Uma mera opinião.
Eu até consigo compreender que as pessoas identifiquem animais perigosos por causa do seu tamanho, ou pelo seu porte fisico, pois fazem muito mais estragos se morderem do que um caniche. Agora o que na minha opinião se passa é que são muito mais agrecivos os pequenitos do que os outros pois a sua melhor defesa é o ataque, os com maior porte fisico são normalmente mais seguros de si e por isso muito mais estáveis. Mas a noticia é "cão que arranca braço do pobre ladrão" não é " caniche faz vinte furinhos no calcanhar da vizinha.
Eu irrita-me muito é o tipo de comportamento que normalmente os propriatários dessas ferinhas têm, andam com eles soltos e se vão molestar os outros cães que andam devidamente dentro da legalidade, se o outro for mordido pela ferinha dizem" isso não é nada para um cão tão forte" ou se o outro rosna è "anda boby que o cão é mau, você não devia andar na rua com um cão desses". Isso já aconteceu comigo, como também já aconteceu uma senhora que eu não conhecia de lado nenhum "imigrante" chamo-me tudo e mais alguma coisa e disse que o cão devia ser morto e eu era um criminoso pois tinha o um cão que tinha morto crianças em França. Como se pode ver o nivel cerebral das pessoas

.
Quanto as raças ditas perigosas eu acho que isto é um ciclo vicioso, pois os média fazem publicidade no pior dos sentidos , pelas coisas más, e isso leva que as pessoas que querem adquirir esses tipos de cães se resumem a pessoas que são fracas psicológicamente e para aumentar o seu ego têm que adquirir um cão perigoso, outras são aquelas que têm dois neurónios mas um está morto, e as pessoas que até gostam dos cães e gostavam de os ter, pensam duas vezes pois as noticias são alarmantes.
Como a procura aumenta aparecem os fabricantes de cães que não se importam a quem vendem( 99% aos parvos) , não seleccionam nada, nem socializam os cachorros o que faz que na sua vida futura possam vir a ter problemas.
Como a grande parte dos propriatários são uns inconscientes, acontessem problemas que são logo noticiádos, as autoridades como também são pessoas que vem as noticias rotulam logo os cães sem se preocupar em tentar aprender nada sobre as raças.
Por isso eu acho que todos nós devemos tentar dar um pouco de pedagogia , na medida das nossas possibilidades, e esperar que a mentalidade das pessoas vá mudando.
Eu não me queria alongar tanto mas...........
A minha opinião.