Encontro na Expo Intern.de Lisboa.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

xabita
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 9:17 pm
Contacto:

quarta set 18, 2002 4:58 pm

E as restantes raças são julgados a que horas?
Na pagina do CPC só diz que os julgamentos começam ás 10h.
Como é que se pode saber o resto?
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

quarta set 18, 2002 5:26 pm

liguem para o CPC - 217994790
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quinta set 19, 2002 12:23 pm

Se não forem os mirones a ir às exposições como querem que não haja modas? Se só conhecem o rottweiler e o boxer...

Acreditam que é o programa animais e companhia ou os concursos da friskies que dão conhecimento sobre todas as raças? Ou então acham melhor eu para castro laboreiro para conhecer melhor o cão? E porque não aos açores para ver o fila! Na rua não os vejo de certeza, só vejo caniches, boxers e rottweilers... e criadores em Lisboa... não conheço por cá nenhum canil.
As exposições também são para os mirones, de modo a divulgar a cinofilia em geral. Se não porque havia bilhetes? Não deixa de ser um espectáculo organizado pelo cpc. Se querem criticar os mirones, enviem antes um mail ao cpc a pedir o impedimento dos mesmos.

E quem diz que os mirones não estam lá a fazer nada então querem explicar a exposição do estoril? Ou foi só para os cães apanharem ar fresco?

Em relação a levar os cães, concordo com o que foi dito.

Em resposta ao Ean, o que referiu não se aplica no meu caso particular. O meu cão está melhor comigo em qualquer lado do que em casa. Prefere inumeras vezes estar no stress de uma exposição arriscando-se a ser mordido ou algo assim, do que no sofazinho bem quentinho. Se o deixo no sofazinho bem quentinho, sempre que chego a casa tenho de procurar por desastres que possam ter ocorrido por o deixar sózinho.

Em relação a o colocar nos concursos, não o faço por motivos que já expliquei em tópicos anteriores, mas resumindo, não estou para impôr o tipo de tratamento das exposições ao meu cão. Não me fez mal nenhum. E já vi um palerma todo furioso que andava a dar esticões no pescoço num bull terrier antes da exposição de modo a o preparar para seguir o andar dele, pois o cão não fazia o que ele queria. Pena que o animal gostasse tanto do dono... Este tipo de tratamento durou e durou...
KROZ
Membro Veterano

quinta set 19, 2002 12:34 pm

Só para acabar :)

Voltei a ler algumas respostas, a da Nuria por exemplo e tenho de concordar não se deve tocar nos cães. Tanto nós como os nossos cães.

Pessoalmente, não deixo o Spot tocar em nenhum pelo mesmo motivo que a Nuria referiuo, e quanto a mim, confesso que já toquei em alguns que gostei imenso, mas pergunto sempre ao dono se posso ou não. E estes cães em que toquei não estavam preparados ainda para serem expostos, ou já o tinham sido.

Mas em relação ao passeio dos tristes que a Sealords referiu, mantenho a opinião que é bom haver pessoas interessadas em ver as exposições. Também vejo o lado do expositor que para stress já lhe chega a exposição.
margarido
Membro
Registado: quarta dez 12, 2001 10:27 am

quinta set 19, 2002 2:19 pm

Kroz, tens razão, o público (ou como dizes, os "mirones"), é fundamental numa exposição. Afinal, as exposições não são secretas, nem feitas à porta fechada, e muito menos restritas.
Mas os participantes são também fundamentais, daí que o importante é que cada um saiba respeitar o outro.
Não me importo que toquem nos meus cães, mas convém perguntar primeiro, porque não é agradável acabar de preparar um cão, que dá um trabalhão - tenho cães de pelo longo -, e vir alguém amassar o pelo todo.
Fora isso, não há qualquer problema, só não vale é provocar o cão.
Quanto a levar o cão a passear à exposição...., eu só os levo quando estão inscritos, fora isso, vou sem eles. Mas..., cada um é que sabe de si.
Aparece.
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta set 19, 2002 3:37 pm

Quanto a mirones: há mirones e mirones. É como ir ao futebol: há os que percebem as regras e percebem as movimentações, as tácticas, as faltas, etc, e os que estão lá a olhar para as pernas dos jogadores.

Nas exposições é a mesma coisa: há os que vão lá para verem os julgamentos e os sabem apreciar e há os que vão passear - só porque sim.

Eu não me importo de explicar que raça é que é ou que cuidados precisa. Já me irrita solenemente ter que aturar certos comentários, tipo "como é que o cão vê, tenho um igualzinho lá em casa só que é todo branco, ou todo preto, ou maior, ou mais pequeno" ou ... Por isso é que sempre que possível mal acabam os julgamentos "piro-me" para casa.

Eu prefiro as exposições ao ar livre - é menos stressante para os cães. Ser ao ar livre ou sob coberto não tem nada a ver com os visitantes - a expo. do Estoril não se fez no jardim para ter mais visitantes. Foi-o por questões logísticas - é muito mais barato fazer uma expo ao ar livre que sob coberto (corrijam-me se estiver errada).

Quanto a serem cobrados bilhetes - efectivamente não concordo. Estão a fazer negócio à custa de nós, expositores, que até pagámos para lá estar.
"Quando o s&aacute;bio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"&nbsp; (prov&eacute;rbio chin&ecirc;s)
KROZ
Membro Veterano

quinta set 19, 2002 10:24 pm

Assim já concordo plenamente consigo!

Na batalha por exemplo vi lá algumas familias completas a passearem por aqui e por lá e de cães percebiam o que viam na televisão. "Gostei" imenso de ver uma familia a desviar-se do (unico) amstaff que lá estava, já após as exposições, e fui mesmo de propósito ter com o cão para lhes mostrar que não é a fera que se vê na tv. Eles ficaram a olhar surpreendidos quando ele se atirou completamente a mim e lambeu-me a cara toda...

Pessoalmente vou às exposições para conhecer as raças que não conhecia, e já as conheço quase todas, mas sobretudo vou ver as exposições de raças que me interessam muito, e em particular duas raças que eu estou a pensar em adquirir no futuro.
SeaLords Escreveu: Quanto a mirones: há mirones e mirones. É como ir ao futebol: há os que percebem as regras e percebem as movimentações, as tácticas, as faltas, etc, e os que estão lá a olhar para as pernas dos jogadores.

Nas exposições é a mesma coisa: há os que vão lá para verem os julgamentos e os sabem apreciar e há os que vão passear - só porque sim.

Eu não me importo de explicar que raça é que é ou que cuidados precisa. Já me irrita solenemente ter que aturar certos comentários, tipo "como é que o cão vê, tenho um igualzinho lá em casa só que é todo branco, ou todo preto, ou maior, ou mais pequeno" ou ... Por isso é que sempre que possível mal acabam os julgamentos "piro-me" para casa.

Eu prefiro as exposições ao ar livre - é menos stressante para os cães. Ser ao ar livre ou sob coberto não tem nada a ver com os visitantes - a expo. do Estoril não se fez no jardim para ter mais visitantes. Foi-o por questões logísticas - é muito mais barato fazer uma expo ao ar livre que sob coberto (corrijam-me se estiver errada).

Quanto a serem cobrados bilhetes - efectivamente não concordo. Estão a fazer negócio à custa de nós, expositores, que até pagámos para lá estar.
Aragao
Membro Veterano
Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
Contacto:

quinta set 19, 2002 10:47 pm

SeaLords, por favor, mal era se estivéssemos sempre todos de acordo! :) (grande seca! :D )

Após ler o teu post, do Casadiscaes e mais alguns apercebi-me de alguns pontos que não tinha considerado.
Apesar de achar que as comparações com espectáculos de pintura, futebol, etc, não eram os mais correctos (vou a um espectáculo de carros com o meu carro e a um show de moda com a minha roupa) mas percebi a ideia.

Mas por o que pode ler, as principais preocupações estão ligadas à higiene/saúde e educação dos donos/cães!
Ás vezes esqueço-me que nem toda a gente é bem educada ou tem o cão bem ensinado.
Mas acho que o exigir o boletim de vacinas (e garantir que este é verificado correctamente, pois na Batalha nem me deixaram mostrar para não entupir a entrada) e expulsar dono incorrectos são melhores soluções que proibir os cães.

Sobre o motivo de levar os cães apenas para exibi-los, sendo o local de exibição o ring. Ai discordo completamente, uma exposição canina é para mim o melhor local para habituar o meu cão.
Uma das coisas que já reparei é que a maioria dos expositores têm um controle muito reduzido sobre os seus cães e que muitos deles estão nervosos e irrequietos. Eu diria que se tivessem levado esse cães desde pequenos a exposições ele estariam muito mais à vontade. Obviamente que se só poderem levar os cães inscritos, não têm a possibilidade de fazer isso.
Reparem que para mim a habituação do cão a este ambientes é muito importante, pois gostava de levar o Acktan a provas de obediência, por isso preciso que ele aprenda a ignorar o resto e mantenha a sua atenção em mim. É muito difícil arranjar um ambiente semelhante. Posso dizer que o meu cão na Batalha, no final já dormia refastelado e ignorava os insistentes latidos que havia à volta.

Eventualmente, o melhor dos dois mundos pode ser encontrado, como seja uma área reservada apenas para os expositores (o que para mim faz todo o sentido).
Acho que existem melhores soluções que simplesmente proibir a entrada a cães não inscritos.

De qualquer forma, abriram-me os olhos para algumas coisas que me tinha passado ao lado. Acho que já não estou tão radical em relação a exposições que não deixem entrar cães... :D
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

quinta set 19, 2002 10:49 pm

Olá Gonçalo

Dá para um copo no sabado?
Um abra&ccedil;o
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

sexta set 20, 2002 9:34 am