Eu nunca participei no fórum dos cães, pois só tenho gatos, mas o assunto interessa-me muito e gostaria de partilhar convosco uma pequena história.
Claro que o papel da escola é muito importante na formação das crianças a todos os níveis. Mas hoje em dia parece que cabe ao professor as funções que deveriam ser dos pais, mas adiante...
Eu dou aulas num colégio em que a maioria dos alunos são das aldeias, onde os animais não entram dentro de casa, vivem acorrentados no quintal, alimentação à base de restos, onde não se leva os animais aos veterinários, e.t.c.
Dentro do programa da minha disciplina tenho alguma flexibilidade para abordar algumas questões relacionadas com os animais. O tema é muito apreciado pelos miúdos, colocam-me muitas questões e sugerem-me uma série de iniciativas e contam-me experiências com os seus animais. Muitos deles perguntam-me o que se pode fazer com as ninhadas dos seus animais, pois os pais/ avós matam-nos à nascença, afogando-os ou enterrando-os, e que eles têm muita pena, eu tento sempre fazer-lhes ver que há outras soluções como esterilizar os animais, até porque evita uma outra série de problemas de saúde para os seus animais.
Há pouco tempo atrás, um encarregado de educação veio perguntar-me que raio tinha eu a ver com o que ele fazia com os seus animais, que a minha função era ensinar a disciplina e não andar a meter coisas na cabeça do seu filho que foi para casa chatear a cabeça aos pais para "estilizar" as gatinhas.

Depois de uma longa conversa lá se foi embora mas não totalmente convencido dos meus argumentos.
É importante sensibilizar as crianças e nisso o papel dos professores é importante, mas também é necessário sensibilizar os pais...mas não se deve desistir, como se costuma dizer água mole em pedra dura tanto bate até que fura!
Peço desculpa pela extensão do texto
Sofia