Formação dos donos de amanhã

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

tin_tin
Membro Júnior
Registado: terça jun 17, 2003 6:16 pm

sexta ago 13, 2004 4:45 pm

Olá
Visito o fórum regularmente mas raramente participo. Venho cá em busca de informação útil (o que muitas vezes é difícil de encontrar devido a algumas questiúnculas "internas" que me ultrapassam e ainda bem), umas vezes encontro que procuro, outras, nem por isso. Mas o que sempre vejo são muitas discussões acerca do abandono dos cães, da venda cães em lojas, as famigeradas puppy mills ou os criadores com C ou c. Vejo muitas queixas e muitas sugestões. Mas há um tópico relaccionado com todos os que referi, que ainda aqui não vi discutido (se calhar por falta de atenção): a formação/educação dos donos de amanhã. Ou seja, parece-me que a educação ou formação das nossas crianças em relação às responsabilidades que temos para com os animais deixa muito a desejar e é aí que tudo começa.
- Uma criança que, na escola e em casa, tem acesso a uma série de valores sólidos de responsabilidade, não vai, em idade adulta, abandonar um animal ou compactuar com situações degradantes para os animais. Estarei errado?
- Será que aprendem na escola/casa os valores básicos da solidariedade?
- Cedo nas escolas se ensinam (ensinarão?) os direitos das crianças! E os direitos dos animais?
- Ser-lhes-á ensinado que estes animais dependem de nós e merecem todo o nosso amor e carinho?
- Não ajudaria implementar uma política educativa com base em permissas de responsabilidade?
- Não será assim que muitos dos problemas, que amiúde se discutem neste fórum, se podem resolver?

Não tenho filhos e não estou por dentro dos programas escolares, não obstante acredito firmemente que só se desrespeita um animal (abandono, maus tratos, etc) quando se é mal formado moralmente.

Se disse algum disparate agradeço as correcções. (de preferência de uma forma educada ;))
Cumprimentos e bom fim de semana,
Oskarina
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 5:18 pm
Localização: Oskar ( Serra de Aires) por enquanto.... vem aí uma mana a caminho....

sexta ago 13, 2004 4:59 pm

tin_tin Escreveu: Olá
Visito o fórum regularmente mas raramente participo. Venho cá em busca de informação útil (o que muitas vezes é difícil de encontrar devido a algumas questiúnculas "internas" que me ultrapassam e ainda bem), umas vezes encontro que procuro, outras, nem por isso. Mas o que sempre vejo são muitas discussões acerca do abandono dos cães, da venda cães em lojas, as famigeradas puppy mills ou os criadores com C ou c. Vejo muitas queixas e muitas sugestões. Mas há um tópico relaccionado com todos os que referi, que ainda aqui não vi discutido (se calhar por falta de atenção): a formação/educação dos donos de amanhã. Ou seja, parece-me que a educação ou formação das nossas crianças em relação às responsabilidades que temos para com os animais deixa muito a desejar e é aí que tudo começa.
- Uma criança que, na escola e em casa, tem acesso a uma série de valores sólidos de responsabilidade, não vai, em idade adulta, abandonar um animal ou compactuar com situações degradantes para os animais. Estarei errado?
- Será que aprendem na escola/casa os valores básicos da solidariedade?
- Cedo nas escolas se ensinam (ensinarão?) os direitos das crianças! E os direitos dos animais?
- Ser-lhes-á ensinado que estes animais dependem de nós e merecem todo o nosso amor e carinho?
- Não ajudaria implementar uma política educativa com base em permissas de responsabilidade?
- Não será assim que muitos dos problemas, que amiúde se discutem neste fórum, se podem resolver?

Não tenho filhos e não estou por dentro dos programas escolares, não obstante acredito firmemente que só se desrespeita um animal (abandono, maus tratos, etc) quando se é mal formado moralmente.

Se disse algum disparate agradeço as correcções. (de preferência de uma forma educada ;))
Cumprimentos e bom fim de semana,
Ola Miguel.

Visto ser um Forum de discussão acerca de cães, esta questão também tem a ver, mas esta colocada no forum errado ( não leve a mal).

Nas escolas de hoje, fala-se abertamente sobre todas as situações atrás mencionadas, mas nunca pormenorizadamente.

É da responsabilidade da familia ensinar ás crianças todos esses valores ( faz parte da educação de qualquer um, não só dos futuros donos de amanhã, como também dos actuais).

Nos dias de hoje temos donos que querem os cães ( neste caso) apenas para lhe fazer festas em casa, para passear na rua, para se poderem vangloriar que têm um cão :o :o .

Concerteza que os amantes do animal, dão outro tipo de vida aos nossos amigos:
:arrow: Preocupam-se com o bem estar fisico e psicologico dos cães;
:arrow: Educam os mesmo a serem seres sociáveis;
:arrow: Resumindo, e cuidado com aquilo que vai entender das minhas palavras, tratam-nos como a um filho.

Existem escolas, hoje em dia, onde são ministradas aulas aos donos, e não aos cães.

São aulas em que o dono aprende a entender o cão, e a fazer com que o cão seja um ser sociável, e também, ;) , claro, que o cão seja obediente.

Mas isto também se passa com os pais...

Qualquer pai/mãe, educa no sentido de incutir responsabilidades ao pequeno, no sentido de ser obediente á familia,etc.

Comcerteza que a educação duma criança e dum cão é muito diferente, mas analisando bem, é quase a mesma coisa. ( Eu não espero que o meu cão, quando eu chego a casa, me venha dar um beijinho e me conte como correu o dia na escola, etc.)

Mas fico feliz ao saber que quando chego a casa, está ele com saudades minhas e cheio de vontade de me lamber.

Espero não ter sido demasiado confusa..

:D
tin_tin
Membro Júnior
Registado: terça jun 17, 2003 6:16 pm

sexta ago 13, 2004 5:12 pm

Olá
De facto tem razão. Devia ter prestado mais atenção, pois este tópico podia e devia estar noutro fórum. Mas como sigo apenas este... enfim, para a próxima terei mais atenção.
De qualquer forma, muito obrigado pelas suas considerações.
Cumprimentos,
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

sexta ago 13, 2004 5:56 pm

Eu por acaso, até não acho que tenha sido totalmente despropositado, pô-lo aqui.
Sabe que isto das mentalidades, também tem a ver com a nossa cultura, e aqui torna-se dificil tocar.
De gente que abandona os seu Velhos, não se pode esperar muito mais.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
ana_link
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm

sexta ago 13, 2004 6:47 pm

A educação começa em casa....

O que fazer quando as mãezinhas se viram para as criancinhas e lhes dizem:
Porta-te bem senão o cão morde
Come tudo, senão vem o cão e morde-te
Chega-te para aqui senão o cão morde (um cachorrito a passar pela trela, com uns 3 ou 4 mesitos...)
.....

E se temos um cão mais desconfiado ou demasiado brincalhão e queremos controlar a aproximação da criança, ao mesmo tempo que a ensinamos, e vem o/a responsável ao berros que se o cão é perigoso que não andasse com o bicho na rua.

Não é só na escola. As coisas têm de mudar a muitos niveis.
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
P1TuXk4
Membro Veterano
Registado: quarta ago 11, 2004 7:27 pm

sexta ago 13, 2004 6:49 pm

Este visitante, tocou num ponto que a meu ver, se fosse devidamente trabalhado, a discussão que aqui se faz, sobre as lojas não faria sentido, já que se houvesse essa formação dos donos, qualquer criador, não precisava preocupar-se a quem seria vendido o cão, pois saberia que estava a ser bem tratado.

Acho que isto gira em torno de um problema de mentalidades....
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta ago 13, 2004 6:55 pm

Mas, vamos lá a ver :
se os paizinhos ou avózinhos são uns atrasados, vamos fiar-nos que a mudança começa em casa ?
Hum...não me parece.

Penso que sim, deviamos tentar as escolas e, sobretudo, a comunicação social (porque, neste último caso, tanto atinge os pais como os filhos).

É a mesma coisa, pe, quanto aos hábitos de limpeza e de alimentação.
O esforço deve ser da sociedade no seu conjunto e não só de uma das partes.
Mas se fôr só de uma, antes isso que nada.
ana_link
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm

sexta ago 13, 2004 7:10 pm

aisd Escreveu:O esforço deve ser da sociedade no seu conjunto e não só de uma das partes.
Mas se fôr só de uma, antes isso que nada.
As pessoas têm de se procupar mais com a formação do futuro, ou seja das crianças.

Claro que quando em casa as coisas não funcionam, nunca podem mudar. E claro que a escola entra ai com grande peso. Mas infelizmente neste momento, a educação passou de casa para a escola. A escola devia ensinar, não educar.
É triste quando a unica refeição decente e completa que a criança faz e feita na escola, porque os pais não têm paciência para cozinhar e se a criança quer jantar gelado melhor que não dá trabalho. O pura e simplesmente não sabem e não querem saber.

O que fazer?

Será viável um projecto de educação sobre tratamento de animais na escola? Ensinar a tratar e os cuidados que necessitam de uma forma geral os cães, gatos, passaros, peixes.... :?:
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
Aragao
Membro Veterano
Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
Contacto:

sexta ago 13, 2004 7:43 pm

Ora boas,

Discordo com que alguém disse deste tópico estar no fórum errado. :) Até acho muito válido neste contexto de cães.
Afinal quem de nós ainda não ouviu uma mãe dizer para o filho, "não lhe mexes que os cães mordem!" ou o oposto que é a criança surgir de repente e abraçar-se ao cão (garanto que se me fizessem isso a mim eu lhes dava um boa trica, mas o meu cão não pode...)

Aliás sobre este assunto creio que foi na Alemanha (ou canada?) em que foi aprovada uma lei que despenaliza reacções normais tomadas pelos cães! Ou seja se a criança fizesse isso, a culpa era da criança e não do cão.

Se os pais tivessem mais cuidado com a educação eu dão às crianças sobre cães (se houvesse mais informação nas escolas e afins) talvez essas crianças quando um dia fossem comprar um cão (gato, jacaré, elefante, etc.) estivesse mais capacitada para perceber no que iria meter e as suas responsabilidades.

IMHO
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sexta ago 13, 2004 8:38 pm

Estou de acordo com o Aragao e com o CasadoTrevo ao referirem que este tópico se encaixa aqui perfeitamente neste fórum.

Há muitas coisas mal neste país como toda a gente sabe. Ou porque o povo é malcriado, ou porque os políticos são oportunistas, ou porque não temos pachorra para aprender e trabalhar, ou porque uma infinidade de coisas que seria fastidioso enumerar aqui.
E uma das coisas que está mal é a falta de informação generalizada do povo no que respeita à relação dono/cão, a começar logo pelas criancinhas. Estas na maior parte dos casos estão viciadas à partida pela falta de preparação dos pais. Mas então vamos pedir responsabilidades à escola?
Eu não sou professor, mas não concordo que sistematicamente se descarreguem nas escolas os problemas que deveriam ser resolvidos por outras entidades, nomeadamente os pais. É que se tomamos isso como norma, mesmo os pais capazes de dar esses ensinamentos demitem-se dessa responsabilidade e desabituam-se de educar os filhos, quanto mais não seja por uma questão de comodismo.

No que respeita a este problema mais concretamente, o da mentalização acerca do respeito pelos animais, endereçá-lo para escola, para além de achar despropositado, acho que iria ser mais um modo de diversificar as disciplinas e mais um argumento a servir de bode expiatório sobre a má qualidade do ensino. Isso até seria muito bonito, não discuto, mas estamos em Portugal.
Nestas coisas, como noutras, acho que deve haver prioridades. Para já, vamos ensinar os meninos a ler e a escrever, que é uma coisa que só alguns (muito poucos) sabem. Para não chegarem à universidade a dar erros ortográficos como autênticos analfabetos. E ensinar outras coisas básicas, absolutamente fundamentais.

O que vou sugerir talvez seja um pouco utópico, mas provavelmente uma solução, que passa por acções isoladas de pessoas e/ou associações através da comunicação social.
Recordo aqui uma acção dessas do Cláudio Nogueira, que se disponibilizou a ir a uma (ou mais) escola fazer uma espécie de sessão de esclarecimento. Lembram-se?
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

sexta ago 13, 2004 8:41 pm

Acho que, tanto no contexto do fórum como no contexto da nossa sociedade, este tópico é importante e devia ser avaliado. Vou tentar dar a minha modesta opinião:
tin_tin Escreveu: Uma criança que, na escola e em casa, tem acesso a uma série de valores sólidos de responsabilidade, não vai, em idade adulta, abandonar um animal ou compactuar com situações degradantes para os animais. Estarei errado?
Depende. A criança pode entender que os valores que lhe são transmitidos são apenas válidos para os seres humanos, deixando de lado as outras criaturas. Muitas vezes, a escola educa para ter um bom cidadão, mas não para ter um "protector dos animais". É muito frequente ver pessoas que na infância tiveram uma educação correcta em relação aos valores sociais e humanos, mas que não foram correctamente dirigidas no que respeita aos animais.
tin_tin Escreveu:Será que aprendem na escola/casa os valores básicos da solidariedade?
Depende da escola. Normalmente, as escolas estão dirigidas para os valores do aluno como cidadão. As escolas particulares religiosas orientam o aluno para ser um cidadão que cumpra as suas obrigações religiosas que também incluem a solidariedade, a compaixão e o amor pelo próximo. (falo exclusivamente destas por conhecimento de causa. Eu própria frequento uma). No entanto, raras são as escolas que dizem objectivamente "não abandones, não maltrates". Não conheço nenhuma que tenha levado a cabo acções de formação sobre o assunto ou que tenha incluído nos seus programas algo que vá para além de "é feio puxar o rabo ao cão". Eu tenho estado a apertar a minha escola com isto, nomeadamente copm acções de formação acerca dos "cães perigosos" e o abandono. No entanto (apesar de eu andar naquela esola à mais tempo que a maior parte dos professores, de ser delegada de montes de coisas, de estar em dois grupos "especiais de corrida" da escola, de escrever para dois boletins, de fazer espectáculo para as reuniões de pais... em fim de ser uma aluna com um mínimo de importância) não me têm ligado nenhuma e, até agora, o máximo que se tem feito é uma semana dedicada à biologia, que inclui vários tópicos acerca da conservação da natureza.
Com os pais não podemos contar. Se eles forem mentes aberas, conhecedoras e informadas, teremos filhos educados com uma série de qualidades que formarão bons donos, responsáveis pelso seus actos através do vínculo indicado pelos pais. Se eles forem mentes retrógadas e ignorantes dificilmetne os filhos serão donos responsáveis. Mas também pode acontecer o contrário: a educação não é apenas aquilo que forma uma personalidade!
tin_tin Escreveu:Cedo nas escolas se ensinam (ensinarão?) os direitos das crianças! E os direitos dos animais?
Duvido muito... Mas é falar com professores, que eles conhecerão o programa das aulas e saberáo se lá estarão implícitos os direitos dos animais.
tin_tin Escreveu:Ser-lhes-á ensinado que estes animais dependem de nós e merecem todo o nosso amor e carinho?
O mesmo referido acima.
tin_tin Escreveu:Não ajudaria implementar uma política educativa com base em permissas de responsabilidade?

As permissas de responsabilidade teriam como objectivo primário a responsabilidade em relação aos outros cidadãos, não concorda?
Poderia haver uma nova política educativa que incluísse a formação de jovens conhecedores das suas responsabilidades em relação aos animais. Mas, já com tantos problemas em relação aos humanso, que vai "perder tempo" com isso?
tin_tin Escreveu:Não será assim que muitos dos problemas, que amiúde se discutem neste fórum, se podem resolver?
Note-se que a educação implementa muitas coisas na personalidade de uma pessoa, mas que não é o único factor! A experiência é a outra face da moeda, influencia muito a formação de um jovem. As suas decisões podem levá-lo a rejetiar a sua educação inicial e enveredar por outro caminho. Conclusão: ajudava muito uma educação que também se baseasse na implementação dos valores morais em relação aos animais, mas tudo é possível!
AndLemos
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm

sexta ago 13, 2004 10:13 pm

Noutro dia tive uma reacção por impulso.
A filha da minha vizinha (tem +/- 2 anos) entrou em minha casa a minha gata estava logo á entrada e pimba dá-lhe um pontapé, eu impulsivamente zás dou-lhe uma palmada. Foi devagar mas fiquei um bocadinho arrependida de lhe ter dado a palmada :lol:

De resto concordo com o que foi dito há muita coisa que vem do berço, embora eu pense que lentamente, lentamente temos vindo a evoluir, continuam a haver casos de maus tratos abandono, falta de informação, por outro lado há um maior número de pessoas que se preocupam com o seu cão em termos de alimentação saúde etc. Nalguns casos vem da educação dos pais noutros nem por isso.
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

sexta ago 13, 2004 11:14 pm

Eu também acho que tem a ver com a educação que as crianças recebem em relação aos animais,tem a ver com o facto de terem convivência com animais,enfim,tem a ver com vários factores.
Eu acho muito positiva a convivência de crianças com animais desde cedo(supervisionada por adultos,claro).
Estes dias também recebi crianças em casa.Estavam a brincar com o meu cão, e não é que um deles lhe deu um pontapé? :evil:
Só não levou uma palmada porque estavam os pais ,mas levou um "sermãozinho" que não foi para ele...É que muita da culpa é dos pais,por deixarem abusar,por não saberem educar,mas acho que o facto de não conviverem com animais também ajuda.
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
Guida__F
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm

sexta ago 13, 2004 11:54 pm

Penso que também tem a haver com as mentalidades.

Se uma criança é criada num determinado meio acaba por absorver a cultura desse meio.

E há cada uma :evil:

Imaginem a minha cara de espanto quando o meu sobrinho tinha cerca de 5 anos e conheceu o Labrador de uma prima e disse:

- Então isto é que é um cão de estimação!
Ele nunca vira um cão dentro de casa: não tinha cão em casa e na casa dos avós maternos havia um cão que ficava quase todo o dia fechado no jardim com uma corrente ou numa casota nojenta, que era trancada para que não fugisse ( o cão mais tarde conseguiu soltar-se para acabar atropelado no meio da estrada).
E aquele tipo de tratamento era normal na região :evil: :evil:

Isto é, o facto da criança lidar com cães veio reforçar os maus costumes.

Acho que existem regiões em que o amor pelos animais não existe, e eles são vistos como meras coisas, e isto parece acontecer mais nas regiões do interior rural.

E depois existe o estigma do cão demasiado grande para ter em casa.
Sobre o Snoopy que terá em adulto uns míseros 20 kilos já foi dito:
- Isso é cão para guardar vacas, não é para ter em casa.
- Ai que cão tão grande, isso deve ocupar muito espaço.
- Isso é demasiado grande para ter em casa.
- Ele não se sente bem dentro da casa.

Segundo a crença popular os cães médios e grandes não têm direito aos confortos de um lar, devem ficar na rua atados ao uma corrente, ou presos num canil.

A mentalização nas escolas é boa, mas os adultos também devem ser educados e nas zonas rurais interiores a pessoa mais preparada para o fazer teria o Páraco. Acho que não fazia mal nenhum fazer umas quantas omilias sobre a necessidade de respeitarmos e amarmos as restantes criaturas da Terra.

Outras campanhas poderiam ser levadas a cabo pelas juntas de freguesia.
sfigueira
Membro Veterano
Registado: terça set 10, 2002 10:49 am

sábado ago 14, 2004 9:07 am

AndLemos Escreveu: Noutro dia tive uma reacção por impulso.
A filha da minha vizinha (tem +/- 2 anos) entrou em minha casa a minha gata estava logo á entrada e pimba dá-lhe um pontapé, eu impulsivamente zás dou-lhe uma palmada. Foi devagar mas fiquei um bocadinho arrependida de lhe ter dado a palmada :lol:
Não sei porque é que se arrependeu... Eu teria feito o mesmo! :lol: ;)
Sou apologista de que uma palmada bem dada na hora certa faz milagres e há muitos estuporzinhos de criancinhas que deveriam apanhar mais umas quantas de vez em quando para se tornarem melhores pessoas em adultos...
Responder

Voltar para “Cães”