do Marketing das rações e do exagero em que caímos....

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

quinta jul 29, 2004 6:53 pm

aligra Escreveu: Mais uma coisa, gostava imenso, para manter-se o nível do tópico, que o pessoal se abstivesse de citar casos de longevidade canina,
Ora bem, acho que esta frase ficou pomposa, altiva e convencida :oops: :oops: :oops: Peço imensa desculpa, não foi minha intenção dizer a ninguem o que tem que fazer nem falar como se eu fosse uma mandachuva. Na pressa por responder e voar a tratar do jantar me saiú do fundo da alma a "direitora"
Minhas desculpas

Alicia
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta jul 29, 2004 7:43 pm

fang Escreveu:
nynf Escreveu: Pense...um Lobo...um cão selvagem...um dingo... como comem eles carbohidratos???? Da erva que mastigam para se purgar??? Já viu lobos a comerem ao vivo? A comerem uma presa acabada de caçar? Sabia que eles pura e simplesmente sacodem todo o conteudo do estomago e tripas antes de as comerem? E que só comem o conteudo caso sejam os mais baixos da hierarquia da matilha, simplesmente porque já não resta mais nada? Pergunto-me como será que eles conseguem viver só de carne e ossos e orgãos...
Bom...
Essa de sacudir as tripas... não sei se será mesmo para esvaziar o conteudo, mas...
O que se constata é que, na generalidade, o par alpha de uma alcateia, tendo o previlégio de ser o 1º a alimentar-se, "ataca" em 1º lugar as vísceras da presa.
Por essa ordem de ideias não faria mais sentido alimentar-se preferencialmente de zonas de músculo?

Nota: Os lobos em cativeiro ( que é a unica maneira de establecer comparações) ultrapassam geralmente os 12 anos, havendo casos de individuos de 18 e mais anos.
Embora não tenham um regime alimentar exactamente igual ao praticado no estado selvagem, de ração é que decerto não se alimentam.
Visceras e orgãos ;) O par Alfa é o que se serve primeiro das partes mais nutrientes do animal: coração, figado, rins e a tripa, os quais são altamente nutritivos. Daí a importância de incluir estes items numa alimentação natural - que a Aligra muito bem separou da comida tradicional que era dada aos cães pelos nossos avós - numa percentagem de cerca de 5% do total da alimentação dada ao animal.
É também por aí que começam pois é onde a pele é mais fina e fácil de rasgar.
Ora os Lobos raramente caçam todos os dias (era bom se o pudessem fazer...) , por isso quando caçam, o par Alfa literalmente empaturra-se das melhores partes do animal que lhes vão permitir aguentar mais dias sem comer, just in case. Por outro lado, é também por aí que os lobos chegam ao peito da presa, onde se encontra muita carne muscular e gordura.
Quanto ao sacudirem o conteudo do estomago, deve-se ao facto de esse conteudo ter um sabor azedo e muitas vezes ácido devido ao processo natural da digestão e fermentação...basta cheirar o conteúdo do estomago de um animal ruminante acabadinho de matar para perceber o porquê da atitude dos Lobos, que de parvos não têm nada ;)
Os cães (e os lobos) não conseguem digerir os vegetais crus, nem cozinhados, se não forem primeiro reduzidos a uma pasta, não têm enzimas digestivas na saliva, nem a anatomia dos seus maxilares permite o movimento triturador de vegetais (como os ruminantes ou nós, humanos). Está desenhado para rasgar, arrancar bocados, quebrar e roer ossos; o tracto digestivo dos cães é cerca de 1 terço do tamano do de um omnivero - está adaptado para digerir carne e ossos; não vegetais. Os carnivoros têm uma elevada concentração de hidrochocloric acid ( um ácido digestivo constituido por cloro e hidrogenio - ainda não tive tempo de traduzir o termo para português) no estomago que lhes permite digerir as proteinas da carne e os defende de muitas bactérias...Só para terem uma imagem, a acidez de um estomago com comida de um cão é menor ou igual a pH1, enquanto que a nossa é de cerca de pH4 a pH5.
And so on...
Ora o cão foi entretanto manipulado pelo homem, correcto. Mas que eu saiba, ainda não lhes conseguimos alterar a tal ponto a sua morfologia interna...[/i]
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
nynf
Membro Veterano
Contacto:

quinta jul 29, 2004 7:58 pm

SeaLords Escreveu:
nynf Escreveu: E de qualquer forma, por alguma razão uma das melhores marcas de ração tem uma dieta de prescrição veterinária especifica para problemas de alergias, que reduziu os cereais a uma única fonte...por acaso nem sei se a marca em questão tem cá essa gama, mas tem nos EUA.
Sorry, que agora estou com pressa e não me posso alongar muito. Qualquer proteina (entre muitas outras substâncias) pode causar alergias. Proteina da vaca, de frango, de porco, de trigo, de centeio ou seja lá o que for. Esse tal cereal das dietas muito provavelmente é o arroz. Muito simplesmente porque o arroz polido tem um teor de proteina muito baixo, é basicamente só amido, que não causa alergias. Se fosse barato usar farinha refinada de trigo (em vez de trigo moido) ou de outros cereais, simples ou em mistura, pode crer que se usaria.

Quanto a pesquisas e etc, concordo. Mas as rações também não são fabricadas cá, pois não?

Até logo, se for caso disso.
Mas é ou não verdade que a proteina que causa de longe mais alergias em cães e gatos é a de origem vegetal? O que faz sentido se formos ver a anatomia do tracto digestivo de um carnivoro como o cão e o gato, que são incapazes de digerir por si mesmos vegetais que não tenham sido passados, moidos, triturados previamente á sua alimentação...simplesmente não têm enzimas digestivas para o fazer.
Quanto ao local de fabrico das rações, e a sua relação com a pesquisa, não vejo que seja desculpa para a falta de informação em Portugal sobre nutrição canina. Há livros de medicina Veterinária (em inglês e outras linguas) que contêm receitas de Barf e comida cozinhada para dietas especificas de cães com problemas/doenças, como a epilepsia, cancro, insuficiência renal e outras. Para mim esta fallha deve-se também á falta de interesse dos próprios donos dos animais. O conhecimento e pesquisa não devem ser travados por contigências como a do facto de nós não sermos um país produtor de ração. A nutrição canina/felina e a sua pesquisa podem ser grandes aliados no tratamento de doenças problemáticas, minimizando os efeitos colaterias de tratamentos agressivos, como por exemplo o da quimioterapia. Just my opinion.
<p>&nbsp;</p>
SeaLords
Membro Veterano

quinta jul 29, 2004 8:17 pm

Última edição por SeaLords em segunda nov 24, 2008 7:23 am, editado 1 vez no total.
andremc
Membro Júnior
Registado: sexta dez 12, 2003 6:57 pm

quinta jul 29, 2004 8:30 pm

Para mim, andar a analisar rações e os seus ingredientes é uma perda de tempo. Não quero saber se a ração tem o ingrediente x ou y . Como eu avalio a ração é ver os resultados , se os cães estiverem saudáveis, com bom pêlo , activos , é porque o ração é boa, caso contrário, é porque é má . Caso venha a ter algum cão com alguma doença específica , posso vir a usar uma ração especial para isso, mas, felizmente, ainda não aconteceu .
Há cães que se adaptam a uma ração e outros não, mas até nisso tenho sorte porque os meus cães sempre tiveram os mesmos resultados com a mesma ração .
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

quinta jul 29, 2004 8:55 pm

nynf Escreveu:
fang Escreveu:
nynf Escreveu: Pense...um Lobo...um cão selvagem...um dingo... como comem eles carbohidratos???? Da erva que mastigam para se purgar??? Já viu lobos a comerem ao vivo? A comerem uma presa acabada de caçar? Sabia que eles pura e simplesmente sacodem todo o conteudo do estomago e tripas antes de as comerem? E que só comem o conteudo caso sejam os mais baixos da hierarquia da matilha, simplesmente porque já não resta mais nada? Pergunto-me como será que eles conseguem viver só de carne e ossos e orgãos...
Bom...
Essa de sacudir as tripas... não sei se será mesmo para esvaziar o conteudo, mas...
O que se constata é que, na generalidade, o par alpha de uma alcateia, tendo o previlégio de ser o 1º a alimentar-se, "ataca" em 1º lugar as vísceras da presa.
Por essa ordem de ideias não faria mais sentido alimentar-se preferencialmente de zonas de músculo?

Nota: Os lobos em cativeiro ( que é a unica maneira de establecer comparações) ultrapassam geralmente os 12 anos, havendo casos de individuos de 18 e mais anos.
Embora não tenham um regime alimentar exactamente igual ao praticado no estado selvagem, de ração é que decerto não se alimentam.
Visceras e orgãos ;) O par Alfa é o que se serve primeiro das partes mais nutrientes do animal: coração, figado, rins e a tripa, os quais são altamente nutritivos. Daí a importância de incluir estes items numa alimentação natural - que a Aligra muito bem separou da comida tradicional que era dada aos cães pelos nossos avós - numa percentagem de cerca de 5% do total da alimentação dada ao animal.
É também por aí que começam pois é onde a pele é mais fina e fácil de rasgar.
Ora os Lobos raramente caçam todos os dias (era bom se o pudessem fazer...) , por isso quando caçam, o par Alfa literalmente empaturra-se das melhores partes do animal que lhes vão permitir aguentar mais dias sem comer, just in case. Por outro lado, é também por aí que os lobos chegam ao peito da presa, onde se encontra muita carne muscular e gordura.
Quanto ao sacudirem o conteudo do estomago, deve-se ao facto de esse conteudo ter um sabor azedo e muitas vezes ácido devido ao processo natural da digestão e fermentação...basta cheirar o conteúdo do estomago de um animal ruminante acabadinho de matar para perceber o porquê da atitude dos Lobos, que de parvos não têm nada ;)
Os cães (e os lobos) não conseguem digerir os vegetais crus, nem cozinhados, se não forem primeiro reduzidos a uma pasta, não têm enzimas digestivas na saliva, nem a anatomia dos seus maxilares permite o movimento triturador de vegetais (como os ruminantes ou nós, humanos). Está desenhado para rasgar, arrancar bocados, quebrar e roer ossos; o tracto digestivo dos cães é cerca de 1 terço do tamano do de um omnivero - está adaptado para digerir carne e ossos; não vegetais. Os carnivoros têm uma elevada concentração de hidrochocloric acid ( um ácido digestivo constituido por cloro e hidrogenio - ainda não tive tempo de traduzir o termo para português) no estomago que lhes permite digerir as proteinas da carne e os defende de muitas bactérias...Só para terem uma imagem, a acidez de um estomago com comida de um cão é menor ou igual a pH1, enquanto que a nossa é de cerca de pH4 a pH5.
And so on...
Ora o cão foi entretanto manipulado pelo homem, correcto. Mas que eu saiba, ainda não lhes conseguimos alterar a tal ponto a sua morfologia interna...[/i]
De acordo. Alias, as minhas "pesquisas" sobre lobos já vêm de há longos anos atrás. ;)
A "novidade" mesmo era essa de sacudir os intestinos para os esvasiar. É que na minha "montanha" de registos audiovisuais não vi esse comportamento.

PS: O ácido a que se refere é ácido clorídrico. ;)
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
DonaVela
Membro
Registado: quinta fev 19, 2004 3:13 pm

quinta jul 29, 2004 8:59 pm

Olá,

Quanto a rações, com os meus PA's nem foi uma questão da marca X ou marca Y, simplesmente segui as indicações dos criadores onde comprei, e mantive a marca da ração que eles vinham habituados a comer.

Quando nasceram as crias (atenção, não sou criadora nem pretendo ser.. ) demos todos a amigos e familiares, portanto, eles estão perto de nós e seguimos o seu crescimento.

Uma das cadelas só come comida fresca. O actual dono é médico e não há quem lhe meta na cabeça que o cão deve comer ração só porque se diz que é um alimento "teoricamente" mais completo.

Quando eu o questiono, responde: "Os caes são CARNIVOROS! Antes das rações existirem o que é que eles comiam? Porque é que achas que eles tem esta dentição?"

O facto é que ela é vigiada pela Veterinária que diz que ela goza de uma excelente saúde, com muita vitalidade e o pelo está um espetáculo.

Cumprimentos,
Cláudia.
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quinta jul 29, 2004 9:18 pm

A esperança de vida esta relacionado com varios factores, mesmo no homem a esperança de vida na era DAfonso Henriques era 40 anos agora vai em 70 tem vindo a aumentar, e comemos mais porcarias que outrora. e estamos tb perante o aumento de doenças.
já ultrapassou um pouquinho essa idade. :D mas depende de que países estamos a falar. basta ver as estatíticas demográficas da rússia, para não falarmos nos países subdesenvolvidos.
é evidente que a alimentação (ou falta dela) vai influenciar o tipo de vida e a sua longevidade. mas não só. no caso dos animais, estou farta de pensar em que medida as rações poderão ser benéficas para a sua saúde. apesar das mazelas cá em casa, acho que sou uma privilegiada. tenho visto animais tão novos com cada doença. penso logo - ração. mas as questões genéticas, cruzamentos, etc? sem falar nas questões ambientais. não acredito que não os afectem. sendo eles muito mais frágeis.... só pode.

pois, alimentar rafeiros :lol: o meu ex ficou muito abespinhado quando soube que eu dava ração aos cães. devia dar-lhes comida para cão, ou seja, a carne que se vende para o efeito. acho que vai ter um avc quando souber o que eu gasto com a carlota :p :lol:
quanto à dita, já chega de alergias. então as alimentares e ambientais não são suficientes? :p :D
nynf
Membro Veterano
Contacto:

quinta jul 29, 2004 10:00 pm

SeaLords Escreveu: Talvez seja, não faço a mínima ideia. A ideia que tenho é que a proteína do trigo é mazinha nesse aspecto, muitíssimo mais que as dos outros cereais, por isso não sei se se pode generalizar dessa maneira. Aliás, temos por aqui o exemplo da anjaazul e da sua Carlota, que deu alergias a proteinas animais de tudo e mais alguma coisa, e não me lembro se deu alergias a cereais.

Quanto a enzimas, o que os animais não conseguem digerir é a celulose, as proteinas vegetais, bem como os amidos e etc marcha tudo .

Quanto a dietas especiais para doenças especiais - mas também há rações para animais doentes renais, para doentes hepáticos, para doentes cancerosos. Ainda não percebi onde quer chegar com as dietas naturais (é que para tudo aquilo que pode ser feito na cozinha, existe uma versão ração).

Quanto ao pH dos carnívoros, é-lhes útil pelo facto de muitas vezes comerem carne em decomposição, ou seja, cheia de bactérias e porcarias do estilo, pelo que assim leva tudo uma coça no estômago. Se essa bicheza passasse viva ao instestino haveria muita doençazita causada pela comida.

Quanto a pesquisa e etc - por cá faz-se muita pesquisa - a nível de ruminantes e monogástricos de produção industial. Não se faz a nível de carnívoros porque não há dinheiro para isso. Aliás, não é à toa que lá por fora a investigação é feita/paga pelos fabricantes de ração (assim como muitas pesquisas a nível de saúde humana provêm dos laboratórios farmacêuticos).
Sealords, acho que a sua resposta diz tudo... quanto ao caso da Carlota, eu sei o que tentaria se ela fosse minha.... e eu não quero chegar a nenhum lado com as dietas naturais, mas também não entendo por vezes onde é que querem chegar com as dietas de ração que não resultam em alguns casos...
Quanto á afirmação que o que os animais não conseguem digerir é a celulose... :o então não percebo a necessidade de processar sempre os vegetais...também estou sem tempo ;) mas amanhã fundamento.
<p>&nbsp;</p>
nynf
Membro Veterano
Contacto:

quinta jul 29, 2004 10:02 pm

fang Escreveu:
PS: O ácido a que se refere é ácido clorídrico. ;)
Obrigada! ;) E quanto a este assunto, sempre á disposição!
<p>&nbsp;</p>
SeaLords
Membro Veterano

quinta jul 29, 2004 10:09 pm

Última edição por SeaLords em segunda nov 24, 2008 7:24 am, editado 1 vez no total.
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

quinta jul 29, 2004 10:16 pm

SeaLords Escreveu: Quanto a enzimas, o que os animais não conseguem digerir é a celulose,
Olhe que se as térmitas e forocantas "ouvem" isto, ficam todas ofendidas. ;) :lol:
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quinta jul 29, 2004 10:24 pm

eu não quero chegar a nenhum lado com as dietas naturais, mas também não entendo por vezes onde é que querem chegar com as dietas de ração que não resultam em alguns casos...
se é uma questão de barf, não tenciono fazer. não tenho condições para isso. pelo menos por enquanto. sobre a ração não lhe fazer efeito...talvez seja natural. acho que demora algum tempo. se não der efeito nenhum.... não gasto dinheiro por gosto :evil:
nynf
Membro Veterano
Contacto:

quinta jul 29, 2004 10:34 pm

SeaLords Escreveu:
nynf Escreveu: Quanto á afirmação que o que os animais não conseguem digerir é a celulose... :o então não percebo a necessidade de processar sempre os vegetais...também estou sem tempo ;) mas amanhã fundamento.
Simples, a celulose prejudica a digestão dos outros componentes. Já experimentou dar grãos de milho inteiros a vacas?
Já tentou dar grãos inteiros de milho a um cão?
<p>&nbsp;</p>
tigris
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 7:00 pm

quinta jul 29, 2004 10:43 pm

casadiscaes Escreveu:
Guida__F Escreveu: Tive um cachorro chamado Boby que morreu com 19 anos.

O veterinário era conhecido do meu pai e a seu conselho o cão só recebeu vacinas quando era bebé.

- Segundo o veterinário as vacinas a partir dai só iram encurtar a vida do cão.

Também nunca comeu ração na sua vida. Era alimentado exclusivamente com comida caseira.

Será que isto quer dizer alguma coisa?

- Não sei porque não sou veterinária.... mas dá que pensar.... :roll: :roll:
Também o meu avô, que era veterinário, tirando a raiva, só dava as primeiras vacinas e não repetia... achava que não era necessário...
Hoje já há estudos que comprovam que a imunidade conferida pela vacina da parvovirose e pela vacina da esgana pode durar mais de sete anos ou a vida inteira do animal, respectivamente.
Responder

Voltar para “Cães”