Levar o cão em viagem de avião

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

manso
Membro Júnior
Registado: sexta fev 27, 2004 2:00 pm

quinta jul 29, 2004 5:15 pm

Boa tarde! Tenho uma cadelinha de 10 meses e vou passar quase todas as minhas férias com ela. No entanto, penso ir à Ilha da Madeira, pelo que, para a levar, teria que ir de avião. Tenho ouvido muito a respeito da inconveniência de levar o cão no avião, porque terá que ir no porão (tem cerca de 8,5kg). Alguém que já o tenha feito pode-me prestar mais informações a este respeito? Obrigada.
xanda
Membro Veterano
Registado: sexta fev 22, 2002 6:32 pm

quinta jul 29, 2004 6:33 pm

Olá!

É, um cão com esse peso tem de ir no porão, mas não vai com a carga vai num compartimento à parte condicionado. Normalmente o vet receita um calmante para dormirem. Já vi muitos irem para a Madeira e Açores no porão e corre tudo bem. Pessoalmente há uns anos levei uma cachorrinha, mas foi na cabine ao pé de mim e portou-se bem :D
Existe uma tarifa especial para cães é melhor informar-se junto à Tap que eles tiram as duvidas é igualmente importante consultar o vet.

Bjs Alex
ismota
Membro
Registado: terça ago 13, 2002 1:17 pm

quinta jul 29, 2004 9:55 pm

Olá manso,

Levei o meu cão de raça teckel para a madeira o ano passado. Disseram-me que podia levá-lo na cabine desde que fosse dentro do saco de transporte. Tem 6kg e já é adulto. Paguei 12€ de excesso de bagagem (o cão é considerado como excesso de bagagem à taxa mais baixa de cálculo). O seu deve pagar uns 15/20€ no máximo. Não se preocupe em embarcá-lo no porão porque não há problema nenhum, e a viagem é rápida. Meta é dentro da transportadora uma mantinha dele e/ou um brinquedo. No entanto, se «choramingar» um bocadinho com a Tap, disser que o animal só tem 10 meses e garantir que se porta bem talvez tenha sorte. Nos vôos para Madeira e PortoSanto eles costumam ser tolerantes. Tem é que ligar para a TAP e expor essa situação para eles darem a autorização para um balcão de check in, na data do seu embarque.

A «suposta» obrigação do cão ir na cabine com o dono fechado dentro da transportadora também não foi cumprida à risca no meu caso. O meu cão é tão sociável e sossegado que acabou mesmo por ir ao colo, e fez um sucesso entre as crianças do avião e a tripulação, que nunca me pediu para o fechar na transportadora. Mas com 8,5 kg já não sei se vai ser assim...

Boas férias!
bbaixo
Membro Veterano
Registado: quinta jul 03, 2003 10:59 am

sexta jul 30, 2004 8:10 am

manso
Membro Júnior

segunda ago 02, 2004 12:44 pm

Obrigada a todos! Já espreitei o fórum que me indicaram e será uma óptima ajuda para a compra da caixa transportadora.
Estou já quase convencida a levar a Eva comigo. :lol:

No entanto, uma amiga minha, que tem duas cadelinhas, disse que eu estava a ser egoista e insistiu que os cães passam muito mal, que cada cão é um cão e que não sei como ela vai reagir com a mudança de altitude (e não está lá ninguém para a assistir...), pelo que seria preferível deixá-la cá. :cry:
Penso que, sem a experiência, nunca o saberei e posso estar a passar tempo sem a Eva desnecessariamente. Esta é uma óptima oportunidade porque o voo é de curta duração.
Alguém me pode tranquilizar ainda mais? E não o perigo de, à semelhança da restante bagagem, perder-se ou ser enviada para outro destino?

Obrigada a todos!

Mariana Manso
ismota
Membro

segunda ago 02, 2004 1:42 pm

Olá Mariana,

Com todo o respeito que a sua amiga merece, ignore o conselho dela ;)

Trabalhei no aeroporto durante 2 anos e NUNCA um animal foi parar a outro destino, simplesmente porque NUNCA se mistura com a restante bagagem, e sempre que o vôo faz escala ou há mudança de avião (e é este o ponto alto das bagagens desviadas) o animal pode ser sempre entregue aos donos. A mudança de altitude não vai afectar a sua cadela minimamente. O único problema poderia ser o nervoso de ser entregue dentro de uma transportadora a um ambiente que ela não conhece, mas para isso existem comprimidos que os acalmam. Os meus cães sempre viajaram comigo e não tenho 1 único motivo de queixa, muito menos da TAP. E para a Madeira é 1:30 de vôo. Nem pense 2 vezes! Leve a cadelita consigo...

Inês
ismota
Membro

segunda ago 02, 2004 1:43 pm

Olá Mariana,

Com todo o respeito que a sua amiga merece, ignore o conselho dela ;)

Trabalhei no aeroporto durante 2 anos e NUNCA um animal foi parar a outro destino, simplesmente porque NUNCA se mistura com a restante bagagem, e sempre que o vôo faz escala ou há mudança de avião (e é este o ponto alto das bagagens desviadas) o animal pode ser sempre entregue aos donos. A mudança de altitude não vai afectar a sua cadela minimamente. O único problema poderia ser o nervoso de ser entregue dentro de uma transportadora a um ambiente que ela não conhece, mas para isso existem comprimidos que os acalmam. Os meus cães sempre viajaram comigo e não tenho 1 único motivo de queixa, muito menos da TAP. E para a Madeira é 1:30 de vôo. Nem pense 2 vezes! Leve a cadelita consigo...

Inês
Moca32
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

segunda ago 02, 2004 2:28 pm

Bem, assim como a Inês dizia, traga o seu canito, sem problemas, viajam para as ilhas centenas de cães anualmente e que eu saiba, não tem existido qualquer problema.

Se a memoria não me falha o limite de peso para poder trazer o canito dentro do avião junto consigo é 6 kilos, contudo não creio que lhe levantem problemas se o animal tiver um kilito a mais.

Mesmo que o animal viaje no porão é sempre na zona presurizada e nunca junto com o resto da bagagem, pois se assim fosse os canitos morreriam com falta de oxigénio.

O valor é baixo, falo que que paga pelo excesso de bagagem, é que como já foi dito um canito é sempre excesso de bagagem, mesmo que o peso das suas malas não supere o valor máximo estipulado.

Traga o canito e se stiver cá até dia 12 deste mês diga, pois ainda nos poderemos encontrar e assim já fico a conhecer alguem aqui do fórum pessoalmente e ao seu canito tambem.

Boa viagem para âmbos e boas férias. 8) :)
ismota
Membro

segunda ago 02, 2004 2:41 pm

Moca32, mora na Madeira??? Eu ando ansiosa para conhecer alguém que more aí para passar umas belas férias. Tenho viagens gratuitas mas nunca me compensa pagar só alojamento, porque fica mais caro que o pacote inteiro (olhe eu já a fazer-me à sua casa!!!).

Fora de brincadeiras Mariana: leve mesmo a sua cadela porque não há problema nenhum. Em relaçao aos 8,5 kg, infelizmente pode não ser como o Moca diz. Por 2,5 Kg são bem capazes de fazer a bichicha ir para o porão, mas confie em mim que ela vai muito bem ;)
Moca32
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

segunda ago 02, 2004 2:53 pm

Sim, sou residente aqui na ilha.

Inês, olhe que eu até lhe resolvia o problema da estadia se tivesse mais um quarto cá em casa, mas... :(

Seja como for se aparecer diga, sempre se pode combinar um café, ou almoço , enfim...

Pois, eu falava num kilograma a mais, mas 2,5 já podem complicar.

Esqueci-me de mencionar que todos os canitos que são vendidos aqui nas lojas vêm de avião e alguns deles fácilmente ultrapassam o 6 kilogramas, ex: São Bernardo.

E todos chegam mesmo bem. :)
manso
Membro Júnior

segunda ago 02, 2004 4:43 pm

Mais uma vez, muito obrigada a todos - convenceram-me! :lol:

Moka 32, infelizmente só vou à Madeira no dia 1 de Outubro, mas estou a preparar tudo com antecedência. Se ainda estiver por lá nessa data, diga.
Já agora, vou ficar num alojamento de Turismo Rural, chamado Casa das Videiras, onde aceitam animais, numa localidade chamada Seixal. Conhece?

Vou comprar já a caixa transportadora para a Eva se ir habituando a não ter medo. Também vou levá-la ao Veterinário, para que me aconselhe relativamente à eventual possibilidade de a medicar durante a viagem.

Beijinhos e até aos próximos fóruns! ;)
mmmt
Membro Júnior
Registado: sábado jan 24, 2004 9:45 am

terça ago 03, 2004 9:59 am

Bom dia,

Segundo ouvi dizer as companhias aéreas levam em média 60€ por cada KG que o animal tem! Mas o pior de tudo, é que já ouvi dizer que os animais raramente vão no mesmo avião que o dono pois necessitam de um transporte especial, e aí corremos o risco de nunca mais vermos o nosso mais que tudo tal como acontece por vezes com as malas de viagem!
Isto foi o que eu ouvi dizer, não sei até que ponto será ou não verdade!

Lena
mmmt
Membro Júnior
Registado: sábado jan 24, 2004 9:45 am

terça ago 03, 2004 10:07 am

só queria acrescentar que esta situação foi numa simulação de viagem a Inglaterra. Talvez para a madeira e açores as condições sejam bem diferentes, como já disseram anteriormente.!

jocas

Lena
Guida__F
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm

terça ago 03, 2004 10:11 am

Então a TAP tinha um avião só para cães :lol: :? :lol: :roll: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Ainda não estamos no 1º de Abril pois não :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Assim é que a TAP ia à falência :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
ismota
Membro

terça ago 03, 2004 1:50 pm

Não MMT, essa informação não é verdadeira. Muito menos nos vôos para a Madeira. Do que disse o único fundo de verdade é que na Inglaterra são mais chatos na recepção de animais, e obrigam a um período de quarentena. Volto a insistir que viajo sempre com os meus cães e eles pagam cerca de 12€ de excesso de bagagem (têm 6 kg). Fora da União Europeia logicamente que a taxa é superior, mas não é o caso. E NUNCA, em caso algum, seja para que país for o animal viaja num avião diferente do dono. E acredite que NUNCA nenhum dono perdeu o seu animal numa viagem de avião. Por isso mariana, durma descansada e leve a cadela de férias que ela vai adorar andar a correr no Seixal (Seixal da Madeira, claro!)!
Responder

Voltar para “Cães”