Acho que, tanto no contexto do fórum como no contexto da nossa sociedade, este tópico é importante e devia ser avaliado. Vou tentar dar a minha modesta opinião:
tin_tin Escreveu: Uma criança que, na escola e em casa, tem acesso a uma série de valores sólidos de responsabilidade, não vai, em idade adulta, abandonar um animal ou compactuar com situações degradantes para os animais. Estarei errado?
Depende. A criança pode entender que os valores que lhe são transmitidos são apenas válidos para os seres humanos, deixando de lado as outras criaturas. Muitas vezes, a escola educa para ter um bom cidadão, mas não para ter um "protector dos animais". É muito frequente ver pessoas que na infância tiveram uma educação correcta em relação aos valores sociais e humanos, mas que não foram correctamente dirigidas no que respeita aos animais.
tin_tin Escreveu:Será que aprendem na escola/casa os valores básicos da solidariedade?
Depende da escola. Normalmente, as escolas estão dirigidas para os valores do aluno como cidadão. As escolas particulares religiosas orientam o aluno para ser um cidadão que cumpra as suas obrigações religiosas que também incluem a solidariedade, a compaixão e o amor pelo próximo. (falo exclusivamente destas por conhecimento de causa. Eu própria frequento uma). No entanto, raras são as escolas que dizem objectivamente "não abandones, não maltrates". Não conheço nenhuma que tenha levado a cabo acções de formação sobre o assunto ou que tenha incluído nos seus programas algo que vá para além de "é feio puxar o rabo ao cão". Eu tenho estado a apertar a minha escola com isto, nomeadamente copm acções de formação acerca dos "cães perigosos" e o abandono. No entanto (apesar de eu andar naquela esola à mais tempo que a maior parte dos professores, de ser delegada de montes de coisas, de estar em dois grupos "especiais de corrida" da escola, de escrever para dois boletins, de fazer espectáculo para as reuniões de pais... em fim de ser uma aluna com um mínimo de importância) não me têm ligado nenhuma e, até agora, o máximo que se tem feito é uma semana dedicada à biologia, que inclui vários tópicos acerca da conservação da natureza.
Com os pais não podemos contar. Se eles forem mentes aberas, conhecedoras e informadas, teremos filhos educados com uma série de qualidades que formarão bons donos, responsáveis pelso seus actos através do vínculo indicado pelos pais. Se eles forem mentes retrógadas e ignorantes dificilmetne os filhos serão donos responsáveis. Mas também pode acontecer o contrário: a educação não é apenas aquilo que forma uma personalidade!
tin_tin Escreveu:Cedo nas escolas se ensinam (ensinarão?) os direitos das crianças! E os direitos dos animais?
Duvido muito... Mas é falar com professores, que eles conhecerão o programa das aulas e saberáo se lá estarão implícitos os direitos dos animais.
tin_tin Escreveu:Ser-lhes-á ensinado que estes animais dependem de nós e merecem todo o nosso amor e carinho?
O mesmo referido acima.
tin_tin Escreveu:Não ajudaria implementar uma política educativa com base em permissas de responsabilidade?
As permissas de responsabilidade teriam como objectivo primário a responsabilidade em relação aos outros cidadãos, não concorda?
Poderia haver uma nova política educativa que incluísse a formação de jovens conhecedores das suas responsabilidades em relação aos animais. Mas, já com tantos problemas em relação aos humanso, que vai "perder tempo" com isso?
tin_tin Escreveu:Não será assim que muitos dos problemas, que amiúde se discutem neste fórum, se podem resolver?
Note-se que a educação implementa muitas coisas na personalidade de uma pessoa, mas que não é o único factor! A experiência é a outra face da moeda, influencia muito a formação de um jovem. As suas decisões podem levá-lo a rejetiar a sua educação inicial e enveredar por outro caminho. Conclusão: ajudava muito uma educação que também se baseasse na implementação dos valores morais em relação aos animais, mas tudo é possível!