem eu possuo uma rott, e infelizmente a raça está abrangida pela estupidez de uma lei.
O uso de açaime funcional...este açaime não pode deixar comer nem morder .(Se não me engano a lei diz que tem de ser funcional)
Se a minha cadela sem açaime tem dificuladdes com o calor em respirar, se colocar o açaime morre.
Quem se reponsabiliza se acontecer alguma coisa à cadela???
Uma coisa é certa posso ir a tribunal, mas não lhe hei-de colocar açaime...
O uso de açaime funcional...este açaime não pode deixar comer nem morder .(Se não me engano a lei diz que tem de ser funcional)
Se a minha cadela sem açaime tem dificuladdes com o calor em respirar, se colocar o açaime morre.
Quem se reponsabiliza se acontecer alguma coisa à cadela???
Uma coisa é certa posso ir a tribunal, mas não lhe hei-de colocar açaime...
Bem, se o seu cão, não é dos que se torna gressivo por tudo e por nada, se nunca atacou ninguem e desde que o traga pela trela não vejo razão para a Policia implicar consigo, mas...
Em Portugal, os legisladores por norma tendem a ser perfeitos ignorantes nás áreas para as quais criam nova legislação, enfim, o tipico espirito terceiro Mundista do costume.

Em Portugal, os legisladores por norma tendem a ser perfeitos ignorantes nás áreas para as quais criam nova legislação, enfim, o tipico espirito terceiro Mundista do costume.

-
- Membro Júnior
- Registado: quinta set 05, 2002 4:17 pm
- Localização: Rottweiler,Pug,Papagaio,Tartaruga,Petauros,coelho anão
Eu tenho uma cadela Rottweiler com 4 anos e fez o teste de sociabilidade num clube reconhecido pelo CPC,com 94 pontos num maximo de 100,no qual recebi um certificado em que diz que a minha cadela é considerada como cão de companhia estando a mesma isenta de agressividade e posso lhe garantir que nunca irei colocar o acaime e pode vir um batalhão de polícias atrás de mim que mesmo assim não coloco,acaime deviam usar as pessoas que criaram esta estupida lei
Pode sempre alegar que existia um verdadeira colisão de direitos:
"ARTIGO 335º
(Colisão de direitos)
1. Havendo colisão de direitos iguais ou da mesma espécie, devem os titulares ceder na medida do necessário para que todos produzam igualmente o seu efeito, sem maior detrimento para qualquer das partes.
2. Se os direitos forem desiguais ou de espécie diferente, prevalece o que deva considerar-se superior".
De um lado a "segurança" e bem estar da população em geral e do outro o direito ao bem estar do animal e até o seu eventual direito à vida...
É claro que neste dominio nada é liquido ou linear, mas é (mais) uma deixa...
Cumprimentos,
POG
"ARTIGO 335º
(Colisão de direitos)
1. Havendo colisão de direitos iguais ou da mesma espécie, devem os titulares ceder na medida do necessário para que todos produzam igualmente o seu efeito, sem maior detrimento para qualquer das partes.
2. Se os direitos forem desiguais ou de espécie diferente, prevalece o que deva considerar-se superior".
De um lado a "segurança" e bem estar da população em geral e do outro o direito ao bem estar do animal e até o seu eventual direito à vida...
É claro que neste dominio nada é liquido ou linear, mas é (mais) uma deixa...
Cumprimentos,
POG
-
- Membro Júnior
Claro que os donos têm de ter cuidado ao andar na rua com os ditos POTENCIALMENTE PERIGOSOS,mas se já vão com trela para que o acaime!!!!!!!!,qualquer dia vamos ter de passear os cães em transportadoras com rodinhas.
E será que algum tribunal irá considerar o bem-estar de um animal superior ao bem-estar e segurança da população?
Deixo mais uma vez a sugestão: averiguar se será possível contornar esta obrigatoriedade do uso de açaime com um atestado veterinário que comprove que o animal não o pode usar por motivos de saúde.
Deixo mais uma vez a sugestão: averiguar se será possível contornar esta obrigatoriedade do uso de açaime com um atestado veterinário que comprove que o animal não o pode usar por motivos de saúde.
-
- Membro Júnior
Claro que nenhum tribunal vai decidir pelos animais " recordam-se do caso de Coimbra em que aquelas BESTAS atiraram pela janela um Pastor Alemão e o animal morreu", claro que não aconteceu nada, AFINAL SOMOS A RAÇA SUPERIOR E ISSO PERMITE FAZERMOS TODAS AS ATROÇIDADES QUE EXISTE.
-
- Membro Júnior
Este caso aconteceu á cerca de 6 anos e foi bastante noticiado pela atrocidade do acto só que segundo os jornais o unico castigo que eles tiveram foi serem despejados pelo senhorio.
[quote=tigris]
E será que algum tribunal irá considerar o bem-estar de um animal superior ao bem-estar e segurança da população?
[/quote]
Talvez o tribunal possa ter essa interpretação se o animal se encontrar atrelado e dono possuir o açaimo (guardado mas na sua posse) e der a justificação que apenas o retirou porque o animal tinha este ou aquele sintoma... DEssa forma o valor da segurança está relativamente acautelada porque o animal vem à trela... Trata-se de uma situação pontual do genéro "tenho aqui o açaimo só o tirei porque ele estava a sufocar"...
Já o que diz da declaração do vet. na minha opinião é muito dificil de ser aceite, pois acho dificil que algum veterinário lhe passe essa declaração e por outro lado é bem possivel que o Tribunal lhe responda que se animal daquela raça não pode andar de açaimo então deverá ficar confinado dentro de uma propriedade privada.
Cumprimentos,
POG
[/quote]
Talvez o tribunal possa ter essa interpretação se o animal se encontrar atrelado e dono possuir o açaimo (guardado mas na sua posse) e der a justificação que apenas o retirou porque o animal tinha este ou aquele sintoma... DEssa forma o valor da segurança está relativamente acautelada porque o animal vem à trela... Trata-se de uma situação pontual do genéro "tenho aqui o açaimo só o tirei porque ele estava a sufocar"...
Já o que diz da declaração do vet. na minha opinião é muito dificil de ser aceite, pois acho dificil que algum veterinário lhe passe essa declaração e por outro lado é bem possivel que o Tribunal lhe responda que se animal daquela raça não pode andar de açaimo então deverá ficar confinado dentro de uma propriedade privada.
Cumprimentos,
POG
Obrigada pelos esclarecimentos, POGP. Felizmente não tenho cães que se insiram nesta "classificação", mas sempre considerei absurda esta obrigatoriedade do uso de açaime e tinha alguma esperança que talvez fosse possível alegar motivos de saúde para a contornar.
PHSP, talvez esteja a falar de outro caso, mas o único caso que conheço envolvendo um pastor alemão atirado pela janela aconteceu em Abril do ano passado:
http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=5667
Caso Macabro
PHSP, talvez esteja a falar de outro caso, mas o único caso que conheço envolvendo um pastor alemão atirado pela janela aconteceu em Abril do ano passado:
http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=5667
Caso Macabro
Gostaria de ver o que iria fazer um guarda com um cão como o Fila Brasileiro, que nem tem açaime adaptado ao seu focinho, pelo menos aqui em França nimguem sabe onde se pode encontrar tal açaime. Ainda por cima, acho que o Fila Brasileiro esta na listagem dos cães potencialmente perigosos em Portugal
Quem sabe que responda mas duvido muito que haja açaime para o focinho dum cão como o Fila Brasileiro.
Abraços,

Quem sabe que responda mas duvido muito que haja açaime para o focinho dum cão como o Fila Brasileiro.
Abraços,
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jul 31, 2002 8:41 am
- Localização: Igor (P.P.); Sushi, Bia & Juca (Filas Brasileiros); Maria (Papagaia)
Olá Pedro.
Em relação ao açaime lamento mas não o posso ajudar, pois eu recuso-me igualmente a andar com os meus cães açaimados. Andam com trela, sempre e curta, mas açaime não.
Aliás, além de estarem devidamente sociabilizados, faz-me alguma impressão o uso de açaime, principalmente em situações para as quais não vejo necessidade.
Mas também, e como aqui em Portugal as únicas raças que as nossas autoridades parecem conhecer são mesmo os Pit-bull e os Rottweilers, posso sempre alegar que são Cães Pastores Tibetanos
Em relação ao açaime lamento mas não o posso ajudar, pois eu recuso-me igualmente a andar com os meus cães açaimados. Andam com trela, sempre e curta, mas açaime não.
Aliás, além de estarem devidamente sociabilizados, faz-me alguma impressão o uso de açaime, principalmente em situações para as quais não vejo necessidade.
Mas também, e como aqui em Portugal as únicas raças que as nossas autoridades parecem conhecer são mesmo os Pit-bull e os Rottweilers, posso sempre alegar que são Cães Pastores Tibetanos